O numero de tenores é menor que o de baixos?

Autor Mensagem
Cylla
Veterano
# mai/07


tipow,estava falando om um amigo no ms e ele disse q grande parte dos homens são baixos, eu havia visto uma vez q a grande maioria principalmnte no Brasil é composta de tenores e ser baixo é uma "raridade" em comparação ao numero de tenores ^^ acho que é por isso que amo baixos xD

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Não sei pq, mas a maioria dos vocalistas q eu conheço são barítonos.

Cylla
Veterano
# mai/07
· votar


hmmmm, eu soh conheci 2 baixos em minha vida e o resto tenores

Mento077
Veterano
# mai/07
· votar


Li em algum lugar uma vez que por ser o clima tropical as pregas vocais se ajustaram de uma maneira na escavala evolutiva que acontece das vozes e timbres ficarem como tenor, e em locais frios, nordicos por exemplo, encontram-se os baixos

é mais ou menos isso ai

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


tipow,estava falando om um amigo no ms e ele disse q grande parte dos homens são baixos

Seu amigo pirou ehehe

El_Cabong
Veterano
# mai/07 · Editado por: El_Cabong
· votar


Mento077

Acho que isso faz sentido. Aqui no RS que faz frio (alías, agora deve estar uns 7° aqui) eu conheço muitos baixos.
Eu sou um!! He He.

Skinwalker
Veterano
# mai/07 · Editado por: Skinwalker
· votar


alem disso que citaram um outro fator é falta de informação dos instrumentistas ou vocalistas que nao fazem aula ao se classificarem...

eles leem "Baritono de G1 até G3"(ou A1-A3 sei lá =X) e pegam um G1 soproso e nao tem tecnica pra subir mais nos agudos, entao eles se consideram baritonos =) eu achava que eu era entra baritono e tenor por falta de informação, mas na verdade sou tenor medio \m/

El_Cabong
Veterano
# mai/07
· votar


Skinwalker

Cara.
eu vou do E1 ao F3. Isso é Baixo comum ou Baixo (alguma coisa) ??

Skinwalker
Veterano
# mai/07
· votar


cara alem de eu n saber direito isso, n da pra dizer a sua classificação só pelo alcançe...
eu citei aquilo como exemplo de classificação equivocada, pessoas que pegam graves morrendo, consideram como nota da extensão e se julgam baritonos ou baixos(o que nao sei se é seu caso...)

Soulface
Veterano
# mai/07
· votar


Li em algum lugar uma vez que por ser o clima tropical as pregas vocais se ajustaram de uma maneira na escavala evolutiva que acontece das vozes e timbres ficarem como tenor, e em locais frios, nordicos por exemplo, encontram-se os baixos
Caceta...
E eu q moro num lugar onde faz -10ºC no inverno e 35ºC no verão???

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


E eu q moro num lugar onde faz -10ºC no inverno e 35ºC no verão???

aí vira contratenor eheheh

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


El_Cabong

aqui tb deu 7 graus hoje.

Cylla
Veterano
# mai/07
· votar


hehehe, valeu pelas infos boys ^^, eu tb achei estranho isso, pq até hj os caras que ja vi cantar eram tenores, me lembro no coral meu professor dizendo para os guris: "vcs nao tm vozes graves e sim agudas" os guris ficaram :( logico que qndo ele disse agudas ele nao disse q eles eram sopranos hahahahahaha, me elmbro o baritono, o professor pedia pa ele ir agudo e ele n conseguia, mas ao conseguia pq achava que tinha q dar aguds q nem nós guria hahaha, bons tempos ;)

Villts
Veterano
# mai/07
· votar


Mento077
Li em algum lugar uma vez que por ser o clima tropical as pregas vocais se ajustaram de uma maneira na escavala evolutiva que acontece das vozes e timbres ficarem como tenor, e em locais frios, nordicos por exemplo, encontram-se os baixos

é mais ou menos isso ai


A classificação é genética.
Tenor é homozigoto dominante. Contralto também.
Barítono e Mezzo são heterozigotos.
Baixo e Soprano são homozigotos recessivos, logo, são mais raros.

O que é estranho é que o gene pra tenor (agudo) é gene pra grave no feminino!

Bom, é isso sim, já conferi até.

O clima influencia na sub-classificação. E a altura num tem nada a ver também não, deve influenciar MUITO pouco.

Villts
Veterano
# mai/07
· votar


El_Cabong
Acho que isso faz sentido. Aqui no RS que faz frio (alías, agora deve estar uns 7° aqui) eu conheço muitos baixos.
Eu sou um!! He He.

Tipo, isso muda a sub classificação. Os tenores num chegam a 'virar' barítonos, mas vira um tenor dramático, por exemplo. Nunca deixará de ser tenor.

The Painkiller
Veterano
# mai/07
· votar


eu sou tenor, ué. e não sou o único q conheço. Mas a grande maioria eh barítono. Agora, baixo eu soh conheço 1. Não tem comparação, eh o mais raro msmo.

Skinwalker
Veterano
# mai/07
· votar


Villts
ae cara com certeza genetica decide porem acho errado Tenor ser dominante e Soprano Recessivo Oo e alem do mais é complicado saber se é assim msm pois cada voz é cada voz, eu sou tenor e tenho a voz diferente dos outros tenores alem de extensão diferente...(logico Duh)

é algo complicado =X genetica parece simples na aula por ser apenas teorica, agora na pratica é bem mais complicado m/

cybx
Veterano
# mai/07
· votar


Vish velho, nao tem nada a ve com gene se o cara eh tenor ou baixo ou baritono... E um tenor dramatico eh oq? Recessivo ou dominante? Aa? AA? aa?

A formaçao das cordas vocais depende sim da genetica, mas a classificacao nao depende de somente 1 par de genes..

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


cybx
A formaçao das cordas vocais depende sim da genetica, mas a classificacao nao depende de somente 1 par de genes..
exatamente... são vários fatores...

e eu axu q depende sim do clima.

Países frios = muitos baixos
Paises quentes = muitos tenores

Baritonos, bem como pardos na cor, é a mistura...

bom... axu issu...

John Arch
Veterano
# mai/07 · Editado por: John Arch
· votar


Sim, há mais baixos do que tenores, no Alasca!

Villts
Cara, a sua análise genética, à princípio, está correta, porém não prospera, pelas razões a seguir expostas:

Sim, as vozes extremas são recessivas, e portanto, teoricamente mais raras, mas essa questão é relativizada, pois note, na Rússia, por exemplo, tds têm vozes graves, logo, tds tem genes recessivos, e portanto, não rola tenor, pois gene recessivo, ao ser cruzado com gene recessivo nunca será dominante, percebe?
Da mesma forma que olhos azuis são mais raros. Contudo, na Dinamarca, por exemplo, raridade é ter olho escuro, pois como todos tem olhos claros (logo, genes recessivos = aa), olhos claros x olhos claros será sempre olhos claros (aa x aa = 100% aa). Saca?
Agora, claro, tomando por base o mundo inteiro, a coisa muda de figura...

EDIT = obviamente, estou generalizando quando digo "...todos têm vozes graves..."

Villts
Veterano
# mai/07
· votar


Skinwalker
ae cara com certeza genetica decide porem acho errado Tenor ser dominante e Soprano Recessivo Oo e alem do mais é complicado saber se é assim msm pois cada voz é cada voz, eu sou tenor e tenho a voz diferente dos outros tenores alem de extensão diferente...(logico Duh)
cybx
Vish velho, nao tem nada a ve com gene se o cara eh tenor ou baixo ou baritono... E um tenor dramatico eh oq? Recessivo ou dominante? Aa? AA? aa?


AA, mas aí sim, a temperatura, etc, engrossa um pouco a voz dele.

ae cara com certeza genetica decide porem acho errado Tenor ser dominante e Soprano Recessivo Oo e alem do mais é complicado saber se é assim msm pois cada voz é cada voz, eu sou tenor e tenho a voz diferente dos outros tenores alem de extensão diferente...(logico Duh)

Existem muito mais contraltos do que sopranos.

John Arch
Veterano
# mai/07
· votar


Villts
Existem muito mais contraltos do que sopranos.

Mas aí cai na msm história... no Brasil, com toda a certeza do mundo, não só existem muito mais sopranos do que contraltos, como estas são raríssimas.

Villts
Veterano
# mai/07
· votar


John Arch
Mas aí cai na msm história... no Brasil, com toda a certeza do mundo, não só existem muito mais sopranos do que contraltos, como estas são raríssimas.

Certeza?
Isso procede mesmo? Oo

John Arch
Veterano
# mai/07
· votar


Villts
Vai por mim. Procede sim. Mezzo já é incomum, contralto então... É a coisa do clima msm.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


Mezzo já é incomum, contralto então
Mezzo é incomum??? Todas as garotas q eu conheço que cantam são Mezzo...

Exemplos de contralto é o que não falta no cenário musical nacional.

John Arch
Veterano
# mai/07
· votar


SylvioLima
Vc levou o incomum pro caminho errado. Não to falando q não tem, nem q é impossível encontrar. Mas se vc pegar 100 mulheres brasileiras, chuto q, pelo menos 65 são sopranos, e o resto distribui entre as outras.

Agora, eu já vi trocentas sopranos dizerem q são mezzo, e mezzos q se dizem contralto, principalmente em corais.

Msm coisa q vc perguntar a classificação de uma porrada de cantores populares (homens) q estão aí na mídia. Um nº imenso deles vai dizer q é barítono, quando na verdade, simplesmente foram classificados erroneamente.

Além disso, é evidente q na música pop brasileira atual, existe uma preferencia por vozes femininas graves, mas isso não corresponde a realidade da população. Basta vc frequentar qquer conservatório ou boa escola de música e vai constatar q só dá soprano.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


John Arch
Mas se vc pegar 100 mulheres brasileiras, chuto q, pelo menos 65 são sopranos, e o resto distribui entre as outras.
Talvez você tenha mesmo razão... e acho que isso (haver mais sopranos) seria o normal. Mas o que eu escrevi aqui foi um fato pra mim.

Agora, eu já vi trocentas sopranos dizerem q são mezzo, e mezzos q se dizem contralto, principalmente em corais.
Exatamente. Acredito que as próprias pessoas não sabem se classificar por si mesmas...

Além disso, é evidente q na música pop brasileira atual, existe uma preferencia por vozes femininas graves, mas isso não corresponde a realidade da população.
Nisso eu não concordo. Não acho evidente... vide exemplos como Gal Costa (muito consagrada), Adriana Calcanhoto, Elis Regina (que acredito que seja mezzo),Zizi Possi... O maior número de cantoras com timbre grave não justifica uma certa preferência.

Basta vc frequentar qquer conservatório ou boa escola de música e vai constatar q só dá soprano.
Sei lah cara... nunca frequentei esses lugares...

Abraço! :)

John Arch
Veterano
# mai/07
· votar


SylvioLima

Por isso q eu to falando. Eu frequento há varios anos e é o q eu vejo.
Agora, Eu concordo com vc q tem varios exemplos aí na música brasileira, mas tmb tem varios exemplos de soprano... justamente por isso eu falo da preferencia q existe. Vc pode pergutnar pra qquer professor conceituado q ele vai te dizer q tem mais soprano. E se nós vemos uma penca de vozes graves femininas por aí, concluo q há uma certa predileção, da mesma forma q há uma preferencia de tenores.

Abraço!

R.lavoura
Veterano
# jun/07
· votar


aqui no forum teria um topico explicando oque sao tenores , baixos sopranos??

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/07
· votar


R.lavoura
Na verdade existem sim outros tópicos explicando.... mas eu vou te dar a resposta rapidamente:

TENOR:
De acordo com a classificação tradicional, a voz de tenor corresponde à faixa de sons mais aguda que pode ser emitida, no canto lírico, por um indivíduo do sexo masculino. Ela distingue-se do barítono e do baixo por ter sua extensão padrão dentro dos limites do Dó2 ao Dó4 (onde os números correspondem à oitava do piano).

Fonte: Wikipedia.org


baixos sopranos??
Não existem baixos sopranos, porque 'soprano' é uma classificação vocal feminina. E abaixo de soprano, é mezzo-soprano. Abaixo desta, contralto. Mais abaixo ainda estariam os tenores (homens).

Duvida respondida?

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O numero de tenores é menor que o de baixos?