Dicas para músicos de bar

Autor Mensagem
VictorHhvv
Membro Novato
# out/16


E ai, tudo bom ? Tenho algumas dúvidas sobre tocar em bares e pubs, gostaria de saber de alguém experiente as respostas. Lá vai:

1 : Como eu consigo arranjar um espaço para tocar, falar com bares pelo facebook ? O que falar ? ... Ou é legal ter um cartão, o que falar quando entregar o cartão ?

2 : Qual um preço bom para cobrar ? Eu pensei em cobrar 300 reais, pois irei levar todo meu equipamento que foi caro e irei fazer um show bacana.

3 : Quantas músicas eu preciso ? Já tenho 62 músicas no jeito para tocar, com a conta que fiz da mais ou menos 3h de show se todas as músicas fossem 3 minutos, como não é, daria bem mais.

Obrigado pessoal, espero que respondam minhas dúvidas.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Como eu consigo arranjar um espaço para tocar, falar com bares pelo facebook ?

Frequente a noite, faça amizade com quem já toca. Vai ter o lazarento que quer te ferrar, mas também tem o cara que está disposto e vai ajudar.

Alguns casos sim, se marca tudo por alFacebook/WhatsApp, mas ir pessoalmente é ainda muito eficiente em um número majoritário de casos.

O que falar ?

Oi, eu toco/tenho banda, com quem eu devo falar, pois gostaria de ter uma data na casa.

é legal ter um cartão, o que falar quando entregar o cartão ?

É imprescindível ter um cartão, se tiver material (BEM) gravado da banda é seu melhor cartão de visitas.

Qual um preço bom para cobrar ?

Isso varia de estilo e região, e formato de show.
Por lei de oferta e procura, sertanejo/regional ganha bem mais ou menos por show, sei de cara que toca pela cerveja, mas pela quantidade de shows acaba compensando. Rock é um gênero que ainda paga melhor por ter um público mais elitizado, mas tem menos mercado. Jazz paga relativamente bem, mas tem um mercado absurdamente restrito.

Talvez alguns locais te proponham tocar sem cachê, vai de ti avaliar se de fato é um lugar que pode te trazer muitas datas, ou se é um lugar que vai te contratar uma vez e nunca mais (por isso deve frequentar, vai ver se é cada semana um boneco diferente, é sinal de algo errado)...

Sugiro que sempre chute pra cima, pois o contratante sempre vai chutar pra menos... Pede 300 vai querer pagar 200, e vão se resolver pra baixo dos 250... É melhor pedir 400 e correr o risco de tomar um não, porque provavelmente no impulso o cara irá dizer menos, e baixar cachê rola muito, subir...

Uma mutreta é combinar que se a casa paga X e o teu cachê é X+150, tu fica com os X, se der ruim, mas se der bom, tu quer os 150 a mais.

Quantas músicas eu preciso ?

Depende do estilo... Sertanejo moderninho, tem 3min no máximo cada música, Rock já tem de tudo, Samba raíz, Bossa Nova são gêneros que desenvolvem mais...

Pessoalmente quanto mais melhor, pois evita de repetir repertório, mas o bom seria 1,5 vezes o tempo de show... Vai tocar 4horas? Tenha 5 a 6 hs de repertório!

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


VictorHhvv
Ismah
Concordo com tudo que o Ismah disse, é por aí mesmo.
Uma dica: não leve seu equipamento mais top; supondo que faça voz e violão, não leve aquele Taylor maravilhoso, leva um Yamaha, um Strinberg, um violão bacana que afine bem e esteja com boas cordas.

Quando temos instrumentos bons queremos tocar com eles pra cima e pra baixo, mas pensa bem, levar um instrumento de R$ 4.000,00 pra ganhar 150 paus... aí um bêbado esbarra no palco, cai seu violão, quebra o braço... o mínimo que você vai querer é matar o cara.

E ir preso por homicídio nunca é uma boa ideia rsrsrsrs

VictorHhvv
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah
sandroguiraldo

Pow, muito obrigado pela dica vocês.

Realmente, eu já estava pensando nessa parte do equipamento. Vou comprar uma guitarra das boas agora, e provavelmente vou ir tocar com a minha que da pra garantir um show bacana por 350 reais por 4h ... Já tenho um bom material gravado em alta qualidade, postado no youtube tem pouca coisa em relação ao que eu já tenho de verdade, se quiser dar uma olhada ... ... Fora isso, já foi de bom tamanho, e eu pretendo tocar MPB, ROCK NACIONAL E INTERNACIONAL e etc... As músicas võ de 3min a 4m30 mais ou menos, tirando o fato de ter abertura e encerramento com solo de guitarra e instrumental Backing Track.

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


VictorHhvv
Vou comprar uma guitarra das boas agora, e provavelmente vou ir tocar com a minha que da pra garantir um show bacana por 350 reais por 4h
Mas não é violão e voz? Acho que entendi errado. Uma boa guitarra e um bom ampli resolvem bem.

Já tenho um bom material gravado em alta qualidade, postado no youtube tem pouca coisa em relação ao que eu já tenho de verdade, se quiser dar uma olhada ...
Assisti o vídeo (porém não tenho áudio aqui - sem caixinhas) a impressão que deu é que você estava lendo a cifra no notebook, ok? Não consigo opinar sobre sua qualidade pois não ouvi, mas você se retorce muito rsrsrs. mas é um cara boa pinta e desejo sucesso.

tirando o fato de ter abertura e encerramento com solo de guitarra e instrumental Backing Track.
Tome cuidado com isso, pois pode ser legal pra você mas um saco pra galera. Infelizmente, bar é lugar de tocar o que querem ouvir, não o que você acha legal. A não ser que já tenha um público, um certo nome etc...

boa sorte!

VictorHhvv
Membro Novato
# out/16
· votar


sandroguiraldo
Obrigado por mais essas dicas, em relação a abertura agora vou pensar seriamente huauhauha...

Buja
Veterano
# out/16 · Editado por: Buja
· votar


Nunca toquei na noite, entao nem se guie pela minha opiniao.
Mas eu penso que o cache é relativo a quantidade de pagantes de couvert que a casa coloca.

Quando saio com minha mulher pra um jantarzinho fora e tem um cara tocando as modinhas do momento, normalmente pago uns 7 reais de couvert. O show costuma ir de 20:00hrs as 00:00hrs no maximo.
As casas que normalmente frequento cabem por volta de 50 mesas com facilidade. So ai seriam 200 pessoas. 7 reais cada um, 1400 reais.

O dono da casa vai tirar um bom percentual disso, digamos 70% (que eu acho um absurdo, ja que o equipamento é seu)

30% de 1400 = 420 reais pra voce.
Entao por menos disso, voce ta tocando de graça. Ou seja, eu não sairia de casa pra tocar profissionalmente por um cachê menor do que 30% de cada pagante. Ok! Eu nao toco na noite. E ja toquei muito por cerveja tambem. Mas era hobby, tocar e tomar umas. Se fosse pra pagar o pao nosso de cada dia, eu procuraria outro emprego.


* Quando digo equipamento, eu digo tudo mesmo, estrutura de palco, iluminacao, som completo. Se a casa te oferece isso, tudo bem. Msmo assim acho os 70% um desconto alto demais.

VictorHhvv
Membro Novato
# out/16
· votar


Buja

Muito boa observação, vou rever mesmo muita coisa.
Obrigado pelas dicas.

Jube
Veterano
# out/16
· votar


Já disseram ótimas dicas,

uma vez derrubei um copo de pinacolada numa caixa de uns caras que estavam tocando elvis, me lembro de estar super bebado e também do cara puto chutando o copo na minha direção, levei um fora de uma mulher que era lésbica e eu não sabia logo em seguida.
Então a dica do equipamento mais barato é muito valida hehehe.

VictorHhvv
Membro Novato
# out/16
· votar


Jube
puta que pariu, que merda em!!! huahuahuauh

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


VictorHhvv

Realmente não saquei o que tu vai fazer... Acústico? Show solo?

Todavia 4hs pra 300 pila não rolaria também... Ao menos 400~500 pila dá pra negociar... 350+60~70 de consumação dá pra pensar.

A conta que o Buja faz não leva em conta o rodízio de pessoas... Entrou pagou: se ficou 4hs ou 15min, o couvert é pago igual...

Vi seu trabalho no u2b, achei legal. Mas atente-se que não é um gosto lá muito popular... Essas músicas tem seu nicho SIM, mas não é a grande maioria, e isso vai pesar conforme o lugar.

Pessoalmente, eu não gosto, me sentiria desconfortável e iria embora do seu show depois de todas que eu ouvi no seu canal. Como também se fosse tocar num lugar que já carrega um gênero do dia, ou da casa, teriam mais pessoas que agiriam como eu. Não que seja ruim, apenas não é o do meu gosto.

Se tiver dificuldades com repertório seguem duas dicas

https://www.youtube.com/channel/UCeHrsx1DaUJc6LorzvqPQcQ

connectmix.com.br/ranking/

Sobre mixagem... Vi que tem tendência a usar muito efeito na voz. Tenha em mente que menos é mais, sempre.
Num acústico, o ideal é voz violão, reverb pra ambientar voz e o violão.

Fazendo já o gancho com o uso de sampler...

Claro, tenho de concordar que temos caras que dão um show absurdo usando sampler, efeitos etc...

Gleison Túlio

https://www.youtube.com/watch?v=OLQZQHPhjds
https://www.youtube.com/watch?v=iV-DUWL3tt4

Gleison Tulio + Keilla Jovi

https://www.youtube.com/watch?v=1_1Xo1l-J_Q
https://www.youtube.com/watch?v=qz_vrTiId0I

ou o Mike Love (Hawaii)

https://www.youtube.com/watch?v=fU7hZ3smj0g

É um espetáculo, mas perceba que o uso de sample é bem baixo é mais feito na hora, nenhuma relação com usar uma banda toda em playback/trilha/VS.

fernando tecladista
Veterano
# out/16
· votar


Veja se o bar é a cara do repertório seu, nao adianta pensar que um povo que gosta de A vai gostar d e B porque com você é diferente

falar com bares pelo facebook ?
Não faz isso
Veja se o bar tem algum site com "se cadastre aqui.." se não comece no olho a olho, nem adianta deixar CDzinho que o cara não vai ouvir
Se o bar já tem um cast de bandas e ele esta feliz ele nem vai ligar muito pra você, no máximo te dar em quarta ou quinta pra tocar de graça ou portaria, se é interesse teu vai

Eu pensei em cobrar 300 reais, pois irei levar todo meu equipamento que foi caro e irei fazer um show bacana.
Geralmente quem decide preço é o dono do bar, X por cabeça da portaria ou X por músico, ainda em bar com um PAzinho.
Não assuste se encontrar local por ai pagando 200 ou quando a banda divide o
cachê for menos que isso

E pra dono de bar não interessa se toca bem
interessa se você tem um publico que acompanha seu show

VictorHhvv
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah
Então, o que eu quero fazer é um voz e guitarra, ao invés de usar um violão vou usar uma guitarra acústica fazendo um som limpo e tal. Em relação aos bares, e ter um bar específico, eu já sei mais ou menos em quais bares tocar, devo passar longe nos bares de Sertanejo e companhia, as vezes nesses bares existem dias para outro gênero musical, ai rolaria, mas o ideal pra mim são os bares da MPB, ROCK e etc... Em relação a efeito, ao vivo não teria efeito nenhum, apenas as caixas no som limpo. Esse o motivo que vou comprar caixas boas, obrigado pelas suas dicas, vão me ajudar muito. ;)

VictorHhvv
Membro Novato
# out/16
· votar


fernando tecladista
Já fiz muito a bosta de chamar pelo face hahuahuau... Valeu amigo, por mais essa lição.

Buja
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
A conta que o Buja faz não leva em conta o rodízio de pessoas... Entrou pagou: se ficou 4hs ou 15min, o couvert é pago igual...

Bem lembrado....essa continha ta com o preço bem por baixo. Eu mesmo nao fico 4hrs no estabelecimento. Eu fico no maximo 2. Depois entra outro, pega a minha mesa e fica mais 2hrs tambem. Tem gente que so entra, janta e casca fora.

Del-Rei
Veterano
# out/16 · Editado por: Del-Rei
· votar


VictorHhvv
Cara, já falaram bastante coisa aqui. As principais, creio.

Eu só reforço a ideia de que a melhor forma é chegar pessoalmente no local e falar com a pessoa responsável, ao invés de contato pela internet.

E se a casa já tiver costume de colocar música ao vivo, verifique os melhores dias da semana, porque às vezes as casas fazem um esquema de colocar cada dia da semana pra um estilo específico. Fica mais fácil pra definir o melhor público pra você.

Honestamente, a não ser que você AME muito isso, não aconselho sair de casa com equipamentos e receber menos de 400 reais. Se parar pra pensar sobre todo o investimento que os músicos fazem... Inclusive de tempo, claro, porque pra ter 4-5 horas de repertório, imagino quantos dias não foram gastos ensaiando... E tem músico que leva até o próprio PA pro bar. Sem falar no risco que se corre com todo o equipamento na rua...

Sobre seu vídeo, achei bacana. Ouvindo com fones ficou nítido que o áudio foi gravado separado do vídeo. Mas achei o efeito da voz exagerado também, meio espacial. Se é o estilo que você gosta, tudo bem se for pra deixar no seu canal, mas pra um bar acho que isso não encaixa. Então é bom atentar pra isso na hora de passar o som.

Um aceno de longe!!!

VictorHhvv
Membro Novato
# out/16 · Editado por: VictorHhvv
· votar


Del-Rei

O vídeo não tem nada a ver com o meu show, no show não vou usar efeito nenhum em voz e nem na guitarra, vai ser a guitarra acústica mesmo e o vocal na caixa! Um típico voz e violão (guitarra) Com minha personalidade, claro huauha... Valeu pelas dicas. Aproveitando o embalo, se vocês puderem escutar meu EP e dar a opinião de vocês, por enquanto foi gravado por mim as músicas, em breve entrarei em estúdio para gravar profissionalmente. ( EP )


Obs: Vou fechar os shows por 430... 30 de gasolina... e o resto pelo show... O que acha ?

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


fernando tecladista
E pra dono de bar não interessa se toca bem interessa se você tem um publico que acompanha seu show

Bem sinceramente, isso é algo bem variável... Já peguei lugar que se montar a estrutura do rock'n'rio, a banda é boa... Outros que é preciso tocar o feijão com arroz (nos estilos regionais é o que mais rola)... Outros só é classificada como "banda boa", onde o virtuosismo come solto...

Tem lugar que banda de rock boa, é onde tu mija na garrafa e fuma um tijolo de maconha, e tem lugar onde banda boa é aquela que chega pro show, bebe água, toca, e vai embora...

E existem casas que simplesmente podem por qualquer um pra tocar, pois a CASA tem nome suficiente (e rodízio de público) para qualquer banda ter público.

Como o método de contado bicho... Já peguei muita casa que tu tem que ir pessoalmente. Mas tenho casos hoje ativos que tudo se combina on-line...

Del-Rei
VictorHhvv

A quantidade de efeito não é problema, mas ele estar destoante...

VictorHhvv

Já ia esquecendo... Inteiração com o público! Propôr um brinde, cantar parabéns (alguns locais não permitem isso, dá para substituímos então por "Envelheço na cidade"), elogiar a bebida e incentivar seu consumo...

O vídeo não tem nada a ver com o meu show

Os vídeos no u2b se fossem seu cartão de visitas, e o Del-Rei e eu, fossemos contratantes, terias perdido duas casas... Quero dizer, é interessante manter vídeos paralelos do trabalho que tu vai apresentar... Se tu tocar rock, ainda que goste de goa-trance, serás conhecido como músico de rock - vide os casos de Anitta, Hudson (dupla com Edson e Hudson), etc...

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Valores, cachê, o assunto é bastante relativo. No fim das contas é importante saber se você está ganhando ou pagando pra tocar. Eu não gosto muito de fazer "portaria", porque não tenho a garantia de que vai ter público suficiente pra pagar os músicos. Gosto de fechar um cachê onde incluo os meus gastos com locomoção e o cachê de cada músico. Mesmo que cada músico tenha o seu carro por exemplo (que sai até mais caro), precisa levar em conta o consumo de combustível de cada veículo. Se você espera receber 150k de cachê e gasta 100k entre combustível e pedágio (dependendo da situação), você está tocando por 50k (não acho que isso seja um cachê digno de um músico, não paga nem as cordas, no meu caso). Quando freto uma van eu posso reduzir este custo transportando todos num veículo só. Por outro lado, tenho que pagar pelo transporte, pelo serviço. Então depende muito do lugar aonde você vai tocar. Tem casa que paga uma mixaria e quer que você traga público (traga seus amigos), e essa mentalidade é ridícula. Infelizmente a nossa classe se submete a um trabalho quase que de graça, senão pagando pra tocar, porque quer mostrar seu trabalho, ganhar experiência, nome, etc. O problema é se você quer viver de música, precisa pensar como profissional.

Esses dias mesmo o cara queria que eu fosse mostrar o meu trabalho pra ele, pra ele ver se contrataria depois. Delicadamente eu respondi que aquilo não era necessário e se ele já tinha ouvido falar de YouTube. Lá tem umas amostras.

Calcule seu custo, defina o quanto você acha que vale o seu trabalho e apresente o orçamento. Basicamente é isso que eu faço.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


LeandroP
Se você espera receber 150k de cachê e gasta 100k entre combustível e pedágio (dependendo da situação), você está tocando por 50k (não acho que isso seja um cachê digno de um músico, não paga nem as cordas, no meu caso).

Pra uma banda cover quase nunca é negócio, mas para quem é do autoral é relativo. Às vezes compensa pagar pra tocar.

Fechei uns contatos aí em SP, boa parte dos convites de parcerias, partiu de alguns amigos que pediram apoio pra vir tocar pro sul.
Tanto aqui indo para SP tocar, quanto as bandas paulistas vindo para o sul, ainda que pagando pra tocar, não é prejuízo é investimento...

Mandei 170 e-mails, 73 responderam, e chegamos ao denominador de duas, que exigiram equipamento (amps) o que não é viável pelos translados dentro de SP.
Das demais umas 5 casas que não rolou pelos motivos que tu falou: mostrar trabalho pra ver se contrata... Se tivéssemos uma base valeria a pena arriscar, com as parcerias quero ver se rola de negociar duas dobradinhas ou aluguel de equipo...

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Ismah
Pra uma banda cover quase nunca é negócio, mas para quem é do autoral é relativo. Às vezes compensa pagar pra tocar.

Verdade. Música autoral o papo é outro, e aí se torna investimento mesmo.

Del-Rei
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
LeandroP
Sério... Música autoral é uma fod@.
Vejo isso com minha banda.
A grande maioria dos cachês mal paga a gasolina.

Apesar de hoje a cena autoral aqui no RJ estar bem mais valorizada que há uns anos atrás, ainda assim é muito duro entrar nesse ramo. Tem que gostar muito mesmo.

A maioria da galera não está interessada em sair de casa pra ouvir coisas novas. Só saem de casa pra ouvir o que já conhecem... Foda...

Um aceno de longe!!!

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Del-Rei
A maioria da galera não está interessada em sair de casa pra ouvir coisas novas. Só saem de casa pra ouvir o que já conhecem... Foda.

Eu vivo dizendo isso. O pessoal quer ouvir cover (isso quando não te transformam numa jukebox rsrs).

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Del-Rei
LeandroP

A saída é shows híbridos... Por aqui, a cena rock é mais forte, e a banda tem 14 anos, isso pesa é verdade, mas ainda assim fazemos shows variados dessa forma e acaba conquistando novos fãs.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Ismah

A saída é essa mesmo.

Lelo Mig
Membro
# out/16
· votar


VictorHhvv

Cara, toquei muitos anos em bares e, além do que a galera já citou, vou dar umas dicas preciosas...

1- Não beber além da conta.
2- Não beber mais que o cachê a receber e sair devendo.
3- Não sair na porrada com cliente.
4- Não dar em cima da mulher dos outros.
5- Não comer a mulher do dono do bar.

Eu fiz tudo isso... e aviso: É roubada!

VictorHhvv
Membro Novato
# out/16
· votar


Lelo Mig
huahuahuahuahuahuahuahuahuhua

Cres
Membro Novato
# out/16
· votar


Lelo Mig
Palavras de sabedoria, hahahaha

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Lelo Mig

De 1 a 5, se isso não for percebido, passa de boa! Algumas até rendem uma extra no cachê.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


Buja
O dono da casa vai tirar um bom percentual disso, digamos 70% (que eu acho um absurdo, ja que o equipamento é seu)

Caraca! Se a banda fica só com 30% até justifica completamente o item #5 da lista do Lelo Mig rsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para músicos de bar