Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.

Autor Mensagem
elnobre
Veterano
# mai/13
· votar


he... he... he... he... he... PSRs, PAs, BKs, todos bons, mas para chorar e morrer de saudades, abaixo de 5 pilas, só ele, único, nunca mais:

Tenho que concordar. Apesar da bateria deixar a desejar (opinião pessoal) o bixinho deixou uma saudade danada. Tanto que até agora, um mês depois de vendê-lo, ainda não comprei outro.

Mas, digam-me uma coisa, qual é a real diferença entre a bateria nos ritmos do BK5 em relação ao E-50, por que testei o bk na loja e parecia que estava ouvindo o E-50. Putz!!! Bem diferente das demos que ouvi no site da roland. :(

Delvo
Veterano
# mai/13 · Editado por: Delvo
· votar


Apesar da bateria deixar a desejar (opinião pessoal)

Veja só como vale muito e como são diferentes as opiniões, eu gostava e continuo gostando muito desse teclado, um dos melhores que eu já tive.
Mas, o que eu mais gostava, era justamente a bateria, dos timbres nem tanto.

O BK5 tem timbres muito melhores e mais aproveitáveis e muito mais recursos e tecnologia. O que mais mata no BK5 é o visor e a falta de sequencer.

Senti muito que o E50 parou. Se continuassem nele, hoje teríamos um teclado de altíssima qualidade. Não sei por que a Roland muda tanto, não tem um padrão. Hoje é de um jeito, daqui a pouco lançam outro totalmente diferente. A Yamaha criou o PSR1000 e conservou esse padrão até hoje, fazendo apenas os melhoramentos. A Korg criou o PA50 e dai foi evoluindo, PA 500, PA 800, PA 600. Vai lá saber por que a Roland não criou um padrão baseado no E50, GW8 ou Prelude, a meu ver excelentes e muito belos, faltando apenas os melhoramentos.

Mauro Candido
Veterano
# mai/13
· votar


elnobre
vc sair de um E50 para um BK5, vc não vai estar indo nem pra frente nem pra trás, no máximo vc vai estar dando um passo pro lado. Se não dá pra pegar um mais top então pelo menos vc vai ter um equipamento mais novo, só isso.

Delvo
Veterano
# mai/13 · Editado por: Delvo
· votar


Só para aproveitar o momento, para complementar e desabafar o que já está entalado faz tempo:

Até mesmo a continuidade do E09, uma linha mais simples e acessível, seria muito bem vinda, desde que a cada modelo, E10, E11, E12 fosse incorporando melhoramentos, melhores ritmos, melhores timbres, melhor bateria, pendrive. Só isso, não mexer no visor, não sofisticar em recursos, para manter um preço bom para o consumidor e para aquele tecladista que só precisa o básico e não dispõe de muito recurso financeiro..

Mas não, inventam BK3, BK5, BK9, BK não sei o que, tremendo mau gosto, parece coisa de amador, pura regressão.
Um visor só já é feio, puseram logo dois. Aqueles controles deslizantes, coisa do século passado, que horrível!!! Bom para concorrer num campeonato de feiura, vai tirar o primeiro lugar!!! E o preço lá pra cima. Ao invés de melhorar, fica cada vez pior, mais feio e mais caro..

O ponto forte da Roland são os timbres, e parece que ela está confiando demasiado nisso, nem ligando pro restante. Ou então não tem gente competente. Se tem, eles devem estar em greve ou de mal com a firma. Ou com a gente. Tecnologia eles tem, até demais.

Mas um dia vamos acordar e descobrir que já está aparecendo coisa muito boa, num equipamento de preço acessível e que realmente podemos chamar de teclado, não de meio teclado, que só tem de bom os timbres,

Teclado, para ser chamado de bom, não é só timbre, tem que ter muita coisa mais.

Bom, mas por que estou com ele já faz um ano? Por causa dos timbres. Porque sou apaixonado por teclado. Porque posso me dar ao luxo de ter dois ou três. Por falta de melhor opção. Só. Principalmente pelos timbres? Sim, principalmente pelos timbres. E o restante? Bom, é melhor parar por aqui......

Sem dúvida, isso é pura opinião pessoal, Opiniões contrárias são muito bem vindas e enriquecem o tópico.

Berg Varela
Veterano
# mai/13
· votar


vc sair de um E50 para um BK5, vc não vai estar indo nem pra frente nem pra trás, no máximo vc vai estar dando um passo pro lado.

Esta foi a melhor definição que eu já ouvi sobre as mudanças que aconteceram na Roland ultimamente.

Já tive o E-60 e o E-50,o display touch-screen e a OS igual a do G-70 V2 e o E-80 V1,foi uma das melhores que já pude interagir.

Os comandos de touch todos pensados para o tamanho da ponta do dedo do ser humano,coisa que nos KORGs temos que apetar com a ponta da unha e se vc tiver algum problema de vista,vc vai ter que comprar uma lupa pra enxergar certos caracteres.
O poder de edição de styles era total,tinha até um piano hall.

O Software(OS)do VA-76 foi aprimorada para o G-70 e foi criada uma das melhores OS em minha opinião criadas feitas para um teclado,esse foi para o irmão E-80 e para os irmãos menores E-50/60.

A Formula magica,como foi um o WINDOWS XP,havia sido criada.

Mas lá no Japão,algum engenheiro novo querendo mostrar serviço,inventou a ideia de voltar com as antigas OS,tipo a do G-1000 para cortar custo e concorrer com os PSRs e alguns executivos compraram a infeliz ideia do filho da mãe e se eu soubesse quem é ,mandava dar um moí de peia.

ROLAND pelo amor de Deus,essa OS é a sua base para construção de todos os seu futuros arranjadores,o mundo hoje com a popularização do IPAD é touchscreen,até em caixas eletrônicos,tablets chineses,GPS,celulares,tudo é touchscreen,os teclados da KORG todos continuam com a tecnologia touchscreen com um defeito que a OS não foi otimizada para ser touch screen e a sua já era,ACORDEM

O E-50 foi um dos últimos teclados de baixo custo que dava gosto de tocar e programar,defeitos só a placa de som que era muito ruim no PA,mas por $3500,00,não podia ter a placa do G-70 que custava $14,000,00 na época,aqui onde eu moro eu conheço uns quinze G-70 em bandas,bailes e barzinho que não vendem e nem troca por KORG devido a sua qualidade,mas se já estivesse um G-700 a altura todos já teríamos trocado,inclusive eu.

Eu até entendo esse projeto do BK-5 de usar a tecnologia do E-50/60 numa carcaça com custoxbeneficio melhor e do BK-9 usando a tecnologia do G-70,E-80,é uma ótima ideia trazer seus vencedores num corpo mais enxuto,pra sua melhor popularização.

A industria automobilística é assim o TOP de ontem é o Popular de hoje.

Mas cadê o TOP de hoje?

elnobre
Veterano
# mai/13
· votar


Galera, vamos colocar essas opiniões no contato do site da Roland. Quem sabe eles não acabam nos ouvindo. Bom, ainda estou sem teclado e depois de rodar nas lojas e procurar muito na net chego a conclusão que talvez devesse ter ficado com e-50 e adptado a um módulo de bateria pra ter o que tanto desejo num teclado arranjador.
Mas vamos lá, algum teclado vou ter que comprar e não pode ser um top por que além de caros são grandes e pesados, motivos pelos quais eu desisti dos korgs após testar o PA-50SD.
Apareceu negócio num BK5 com um ano de uso em studio, nota fiscal, com caixa, tudo bonitinho e o melhor, por 2.300,00.
Pode não ser o teclado dos meus sonhos, nem muito menos um top, mas é melhor do que ficar sem teclado. E um passo pro lado é melhor que ficar parado.
Mas vamos opinando, o tópico está cada vez melhor.

Delvo
Veterano
# mai/13 · Editado por: Delvo
· votar


elnobre

Amigo, eu só não falo para você voltar correndo pro E50 por que se você tiver o azar dele dar pau você estará frito, pois faz tempo que parou de fabricar e a Roland, que eu saiba, não costuma manter peças por muito tempo..

Já que quer teclado leve, preço em conta e bom para transporte, por que não pega um GW-8? Ele tem também seus pros e contras, mas todo teclado tem. É muito leve, não tem falantes próprios, para quem transporta muito isso é uma grande vantagem. Pelo menos tem um visor decente e teclas de atalho. E é muito bonito. Não tem compatibilidade de ritmos com outros rolands, mas isso muitas vezes pouco ou nada importa. E essa historia de compatibilidade tem um pouco de verdade, mas é também um pouco de historia pra boi dormir. Nem aqui, nem na China, nem no Japão!!! . La pra segunda ou terça terei tempo pra explicar porque penso assim.
Os timbres são tão bons ou melhores que no BK. Deles eu me lembro bem. Não sei lhe informar sobre as baterias, se são melhores, semelhantes ou piores. Eu gostava.
Nas lojas, novo, você deve encontrar por uns 3 pilas. No ML deve ter de baciada por uns 2 pilas.

Pense nisso. Este fim de semana estarei muito ocupado, mas segunda ou terça estarei por aqui e poderemos trocar ideias, se quiser. Mas vai aparecer mais gente dando opiniões. Esse teclado é muito conhecido e tem muita gente que gosta dele.

elnobre
Veterano
# mai/13 · Editado por: elnobre
· votar


Já que quer teclado leve, preço em conta e bom para transporte, por que não pega um GW-8?

Delvo, só passei o E-50 pra frente por que além de receio que um dia aparecesse algum defeito, principalmente no visor e aí pronto, estaria ferrado, e também com o passar do tempo e o lançamento de novos modelos estava ficando ruim de arrumar negócio pra ele aqui na região. Tanto que passei um tempão tentando vender por 3.000 e só consegui 2.700.
O gw-8 não tem auto-falantes, então se fosse seguir seu conselho iria de roland prelude pois pra ensaiar em casa, sem AP já estaria resolvido.
Tem uma demo no youtube onde o bk-5 e o gw08 são testados ao mesmo tempo e na minha opinião o bk-5 soa melhor, mas isso vai do gosto também e pode até ser manipulação dos caras que fizeram pois a equalização também conta muito nessas horas.
Se tiver o facebook posso adicioná-lo, assim trocamos mais idéias e aumentamos a rede de relacionamentos.
Valeu!

elnobre
Veterano
# mai/13 · Editado por: elnobre
· votar


Após muita pesquisa resolvi não comprar nenhum teclado, por enquanto. Quanto ao BK5, a roland precisa acordar e colocar som de bateria de verdade nos arranjadores.
A KETRON mata a pau nesse quesito, porém os teclados são mais caros. Mas, cada um tem sua opinião.
Amigo Delvo, add o elnobre_3@hotmail.com pra gente trocar umas idéias. Valeu!

Delvo
Veterano
# mai/13 · Editado por: Delvo
· votar


elnobre

resolvi não comprar nenhum teclado, por enquanto.

Decisão acertada, comprar na duvida não é legal. Quanto ao Prelude, esqueça, colocaram falantes, mas tiraram recursos muito importantes que tem no GW8. Mania da Roland, coloca uma coisa boa e tira duas ou piora outra. Nunca vai só acrescentando e conservando o que já está bom. Pura sacanagem!
Gostaria que fosse exatamente um GW8 com falantes.

NEMESYS
Veterano
# mai/13
· votar


a KORG já foi uma Ketron (Solton) da vida e hoje de certa forma já se aproxima mais do consumidor brazuka. Ainda sim é mais barato adquirir o Top da Korg do que um Ketron de R$20 Mil. Se analisarmos bem as caracterísitcas de uma e outra, veremos que a Korg detona a KETRON em termos de qualidade e inovação!

elnobre
Veterano
# mai/13
· votar


Eu desisti do BK5 e consegui um PSR S700 por r$ 2000. Vou recebê-lo domingo e minhas considerações nesse tópico sobre o bk5 estão encerradas. Agora vou de Yamaha. Valeu amigos!

walter.guitarra
Veterano
# mai/13
· votar


Delvo
Sei que tópico aqui é sobre o BK-5, mas eu estou começando a aprender a tocar teclado e pensei em comprar o BK-3 ( agrana que eu tenho não dá para comprar o BK-5). Me parece que os dois são muito parecidos, certo? Minha pergunta é a seguinte: o BK-3 seria um bom teclado para eu começar a aprender ou você indicaria um outro? Grato!

Delvo
Veterano
# mai/13 · Editado por: Delvo
· votar


walter.guitarra

Nessa faixa de preço que você quer minha sugestão: PSR S650 . É um teclado completo, preço acessível, muito bom e fácil de lidar. Esses dias atrás estava por R$ 2.000,00 na Kabum. O Roland E09 também é muito bom para começar, mas não tem pendrive. Você tem que se contentar com os ritmos internos que com o tempo podem ficar enjoativos.
Eu iria de PSR S650 sem medo de errar.

walter.guitarra
Veterano
# mai/13
· votar


Ok Delvo vou seguir sua dica e procurar no Mercado Livre pelo PSR S650. Só mais uma perguntinha: Esse PSR S650 é muito pesado, pois como eu terei que transportá-lo para a escola de música se for muito pesadão fica complicado. Obrigado pelas dicas.

walter.guitarra
Veterano
# mai/13
· votar


Delvo Encontrei numa loja de Niteroi-RJ (eu sou do Rio) um PSR S650 novo, com fonte, pedal, suporte e capa acolchoada, tudo por 2.125,00 à vista. Acho que está ótimo não é?

Delvo
Veterano
# mai/13 · Editado por: Delvo
· votar


walter.guitarra

O preço está bom e ainda vem com brindes. Mesmo assim pechinche, para melhorar um pouco mais. Pesquise mais, pode ser que encontre mais barato, em torno de R$1.950,00 ou R$2.000,00

http://www.teclacenter.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo _produto=1450&nome_produto=YAMAHA-PSR-S650-(LAN?AMENTO)-&nome_Categori a=TECLADO&nome_SubCategoria=ARRANJADOR_YAMAHA

Esse PSR S650 é muito pesado,

Não, é um teclado leve, é jeitoso, bom para transportar.

Se fizer negócio volte para nos contar ou esclarecer qualquer duvida que tiver, teremos prazer em ajudar.

Boa sorte!

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


E aí Delvo, tudo certo?

Eu olhei na web estes dois teclados que você recomendou e gostei mais do E09 do que do PSR, minha primeira impressão.

Queria saber a sua opinião sobre as informações que eu achei.

O PSR não tem MID, o E09 tem .... Nos vídeos que eu ví, os timbres do E09 são um pouco melhores, mas para eu comprar testaria pessoalmente cada um.....O E09 é menor, mas tem o mesmo peso.

Eu estou lhe perguntando isso para que o walter.guitarra fique mais tranquilo ainda para comprar com certeza o seu teclado, apesar de que eu ache muita grana para um teclado de entrada, se bem que pedem muita grana a qualquer teclado, mas.....

Abraço.

walter.guitarra
Veterano
# mai/13
· votar


Toyledo Dê uma olhadano vídeo abaixo são quase 40 minutos só mostrando os timbres do PSR S650. Achei sensacional. Eu acho que o E-09 tem tibres muito bons também, mas acho que não tem entrada USB, por exemplo. E pelo que vi o PSR parece ser mais fácil de operar. Ou não?

Toyledo
Membro
# mai/13
· votar


walter.guitarra

Opa walter.guitarra, tudo certo?

Se é mais fácil de operar eu não sei, também não sei qual a sua necessidade em relação aos teclados, mas sei que inúmeras são as utilidades do MIDI, desde ligar outros teclados e vice e versa controla-los quanto ligar a módulos apenas por seus timbres dispensando a copra de outro teclado (teclas), tem mais coisa mas....

O USB também é muito útil, mas vai depender da sua necessidade e quem vai escolher é você, só penso em procurar mais opções e mais baratas :)

Abraço.

walter.guitarra
Veterano
# mai/13 · Editado por: walter.guitarra
· votar


Toyledo vamos ver o que o Delvo tem a dizer. O cara, pelo que eu li aqui, já usou todos os tipos de teclados e mais alguns...rsrsrs ou seja, o cara sabe tudo de teclado.
Cara eu vou começar a aprender agora. Vou começar do zero e quero um teclado que seja mais fácil de mexer para poder usar os ritmos e timbres. Apesar de estar começando não quero um teclado muito simplesinho para daqui a alguns meses já ter que trocar. Quero um pra ficar alguns anos.

Delvo
Veterano
# mai/13 · Editado por: Delvo
· votar


walter.guitarra

O cara, pelo que eu li aqui, já usou todos os tipos de teclados e mais alguns...rsrsrs ou seja, o cara sabe tudo de teclado.

Bom, em parte é verdade. O primeiro teclado que eu tive foi Casio (de brinquedo). Graças a ele comecei a gostar de teclado. Após essa experiência bem sucedida, comprei um Yamaha bem simples, depois passei para o 510 e dai todo ano fui trocando, em geral por outro Yamaha mais novo, muitas vezes por Roland, Solton, Technics. Gosto, as vezes, de ter dois ao mesmo tempo, pois cada um, pra mim, é um mundo diferente, cada um tem seus encantos e decepções. Porem, meu gosto por teclado é apenas por hobby, nada profissional.

A cada teclado novo, um aprendizado novo, uma experiência nova, é bom demais. Música pra mim é tudo, principalmente a que vem do teclado, seja ao vivo ou sequenciada (midi).

Bom, indo direto ao assunto, E09 ou S650, na minha modesta opinião, repito o que já disse acima: escolho o S650, muito superior ao outro, que já é antigão e ultrapassado e já passou da hora de ser aposentado.

A conexão midi do E09, não é um recurso relevante, vai ser útil apenas pra profissionais mais sofisticados que usam módulos ou dois teclados ao mesmo tempo. Também vai ser muito útil pra aranha fazer teia, ela vai adorar. E a aranha também vai ser muito útil, pois vai caçar e comer todas as malvadas mosquinhas e formiguinhas que por acaso quiserem entrar e danificar o teclado. A Roland foi muito "inteligente" ao colocar este recurso irrisório num teclado tão simplório e básico. Por que, no lugar dele, não colocaram pelo menos uma entrada para disquete? Esta sim, seria muito bem vinda.

Já o S650 tem entrada para pen drive, este recurso sim, é muitíssimo importante.
O sequencer do S650 é ótimo.
Faz ritmos, a potencia é maior, tem um sistema operacional de dar inveja aos concorrentes até de preço bem maior.
Tem um desempenho sonoro excelente, ao meu ver muito superior ao outro, tem mega voices e outros timbres muito bons, tem Lyrics.
É um teclado recente, a cada ano a Yamaha vai aprimorando mais. (Ao contrario da Roland, que depois do E50 só foi regredindo, cada vez ficando pior em matéria de arranjador de preço acessível).
O S650 tem ainda uma serie de inovações, tem ritmos muito bem elaborados, na internet vai encontrar de baciada ritmos pra ele.
Também vai poder desfrutar de milhares de mídis, que vão servir pro seu laser e também de base pros seus estudos e projetos.

Concluindo, gosto é gosto, procure conhecer os dois teclados.
A diferença de preço, se existir, é pouca. Muita gente gosta do E09, outros gostam do S650. A decisão final é sua. Depois volte aqui pra nos contar.

Boa sorte!
Abraço.

walter.guitarra
Veterano
# mai/13
· votar


Delvo hoje conheci e conversei com o cara que será o meu professor de prática no teclado, sobre os teclados e ele me falou para ir de PSR S-650 sem medo de errar, sem medo de ser feliz. Valeu pelas dicas. Obrigado!

walter.guitarra
Veterano
# mai/13 · Editado por: walter.guitarra
· votar


Recebi hoje meu Yamaha PSR S-650 e meu primeiro contato com ele foi de muita alegria e satisfação. Tenho certeza que acertei na escolha e agradeço aos parceiros do forum que me ajudaram na escolha, em especial ao Delvo

elnobre
Veterano
# mai/13
· votar


Voltei a considerar o BK5 depois que o S700 recém adquirido apresentou distorção nos auto falantes.
Epero que alguém aqui esclareça uma dúvida que o suporte da roland não tirou. A propaganda do bk5 diz que o teclado tem uma "sonoridade" baseada no g70, então perguntei pra eles se era o mesmo "motor sonoro". Responderam-me que NÃO. Até aí, tudo bem, mas não disseram nada a mais, só NÃO e pronto.
Minha dúvida, o que siginifica dizer que o bk5 tem a sonoridade baseada no g70?

Berg Varela
Veterano
# mai/13 · Editado por: Berg Varela
· votar


elnobre
o que significa dizer que o bk5 tem a sonoridade baseada no g70?

O BK-5 tem 80% das waves(timbres do G-70).

Mas ter as mesmas waves não que dizer que o mesmo som que vc vai ouvir no P.A será o mesmo.

Isso vai depender de "N" fatores,como placa de som,filtros,conversores de áudio AD/DA,processadores,componentes de áudio TOP,efeitos de masterização,compressores e equalizadores.

A parte de Baterias do BK-5 são usadas como as principais as "NEW" do E-50/60 e o G-70 são as "V".

No E-50 essas baterias nas caixas de som do teclado eram até boa,mas no P.A tinha até peso,mas uma definição de agudo e uma EQ. muito suja,por tempo coloquei culpa nessas baterias pelo fato do teclado ser muito ruim no P.A

Mas retificando o que eu disse no E-80 também tem essas baterias "NEW" e são uma maravilha,uma melhor que a outra,devido ao que disse lá em cima.

Já tive um BK-5 e a compatibilidade de styles com o G-70 é maravilhosos,só bastando dá um tapa aqui e ali,perdendo no máximo no MAKE UP uns 10 minutos por styles e a parte de PEN DRIVER sem comentários,simplesmente perfeita.

Troquei o BK-5 num KORG PA-500 que de novo ficou a desejar na parte dos componentes de áudio serem mais fraco que seus irmãos maiores,PA-800 e PA 2X PRO,apesar também de ter as mesmas waves.

O PA-500 troquei num E-80 devido a esses componentes TOP que fazem toda diferença num P.A. ao vivo.

OBS. Não use como referencias essas caixinhas de som embutidas dos teclados,elas maquiam muito som enganando os ouvidos,quando vc liga num P.A. ao vivo,a mixagem do styles tem ser quase toda refeita,compre bons monitores de referencias,ou bons fones,eu uso o segundo e quando vou ligar os teclados ao vivos estão só com uma pequena diferença de mixagem de apenas 10% que corrijo na hora.

elnobre
Veterano
# mai/13
· votar


Amigo Berg, vc devia trabalhar no suporte da roland. Isso sim é uma explicação. Voltei a me animar em relação ao Bk 5, apesar de ter encontrado um anúncio de um Pa500 muito novo por 3.500.

elnobre
Veterano
# mai/13
· votar


Soh mais uma dúvida Berg. Em outra parte do tópico você cita o bk9 com tecnologia do g-70. Isso significa dizer q depois do g70, q eh a máquina da roland, teríamos em segundo lugar no pódium o bk9?

Berg Varela
Veterano
# mai/13
· votar


elnobre

Depois do G70 V3 ,o BK-9 será o segundo da Roland em arranjadores.

Resta torce para a Roland deixar um pouco de lado a BOSS,EDIROL,CAKEWALK,RODGERS,ACORDEONs e os PLOTTERs,tá bom,chega de compras,já diversificou muito,daqui a pouco vai começar a fabricar carro.

e comece a fazer de novo o que a empresa fazia de melhor que era teclados synths e arranjadores.

Lancem,por favor a linha de arranjadores "G" para profissionais e hobbistas sérios,sem cortar tecnologia e custo.
Com todas as ultimas tecnologias da sua linha "V".
Um instrumento desse não sai no minimo por R$14.000,00,mas o foco dela hoje é teclado que seja acessível para o público.

Tudo bem,a empresa comprou tudo que queria e precisa gerar receita rapidamente,mas a ROLAND não pode esquecer o publico entusiasta.

Mauro Candido
Veterano
# mai/13
· votar


não sei se foi o meu ouvido, mas achei a sonoridade do BK7m com mais pegada do que o BK5.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review e ajuda: Roland BK-5, impressões e esclarecimentos de duvidas.