Pls comentem sobre meus graves!

    Autor Mensagem
    Diego MG
    Veterano
    # set/06


    Ai galera blz gravei algumas coisinhas sobre meus graves e médios
    se alguem puder ouvir e comentar algo fiquem a vontade principalmente se forem critícas contrutivas! Me desculpem os sopros no mic é que é de pc ai vcs sabem como é supersensíveis qualquer coisinha ele capta, então me deêm um desconto!hehe
    obrigado e aguardo comments!
    http://rapidshare.de/files/34229636/graves.mp3

    Diego MG
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Nobody?

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Cara, eu to correndo pra caramba... ouvir até que dá, mas quero ouvir com atenção... dá um tempinho que sua gravação tá na lista dos meus próximos comments... próxima semana eu tô de férias, aí é só alegria!!! \o/

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/06 · Editado por: membro
    · votar


    O timbre é interessante.

    Há problemas de afinação e respiração, enfim, apoio.
    No geral a voz está sem foco o que a torna soprosa, por isso os graves não tem energia. Não acho que seja uma voz grave. Certamente ela renderia melhor numa região mais aguda.

    Diego MG
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Cantante
    Muito obrigado pela sua opinião! E desculpe o mal entendido lá no outro tópico! Me desculpe mesmo não quero ficar brigado com ninguém!
    Suas dicas foram valiosas! Obrigado!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/06
    · votar


    Vc tem condições de fazer aula aí na sua cidade?
    Se resolver o apoio vai melhorar um monte já.

    Diego MG
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Cantante
    Moro no interior de Minas Gerais- Barbacena para ser mais preciso! Aqui é muito dificil encontrar professor de canto, todos os exercicios tento fazer por minha conta mesmo! sei que isto é perigoso mais é o jeito!hehe
    Vou pegar mais firme com o apoio!
    Qual é a sensação de cantar com o apoio correto? ja que é dificil explicar pela net talvez pela sensação sera melhor!
    T+

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/06 · Editado por: membro
    · votar


    Eu já usei um tipo de apoio em que vc força a barriga para fora, como se forçasse para baixo mesmo, mas não é muito eficiente, pois acaba tensionando.
    Um exemplo que acho o correto é essa imagem / \ , como se fosse um compasso se abrindo. Vc abre costelas com a sensação de respiração para os lados e alonga a musculatura do abdomen e deixa ela firme, mas não totalmente dura e sim apenas como um controle fino, vamos dizer. O que não pode é deixar essa musculatura boba, desligada. Ela não pode também ficar tensa demais, apenas "ligada".
    Se vc desligar esse controle o seu apoio vai falhar e aí a afinação fica baixa, vc tensiona a garganta, os agudos espremem, ou seja, fica uma caca.
    Claro que aliado a isso a voz tem que estar focada e nunca sair do mesmo lugar, seja para graves ou agudos. O ponto é sempre o mesmo e funciona para qualquer tipo de música que vc cante, lírico ou popular.
    Algumas vogais tem "mania" de fazer cair a afinação, como por exemplo o O e o E. Se vc se gravar, preste atenção se essas vogais não ficam numa posição diferente fazendo a afinação cair justamente quando vc passa por elas. Esse sobe e desce vai cansando, por isso tem gente que não aguenta cantar várias músicas seguidas. Se cobrir demais tb vai cansar rápido. Ex: se vc cantar um áááá (com acento mesmo) ela vai estar bem aberta, se vc fizer um ôôô vai estar mais coberto. Tem gente que canta tudo meio parecido com ôôô e também acaba cansando rápido.
    E por último e o que todo mundo já sabe, é que a vogal que mais abre cavidades é o I. Então é só encaixar todas as outras vogais no mesmo lugar do I. SIMPLES!!!!

    Pois sim...

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # set/06 · Editado por: Danckor Vallence Buriok
    · votar


    Cantante
    Simples??? Hehehehe...

    Cara, realmente, eu percebo que o "i" faz toda a minha cabeça ressonar... coisa de doido! E sai com mais volume também, mas é difícil fazer agudos com ele... estranho, né?

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/06
    · votar


    Difícil enquanto ele ainda não é bem preciso, por isso tem que insistir em trabalhar até que fique bem justo. No começo o I era meu inimigo, ia tudo pra trás, era um desastre. Com o tempo a musculatura vai obedecendo e vai ficando mais preciso. O grande segredo do canto para mim é adequar o maior rendimento com a menor quantidade de ar.
    Se vc ver um maçarico quando está aberto não faz muito estrago, mas quando fecha e tudo se concentra num ponto específico, toda a energia num pequeno ponto ele fura praticamente tudo. A voz é assim também.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Cantante
    Hummmmm... to sacando!!!

    Tenho outro problema também que é o abaixamento da laringe: tem notas agudas que a laringe não abaixa nem a pau. Mas já percebi que com a laringe mais embaixo, o som além de sair mais solto, sai com mais volume também. O duro é que eu fico com a voz do Tim Maia quando faço isso!

    ___
    Diego MG
    Eu vou comentar seu som, véi... é só sobrar um tempinho aqui pra eu ouvir com atenção! =D

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # set/06 · Editado por: membro
    · votar


    Essa questão do abaixamento da laringe gera uma certa polêmica. È claro que ela tem que estar baixa senão vc se enforca. Porém acho que o conceito deve ser não de "abaixar" a laringe e sim "evitar que ela suba" o que é bem diferente. O abaixamento forçado da laringe vai entubar a voz mesmo e se existir tensão na coisa é porque está errado.
    A laringe sobe pq existe tensão demais. Aí é que entram os exercícios corretos, principalmente de agilidade para ir pouco a pouco tirando essa tensão da garganta. Depende tb da posição da boca, quanto e como se abre na hora de cantar. Uma abertura mais vertical vai favorecer os graves e sons mais escuros enquanto que uma posição mais horizontal vai favorecer sons mais claros. O ideal é mesclar isso de maneira que o som fique uniforme. Essa regra não é geral, porque aí tb depende de que vogal se está cantando vaise ter um resultado diferente.
    Por isso que é complicado qdo alguém diz que vai estudar sozinho, fazer vocalises por conta própria, porque vai ser quase impossível identificar os erros, mesmo que vc se grave.
    Agora pense em tudo o que se tem que prestar atenção: no apoio, na posição da boca, na vogal, na música, na letra, na interpretação, na posição da lingua, etc.

    Sem alguém indicando o caminho fica muito muito dificil chegar a algum lugar.

    Diego MG
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Cantante
    Comigo acontece uma coisa estranha! Quando respiro pelas costelas(modo de dizer hehe) não consigo deixar o abdômem firme! coisa loka! Minha voz tb sempre varia! Acho que ainda não tenho a identidade da voz totalmente formada! Obrigado pelas dicas! Agora vou dar mais enfoque na respiração intercostal e tentar trabalhar com a diafragmática juntas!
    Obrigado pelas dicas!
    ____________
    Danckor Vallence Buriok
    O duro é que eu fico com a voz do Tim Maia quando faço isso
    hauhauha! Ué ele tinha um vozeirão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pls comentem sobre meus graves!