Falcete X Voz de Cabeça

    Autor Mensagem
    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mar/06


    Como faço para saber se estou fazendo um falsete ou voz de cabeça? André Matos do Shaaman faz o q? E James Labrie do Dream Theater?

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Desculpem-me o deslexo... esqueci de me apresentar: Sou novo no fórum, mas já li bastante coisa de vocês. Caras, vocês manjam muito!!! Inclusive sobre o tópico em questão, li muita coisa do que escreveram em outros tópicos relacionados, mas, sinceramente, li... li... li... e não consegui entender ainda a diferença entre essas duas técnicas que citei. Mesmo porque acho que não tenho técnica nenhuma.

    Quando comecei a cantar, tinha 16 anos e tentava imitar a voz do James Hetfield (MetallicA), com os anos e a voz mudando, conseguia cantar como Kurt Cobain (Nirvana), até que percebi que podia cantar como Bruce Dikinson (Iron Maiden)... Então essa é a voz que faço com mais facilidade. Recentemente (já com 23 anos), descobri que podia cantar algumas músicas no tom do James Labrie (Dream Theater) e algumas músicas do André Matos (Shaaman)... por fim (aos 25), hoje, consigo cantar de Hetifield a Matos, mas quando canto muito, minha voz começa a falhar, sinto a garganta arranhando e com o tempo, fico rouco! Ou seja, não tenho técnicas. Por exemplo, consigo cantar umas 4 músicas do Seventh Son of a Seventh Son (Iron Maiden), depois minha voz vai pro beleléu. Do Temple of Shadows (Angra), consigo cantar umas 3 na sequência, mas a voz do Edu Falaschi é mais aguda que do Bruce, aí minhas cordas vocais se cansam mais cedo. Já do Reason (Shaaman), consigo cantar quase todas, mas me canso mesmo no final. Como sei que são técnicas vocais diferentes, queria saber quais são, pois percebo claramente que a conformação física de meu aparelhamento vocal e totalmente diferente quando canto Iron Maiden e quando cando Dream Theater!!!

    Enfim, fiz aquela pergunta acima, porque vi vocês discutirem essa questão de que falsete faz mal e que voz de cabeça é mais potente... que o Edu faz voz de cabeça nos agudos e Bruce nunca "falseteia"...

    Bom... acho que são muitas perguntas que tenho em mente... hehehe... mas vamos por partes... espero não ter sido chato!

    Grande abraço a todos e obrigado por terem lido até aqui...

    Gippe
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Danckor Vallence Buriok
    cara, escute um cantor erudito, tenor, operistico total... ao passar do fa3 ele entra em voz de cabeça.
    Andre canta em voz de cabeça e em falsete... labrie tbm... td bom cantor canta na voz de cabeça... esse registro nada mais eh do q uma conformidade da voz natural, porem a sintaxe confunde... voz de peito eh a voz mais proxima da fala, mas no canto ela jah estah posicionada na cabeça... a ressonancia sempre tem q estar partindo do mesmo ponto, senaum a voz entala na garganta. Voz de peito soa na cabeça e voz de cabeça soa menos no peito, mas a mudança mesmo eh pouca coisa, soh se entra em bocejo e pronto... o foda eh descobrir isso. Falsete eh outra coisa... as pregas naum vibram totalmente, o som sai fraco, soh tem ressonancia na caixa craniana (por tanto, analisando por sintaxe, falsete eh totalmente uma voz de cabeça....)
    bem, o lance eh estudar mesmo, soh teoria confunde muito

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gippe
    Ô, cara, valeu pela dica... mas é que percebo que meu timbre vocal muda bastante quando canto Bruce e quando canto Labrie...

    Aliás, nas notas agudas de Carry On, por exemplo (André Matos) não tenho dificuldades, o problema são algumas notas médias, que dá pra cantar tanto de um jeito como de outro... tipo o início de Nothing to Say ("Long ago, the same sky above"): cantando como Bruce, fica show, agressivo, faço de boa... já tentando cantar como o André a voz sai sem potência e às vezes até falha na afinação, não consigo sustentar direito (hj consigo um pouco mais que antes), já as notas agudas do refrão ("living today..."), mesmo no final, quando a música sobe um tom e meio, canto de boa, mas se eu tentar fazer isso com uma voz tipo a do Bruce, as veias do meu pescoço podem estourar (hehehe).

    Um tenor canta como o Bruce e depois, nas notas mais agudas, como o André?

    Outra coisa, C3 é o dó central do piano, né? No violão é C21 (C corda 2, casa 1) ou o C53 (C corda 5, casa 3)?

    E, cara, percebi que o pessoal daqui do forum manja bastante, e tô ainda aprendendo os nomes das coisas, mas fiquei confuso com o lance de onde a voz vibra! Não consigo definir isso direito quando estou cantando... acho que vou precisar estudar muito ainda...

    Valeu, brigadão...

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Ih, gente, me desculpem (sou novato, dá um desconto aí, né!)... acabei de ver que tem um Fórum de "Tópicos Essencias"... Tem bastante coisa lá, dá pra fazer um baita estudo... vou estudar então... (vocês são demais)

    Mas se puderem responder neste tópico aqui mesmo, ficaria imensamente agradecido! ;^)

    Grande abraço...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Falcete X Voz de Cabeça