O que é que tá havendo aqui?

Autor Mensagem
João Ferr
Veterano
# mai/07
· votar


Olha... eu ainda prefiro que o novato só possa criar topicos depois de um certo numero de dias frequentando o fórum... tipo.. 2 semanas... porque aí ele já conhece o forum e tals... ou entao pelo numero de postagens... umas 50 postagens pra depois alcançar 1 topico por semana... 100 postagens pra 2 tópicos... até chegar a postar 1 tópico/dia.... axu q seria melhor até pro servidor do forum...

Boa! Essa de "liberdade progressiva" é boa! Pode anotar Soulface!

Soulface
Veterano
# mai/07 · Editado por: Soulface
· votar


João Ferr
Aí os membros mais ativos ficam 1 ou 2 dias sem postar e os tópicos bons já estão no fim da página
É aí q entra a moderação mão-de-ferro pra organizar as coisas.
Mais meia dúzia me chamando de ditador não fará diferença pra mim! hauehuaheuhaehuaea

http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/162913/#30

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


Soulface
Tens razao...

entao a solução é por dia...

Skinwalker
Veterano
# mai/07
· votar


olha galera desculpe se alguns nao gostarem do que vou falar mas eu acho o seguinte, o principal do forum de canto é comentar nas gravações de modo construtivo e ajudar todo mundo a evoluir...

mas na primeira pagina de topicos tem uns 8 topicos + - com gravações e grande parte da galera que está aqui reclamando nao comentou na maioria... eu respeito todos aqui e tenho consideração por todos, mas pera lá... nao comenta em nada e qdo alguem reclama td mundo aparece como coitadinho do forum??!?? tem coisa errada? claro que tem mas primeiro temos que fazer nossa parte pro forum, se todos que comentaram nesse topico visitarem as gravações e comentarem sempre acho dificil que fique ruim o forum....

podem conferir nos topicos mais recentes o que eu disse... e só espero que nao me enquadrem nessas pessoas que ficam comentando o que leram por ai como se fosse o "conhecedor supremo", eu comentei em varios topicos o que eu achava, se estava errado ou se li aquilo em algum lugar pelo menos eu tentei ajudar... o Ivan por exemplo um bando de gente elogiava ele imitando o Alex Band, eu achei ruim e falei e ele mostrou melhora na ultima gravação... e do msm jeito que qdo o Sbaz ou o Christian gravam algo foda eu elogio...

eu faço convenio e tenho 2 bandas, ou seja estou com pouco tempo e ainda venho dar um pulo no forum pra baixar gravações, ouvir e comentar... só nao perco meu tempo em topicos inuteis(que nao é o caso desse)

Espero que me entendam e façam sua parte para ter o forum do sonho, e que todos gostem m/

ps: se tem algo que nao entendi e falei besteira me desculpem, mas aparentemente é isto que estou vendo de alguns membros...

Zapata
Veterano
# mai/07
· votar


Ninguém tá se fazendo de coitadinho, ao que me parece. Só estão aqui, de muito boa vontade, explicando por que desanimaram do fórum. Os tópicos sem comentários são reflexo desse desânimo geral.

makumbator
Moderador
# mai/07
· votar


Olha... eu ainda prefiro que o novato só possa criar topicos depois de um certo numero de dias frequentando o fórum... tipo.. 2 semanas... porque aí ele já conhece o forum e tals... ou entao pelo numero de postagens... umas 50 postagens pra depois alcançar 1 topico por semana... 100 postagens pra 2 tópicos... até chegar a postar 1 tópico/dia.... axu q seria melhor até pro servidor do forum...

O que vai acontecer: o novato vai entrar em um tópico qualquer com a pergunta dele(uma vez que ainda não pode criar tópico)e sujar um tópico que está aberto, desvirtuando o assunto. Ou então o cara vai ficar postando qualquer coisa em qualquer tópico para atingir a cota necessária para abrir o seu próprio tópico. Acho que isso vai piorar...
Caso se limite a criação de tópicos por novatos, também tem que haver limitação no número de respostas que o mesmo pode criar por dia, senão pode ocorrer o que citei antes e então vai bagunçar mais ainda.
Sou novato, mas já acompanho esse fórum há algum tempo(só lendo, sem postar nada) e a partir do momento que me cadastrei, procuro apenas ajudar nos tópicos(tanto que se criei 4 tópicos foi muito...)

Tchau!

John Arch
Veterano
# mai/07
· votar


A melhor sugestão até agora foi a do próprio Soulface. Pq tds neste fórum (inclusive eu) entram nesses tópicos inúteis, somente para esclarecer ao indivíduo q os idealizou, de que é inútil, ou q o tópico é do século passado. No fim das contas, praticamente td mundo do forum acaba deixando um comentário lá, e o tópico permanece na primeira página por mto tempo. Logo, a melhor solução é simplesmente abandoná-lo, e deixar desaparecer, pois seu criador vai acabar percebendo a besteira...

froggy
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
OQ podemos fazer de imediato, é ignorar tópicos idiotas.
Uma greve entre os veteranos. Do tipo "Só postamos em tópicos q realmente precisarem de nós!"

é isso que eu to fazendo agora.parei por um longo tempo de postar aqui porcausa desses deslizes com novatos.

Mento077
Veterano
# mai/07
· votar


Eu gostaria que dessem nome aos bois.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Mento077
E nós gostaríamos q ao inve´s de entrar em tudo qnto é tópico pra faar a mesma coisa ("faça aulas") vc tentasse ajudar com dicas práticas ou então nem responda.

Como falei no teu tópico, estamos aqui justamente pra tentar conduzir esse fórum à uma melhora.
Avacalhar com tudo não vai ajudar muito.
Não seria muito interessante tb, se todo mundo parasse de frequentar e vivesse trancado na sala com um professor.
Acabariam as trocas de experiências, dicas e informações.

TG Aoshi
Veterano
# mai/07
· votar


Sinceramente, a idéia de fazer os "novatos" postarem menos tópicos, não presta pra nada...

Tópicos bons exigem bom senso e amadurecimento, não é só meia dúzia de posts, ou uma cota de tempo, que vão fazer com que os "novatos" coloquem coisas que prestem (ou menos coisas inúteis...) no fórum.

Além do mais, não quer dizer que só por que alguém entrou no forum que ele é um novato... Leio mtas pessoas daqui falando que antes de se cadastrarem aqui, já passaram mto tempo apenas lendo o fórum. E tbm não é todo mundo que tem o seu primeiro contato com algo desse tipo aki, entrei aqui ano passado, mas nem de longe que a minha experiência com fóruns começou aí.

A pior idéia q pode se colocar em prática é restringir a participação dos novos usuários aqui... Com isso vamos afugentar gente nova pra cá! Criar uma hierarquia babaca... sinceramente, eu teria NOJO daqui!
O Soul tem razão, quem tem o maior poder pra mudar essas coisas no fórum são os usuários, o trabalho da administração é apenas zelar pela integridade do fórum.
Só acho q dar um "hiatus" no fórum e ficar aki sem postar temporariamente, como um protesto pela decaimento no nível no fórum, só vai é contribuir pra que ele piore. Sou novo por aki, mas eu sinto q o fórum anda meio decadente...

Zapata
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
E nós gostaríamos q ao inve´s de entrar em tudo qnto é tópico pra faar a mesma coisa ("faça aulas") vc tentasse ajudar com dicas práticas ou então nem responda.

E "faça aulas" não é uma dica prática, aliás, a MELHOR que ele pode dar? Não acredito que vamos voltar ao tempo em que as pessoas sugeriam aos novatos o que fazer, através de um fórum de Internet. Isso é extremamente danoso e não vai conduzir aos resultados esperados. O aparato vocal faz parte do corpo das pessoas, não se sujeita a "experimentos" arriscados e reparos simples.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Zapata
Não estou dizendo q isso é errado.
Mas se todo tópico q alguém tiver alguma dúvida, todo mdo chegar e dizer "vá fazer aulas", é inútil manter o fórum então.
Fechamos o fórum de canto e deixamos um link. Toda vez q alguém clicar, aparece um "vá fazer aulas" na tela.

OQ eu estou dizendo é q além disso, não custa nada aos mais experientes, dar dicas ou mostrar exemplos.
Se o cara qr saber sua classificação vocal, é lógico q ele vai precisar de acompanhamento profissional.
Mas não custa explicar o pq disso. Como é feita a classificação, oq é preciso levar em conta.
E daí sim, recomendar q a pessoa procure um profissional capacitado.

O único caso em q eu perco a paciência e sou curto e grosso mesmo, são de tópicos repetidos exaustivamente.
Aí eu mando procurar na busca.

aliás, a MELHOR que ele pode dar?
E não acredito q essa seja a MELHOR dica q ele possa dar.
PQ essa dica QUALQUER UM pode dar. Até eu, q canto pior q o Pato Donald.
Neste caso, falo mais uma vez, não precisaríamos nos preocupar se pesoas capacitadas vão deixar o fórum. Já q a melhor resposta pra todas as perguntas nós já sabemos mesmo.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/162926/

Este tópico por exemplo...
Pra mim soa o seguinte:
"Cara, se vc não sabe cantar, não venha nos encher o saco. Vá procurar um professor pq na internet vc não vai conseguir nada. Não temos oq te ajudar aqui!"

É assim q vamos melhorar o fórum?

Zapata
Veterano
# mai/07 · Editado por: Zapata
· votar


Soulface

Você tá esquecendo que o fórum de Canto, na sua melhor fase, que foi a recente (não sou só eu que digo isso), baseava-se na "postagem" de gravações, avaliações do pessoal, discussões de temas relacionados à voz, etc., mas tudo alheio ao aconselhamento de exercícios específicos. As pessoas que postavam gravações normalmente tinham um profissional com quem contar ou eram elas mesmas profissionais. Esse é o certo!

Se me cabe um conselho, eu não tenho qualquer dúvida em dizer: proíba-se a distribuição de apostilas e materiais do tipo. Exercícios de aquecimento e de respiração até passam, porque é extremamente difícil que o cidadão tenha a capacidade de se machucar com eles. Mas os vocalizes podem ser altamente danosos e "enganadores" quando não acompanhados por profissional.

Portanto, JAMAIS que o fórum se resumiria a "faça aulas". A experiência recente comprova isso.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Zapata
Mas se não pegarem aqui, pegarão em outro lugar.
Então melhor q seja aqui, mas com avisos e recomendações dos mais experientes sobre os riscos q a pesoa pode estar correndo.

PQ se for pra tornar o fórum de canto apenas em um fórum pra se postar gravações e se fazer comentários em torno delas, existe o Divulgue suas músicas.
Sem contar q eu não poderia masi participar deste fórum. PQ não gravo nada, e nem tenho gabarito pra fazer comentários técnicos sobre as gravações dos outros.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Ah! E outro problema q acontece no fórum de canto e de teclado desde os primórdios, é a formação de panelinhas (conscientes ou não).
Isso é outro ponto q precisa ser discutido.

Zapata
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Mas se não pegarem aqui, pegarão em outro lugar.
Então melhor q seja aqui, mas com avisos e recomendações dos mais experientes sobre os riscos q a pesoa pode estar correndo.


Discordo totalmente dessa lógica. Não se pode, de forma alguma, estimular coisas tão arriscadas e com tão poucas perspectivas de sucesso quanto exercícios apostilados e enviados via Internet, sem orientação constante e presente de um profissional. Não é porque as pessoas conseguem comprar drogas facilmente por aí que eu vou começar a vender pra alguém que venha me procurar por isso. Existe um fator ético envolvido. Discordo plenamente do que você está propondo, porque coloco a "saúde vocal" dos outros como prioridade e acho que essa deveria ser a postura de um fórum que se propõe sério. Mas, pelo que entendo, a idéia é (e sempre foi) apenas satisfazer as demandas do maior número possível de usuários e ampliar a visibilidade do fórum nas ferramentas de busca. Você sabe que isso é verdade.

PQ se for pra tornar o fórum de canto apenas em um fórum pra se postar gravações e se fazer comentários em torno delas, existe o Divulgue suas músicas.

Negativo, as pessoas postam aqui as gravações que não querem divulgar amplamente (por não serem definitivas), mas porque querem ouvir comentários de todos os tipos para aprimorar tal versão "parcial". E você não precisa ter extenso embasamento técnico pra opinar, já que coisas como afinação e feeling são compreensíveis pra qualquer pessoa que se interesse por música.

Soulface
Veterano
# mai/07 · Editado por: Soulface
· votar


Ou seja (na minha interpretação de tudo isso)...
Faça aulas e grave alguma coisa. Ou então não participe do fórum.

Olhando como leigo não tenho como concordar com esta postura.
Mas como eu falei láááá no começo, qm faz o fórum são os usuários.
Se caso o fórum realmente seja levado para este lado por os usuários acharem melhor, muito q bem. Pelo menos qm estiver aqui vai estar aproveitando.
Por outro lado, eu e demais pesoas q até tem interesse mas não se encaixam nessa postura, q não possam gravar nada, q não se sentem seguros a esse ponto, q qremos apenas esclarecer dúvidas, vamos deixar de frequentar.
Tudo tem seus prós e contras e cada um é portador de uma opinião. Participar ou não, vai da pessoa ver se servirá para tirar proveito de alguma coisa ou não.
E assim caminha a humanidade...

E você não precisa ter extenso embasamento técnico pra opinar, já que coisas como afinação e feeling são compreensíveis pra qualquer pessoa que se interesse por música.
Ahhh cara, é complicado isso.
Chegar aqui sem conhecimento nenhum e dizer q vi uma desafinada aqui ou q tal maneira de cantar não soou legal ali.
Já levei muita "porrada" aqui nese fórum por tentar dizer oq penso e ser tirado como leigo.
Tem gente muito boa aqui, mas todos nós damos uma escorregada de vez em qndo. Mas fica difícil de falar por aqui.
Pesoas como Christhian e a Dark Diva, eu chego por fora e até falo. Tenho uma amizade mais próxima pra dizer oq achei e disutirmos sobre isso. Até mostro as baboseiras q eu gravo de vez em qndo! haueuaeuhaehuaea
Mas aqui pelo fórum não dá.

Zapata
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Ou seja (na minha interpretação de tudo isso)...
Faça aulas e grave alguma coisa. Ou então não participe do fórum.


Não é por aí. A pessoa pode postar um som sem ter feito aulas. Aliás, esse não é o caso da Dark Diva? Apenas a título de exemplo, pois não quero envolver ninguém especificamente na discussão.

Essa tal pessoa (que postou e não fez aulas) receberia críticas de vários tipos à gravação, das mais embasadas às mais leigas. Apenas acho que as pessoas não devem sugerir/distribuir exercícios específicos. Essa mesma pessoa poderia participar normalmente dos tópicos de gravação de outros, dos tópicos sobre certas bandas/vocalistas/estilos/etc., dos duelos, e por aí vai. "Faça aulas" é apenas a recomendação para aqueles que questionam como evoluir no vocal. O resto continua.

Quanto a levar "porrada", aí vai do comportamento dos usuários e da firmeza dos moderadores. Em todo fórum haverá discordância, discussão, conflitos, pessoas que sabem mais, outras menos, etc. É algo que deve ser acompanhado de perto pela moderação, como de costume.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Zapata
Aliás, esse não é o caso da Dark Diva?
Mas ela é A Diva né?! hauehauheuhaeuauheuaehuaeaea

Apenas acho que as pessoas não devem sugerir/distribuir exercícios específicos.
Ao meu ver, isso perde um pouco do sentido de se postar uma gravação aqui.
Aí alguém chega e fala: "Vc precisa melhorar "isso". Agora se vira!"
O cara vai continuar perdido...

Quanto a levar "porrada", aí vai do comportamento dos usuários e da firmeza dos moderadores.
Os moderadores pouco podem fazer nos casos do tipo q eu presenciei.
A pessoa posta a gravação. Aí chega alguém (eu por exemplo, completamente leigo) e diz q tal parte soouesafinado. Ou então um drive "mal colocado", vibratos exagerados, enfim...
Aí a pessoa q postou, q faz aulas de canto desde o século XV pega e fala: "Claro q não. Vc é q não tem conhecimento o suficiente pra diferenciar as coisas."
Ou a pessoa q criticou abaixa a cabeça e sai fora, ou entãoo vira uma discussão sem fim.

Zapata
Veterano
# mai/07
· votar


Soulface
Ao meu ver, isso perde um pouco do sentido de se postar uma gravação aqui.
Aí alguém chega e fala: "Vc precisa melhorar "isso". Agora se vira!"
O cara vai continuar perdido...


Não acho. O cara vai ser aconselhado a procurar um profissional, pra melhorar os pontos "x" e "y", e saberá que não deve recorrer a material padronizado, por causa de "a" e "b". Não seríamos nós que incorreríamos na irresponsabilidade de fornecer material que pode causar danos à pessoa.

Os moderadores pouco podem fazer nos casos do tipo q eu presenciei.

Se eles não têm pulso firme (ou liberdade de atuação) quanto à forma como os usuários se expressam, aí é aturar mesmo.

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Zapata
Se eles não têm pulso firme (ou liberdade de atuação) quanto à forma como os usuários se expressam
Só eu sei o preço q custa esse tal "pulso firme"... hehehehehehe

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# mai/07
· votar


Bom, pessoal, cá estou eu para dar o meu pitaco.

Eu fiz parte da recente boa performance do nosso fórum e quando dei uma afastada foi bem quando estava começando a ficar estranho o bagulho... peguei o comecinho da derrocada. Olha, momentos de crise são benéficos, nos leva à reflexão, compreendemos o que está errado e o porque disso, então buscamos soluções e mudamos. Acho que estamos nesse momento agora e os conflitos são reflexo disso... Mas é exatamente dos conflitos que surgem as idéias brilhantes!

De tudo o que pude ler até aqui, parece que o maior problema tem sido os tópicos sem utilidade. A solução se mostra, portanto, mais simples do que parece, como alguém já mencionou: se você não se interessa pelo tópico, ignore-o. Temos um tópico próprio para bate-papo, então não é o caso de trocar figurinhas desvirtuantes em tópicos alheios. Temos nossos próprios critérios de utilidade, então não precisamos perder tempo com um tópico que nada agregue à comunidade FCC-C. Assim sendo, a indiferença fará com que tópicos inúteis desçam e tópicos úteis se mantenham em evidência. Não é preciso novas regras. Como eu disse, a solução não poderia ser mais simples... Isso não nos dispensa de dar as boas-vindas aos novatos!

No mais, creio que temos um pessoal aqui maduro o suficiente para saber quando e onde usar o bom senso. Ninguém precisa ficar carrancudo, responder o essencial, ou simplesmente nada dizer... brincadeiras são benéficas até o ponto em que não machuque ninguém, respostas curtas são legais tanto quanto os mega-posts (tudo depende do conteúdo), e o silêncio é também uma forma de resposta! Maturidade, galera!!!

Beijos pras minas e abraços pros manos (aliás, cadê as minas?)

(Ò.ó) \m/

João Ferr
Veterano
# mai/07 · Editado por: João Ferr
· votar


makumbator
Sou novato, mas já acompanho esse fórum há algum tempo(só lendo, sem postar nada) e a partir do momento que me cadastrei, procuro apenas ajudar nos tópicos(tanto que se criei 4 tópicos foi muito...)
Cara, vc tem 30 anos... O problema, na maioria das vezes, é a mulecada sem compromisso e sem maturidade. (Não estou falando que todos os mais novos são assim. O SylvioLima, por exemplo, não avacalha...)

Skinwalker
A galera não comenta por desinteresse do fórum, e não de um tópico específico...

Danckor Vallence Buriok
Fala velhote! Voltou ou veio só jogar merda no ventilador??? huahuahua
Abraço.

Todos
Analizando mais friamente, eu acho que o que aconteceu foi que a própria qualidade do fórum o "estragou". Explico: Tava numa fase maneira, muitas postagens, músicas maneiras, tinha o Vocal Battle, todo mundo gravava, membros gente boa e que entendiam da parada... (Nesse ponto, sem puxar saco, acho que algumas pessoas foram fundamentais, como o Christhian, a Diva, o SBaz, o Danckor, o Vick e tantos outros...) Aí, voltando a vaca fria, o fórum tava muito bom, isso atraiu MUITA gente nova, e começou a descambar tudo. Não estou falando que os novatos estragam tudo, mas tem que ser uma mudança gradual... muitos de uma vez só, o fórum ficou perdido. Tipo quando o PT assumiu o governo! Acho que temos que dar um tempo mesmo, pro fórum se adaptar de novo, mas o que não pode acontecer é o povo desanimar, como eu estou, por exemplo...

Mento077
Veterano
# mai/07
· votar


AH!!!!! DESCULPA ENTAO !

Não mando ninguem mais fazer aulas, vou dar conselhos e exercícios das aulas que eu estou PAGANDO pra aprender, perdendo o MEU tempo, pra ajudar um monte de pessoas que não sabe usar a busca.

nice.

PS: Moderador do fórum de canto, tem que ser frequentador do fórum de canto de longa data. Pra saber o que é necessário, o que precisa ser feito, e as demandas que o fórum precisa. Colocar um cara pra olhar superficialmente, e dirigir no olhômetro é política do pão e circo.

Izzy Dragon
Veterano
# mai/07
· votar


Sem querer criticar, nem puxar o saco de ninguém...
porque o Christian não é mais moderador?
Pelos comentários deu de perceber que tá fazendo uma certa falta

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# mai/07 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


João Ferr
Fala, man... to voltando aos poucos e não pude perder a oportunidade em opinar sobre algo que me diz respeito também... tô jogando nada não, sô!!! hehehehe... Mas tu nem comentou meu comentário, pô! (O.o)

Izzy Dragon
porque o Christian não é mais moderador?
Porque ele não quis mais... ser moderador demanda tempo, cara!

Mento077
Cara, se eu estivesse fazendo aulas, teria o maior prazer em compartilhar o que sei, pois tentando explicar, sempre aprendo mais. É só ter bom senso e saber que ninguém vai evoluir estupendamente apenas lendo, sem tomar aulas... e digo mais: alguém que faz aulas dando dicas e mostrando que certas coisas realmente não há como se fazer entender por escrito, tudo isso apenas estimula o sujeito a tomar aulas (mesmo que ele não venha a fazê-lo). Eu mesmo não faço aulas, nunca fiz, mas sempre gosto de conversar a respeito (e morro de vontade de fazer aulas, embora ainda não o possa)... isso aumenta o meu conhecimento teórico sobre o assunto e me faz sentir bem, mesmo que eu saiba que sem prática e acompanhamento, não vou muito longe. Então, não é o caso de perder o seu tempo (ou seu dinheiro) compartilhando o que você aprendeu; acho que compartilhando, você só tem a ganhar! ;)

João Ferr
Veterano
# mai/07
· votar


Danckor Vallence Buriok
Mas tu nem comentou meu comentário, pô! (O.o)
O.o... Vou quotar essa frase aqui então, que foi uma das mais interessantes do tópico, de autoria sua... hehe

Cara, se eu estivesse fazendo aulas, teria o maior prazer em compartilhar o que sei, pois tentando explicar, sempre aprendo mais.
É exatamente isso. Amplia-se o conhecimento em determinado assunto que vc acha que domina, aprende coisas novas e, muitas vezes conserta-se coisas que aprendeu errado. Eu mesmo já aprendi e reaprendi muitas coisas aqui. E já dei uns toques tb. A função do fórum é essa. Compartilhar conhecimento ou coisas interessantes. Claro que o que é interessante varia de acordo com o gosto do pessoal, mas aí é uma questão de bom senso. E outra. Se alguém cria um tópico inútil, mas que pelo menos é novidade, tipo "Freddie Mercury cantando Parabéns pra Você" (que eu até acharia interessante...) dá até pra relevar, pelo menos não tem outro tópico sobre isso. Foi um tópico idiota só. Agora "Qual é a classificação vocal do Andre Matos" é que não dá! USEM A P***A DA BUSCA!

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# mai/07 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


João Ferr
Estamos de acordo, então...
Agora chama a galera de volta pra por ordem dessa manicômio aqui!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a O que é que tá havendo aqui?