Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.

Autor Mensagem
Ezequiel-zunchete
Membro
# jun/13
· votar


ola pessoal

sou extremamente novo aqui no forum mas li todas as postagens deste tópico isso porque comprei um bk5 nao tem 3 semanas e ja me encantei pelo teclado

sera que alguem poderia me auxiliar me enviando uma cópia digitalizada do manual do bk5 em portugues para mim

fica aqui meu e-mail
ezequiel-zunchete@bol.com.br

se alguem puder me ajudar serei muito grato

at

Delvo
Veterano
# jun/13
· votar


Ezequiel-zunchete

Acabei de enviar.
Por favor, confirme o recebimento
Qualquer dúvida, apareça.

elnobre
Veterano
# jun/13
· votar


Minhas primeiras impressões sobre o bk5 após ter recebido o meu ontem. Realemente o que tanto se falou no tópico sobre a sonoridade dele em relação ao E-50 é verdade, pois o mesmo ritmo acaba soando melhor, com aparência mais stereo nele.
A sensibilidade (touchsence) lembra mais os "EXR" que os "E" pois é um pouco mais agressiva. Lembro que o E-50 tinha uma pegada mais suave quando as teclas eram acionadas, creio que devido ao motor sonoro também.
Pendrive, sem comentários, lê muito rápido. Mp3 com center cancel acaba sendo uma opção a mais de descontração.
É muito estranho navegar nele apertando enter pra quem era acostumado com visor touch, mas isso é uma questão de adaptação.
De maneira geral creio que a roland foi feliz no projeto do bk5 pois dispobilizou um arranjador muito bacana em formato compacto e leve, diferente de outras marcas.
Um dos pontos mais fortes que posso citar foi a inclusão dos novos kits de bateria. O ststandardt1 mostra que a roland tem bons kits, mas parece que tem preguiça de colocar isso nos arranjadores.
Esta é apenas uma primeira impressão pois pretendo explorar de maneira mais criteriosa as funções dele e ir postando minhas conclusões.

elnobre
Veterano
# jun/13
· votar


Alguém teria aquele ritmo usado por zezo nas músicas "as vezes eu", "ciumenta" e outras tipo jovem guarda? Sei que esse ritmo é o mesmo vintagegtrpop nos psrs da yamaha. Gostaria de algo parecido com ele para o bk5. Caso alguém tenha e possa enviar para meu e-mail enobredelima@yahoo.com.br

Ontem testei os mega ritmos no bk5 e já posso dizer que o investimento valeu a pena. Ritmos muito bons, animados, com peso, introduções e variações muito fiéis às músicas relacionadas, enfim, pra fazer uma festa boa só falta esse ritmo que citei no parágrafo anterior. Valeu!

Delvo
Veterano
# jun/13 · Editado por: Delvo
· votar


elnobre

Amigo, deve ter havido uma falha no email. Já mandei outro. Lá eu só dizia que não tenho o ritmo que você precisa. Como não uso teclado para fins profissionais, só para divertimento, disponho de pouca coisa. Curto mais latinos e 8beats. Sugeri para você converter o vintagegtrpop no Style Works, muitas vezes fica bom, com pequenos retoques depois.
Eu tenho convertido diversos, alguns ficam bons, outros não. Não consegui ainda entender por que isso acontece. Pela lógica era para todos ficarem bons ou todos ficarem ruins. Mas não, uns ficam uma beleza, outros uma porcaria. Vai lá saber o por que.

Ezequiel-zunchete
Membro
# jun/13 · Editado por: Ezequiel-zunchete
· votar


ola amigos

gostaria de agradecer a pessoa que me enviou o manual do bk5 por e-mail que atende por nome no e-mail Deltgx fico muito grato a vc.

pessoal toco aqui na região sul de Santa Catarina com ritmos como Vaneirão, xote, chamamé, valsas, etc... enfim ritmos voltados para música gaúcha.

fiz uma programação utilizando o LDstandar kit, no PA achei que ficou legal mas gostaria de saber se alguem utiliza algo parecido que tenha alguma configuração bacana com outro kit para que eu possa testar.

atc
Ezequiel

Ezequiel-zunchete
Membro
# jun/13
· votar


Delvo desculpe minha ignorância fiquei tão entusiasmado com o e-mail que não li o resto muito obrigado pelo envio meu amigo

Deltgx = DELVO

vlew amigo

elnobre
Veterano
# jun/13
· votar


fiz uma programação utilizando o LDstandar kit, no PA achei que ficou legal mas gostaria de saber se alguem utiliza algo parecido que tenha alguma configuração bacana com outro kit para que eu possa testar.

Amigo Ezequiel você já baixou os mega ritmos no site da roland? Creio que lá encontrará alguns dos estilos citados com muita qualidade.

Ezequiel-zunchete
Membro
# jun/13 · Editado por: Ezequiel-zunchete
· votar


[i]Amigo Ezequiel você já baixou os mega ritmos no site da roland? Creio que lá encontrará alguns dos estilos citados com muita qualidade[i]

sim meu amigo baixei todos até utilizei a base de programaçao do ritmo E_dai da musica do Guilherme e Santiago para corrigir os ritmos que eu utilizava num exr-5s, confesso que ficara bons mas ainda não esta bem do jeito que eu imagino e quero para se aproximar de uma boa batera acustica mas vou tentando e agradeço a dica do mega ritmos

Giogu76
Membro Novato
# jul/13
· votar


Olá pessoal!
Venho acompanhando esse forum e decidi comprar tb um bk5, chega hoje.
Peço aos amigos que, por gentileza, me enviem copia do manual em português.
Meu email: giogu76@gmail.com
Grande abraço a todos.

Giogu76
Membro Novato
# jul/13
· votar


Olá pessoal.
Não preciso mais do manual em português, veio com um CD que acompanha o teclado.
Mesmo assim obrigado.

Mzawa
Membro Novato
# nov/13
· votar


Olá amigos,
Será que alguém poderia enviar o manual em português para marczawa@gmail.com?
Entrei no blog hoje e estou ansioso para começar a desbravar a fera.
Abraços!

André Luiz Keys
Veterano
# nov/13
· votar


Mzawa
Será que alguém poderia enviar o manual em português
Escreva aqui http://www.roland.com.br/suporte/

Nós providenciaremos o envio do manual e podemos lhe ajudar com dicas sobre uso do teclado.

Uma dica legal é o projeto de Mega Ritmos da Roland:
http://rolandbrasil.com.br/ritmos/

Frequentemente são disponibilizados novos ritmos para a linha BK

Mzawa
Membro Novato
# nov/13
· votar


André Luiz Keys
Muito obrigado pelo caminho e pelas dicas.
Um abraço!

petu_ce
Veterano
# dez/13
· votar


Saiu a versão 1.05 para o Roland BK-5 que introduziu várias melhorias e corrigiu bugs.

Para mim, o melhor foi a implantação da função FAVORITE TONES. Com ela você terá acesso rápido aos seus 30 timbres favoritos, 10 por parte (UP1, UP2 e LWR). Basta segurar o botão NUMERIC que a lista aparecerá na tela. A seleção do timbre pode ser por um dos 10 botões dos TONES ou pelo dial (CURSOR/VALUE).

Além disso, dentre as novidades dessa nova versão de firmware, melhoraram a tela de volume (aquela em que o acesso é segurando as teclas LWR e UP2); possibilitaram copiar e renomear performances; introduziram 3 novos tones na categoria de PAD/ETHNIC (Harmonium 1, Harmonium 2 e Harmonium 3); etc.

O link para download do update do firmware é: http://www.roland.com/support/article/?q=downloads&p=BK-5&id=62471977

Os manuais dessas implementações estão disponíveis no mesmo link.

Leiam as instruções do link acima antes de atualizar. Apesar de ser um procedimento simples, pode danificar o seu teclado.

Aqui eu fiz o procedimento em 10 minutos.

NEMESYS
Veterano
# dez/13
· votar


IMPRESSIONANTE!

Roland BK-5 ficando cada vez melhor, de se operar e de tocar!

petu_ce
Veterano
# dez/13
· votar


Caros amigos,

Eu sei que o BK-5 é capaz de trabalhar com HD externo de até 2TB (desde que alimentado por fonte de energia própria).

No entanto, para evitar mais fios, é possível conectar algum HD externo alimentado somente pela energia da porta USB do teclado?

O BK-5 pode ler pendrive de até quantos GB? Alguém já teve algum problema de incompatibilidade?

Lauro Michel
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: Lauro Michel
· votar


Olá meus caros e felizes proprietários do Roland BK5, estou estudando a possibilidade de adquirir um, ainda não me decidi mas estou analisando as informações que estou a pesquisar.
Estou com uma dúvida sobre notas de baixo isoladas com o acompanhamento ligado no BK5.
Gostaria de perguntar se no BK5 é possível, na hora que estamos conduzindo a harmonia com a mão esquerda no setor Left (ou Lower) do teclado, por exemplo, numa harmonia descendente o baixo ser reproduzido com o toque de apenas um dedo. Explicando melhor, estou num determinado ritmo com o acorde de Dó maior normal (notas C / E / G pressionadas) e vou entrar num trecho da música que tem uma passagem descendente de Dó maior para Fá maior com o baixo descendente passando pelas notas C, B, A, G e F, vou fazer somente os acordes de Dó maior, Lá menor e Fá maior mas quero saber se (SEM USAR A TECLA DE INVERSÃO DO BAIXO) se a harmonia no teclado vai reproduzir as notas B e G (intermediária entre os acordes de Dó maior, Lá menor e Fá maior que irei reproduzir com a tríade normal e sem inversões) quanto eu passar de Dó maior (pressionando com um dedo o B) para Lá menor e de Lá maior (pressionando com um dedo o G) para Fá maior tocando somente com um dedo (sem fazer o acorde completo da inversão) nas notas B e G.
Faço isso com os teclados que eu tenho (um Roland G800 e um Solton MS50) e dá certo mas toquei num Roland G70 de um amigo e não deu certo, o teclado dele não reproduziu notas de baixo isoladas com o acompanhamento ligado.

fernando tecladista
Veterano
# dez/13
· votar


Lauro Michel
Faço isso com os teclados que eu tenho (um Roland G800
estava para comentar que faço isso no G1000 quando vi que você já faz também no G800
tanto que se você tocar duas notas ele executa as duas e toca a mais grave no baixo
mas do que lembro do teclado nosso tem um lugar onde você escolhe isso
no seu são 3 botões a esquerda da tela: standard, piano style e intelligent no meu já é em um dos botões abaixo da tela, o standard é o que faz essa função o intelligent (que eu chamo de burro) é que toca o acorde todo, se você apertar um Sí escuta o acorde todo si-re#-Fa#
talvez o G70 tenha isso em algum lugar das configurações

quanto ao BK não faço ideia, mas resolvi também comentar pra dar um caminho pra quem tem também pra ver se tem, sei que tem algo com esses nomes porque vi o manual:
http://www.roland.com.br/assets/media/pdf/BK-5_PT.pdf pag 64
mas se soa igual ao G800 ou G1000 não faço ideia

NEMESYS
Veterano
# dez/13 · Editado por: NEMESYS
· votar


No BK-5 é possível proceder assim, desde que selecionada a função Standard

Lembrando que ele (BK-5) vem com mais duas novas funções de Piano Styles com novo algoritmo de reconhecimento de acordes!

No G70 também é possível, talvez o amigo não conseguiu porque o modelo devia estar com uma das primeiras versões que o teclado saiu, pecando em alguns 'BUGS' ou então porque, no momento, estava selecionada a função: INTELLIGENT " que o Fernando chama de 'burro': que é pra quem não sabe formar acordes completos"

Lauro Michel
Membro Novato
# dez/13
· votar


Tive ontem o meu primeiro contato com o BK5, não pude ver muita coisa pois só tive 30 minutos para analisar o teclado mas uma das primeiras coisas que experimentei é se ele reproduzia as notas de baixo isoladas com o acompanhamento ligado e ele reproduziu sim. Mas me decepcionou um pouco com a apresentação do teclado (o visor foi uma das coisas que mais me decepcionou na aparência do teclado, muito pobre e pequeno demais) e as poucas teclas de funções, achei muito ruim para quem trabalha ao vivo. Também achei ruim a maneira de se fazer as registrações e de como trocar de uma para outra. No meu G800 tem aquelas duas teclas abaixo do visor que permite trocar rapidamente para a próxima ou anterior registração, o que ajuda em muito na execução de uma música ao vivo quando se registra partes de uma música que se quer variações de timbres, bateria ou outras nuances, ou mesmo de trocar rapidamente de uma música para outra, mas no BK5 não vi uma forma de se fazer isso, pelo menos não tem botões específicos para essa função.

NEMESYS
Veterano
# dez/13
· votar


Infelizmente Lauro Michel, esse tem sido o Grande Mal da Roland, nesses últimos tempos de seus lançamentos de Teclados Arranjadores. Querem economizar demais nos botões de acesso direto! Faltam incluir botões PADs, pois possuem bons drumsamples nos Kits de Baterias! Mas não podemos usar logo!

Negócio Bom mesmo Lauro Michel é você ir pra Korg!

Lauro Michel
Membro Novato
# dez/13
· votar


Negócio Bom mesmo Lauro Michel é você ir pra Korg!
É verdade NEMESYS, estou a analisar os da Korg e os da Ketron também porque esse BK5 me decepcionou.

petu_ce
Veterano
# jan/14
· votar


Lauro Michel

No BK5 você pode mudar as perfomances pelo pedal. Utilizo um pedal de sustain na entrada Hold para sustentação e outro pedal de sustain na entrada de expressão para trocar de performance. Ambos são pedais Roland DP10. Mas você pode configurar outras funções para os pedais.

Realmente o painel do Bk5 é bem enxuto com relação ao Yamaha PSR S-750, por exemplo. Mas vejo que a Roland está se empenhando com atualizações constantes, inserindo novas funções e criando atalhos para os botões existentes no painel, aliado ao fato de ter duas entradas para pedais.

Mas, os maiores destaques do BK5 certamente são: salvar ilimitadas performances com o nome desejado e sem se preocupar com a disponibilidade de bancos de memoria; e, acesso imediato a ritmos, midis e arquivos de audio (mp3, wav e aiff) através de pendrives grandes (eu uso um de 32gb) ou hd externo de até 2TB, tudo organizado por pastas e subpastas.

Há também a possibilidade de utilizar o ipad como alternativa aos botões do painel.

Por isso, o BK5, dentro de sua faixa de preço, é um excelente teclado.

Toni_Teclados
Veterano
# mai/14
· votar


Olá pessoal.

Deixa eu contar rapidinho pra vocês entenderem, tenho um motif xs6, gosto do teclado, mas devido a problemas de coluna sofro bastante pra carregar esse bixinho q pesa uns 15Kg. Antes do motif eu tinha um XP30 da Roland que eu gostava muito..

Hoje estou vendo a possibilidade de adquirir um BK 5, mas tenho uma duvida, eu utilizo no meu grupo musical, geralmente faço meus presets, montando meus sets dos instrumentos para cada musica que vou executar, divivindo o teclado, por exemplo colocando um piano + string, e o string da base só sai som na mão esquerda com o piano que sai som em todo o teclado, dae as vezes acrescento outro timbre só pra mao direita,,, totalizando 3, 4, ou 5 som,, as vezes mais e tals..
Isso é possivel no BK 5 ?? ele tem 16 partes multitimbrais para " quem sabe " tocar todos juntos até 16 instrumentos ??

No XP30 tinha... no motif xs6 o maximo é 4 instrumentos.. e no BK 5 ??

Mauro Candido
Veterano
# mai/14
· votar


Toni_Teclados
Não, o BK5 não permite isso que vc quer fazer. No BK5 trabalha apenas com dois timbres sobrepostos, e te dá a possibilidade de mais 1 timbre para a mão esquerda, nada mais.

julioalagoas
Membro Novato
# mai/14 · Editado por: julioalagoas
· votar


Vi o Dorgival Dantas testando um da mesma linha (BK9) no youtube gostei. Ótimo som de acordeon e violão.

Em minha opinião, os arranjadores da Roland são os melhores.

Toni_Teclados
Veterano
# mai/14 · Editado por: Toni_Teclados
· votar


Para quem leu minha duvida mais acima, fica a pergunta, e no Gw-8L é possivel combinar e tocar até 16 instrumentos diferentes ( multitimbral )? Já que o BK 5 não faz isso...

Estou querendo um teclado leve de no maximo 6 a 7 Kg ou menos, que tenha excelentes pianos, pianos EL e Strings de presença, e quero da marca ROLAND, como resido no interior não tenho como testar, o q vcs recomendam pra mim ??

Toni_Teclados
Veterano
# mai/14
· votar


Bom... estou vendo alguns video do BK5, pareceu-me os timbres deles soarem mais atualizados que o GW8, mas é uma percepção pessoal.

Segundo a info do Mauro só é possível juntar no máximo 3 instrumentos juntos na mesma execução. No meu caso vou usar somente os timbres, sem o acompanhamento automático, porém é comum utilizar da seguinte forma:
seria possível colocar um string somente na mão esquerda e fazer sair som somente em certa parte do teclado ( split ), e um segundo instrumento digamos q PIANO saindo em todo teclado, e também um terceiro instrumento saindo somente na mão direita e na parte acima ( split )dessa base aonde ficou o string ??

Seria possivel programar as oitavas desses 3 instrumentos separadamente e salva-las como performance de uma determinada musica, pois toco em um grupo na igreja e precisaria ter as performances prontinhas das musicas e chama-las para execução ao vivo junto com meu grupo ??

Aguardo e desde já obrigado a todos que puderem dar suas opiniões e dicas.

Toni_Teclados
Veterano
# jun/14
· votar


Alguma novidade sobre minha dúvida ???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.