cantar abrindo bem a boca ou não?

    Autor Mensagem
    Aspirante a musico humilde
    Veterano
    # ago/06


    é melhor cantar abrindo bem a boca nas vogais ou sempre cantar abrindo paralelamente as consoantes??

    cantar com a boca bem aberta ou como se fosse falar -normal-

    estilo de musica: paralamas, nenhum de nós, papas, barão vermelho, etc...

    sempre tive está duvida... ^^

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06 · Editado por: membro
    · votar


    "paralelamente as consoantes" ???

    Vamos ver uma medida. Coloque dois dedos da mao entre os dentes, seria uma medida razoável.
    Abrir demais não é interessante, vai entubar.

    Vc pode verticalizar ou cantar com um sorriso. Principalmente na musica popular-rock se usa muito o leve sorriso, ou seja uma abertura mais horizontal, que não favorece a projeção (mas tb não importa muito se vc vai cantar com microfone mesmo). Porém enquanto não se tem um bom controle do diafragma isso pode fazer com que a laringe suba demais.

    Por isso dá pra ver que tudo o que vc tente fazer sozinho pode criar problemas que depois são dificeis de resolver. Mas se não tem outro jeito...

    thiago stteffen
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    O canto tem q se aproximar o mais possivel da fala, os vocalizes servem entre ouutras coisas pra vc fazer as formas das vogais e consoantes, sendo asim eh impossivel dizer o qto abrir a boca, por exemplo, pra dizer A vc abre bem a boca e pra dizer U vc faz um biquinho, tente cantar o mais articuladamente possivel, da m esma forma q vc fala.
    Quando chegar nas notas mais altas, abra mais a boca para a nota sair melhor e na regiao certa.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cantante
    enquanto não se tem um bom controle do diafragma isso pode fazer com que a laringe suba demais.
    Cara, não entendi muito bem isso! Qual o real problema de subir a laringe? Tensão?

    thiago stteffen
    O canto tem q se aproximar o mais possivel da fala
    Bom, eu discordo um pouco disso... se o canto ficar muito próximo da fala, acho que a voz vai soar mais na garganta. Segundo a regente do coral que eu participo, o nosso aparelho vocal tem diferentes conformações na fala e no canto, por isso que depois de fazer aquecimento para alguma apresentação, não é bom ficar conversando, pois todo o aparelho vocal já se adequou ao canto. Por exemplo, se você ficar cantando agudos e depois tentar conversar, a voz pode soar rouca ou falhar... é difícil, por exemplo, sair do grave e mandar um agudão ou o contrário, como é difícil falar, falar, falar e depois cantar, ou cantar, cantar, cantar e depois falar...

    Acho que é isso... me corrijam se falei bobeira!

    jfguittar
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Aspirante a musico humilde
    Ae dicas de mestre, to dentro

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06 · Editado por: membro
    · votar


    Danckor, eu disse que se vc usar o sorriso sempre e não tiver um bom controle do diafragma isso vai (em gente que está começando) fazer a laringe subir demais e daí vc se enforca. Não vai pegar agudo nunca.

    O canto se aproximar da fala?? eh eh eh nada a ver, só se vc quiser cantar bossa nova.
    Voz cantanda e falada são coisa muuuito diferentes. Dizer que "basta" abrir mais a boca para pegar agudos tb não é correto. São muitos fatores que devem ser contatos para que os agudos saiam livres e não apenas abrir mais a boca.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cantante
    Ainda não tô sacando o lance da laringe... apesar de que já percebi que no bocejo, quando a laringe desce, as notas agudas saem menos presas! É isso então?

    John Arch
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Antigamente, quando eu queria cantar agudo, eu jogava pressão na laringe, ela levantava, e eu ia esticando as cordas, a tensão era nítida, e o resultado não era dos melhores...

    O dia q eu resolvi começar a fazer o contrário, melhorei mto...acho q se deve cantar relaxado, abrindo o fundo da boca gradualmente, naturalmente...nos agudos o fundo do céu da boca faz tipo uma concha, sl. Eu to mto longe do ideal, num so ninguém pra ficar dando dicas aki, mas posso dizer q laringe levantada demais não só tensiona, como mtas vezes é a causa de tensão, pq vc acaba usando a garganta como apoio!

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06 · Editado por: membro
    · votar


    Isso, se há tensão na garganta ela vai subir demais e aí já era. Ela tem q trabalhar livre. Se vc cantar olhando no espelho e ver que o pescoço está forçando, pára tudo. Tem q descobrir um jeito de cantar sem esforço exagerado aí a voz vai longe.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06
    · votar


    Danckor, o negócio é que para cantar vc precisa criar espaço, que nem na vogal I, se há tensão o espaço diminui.
    Pode ver que se alguém cantar fazendo um grande esforço e usando a garganta , a laringe sobe demais.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Cantante
    Vou prestar mais atenção nesses detalhes... cara, tu num tem msn, não? Se tiver, me add? rogempontocom (@) hotmail (.) com

    Tava a fim de trocar umas idéias contigo... se não for incômdo... senão, a gente continua trocando idéias só aqui no fórum mesmo!!!

    John Arch
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Caralho, agora q eu vi a merda q eu escrevi:

    laringe levantada demais não só tensiona, como mtas vezes é a causa de tensão

    Falei exatamente a mesma coisa duas vezes....q idiota! O q eu queria dizer é q naum somente a laringe levantada é a causa de tensão, mas principalmente, o excesso de tensão e esforço fazem a laringe levantar.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06
    · votar


    John, eu nem quis falar nada ehehe, vc viu a tempo, ehehehh...eita.

    membro
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # ago/06 · Editado por: membro
    · votar


    Talvez alguns professores digam para que seus alunos cantem como se estivessem falando alto, aí é compreensível, porque eles estão querendo dizer para cantar sem forçar.

    Joao_black
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Olá gente!! se alguem quer um excelente exemplo de tecnica vocal, especialmente, articulaçao, é só ouvir Leonardo Gonçalves...hehe
    vlw!!!

    The_Guardian
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ¬¬

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a cantar abrindo bem a boca ou não?