:::: Tributo Beatles FCC :::: Fenomenal! Não deixem de ouvir!

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia
Ouvi alguns comentários a esse respeito. Mas, onde está fora do tom? Na música toda?
Pode ser que eu esteja errado, mas acho que sim. Até fiquei com a maior vontade de pegar a música e colocar outra voz por cima, mas no tom que chamei de "original".


overlappingcircles
Esquenta não, cara! Somos todos uns sacrílegos! hehehe

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


JJJ: Pode ser que eu esteja errado, mas acho que sim. Até fiquei com a maior vontade de pegar a música e colocar outra voz por cima, mas no tom que chamei de "original".

Tô encucado com isso!

Abs!

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


JJJ
Strawberry Fields Forever - hummmm... não é que esteja "ruim", mas realmente precisava de uma melhorada geral no instrumental e no vocal. Teve uns deslizes em termos de afinação e um tiquinho de sotaque demais aí (eu sei que é difícil - eu também luto com isso...)

pois é, nao tive saco de estudar pronuncia o suficiente...
=p

he Came in Through the Bathroom Window - O instrumental está legal (achei a guita um pouco alta), o vocal também está bom, só precisava de um pouco mais de... digamos... sei lá... ânimo; tá um pouco "desanimado", parece que gravou no meio da madrugada... rsrsrs
como ce descobriu?

é quase isso, eu gravo de noite, de fim de semana quando nao tem ninguem em casa... não sei soltar a voz ainda...

valeu pelos comentarios!

JJJ
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia
Tô encucado com isso!

ahhhhh, desencuca, cara! Let it be! ooops, essa é outra... rsrsrs


kiki

pois é, nao tive saco de estudar pronuncia o suficiente...
=p

hehehe... mas é phoda mesmo...

não sei soltar a voz ainda...
Eu também tenho dificuldade com isso quando canto em casa. Parece que os vizinhos vão ouvir e me achar doido, sei lá... :P

Sheev
Veterano
# fev/11
· votar


Agradeço a todos pelos comentários. :)

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11 · Editado por: Marcus Cerutti
· votar


JJJ - obrigado pelos coments velho! Bom d+!

Love Me Do - KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK... Ficou muito engraçado. Mas, apesar do óbvio apelo humorístico, ficou bom também!

Valeu! Créditos ao Óg.

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia
Tô encucado com isso!

Então... li por aí este esquema de que poderia estar desafinado ou fora do tom... não concordo. A música original é em Dm7/9 e eles fizeram em Fm - acho que o estilo hard da versão fez cair a sétima e a nona do acorde.

Acho que a gente está tão acostumado a escutar ela de uma determinada forma que, quando há uma troca de tom, dá uma agonia nazurêia; mas desafinado? Acho que não.

Pode ser isso?

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti: Pode ser isso?

:) Obrigado pela bela análise. Já estou me sentindo melhor... hehe

Abs

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia - he he... não tem de quê.

JJJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: JJJ
· votar


Marcus Cerutti
MauricioBahia
desafinado?

Desafinar é uma coisa, cantar em outro tom deliberadamente é outra. Eu não disse que quem cantou tinha desafinado, que fique claro.

Bahia, vou fazer o que eu falei, se não se incomoda... Vou baixar a música, cantar por cima e posto aqui, ok? Vou ver se consigo esse fim de semana. É só pra mostrar o que estou tentando dizer (fica mais fácil mostrando o som). Pode ser até que eu chegue à conclusão que estou errado...

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


JJJ - claríssimo! Foi mal cara, dei a entender que você havia dito que o vocal estaria desafinado. No meio deste bolo todo de informações, eu me atrapalhei.

Teve um cara aqui que comentou que a música estaria fora do tom.

Depois, sobre o seu comentário:
mas achei que ficaria melhor se o tom do vocal fosse o original

o Bahia responde:
Ouvi alguns comentários a esse respeito. Mas, onde está fora do tom? Na música toda?

E, sem querer, eu fiz a ligação: fora do tom = desafinado.

Acho que você quer dizer é que ele criou uma outra melodia para a voz, o que poderia ser considerada segunda voz - é isso?

JJJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: JJJ
· votar


Marcus Cerutti
Exato. Uma melodia que me pareceu diferente da original. Mas vou tentar gravar em cima esse fim de semana pra tirar essa dúvida que tanto atormenta nosso colega Bahia... rsrsrs

JJJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia
Marcus Cerutti

Como bem disse o Cerutti, a Come Together daqui subiu 1 tom e meio (Dm pra Fm). Então o que eu fiz foi o seguinte: peguei um trechinho da original, subi 3 semitons (a voz do John ficou meio de pato, mas dá pra entender...) e joguei um synth chato (pra ficar bem evidente) em cima da melodia do vocal.

aqui um trecho da original, 3 semitons acima, com synth na melodia

Depois peguei o mesmo synth chato e joguei sobre a Come Together daqui:

aqui um trecho da versão FCC, com o mesmo synth com a melodia original

Acho que agora dá pra entender o que eu estava falando. Só deixando beeeeem claro: não se trata de desafinação, só foi cantado em um tom diferente.

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


JJJ - entendi, parece que ele criou
uma segunda melodia para a voz e a tomou como principal. Trocou o tema da música.

Tenho que escutar mais, mas tou achando que concordo com você. Assim que der vou pegar a partitura dela e dar uma analisada.

De qq forma, isso não tira o brilho da versão.

[]s!

JJJ
Veterano
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti
De qq forma, isso não tira o brilho da versão.

Claro que não. Ficou legal. Só não é a melodia original, tal como a base, que também teve o arranjo alterado (e ficou bom também).

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ

Velho depois eu ouço (estou fora de casa), mas confio no que vc comentou e desde já agradeço pela atenção e ajuda!

Abs
ps. eu cantei do jeito que veio! hehe

Andy Viper
Veterano
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti
JJJ
ntendi, parece que ele criou
uma segunda melodia para a voz e a tomou como principal

Bom, pelo que ouvi (essa é minha música preferida dos Beatles), entendi o seguinte:

O Bahia usou o tom da segunda voz (que o Paul faz, iniciando da segunda estrofe em "Toejam footbal He Got"). Dá pra perceber claramente. Para quem ouve a música mas só presta atenção na primeira voz, e aí depois escuta essa versão, realmente fica um pouco estranho - principalmente no refrão, que perde um pouco o sentido (o synth que o JJJ pôs mostra claramente isso).. Mas acredito que seja essa a intenção de se fazer uma versão, soar diferente e consequentemente fazer uma polemicazinha, hehehehehe. Em suma, a música inteira ficou foda. Menção honrosa para a guitarra: o que foi aquilo!

Abraços!

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


JJJ


Rá!!!!!! Ouvi agora. Sensacional. Que trabalhão teve. Enfim, "visualizei" perfeitamente o que quis dizer. De fato, eu cantei fora do do tom original! :) E foi justo esse "fora" que mais me deixou a vontade! hhehe

Abs e obrigado.

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


JJJ
sensacional!
foi tipo "não entendi, desenha?"

MauricioBahia
vai aí, duvido ce cantar igual o pato donald!
ou no gravão lá embaixo!

e fica a duvida... se plágio é quando copia x notas em sequencia, então voce não fez um cover?

=p

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


kiki: : foi tipo "não entendi, desenha?"

ehheeh. Análise perfeita!

vai aí, duvido ce cantar igual o pato donald!

Aí vira AC/DC! heheh ;)**

Abs

** aguardo tomates!

JJJ
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia
kiki

Realmente, a base ficou num tom que, pra cantar no original, ou ficaria muito alto ou muito baixo.

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


Realmente, a base ficou num tom que, pra cantar no original, ou ficaria muito alto ou muito baixo.

Sim, daí ele pegou uma quinta abaixo, alterou a melodia dos caras, chutou o pau da barraca e ficou muito massa!

Aí pessoal: bacana essa discussão!!

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x -x-x

Uma outra discussão...

Obviamente, depois de um tributo como este, a gente não é mais o mesmo; passa escutar as mesmas músicas de outra forma.

Bom, nisso, comecei a me perguntar: porque as nossas versões não tem aquele 'quentinho' que as gravações originais tem? É porque a gente não usa compressor com válvula ou são os rolos de fita que esquentam? Será que eles colocavam a mix num overdrive?

JJJ
Veterano
# fev/11 · Editado por: JJJ
· votar


Marcus Cerutti
Bom, nisso, comecei a me perguntar: porque as nossas versões não tem aquele 'quentinho' que as gravações originais tem? É porque a gente não usa compressor com válvula ou são os rolos de fita que esquentam? Será que eles colocavam a mix num overdrive?

Isso já é assunto pro fórum de gravação...

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


JJJ
Isso já é assunto pro fórum de gravação...

Eu sei, mas me sinto mais entre amigos por aqui...

kiki
Moderador
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti
Bom, nisso, comecei a me perguntar: porque as nossas versões não tem aquele 'quentinho' que as gravações originais tem? É porque a gente não usa compressor com válvula ou são os rolos de fita que esquentam? Será que eles colocavam a mix num overdrive?

além disso, eu sinto muito outra coisa:

gravar em canais separados SEM ensaiar tudo junto antes é meio esquisito.
acho que acaba ficando mais mecanico, mais dificil de arredondar as dinamicas e o feeling.

fiquei muito feliz, por exemplo, com um cara que comentou que uma das minhas musicas tava com ar de ensaio, de coisa tocada junto.
eu sempre acho que minhas gravações soam meio separadas as coisas...

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


kiki - interessante isso que você comentou. Outro dia estava ensaiando com a banda, em estúdio, e resolvemos gravar uma hora do ensaio. Escutando a gravação, nota-se claramente que foi gravado tudo junto.

Claro que tiveram problemas de erros de execução, afinal, era somente um ensaio, mas quando se está junto, olho no olho, fica bem mais pegado.

Vamu tudo pra sampa tocar chunto!! Ou vem tudo pra cá que tem churras com ceva e refri pra tudo mundo depois da jam! Bah tchê, tri legal!!! hehehehe

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


Marcus Cerutti: : porque as nossas versões não tem aquele 'quentinho' que as gravações originais tem?

Na net tem disponível o livro "A Arte da Mixagem" em português inclusive. Enfim, nauquela época dos Beatles, por exemplo era tudo analógico, fora que o ambiente pode fazer a diferença. O ogner postou muito bem sobre isso!. Mas eu, humildemente, ainda acho que o produto/diretor artístico tem uma grande parcela na "temperatura"! hhehe

Abs

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Últimas estatísticas (1775 views!! Nada mal. :)

http://img211.imageshack.us/img211/9895/statsbeatles.gif

Abs

ps. eu e o Root of All Evil estamos em terceiro no momento! hehehe

ps2. confesso que não entendo essa pontuação do Soundcloud! :(

Marcus Cerutti
Veterano
# fev/11
· votar


MauricioBahia - vou atrás do livro, valeu!

Enfim, nauquela época dos Beatles, por exemplo era tudo analógico, fora que o ambiente pode fazer a diferença.
Não tenho certeza, mas muitas gravações do Beatles foram realizadas em 2 canais. Depois de algum tempo é que começaram a usar 4 canais. Me parece que gravavam, por exemplo, bateria, baixo, guitarra JL e GH; mixavam isso para duas trilhas e então gravavam as vozes; vai ter piano? mixa tudo para mas mesmas duas trilhas de antes e faz o piano. Ou seja, o Paul deve dar rizada no estúdio hoje em dia.

Será que a gravação digital não 'pega' a frequência aquecida?

O ogner postou muito bem sobre isso!
Sim, eu li e assisti o report várias vezes, mas não sei se o 'quentinho' vem daí. Vem? Ok, a ambiência influi muito...

Bom, isso quer dizer que músicas gravadas com VST e/ou VSTi nunca terão este quentinho. Vamos pegar um paralelo... na opinião de vocês, o 14Bis tem este quentinho dos Beatles?

Quero ainda fazer um teste num estúdio de verdade:

gravar digital e analógico, mixar digital e analógico e masterizar digital e analógico de forma a obter no final várias configurações: AAA, DAA, ADA, ... DDD e poder comparar os diferentes produtos finals.

Mas eu, humildemente, ainda acho que o produto/diretor artístico tem uma grande parcela na "temperatura"! hhehe
Comenta um pocu mais sobre isso - tem um exemplo?

Eu tenho a forte tendência a acreditar que a masterização é a alma do negócio...

MauricioBahia
Moderador
# fev/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Marcus Cerutti: Eu tenho a forte tendência a acreditar que a masterização é a alma do negócio...

Cara, eu acho que tentar "chegar lá" é "dar murro em ponta de faca". Eu não viso isso pq achar uma sonoridade original é muito mais legal e até mesmo instigante. Conhece os plugins Abbey Road? Eu os tenho, mas são complicados (pra mim) e se eu ficar querendo "chegar lá", acaberei não chegando e gastando mil horas , até pq são simulações. Enfim, comparar e tentar soar parecido me parece uma tarefa hercúlea! :)

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a :::: Tributo Beatles FCC :::: Fenomenal! Não deixem de ouvir!