Novo top Yamaha: Montage Synth

Autor Mensagem
bravo57
Veterano
# fev/17 · Editado por: bravo57
· votar


André Luiz Keys

Então, só pra esclarecer caso tenha ficado algum mal entendido...

Quando disse que a Roland perdeu espaço, foi comparando com a era do XPs e JVs, que eram tão fáceis de ver num palco, como os Nords hj em dia. Atualmente, com a linha Jupiter e os RDs, até que tem sido mais facil ver o nome Roland em grandes palcos, mas nem sombra do que foi os anos 90. Os Motifs foram uma explosão na segunda metade da decada de 2000.

Acontece que quando uma marca é vista no palco dividindo espaço com um artista famoso, ela ganha muito valor, e mesmo quem não tinha grana pro Motif, por exemplo, corria pro MM6, pra pelo menos expor a mesma marca que tava no palco dos idolos do momento.

Confesso que não ligo para workstations top, são muito pesados, caros e repletos de recursos que não me fazem falta. Por isso, gosto muito da linha Jupiter, mas não é um teclado que enche meus olhos, muito menos tenho interesse nesse Montage, Motifs e até mesmo o versátil Kronos... Estaria muito bem servido com um Nord, não pela atual fama da marca, mas pela sonoridade (me agrada mais até que esses works), somada ao baixo peso (considerando que é construido em metal e madeira), construção geral e ter todos os controles na cara... odeio menus complexos como aqueles antigos korgs, e adorei o visual vermelho e vintage desde que vi um pela primeira vez nas mão de Alex Veley do Nando Reis, com um timbre rhodes matador. Enfim, sei quem Yamaha e Roland continuam sendo campeãs de vendas, mas acho que atualmente perderam o status de sonho de consumo, dos ultimos 30 anos, e esse grande numero de vendas, em parte se deve ao grande sucesso do passado.

E pra finalizar, tbm tenho um Juno Di... é limitado em algumas coisas mas é compacto e leve, e com alguns timbres editados melhorou razoavelmente, mas nenhum atual produto da Roland (nem Korg nem Yamaha) me enchem os olhos, todos parecem ser sem tempero, diferentemente dos D50, XPs, JVs, DX7, Motifs, 01w, Trinity e Tritons em suas épocas.

André Luiz Keys
Veterano
# fev/17
· votar


bravo57

Show de bola.

Como falei no post anterior, compartilhamos de opiniões muito parecidas!

Grande abraço

André Luiz

homemsemsobrenome
Membro Novato
# fev/17
· votar


Eu continuo gostando dos lançamentos da Kurzweil, o PC3 é praticamente minha ideia de um bom teclado (para minhas necessidades, claro), mas a marca não engrena aqui no Brasil e, pelo visto, também não faz um grande esforço nesse sentido. Nem site em português eles tem.

Agora, voltando ao Montage, faço novamente meu apelo: alguém já testou ou a crise tá tão tão brava assim?

Eu brinquei com ele numa feira de música, mas tava muito cheio e não consegui fazer quase nada praticamente. Só deu para sentir que eu não tenho mesmo dinâmica com teclas de piano, hahaha

Keyboardman2
Veterano
# mar/17
· votar


Sinceramente, desde que comprei o PX5S a três anos atrás, nenhum desses tops caríssimos me enchem os olhos, que além de caros possuem uma infinidade de recursos que não utilizo. Para piano com pads uso o PX5S e para os demais timbres uso VST controlado por um Oxygen 61 que logo será substituído pelo Code61 somente pela entrada de pedal de expressão. Sendo assim me sinto bem servido sem gastar mais de 20 mil para ostentação. Só acho válido o investimento se for usar pelo menos 80 % dos recursos que oferecem, e sabemos que na verdade não utilizamos nem 20%.

homemsemsobrenome
Membro Novato
# mar/17
· votar


Eu pelo menos, que tenho só um XWP1, um teclado bem simples, sinto falta tanto de qualidade de timbre quanto de outros recursos, mas sempre que vejo esses tecladões monstruosos fico pensando quem exatamente explora tudo o que eles tem a oferecer. Essas pessoas existem? Quem são?

Particularmente, eu nem consigo entender várias coisas do mundo da síntese, quanto mais chegar num ponto de dizer "caramba, o Montage não tem isso ou aquilo que eu tinha no meu dedicado X ou Y e isso é fundamental para mim".

Aqui no fórum a gente analisa e critica tudo simplesmente porque tem tecladista de todo o tipo aqui, então uma polifonia mais baixa, a falta de um fader aqui ou ali ou qualquer coisa assim deixa de fora um tipo de músico, mas não significa que o teclado seja ruim, nem que seja ruim nisso que está sendo criticado, só que um aspecto dele não contempla um tipo de músico de uma determinada forma.

Acho que tem dois polos aí, um é quando o teclado tem menos recursos que você como músico, de modo que fazer ele te atender é preciso fazer sua imaginação caber nas limitações da máquina (o meu mundo, aliás), já o outro é subutilizar o instrumento e acabar pagando uma nota num instrumento que você é incapaz de aproveitar no que ele tem de melhor.

Synth-Men
Veterano
# mar/17
· votar


Eu pelo menos, que tenho só um XWP1, um teclado bem simples, sinto falta tanto de qualidade de timbre quanto de outros recursos, mas sempre que vejo esses tecladões monstruosos fico pensando quem exatamente explora tudo o que eles tem a oferecer. Essas pessoas existem? Quem são?

Boa linha de raciocínio prezado. Daí surge o custo beneficio.

Olha meu caro, utilizar tudo de todos os recursos eu acho difícil, mas tem gente que usa bastante coisa sim. Produtores musicais que criam demos em casa, durante uma viagem ou em um cantinho reservado no próprio estúdio. Os caras masterizam demos no teclado. Quem não quer ficar na frente de um computador com o mouse, abrindo e fechando menu de DAW, enviando comandos MIDIS.

O profissional, omite alguns recursos, por que ele sabe que não fará diferença no resultado final.

O usuário comum, omite alguns recursos, por que ele não sabe a diferença que dará no resultado final.

Usuários caseiros é mais difícil de usar muitos recursos mesmo. Se quer, dar o trabalho de ler o manual, onde iria descobrir todas as especificações do teclado, recursos e como utiliza-los. O cara vai no fórum gringo, youtube, garimpar informações por meses, semanas, dias e dá muito mais trabalho, mas não lê o manual de instruções.


Vou te dar um exemplo de dentro da minha casa. Meu irmão já masterizou em Workstation. Utilizou tudo o que pode no teclado e mesmo assim teve coisa que ele não usou. Pergunta se alguém notou se aquilo tudo era MIDI e foi masterizado no teclado?

Já em uma DAW, ele não utiliza nada, mas nada mesmo. Muito mal um reverb ou delay. E masteriza como ninguém.

Um cara das antigas que masterizava demos em teclados era o Tony Garcia (muso inspirador do meu irmão). Mega produtor dos anos 80 e 90. Apesar de ele ser estrangeiro, popularizou o uso da linha XP no Brasil.

Ele tocava e produzia funk melody no XP80/60/50, supõe-se que utilizava muitos recursos dessas maquinas.


Duas maquinas ganhadoras de guerra hoje em minha humilde opinião, são os teclados Fantom G e o Motif XF. Daqui há 20 anos estes teclados ainda serão úteis. Foram os únicos que conseguiram bater de frente com a linha T da Korg que reinou sozinha quase 3 décadas (1990/2000/2010) neste sentido só a linha JV(1992) XP(1994) eram concorrente, mas a linha T (1989) era mais popular). Com certeza os superaram.

Pois dá para produzir nelas com qualidade devido aos recursos/ferramentas que oferecem e a interatividade deles é altamente intuitiva.

Outras duas maquinas que merecem respeitos a nível de recursos é a linha Juno. Não tem a potencia, qualidade e é considerada abaixo da linha Korg TR. A Korg teve que correr e lançar o M50 em 2008/2009. Ótima maquina também, mas o vírus Juno já tinha se espalhado e popularizado.desde 2004.

O que tem nestas maquinas, dá para produzir bem.

Mas sempre irá cair nos dois polos que você citou.

homemsemsobrenome
Membro Novato
# mar/17
· votar


Tenho essa impressão também, Sinth-men,

Dos modelos que você citou, o Juno G, por exemplo, dessa linha juno, tirando pelo problema com o monitor, é um teclado excelente até hoje. Sempre me surpreendo com as funções dele. O Fantom eu gosto do conceito: a facilidade da operação, pads, bons timbres, samplers. É um teclado bem completo que, ao menos para mim que não os tive, me parece entrar naquele conceito de teclado que não precisaria ser trocado por outro durante muito, muito, tempo, afinal, por mais que possam sair outros melhores, se ele faz tudo o que você pede e ainda te oferece recursos que não limitam sua imaginação, por que trocar?

jorget
Membro Novato
# ago/17 · Editado por: jorget
· votar


Synth-Men
A Yamaha mostrou nada e falou menos ainda deste equipamento.

Fui testar o teclado e fiquei muito surpreendido com ele: finalmente um sinth yamaha com super-editor e com timbres sampleados nele como o do seu piano top CFX e Bosendorfer como cita na página:

https://br.yamaha.com/pt/products/music_production/synthesizers/montag e/features.html#product-tabs

Conteúdo
Todo instrumento musical precisa ter um grande conteúdo para inspirar sua criatividade. O MONTAGE oferece uma enorme variedade de sons incríveis como o novo e premiado Piano de concerto Yamaha CFX, novos sons de instrumentos de sopro sessão de cordas (strings) e uma ampla seleção de sons das lendárias linhas DX e TX, todos modernizados (modelados) para aproveitar ao máximo da tecnologia Motion Control Synthesis Engine.

Como parte do lançamento do MONTAGE, a Yamaha tem o prazer de oferecer a extraordinária sonoridade do Piano Bösendorfer Imperial Premium Grand Piano.


Nota 10 pra Yamaha: um teclado 10X superior ao Motif XF8 como diz noutra página, apenas faltando um sequenciador completo, mas se usa o cubase. Ainda com kit avulsos/download de samples (library) e ampla modelagem de samples (sampleador com modelador: Motion Control + FM, ver manual), a maior e mais completa/edit de todas as marcas, superou e muito os Roland e ate o Kronos nisso (o problema está apenas no preço, mais de U$ 7mil na versao 8, igual ao Kronos e o dobro de um XF8 e 2,5X o FA8, será que vale a pena por tanto?). Parabéns pelo belíssimo teclado, uma super-máquina.

Videomaker
Veterano
# set/17 · Editado por: Videomaker
· votar


Corram que ainda da tempo...!!!

YAMAHA MONTAGE FESTIVAL
https://br.yamaha.com/pt/products/contents/keyboards/montage_festival/ index.html

jorget
Membro Novato
# out/17 · Editado por: jorget
· votar


E BAIXOU aqui o preço do super sinth Montage pra R$ 16.700 na versão 8, não sei por quanto tempo. Mas será que vale a pena? Apesar de ter supersamples, pelo menos de 2 pianos: da própria yamaha, o CFX e do Bosendorfer. O 1o arranjador Yamaha a ter (provavelmente) samples é o GENOS, mas só testando, onde deve ter pego carona nos samples do 1o sinth da marca, o novo MX88 e o Montage, ambos com o CFX e Bosendorfer (samples na yamaha só nos SP como CP1 e outros inferiores, um absurdo pois a yamaha possui um dos 3 melhores pianos do mundo, junto com o Bosendorfer e Steinway: é seu super CFX

O preço aqui está bem próximo de lá fora (de $3,499.00- $4,499.00 que deve ser versao 8), aqui a pouco mais de Us 5mil (5.050). Ou seja, nem indo lá buscar sai mais barato, ainda com muitos riscos e sem segurança, bag e transporte (hoje ate isso se paga no avião).

MANUAL DO MONTAGE e REFERENCIA e mais downloads

jorget
Membro Novato
# out/17 · Editado por: jorget
· votar


FAQ (traduzido), dá pra comparar com o Kronos, mas perde muito pra ele, principalmente no sequenciador e falta de sampler pros seus 2Gb, ver notas):

De onde veio o nome MONTAGE?

A palavra "montagem" é comumente usada como técnica de edição de videos, combina vários vídeos de diferentes perspectivas em um corte contínuo. Também usou como técnica fotográfica, combina fragmentos de várias imagens em uma única imagem.

O principal e novo sintetizador é chamado de MONTAGE com a esperança de ser reconhecido como símbolo de uma técnica musical usando o MOTION Control, que tem isso como sua principal característica.

Também sua seqüência de movimento que fornece novas formas incríveis de programação de som, da mesma forma sai o conceito MONTAGEM.
(nota: se não tem sampler e sequenciador dependente de um DAW (Cubase externo), então "monta" o que? efeitos nos timbres ou possível sintetizador? o Kronos não tem esse nome e "monta" muito mais)

O que é Motion Control?

O Motion Control System é um recurso completamente novo para controle variável de Moções ( mudanças rítmicas de som multidimensionais) em tempo real. Esta característica poderosa altera de forma dramática e dinâmica os sons do instrumento em caminhos novos, nunca antes ouvidos, mudando texturalmente eritmicamente com batidas, proporcionando efeitos de iluminação legais e coloridos e respondendo expressivamente à sua paixão criativa.

O Motion Control System possui três funções principais:

1) Super Knob

2) Seqüenciador de movimento

3) Envelope Follower


O que é Super Knob?


O Super Knob é um controlador de macro para criar mudanças sônicas multidimensionais e aprimorar essas mudanças com mudanças de iluminação coloridas e continuamente em mudança.

O Super Knob pode ser controlado pelo Foot Controller?

Sim. Você apenas conecta seu Foot Controller (FC7) à tomada FOOT CONTROLLER2.

O que é Motion SEQ?

O poderoso recurso Motion Sequencer permite que você altere dinamicamente os sons operando Parâmetros, dependendo das seqüências criadas antecipadamente.

Ele fornece controle em tempo real para mudar sons dependendo de várias seqüências, como Tempo, Arpejo ou o ritmo de dispositivos conectados externamente.

O que é Envelope Follower?


Envelope Follower é uma função para detectar o envelope de volume da forma de onda do sinal de entrada e modificar sons dinamicamente.

O que é LIVE SET?

MONTAGE tem uma função Live Set para chamar facilmente Performances enquanto você toca no palco.

Uma vez que você armazenou Performances na ordem desejada, você pode se concentrar completamente em sua perfomance e nunca perder a escolha.

O que é SCENE função?

Cada Performance pode ter 8 configurações de CENA.

Você pode atribuir diferentes "instantâneos" de parâmetros relacionados com partes importantes, tais como status de silêncio de faixa e a configuração básica de mistura para os botões SCENE [1] - [8] como Cenas de peças.

O que é SSS (Seamless Sound Switching)?

MONTAGE possui função SSS (Seamless Sound Switching) para alternar entre Performances sem problemas, sem que nenhuma nota seja interrompida.

O que é ABS (Audio Beat Sync)?

ABS (Audio Beat Sync) é uma função para detectar a batida da entrada de sinal de áudio da entrada A / D e sincronizar a batida com o seqüenciador de movimento ou arpejo.

Qual o maior diferençal com a série MOTIF?

[No Gerador de tons]

- Mecanismo totalmente novo "Motion Control"

- Novo gerador de tons FM-X

[No Geral]

- Modeless. Unificador do modo de desempenho (e modelagem dos samples)

- UI do painel de toque (touchscreen)

Existe alguma compatibilidade de dados com a série MOTIF?


Sim, MONTAGE tem a compatibilidade de voz com o MOTIF XF.

E também tem alguma compatibilidade com a série MOTIF da antiga geração. Para mais detalhes, verifique o seguinte URL.

Compatibilidade de dados com sintetizadores da Yamaha

Existe função "Voice" no MONTAGE?

Não. Há apenas função Performance.

Voice no MOTIF XF foi incluído no MONTAGE unicamente como parte do Performance.

Há todos os Preset de Voices MOTIF XF em MONTAGE?

Sim. Existem 1.353 Vozes (128 * 9 bank + 72Drum Kit + 128GM + 1GM Drum Kit) como Performance.

O mesmo? Timbres do MOTIF XF nos timbres do MONTAGE?

Eles são muito parecidos, mas tecnicamente não são idênticos.

MONTAGE possui placas de som melhores que do MOTIF XF com diferentes placas de circuitos analógicos. Alguns timbres soam ligeiramente diferentes, dependendo do timbre selecionado.

MONTAGE pode carregar diretamente a biblioteca de sons do DX7?

Ao usar o "Conversor de FM" (nome tentativo) disponível desde maio, você pode carregar a biblioteca de som do DX7 para MONTAGE. Para obter informações mais detalhadas, você poderá ver desde abril.

A polifonia máxima é 128?

AMW2: 128 e FM-X: 128, então 256 poli em max.

Essa polifonia não depende do recurso de processamento, você pode usar sempre.

Existem opções de expansão para MONTAGE?

Não. MONTAGE já possui memória flash e USB Audio / MIDI internos.

Posso expandir a capacidade do flash do usuário?

Não. Você pode usar os 1,75 GB internos para o usuário. (nota: a maior de todas as marcas, gigantíssima)

MONTAGE pode ser usado em 16 partes múlti timbrais?

Sim. O desempenho da MONTAGE pode ter 16 partes no máximo.

* Todas as performances predefinidas são feitas internamente de 8 partes.

A função efeito bypass está disponível?

Sim. MONTAGE tem esta configuração em UTILITY.

Mas você pode acessar esta configuração diretamente simplesmente pressionando o ícone "FX". Toda a tela possui o ícone "FX".

MONTAGE tem saída digital?

MONTAGE não possui saída digital ótica/coaxial, mas MONTAGE possui áudio USB. Você pode usar a saída digital via USB Audio.

MONTAGE tem função "Master Keyboard"?

Sim. Há configurações em Utilitário e cada Performance.

MONTAGE tem função DAW Remote?

Não.

MONTAGE tem editor sampler?

Não. Mas MONTAGE pode carregar o arquivo wav (nota; absurdo pelo porte do sinth e pelos quase 2 Gb).

MONTAGE tem Sequencer totalmente funcional?

Não. MONTAGE tem apenas o seqüenciador simples, um "Performance Recorder", simples gravador. Não possui função de edição. (nota: uma absurda pobreza)

A saída balanço está disponível?

Sim. A saída principal e a saída inversa são saída balanço pelo plug TRS.

Claro que você pode usar o cabo mono como de costume.

Posso gravar no próprio MONTAGE?

MONTAGE possui um Gravador de perfomance (sequenciador multi-Track interno) para gravar teu desempenho no teclado como dados MIDI (saída .mid). (nota: ponto obscuro em contradição a questão acima sobre sequenciador simples/pobre)

Esta função permite que você armazene instantaneamente o desempenho que vem à sua mente.

Você pode criar arranjos completos de vários instrumentos e completar Músicas/songs, usando a DAW (Digital Audio Workstation: que deve ser o cubase num PC)

E quando você conectou a memória flash USB a MONTAGE, você pode gravar como dados de áudio para o flash USB.

MONTAGE pode reproduzir arquivos MIDI e arquivos de áudio?

Sim. O formato compatível é o seguinte.

MIDI: no MONTAGE o formato original e o formato SMF0 / 1

Áudio: WAV (44,1 kHz / 24 bit / estéreo ou 44,1 kHz / 16 bit / estéreo)

Está disponível a tecla dez?

Embora a tecla física dez não exista, mas o software de dez teclas está disponível em algumas funções e parâmetros.

A função de internet está disponível para MONTAGE?

Não está planejado para ter essa função atualmente.

Existem músicas Demo internamente?


Sim, cada Performance tem uma demonstração de expressão pela Audition.

MONTAGE tem pacotes Cubase AI?


Sim, MONTAGE tem versão de download do Cubase AI 8 (artificial inteligence).

Existe algum software de PC / Mac para MONTAGE?

Vamos lançar o software "MONTAGE Connect" no Outono de 2016.

Este software tem duas funções, "Recall" e "Performance record transmission".

Para obter informações mais detalhadas, você poderá ver em abril.

MONTAGE tem o PC / Mac Editor?

Não, não está previsto lançar atualmente.

Que tipo de sistema operacional o MONTAGE tem compativel?


Windows: Windows 7 SP1, Windows 8 / 8.1, Windows 10

Mac: Mac OS X 10.9.x / 10.10.x / 10.11.x

Que tipo de driver USB no MONTAGE pode usar?

Driver USB Yamaha Steinberg. A versão compatível será lançada em maio de 2016.

Qual é a taxa de amostragem compatível na conexão de PC / Mac?

44,1 kHz, 48 kHz, 96 kHz, 192 kHz

O MONTAGE pode conectar-se ao dispositivo iOS para usar o aplicativo "AN2015" ou "Remixer de música"?

Sim. MONTAGE tem a compatibilidade com o Compliant de Classe, para que você possa se conectar e usar o App.

Quando você se conecta ao dispositivo iOS, use o Apple "Lightning - USB Camera Adapter".

Qual a diferença entre os MONTAGE 6 / 7 / 8?

O teclado é diferente. MONTAGE6 tem teclado FSX de 61 teclas (leves), MONTAGE7 possui teclado FSX de 76 teclas (semi) e MONTAGE8 possui teclado de 88 teclas BH (pesadas). A especificação do sistema e o gerador de tons são os mesmos (nota: só muda tamanho e teclas, mais nada).

Quanto tempo leva a inicialização?

Cerca de 17 segundos.

MONTAGE é compatível com o adaptador Wi-Fi USB?

Não.

MONTAGE pode usar o adaptador MIDI sem fio Bluetooth MD-BT01 ou UD-BT01?

Sim, o MONTAGE suporta MD-BT01 e UD-BT01.

MONTAGE funciona como uma interface de áudio?

Sim, MONTAGE funciona como segue (como controlador):

44.1kHz: envie 16 canais estéreo para DAW e receba 3 canais estéreo da DAW

44.1 / 48/96 / 192kHz: envie 4 canais estéreo para DAW e receba 3 canais estéreo da DAW

* Somente 44.1kHz pode selecionar 16 estéreo ou 4 estéreo para enviar

Kykonanet
Veterano
# dez/18
· votar


Faz pouco tempo que estou com um MONTAGE e é meu primeiro YAMAHA. Eu me acostumei com teclados que apresentam opções pré-definidas para o AFTERTOUCH... Notei que no Montage praticamente não há! A Yamaha tem algo contra o existe alguma filosofia que eu não percebi ainda?

sereanes
Membro Novato
# 19/jul/23 23:16
· votar


Prezados

O Yamaha Montage foi oficialmente descontinuado.

Veja no link abaixo.

https://www.yamahasynth.com/learn/montage/montage-sayonara?fbclid=IwAR 19xlmuB4TIy0eBsjt0EzAREqdDfyEOWp7sF3xj8YZiUpm2xbwZfz7NSJQ

Abraços.

sereanes
Membro Novato
# 20/jul/23 15:50
· votar


Pessoal

O Yamaha Montage foi oficialmente descontinuado e está disponibilizando 16 samples free (a exemplo do Bösendorfer), como a seguir:

Character Pianos for MONTAGE features very unique sounding Yamaha Pianos.

A “Nashville C3”, “U1 Upright”, and “Felt Piano.”

Nashville C3: A small but rich grand piano engineered in conjunction with our Sound Design and Artist Relations teams, the Nashville C3 was recorded in our Yamaha Entertainment Group Studios and processed with real analog tape for vintage sound.

U1 Upright: One of the most popular pianos in the world, the U1 Upright features a vintage, nostalgic character. This makes it perfect for music needing a solid upright piano vibe and sound.

Felt Piano: This expressive and intimate piano is a U1 Upright with felt placed between the hammers and strings (This U1 is a different instrument than the character rich “U1 Upright”). The Felt Piano was recorded in the Yamaha speaker test lab using a proprietary sampling robot, allowing the reproduction of ultra-precise note velocities and smooth dynamic layers.

This content contains:

- 16 Performances

- 16 User Waveforms (139 MB)

1)Nashville C3
2)Nashville C3 + SynPad
3)U1 Upright
4)U1 Upright + Rd EP
5)Felt Piano
6)Felt Piano Pad
7)Nashville C3 + DX EP
8)U1 Upright + Felt
9)Nashville C3 Bright
10)NashC3 + SynFMBrass
11)U1 Upright Bright
12)NashC3 + Felt Pad
13)Felt Piano Bright
14)Felt Piano ARP*4
15)Felt Mono-SP Piano
16)C3 Ballad ARP

Veja no link abaixo.

https://www.yamahasynth.com/learn/montage/montage-sayonara?fbclid=IwAR 19xlmuB4TIy0eBsjt0EzAREqdDfyEOWp7sF3xj8YZiUpm2xbwZfz7NSJQ

Aproveitem.

Parece que em Outubro vem o novo lançamento.

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo top Yamaha: Montage Synth