Controle de voz de cabeça.

Autor Mensagem
Villts
Veterano
# mar/07


Tipo...

entendi agora o que é voz de cabeça e pá...

Chego num Dó4 usando ela \o/

O problema é que sai muito alto!

Como controla isso? Exercício, técnica, ou é psicológico mesmo?

Abraços ae. =}

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


O problema é que sai muito alto!


???

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Cantante
hehehe
Ontem eu quase quotei a msm coisa...

Villts
Como controla isso?
Já sabe a resposta né man??
R: Aulas!

=)

Abraços!

Villts
Veterano
# mar/07 · Editado por: Villts
· votar


Christhian
Eu sei cara... eu vo precisar arranjar um trampo pra pagar elas... dinhiero tá foda em casa.

O problema é que sai muito alto!
É que não sai as notas mais agudas se eu faço baixo...

Johnny Blade
Veterano
# mar/07
· votar


Villts

a voz de cabeça consiste em usar o seio frontal da face para cantar, algo como jogar a ressonancia para aquele lugar da cabeça. ela é mais usada por mulheres (os homens se adequam mais a voz de "peito")

a voz de cabeça e a famosa voz aguda (um nome muito usado prem de forma incorreta eh falsete, que eh otra coisa!), enquanto a do seio nasal eh media e a do peito grave

eu acho muito dificil esse controle, faço aulas a um ano e ainda nao tenho controle total!

espero ter ajudado, flw!

PS: nao te passei nenhum exercicio pois se feitos sem o auxilio de um professor eles sao perigosos pra vc mesmo, vlw?

Dalton Menezes
Veterano
# mar/07
· votar


minha pergunta é:
Voz de cabeça se aprende ou sem tem?
Quem tem falsete pode aprender voz de cabeça?

t+ abraços

John Arch
Veterano
# mar/07
· votar


Voz de cabeça se tem, e td mundo tem. Logo, quem tem falsete pode aprender voz de cabeça, assim como quem tem voz de cabeça pode arpender a fazer falsete. O fato ´q nós temos td já, só não aprendemos a usar ainda...

Johnny Blade
Veterano
# mar/07
· votar


aprende ou sem tem?

nao se trata de aprender ou ter, se trata de desenvolver o que seu corpo permite, ou seja, usando o seio frontal (voz cabeça) seio nasal, ou peito criar um som mais agudo ou mais grave

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07 · Editado por: membro
· votar


nao se trata de aprender ou ter, se trata de desenvolver o que seu corpo permite, ou seja, usando o seio frontal (voz cabeça) seio nasal, ou peito criar um som mais agudo ou mais grave

(os homens se adequam mais a voz de "peito")

Vc vai me desculpar mas isso aí está totalmente errado. Se trata de aprender a usar, apenas isso.
E no peito não tem ressoador coisa nenhuma. As vibrações são apenas sentidas no peito, mas ressoador é tudo pra cima.

Johnny Blade
Veterano
# mar/07
· votar


Cantante
Vc vai me desculpar mas isso aí está totalmente errado. Se trata de aprender a usar, apenas isso.
E no peito não tem ressoador coisa nenhuma. As vibrações são apenas sentidas no peito, mas ressoador é tudo pra cima.


obrigado pela correção, tratarei o assunto com meu professor de canto e voltarei a postar

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07 · Editado por: Christhian
· votar


No fundo, o que importa é cantar afinado e com conforto. Pela internet, ninguém vai aprender o que é ou como usar voz de cabeça ou voz de peito. Quem quiser expandir técnicamente, não tem outro caminho senão procurar um professor de canto.

Pensem nisso. Pelo menos, opinar sobre afinação e esforço, até o mais leigo consegue e a responsabilidade em dizer "Vc desafina" é bem menor do que dizer "Faça exercícios dessa maneira...". Se vcs souberem assimilar isso de maneira construtiva, irão dar um bom passo para melhorar.

E toda vez que vejo um tópico como esse, eu me pergunto: De que adianta querer saber tudo sobre voz de cabeça, se o básico, que é respiração e afinação está totalmente ignorado?

Abraços.

Dalton Menezes
Veterano
# mar/07
· votar


John Arch,Johnny Blade e Cantante
vlw ai karas!

t+ abraços!

Christhian
é verdade kara!
eu quero muito fazer aulas, mas quem mora em uma cidade e estado como o meu desanima e muito!
espero um dia fazer!

t+ abraços!

cybx
Veterano
# mar/07
· votar


Christhian
Eu estou no começo das aulas de canto com um professor particular... Procuro me informar ao máximo aki no forum pra levar pra ele as minhas duvidas e meus anseios no que eu gostaria de ter na minha voz e transmiti-los de uma maneira mais clara para ele.

Nunca vou realizar um exercicio q me passem aqui no forum sem a presença dele, mas eh tudo para ampliar meus conhecimentos sobre canto... Mesmo sem ter muita técnica ainda.. =)

E axo q eh isso oq as outras pessoas q fazem aula de canto, porem q sao inexperientes, fazem aki no forum... Bom, pelo menos eh oq eu faço...

Abraços!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


cybx
Então, se vc está no começo, dê tempo ao tempo. Voce não tem que buscar informações sobre canto avançado sendo que mal aprendeu a respirar ainda. Tenha calma e saiba, acima de tudo, respeitar o tempo que o seu corpo vai precisar pra se adaptar a todo esse aprendizado.

É redundante dizer que vai pegar um exercício aqui e praticar na presença dele. Se é de fato na presença dele, é muito mais inteligente que vc pergunte diretamente a ele, entende? Um professor responsável não vai sair aplicando exercícios que o aluno encontrou na internet. Não existe mágica para aprender a cantar mais rápido. É necessário aprender tudo desde o básico.

Veja, é muito mais produtivo vc pegar uma música que esteja dentro da sua região média (e que seja fácil e não exija esforço) e estuda-la arduamente até obter um resultado bom. E quando eu digo isso, digo inclusive pra vc se livrar de alguns preconceitos, como gosto musical.

Cara, tente por exemplo, pegar uma música infantil e cantar afinado, Pop Nacional, MPB, pagode, qqr coisa e passe a executar com atenção. Sinceramente?? Eu duvido que muita gente aqui pegue um "Parabéns pra Voce" e cante afinadinho. É uma questão de bom senso. Tem que começar pelo básico e não ficar tentando fazer agudos absurdos ou linhas melódicas compostas por músicos que estão anos luz a sua frente, no quesito "técnica".

Enfim man, eu acho que esse sempre foi o problema do fórum de Canto. Vc não ve uma pessoa dizer "Vou começar a tocar guitarra" e no dia seguinte comprar um equipamento de US$5000,00 e tocar Steve Vai ou Paul Gilbert. Pq existe essa diferença?

Não leve a mal, mas isso é algo pra se refletir.

Abraços.

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Falou tudo.

cybx
Veterano
# mar/07
· votar


Christhian
Claro velho, concordo com oq vc disse, eu apenas me informo aki no forum para ampliar meus conhecimentos... Mas nao deixo nunca de praticar as coisas basicas q nao estao evoluidas ainda soh pq aprendi um termo novo hj no forum, tendeu?

O meu ponto eh a informacao soh.. Eh aprender termos e tecnicas, mas nao kerer jah realizá-las pulando etapas... =) soh isso

Mas vlw, pq mta gente nao faz oq eu faco aki no forum tenho ctza..

João Ferr
Veterano
# mar/07
· votar


Eu duvido que muita gente aqui pegue um "Parabéns pra Voce" e cante afinadinho.
Pô cara, essa música é difícil, na parte "Muitas fe-li-ci-da-des..."
Desafino tudo!!! hehehe

Christhian
Falou tudo.(2)


cybx
Mas vlw, pq mta gente nao faz oq eu faco aki no forum tenho ctza..
Não entendi essa frase...(?!?!?!)

membro
Veterano
Prêmio FCC 2007
# mar/07
· votar


Pô cara, essa música é difícil, na parte "Muitas fe-li-ci-da-des..."

Quer ver uma solução técnica pra não desafinar nessa música dificil pra #$@#!?

Não canta separado não, canta beeeeeeem ligado que nem um violoncelo que tá resolvido!

tim-dom / ao sinal, mais uma dica de técnica vocal / tim-dom

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Villts
O problema é que sai muito alto!
Olá Villts, nao vi se alguem já explicou isso, mas te ajudando com o q eu sei.

Seguinte, ela sai alto, pq a frequencia de uma nota agúda é maior que a frequencia de uma nota grave, por isso o volume alto.
E por isso q as vezes eh tao dificil cantar uma nota aguda em pianissimo.

Bom, espero ter ajudado.
Abraços.

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
ela sai alto, pq a frequencia de uma nota agúda é maior que a frequencia de uma nota grave, por isso o volume alto.
Na verdade frequência e volume não têm uma relação direta, nem na voz nem em instrumento algum... a questão é que as notas agudas são mais penetrantes e nossos ouvidos são mais sensíveis, já as graves podem percorrer longas distâncias sem desvanescer. Quem já ouviu um trio elétrico a 2 km de distância sabe que daí em diante o que mais se ouve é o bumbo e o baixo... em compensação, quem ensaia numa banda de garagem perto do baterista sabe o quão irritante é o barulho do cimbal!

O que acontece na voz é que para fazê-la mais aguda quando não se domina muito a técnica, acaba-se fazendo maior esforço e o som, portanto, sai com mais volume. Outro problema é que se tentar fazer um agudo sem o passaggio de peito pra cabeça, ou melhor, um agudo em voz de peito vai soar como grito!

Os exercícios de pianíssimo são importantes exatamente para ajudar nesse controle, tanto do apoio (respiração), quanto da emissão sonora. Quando eu ainda participava do coral, a regente fazia alguns exercícios de vocalizes e os tenores (que não manjavam muito de canto!) iam aumentando o volume da voz à medida que aumentava os tons das notas. Isso deixava a regente muito irritada... hehehe... Eu mesmo tinha que tapar os meus ouvidos para ouvir minha própria voz, afinal vocalizes não são para se esguelar... né?

___
Villts
O problema é que sai muito alto!
O lance aí, acho que já tá explicado: para se controlar o volume da voz, só controlando bem o diafrágma!

=)

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Danckor Vallence Buriok
Na verdade frequência e volume não têm uma relação direta,
Bom, entao vc vai ter q falar isso pro meu maestro q eh formado na PUC, pois foi ele que me explicou. E em física dá pra se tirar essa teoria tb.

Agora nao sei o q isso tem em relacao com o som do bumbo q ouvimos de um carro de som q passa na rua.

Mas eh uma boa questao para perguntar a ele.


Abraços!

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
Bom, entao vc vai ter q falar isso pro meu maestro q eh formado na PUC, pois foi ele que me explicou. E em física dá pra se tirar essa teoria tb.
Ele pode ser formado onde for, mas está equivocado, posso falar com certeza absoluta.

Frequência e Volume são duas propriedades distintas de qualquer onda, seja sonora, eletromagnética ou mecânica. Se eu modifico o volume de uma onda, em nada interfiro na frequência e se modifico a frequência, o volume nada sente.

Volume é a medida de intensidade, amplitude de uma onda, que pode ser a amplitude máxima (pico da onda ou PMPO), a média ou o valor médio quadrático, também conhecido como valor eficaz ou RMS. Frequência é a medida de oscilações dessa onda, se ela é periódica, tem uma frequência fixa e definida, mas se é uma onda com periodicidade variável, como a voz humana, então tem uma gama de frequências: uma é a fundamental, que é a que dá a tônica, as outras são harmônicos.

Agora quando se fala em emissão sonora pelo nosso natural aparelho fonador, temos que lembrar que Volume e Frequência são determinados por músculos, desde os da laringe até o diafragma, os intercostais etc. Então a tentativa de se mudar a frequência de um determinado tom vocal ocasiona a movimentação de diversos músculos. Músculos esses que, por sinal, são também utilizados no controle do volume. Neste caso, não dizemos que frequência e volume têm uma relação direta, nem mesmo que se influenciam, mas que têm uma causa comum (os músculos responsáveis pelo fenômeno), e só!

Enfim: o bom controle da frequência sonora emitida e da intensidade do som dependem do controle consiente dos músculos envolvidos na maravilhosa atividade de cantar!

=*

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
Agora nao sei o q isso tem em relacao com o som do bumbo q ouvimos de um carro de som q passa na rua.
Quando citei esse caso, quis apenas dizer que as frequências mais altas percorrem menos espaços que as mais baixas, pois essas podem contornar obstáculos com maior facilidade e, por isso, perdem menos energia no percurso. É que ondas de menor frequência, têm maior comprimento de onda e, por conta disso, os obstáculos são mais transponíveis. Entretanto, nosso ouvido é bem sensível a frequências mais altas (em estado normal de saúde, pois quanto mais velho ficamos, mais perdemos essa sensibilidade e quanto mais usamos fone de ouvido, também) e, por isso, temos uma impressão de maior volume, quando na verdade o volume pode até ser o mesmo de uma nota mais grave.

=*

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Danckor Vallence Buriok
Ele pode ser formado onde for, mas está equivocado, posso falar com certeza absoluta.
Puts...caramba....mas eu jah ouvi sobre isso com varias outros professores tb, nao soh com ele.


Bom, entao tda a minha teoria de q

Dó tem uma frequencia baixa

e Si tem uma frequencia mais alta

e isso influencia no volume

nao tem nada haver mesmo????


Minha professora de linguagem musical, falou de Eisten, deu exemplos e tals.....


nossa....serah q realmente nao tem nada haver????

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Danckor Vallence Buriok
e, por isso, temos uma impressão de maior volume, quando na verdade o volume pode até ser o mesmo de uma nota mais grave.
vix mae do céu....

to literalmente perdida :S


aHAUhauHAUhua

Danckor Vallence Buriok
Veterano
# mar/07 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
· votar


Barbara Jolie
Opa, vamos com calma!!! =)

Claro que dentro de uma escala, o Dó terá frequência mais baixa que o Si. Não é a frequência da onda exatamente que interfere no volume, mas especificamente quando falamos de cantar, frequencia e volume são controlados pelos mesmos músculos e têm, portanto, os mesmos sistemas de controle.

Aí, sim, no caso do canto, se não souber controlar direito, quanto mais aguda a nota, mais ela vai ter volume! É uma questão fisiológica neste caso...

serah q realmente nao tem nada haver????
Tem nesse sentido fisiológico!


EDIT: Mesmo porque, é difícil fazer uma nota bem grave com muito volume (no caso do canto) e é difícil fazer uma nota muito aguda (em voz de peito/cabeça) com pouco volume!

EDIT2: Nosso ouvido também não serve muito pra medir volume com precisão, por isso a encrenca... hehehe... pra tirar a dúvida, só com um medidor de decibéis mesmo =D

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Danckor Vallence Buriok
Aí, sim, no caso do canto, se não souber controlar direito, quanto mais aguda a nota, mais ela vai ter volume! É uma questão fisiológica neste caso...

serah q realmente nao tem nada haver????
Tem nesse sentido fisiológico!



Entao....eh ae q eu to tentando explicar.


Se ele nao tiver controle, o volume sairá alto sim.

Uffa!!!!


heheheh =PPPppP

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Danckor Vallence Buriok
Mesmo porque, é difícil fazer uma nota bem grave com muito volume (no caso do canto) e é difícil fazer uma nota muito aguda (em voz de peito/cabeça) com pouco volume!
mas eh soh no canto mesmo q eu to relacionando, mesmo pq nao entendo de fisica assim como vc. ;)

Villts
Veterano
# mar/07
· votar


Barbara Jolie
Ele tá certo nesses aspectos, eu acho.

Volume é a intensidade, frequencia é o tom.

Eu faço a voz de cabeça mais alta porque usa mais foirça, não se dev eser psicológico... Meus agudos de voz de peito eu consigo fazer num baixo volume assim como voce consegue falar grave alto e agudo baixo =}

Eu acho. =}

Barbara Jolie
Veterano
# mar/07
· votar


Villts
Bom nao sei.

ele falou fisicamente e eu estou falando fisiológicamente, agora nao sei mais...ehehe vai de cada um entender.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Controle de voz de cabeça.