Alguém aqui sabe me informar se existe algum cantor conhecido que teve que fazer aula de canto, e

    Autor Mensagem
    Dadin
    Veterano
    # mai/09


    e que sem essa aula de canto não seria nada como vocalista? Alguém que, por exemplo, tinha o sonho de ser cantor, mas que não tinha afinação, não sabia expressar emoção na música e que não tinha técnica, mas que com bastante força de vontade e principalmente, AULAS com um bom professor de canto, conseguiu realizar seu sonho de ser vocalista? Vale tanto cantor nacional como internacional.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Imagino que vc esteja perguntando em causa própria.
    Se assim for é um começo equivocado.

    Mesmo que tenha algum caso desses (já vi alguns e vejo ainda hoje), não quer dizer que se funcionou com ele, funcionará com vc.

    A primeira coisa é ordenar o pensamento, mudando a palavra sonho para objetivo. Depois mais, simplesmente faça sem ficar se perguntando muito se dá, se não dá, se com fulano deu certo comigo tb vai dar, enfim, não há como saber até começar o trabalho e realmente se dedicar.

    Estude alguns anos e depois veja o resultado. Antes disso, tudo vai ficar no campo da hipótese.

    Carla Andréa
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    não sabia expressar emoção na música

    Só de ler isso parei.
    Pelo pouco que sei, não rola cantar de verdade e corpo aberto mesmo se vc não sente aquilo que canta, se não tem emoção suficiente para transferir naquele gesto. A técnica pode vir com o estudo, lógico. Mas emoção não se aprende, se tem.

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mas emoção não se aprende, se tem.

    Se fosse assim, ninguém precisaria estudar teatro.

    Carla Andréa
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Mahasiah

    Teatro vc interpreta personagens. Vc não aprende a TER emoção, mas a caracterizar-se de uma outra coisa que não é vc. Vc se veste em outra roupa.

    No canto, vc transmite a SUA emoção.
    =)

    cybx
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: cybx
    · votar


    Cantante

    Caraca. Me impressionou a amplitude de explicação que vc deu sobre a pergunta do cara, respondendo a todas as possíveis dúvidas e achismos que qualquer um teria, mesmo que leigo, quando lesse o título desse tópico.

    Que bela didática gramatical. Meus sinceros parabéns por possuir uma qualidade que poucos professores, como vc e o Christian possuem!

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Dadin

    Eu.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    cybx

    Opa, valeu cara!

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Mahasiah
    · votar


    Carla

    No canto, assim como no teatro, pode ser que a música que você vai cantar no momento coincida com seu estado de espírito, ou pode ser que não o.o

    Nos dois casos, você está interpretando um personagem, seja usando a "sua" emoção (aquela que você sente no momento), ou uma emoção que você precisa 'evocar' na hora.

    Se não me engano, cursos superiores de canto (lírico pelo menos) têm aulas de teatro na grade curricular...

    Além do mais, toda pessoa, a menos que sofra de algum distúrbio, tem emoção dentro de si, mas aplicar isso de forma correta na música é algo que também exige técnica, não só na melodia, mas também corporalmente (supondo-se que alguém vá ver você, além de ouvir).

    Claro que uma pessoa pode cantar com emoção sem estudar esse aspecto, mas se cantar estudando, vai ser muito, muito melhor.

    Dogs2
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    eu acho que a palavra "emoção" deveria ser substituída por "expressividade" em alguns casos

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pra citar 3, entre milhões de exemplos:

    Largo al Factotum - John Rawnsley
    http://www.youtube.com/watch?v=Dq_0wPYFp9A
    -------
    E Lucevan le Stelle - Pavarotti
    http://www.youtube.com/watch?v=4mX7ugJ5NM8
    -------
    Vesti la Giubba - Mario del Monaco
    http://www.youtube.com/watch?v=oN4zv0zhNt8


    Acho difícil que alguém sem técnica consiga cantar interpretando de forma tão... magnífica assim. Tanto pela parte teatral quanto pela melodia. Mesmo que você só ouça estas árias, sem vê-las, dá pra visualizar mentalmente as caras de alegria, paixão, tristeza, desespero.
    Vale a pena ver, mesmo pra quem não gosta desse tipo de música, só pela interpretação.

    E aproveitando o que o Dogs2 disse, acho que todos podem nascer com a emoção, mas adquirir a expressividade para passá-la aos outros é algo que requer estudo.

    Dogs2
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    Mahasiah
    Quando vc vê uma pessoa fazer (quando é intenção dela) cara de alegre, triste, apaixonada, desesperada... vc não diz "que pessoa emocionada" ou "emocionante", e sim "que pessoa EXPRESSIVA". Ela sabe expressar fácil algo para os outros.
    Na minha opinião, a palavra "emoção" é muito pesada pra ficar tentando mensurar desse jeito, e dizer quem tem mais e quem tem menos.
    A palavra "expressividade" se encaixa melhor na maioria dos casos que usam a palavra "emoção" e dá um sentido mais artístico e menos "feliz/triste/apaixonado/comdordebarriga" no que diz respeito a sentimento. O sentimento é muito complicado de ficar julgando... não to dizendo que ele não existe e sim pra se tomar mais cuidado com o uso das palavras

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # mai/09
    · votar


    Mahasiah
    Acho que entendi seu ponto, mas concordo com a opinião do Dogs2 em relação ao uso das palavras.

    Até pq usando o seu exemplo, eu poderia entender que um músico de um instrumento como o oboé, por exemplo, não vai passar 'emoção' pelo fato de não poder 'teatralizar' a interpretação?

    Carla Andréa
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Carla Andréa
    · votar


    Mahasiah

    Nós já nascemos com a emoção, já nascemos chorando.
    Mas o que eu percebo na música é que antes de tudo, é preciso ter sensibilidade para perceber o que está sendo transmitido através daquilo. Há pessoas pouco sensíveis, que vc mostra uma música maravilhosa e para elas não quis dizer nada; para isso há sim trabalho de sensibilização (o qual eu vejo até na faculdade que curso).

    Se vc possui sensibilidade e além disso a sensibilidade artística, não precisa ter vivenciado todos os tipos de emoções, pq acredito que a música já te leva para isso... para o que ela está naquele momento e vc vai junto.

    Já o outro ponto que Dogs2 se referiu, estou completamente em acordo. Expressar vc pode aprender sim, lógico. Se não fosse possível, uma pessoa tímida nunca teria progressos dentro do universo artístico.
    Edit: É o lance do "aprender a se soltar", que (in)conscientemente vc abaca inibindo a emoção, não deixa ela aflorar. Aí sim precisa entrar num trabalho de expressividade (urgente hehe).

    =)

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Christian

    Até pq usando o seu exemplo, eu poderia entender que um músico de um instrumento como o oboé, por exemplo, não vai passar 'emoção' pelo fato de não poder 'teatralizar' a interpretação?


    Não, eu falei sobre isso:

    Tanto pela parte teatral quanto pela melodia. Mesmo que você só ouça estas árias, sem vê-las, dá pra visualizar mentalmente as caras de alegria, paixão, tristeza, desespero.

    Se bem que eu acho que a 'emoção' passada numa música só instrumental é muito mais relativa...

    peter.dean
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: peter.dean
    · votar


    instrumental é muito mais relativa
    A musica for the love of god- Steve Vai, me emociono todas as vezes que escuto.. sera que tenho problemas ou sou emo ? hehehehehhe
    mas falando serio, concerteza uma musica instrumental emociona, veja as orquestras por exemplo

    Gansinho
    Veterano
    # mai/09 · Editado por: Gansinho
    · votar


    peter.dean
    Nossa cara, você citou a música que eu pensei quando li os comentários.
    For the Love of God é LINDA, meu Deus. Muito emocionante.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu me emociono muito mais com música instrumental.

    Procurem ouvir os Poemas Sinfônicos do Liszt pra ver todas as emoções dos respectivos poemas sendo transmitidas sem uma palavra sequer, com uma profundidade extrema.

    Liszt ^_^

    Minow
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    The Root Of All Evil
    Eu até concordo com você, mas falar isso num fórum de canto é meio ofensivo. Hahahaha

    Mahasiah
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    peter.dean

    Por 'relativa' eu quis dizer que a emoção abstraída da música pode variar de ouvinte pra ouvinte (onde um vê paixão, outro pode ver violência, revolta, melancolia, e por aí vai), e não que a música instrumental seja menos expressiva em termos de emoção do que a música "cantada".
    Além do mais, eu disse que EU ACHO, e não que É E PONTO FINAL.
    Você entendeu errado.

    Dadin
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Cantante

    [i]Imagino que vc esteja perguntando em causa própria.
    Se assim for é um começo equivocado.

    Mesmo que tenha algum caso desses (já vi alguns e vejo ainda hoje), não quer dizer que se funcionou com ele, funcionará com vc.

    A primeira coisa é ordenar o pensamento, mudando a palavra sonho para objetivo. Depois mais, simplesmente faça sem ficar se perguntando muito se dá, se não dá, se com fulano deu certo comigo tb vai dar, enfim, não há como saber até começar o trabalho e realmente se dedicar.

    Estude alguns anos e depois veja o resultado. Antes disso, tudo vai ficar no campo da hipótese.


    Obrigado pela resposta Cantante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém aqui sabe me informar se existe algum cantor conhecido que teve que fazer aula de canto, e