Kawai ES6: Impressões e Review

Autor Mensagem
virtu
Veterano
# nov/10


Primeiras impressões do Kawai ES6 (post longo, sem fotos – com o tempo eu disponibilizo umas fotos - e sem amostra de som)

Negociação:
Fiquei mais de 8 meses procurando um piano digital que tivesse alguns recursos para o timbre de piano, que fosse de 88 teclas pesadas, tivesse as entradas e saídas básicas e que se tiver ritmos seria um diferencial, mas o importante seria o timbre de piano.

Minhas opções no mercado eram diversas, mas fiquei limitado nos primeiros meses no Yamaha P155, Roland RD300GX e no Korg SP250. Destes o Yamaha P155 se destacou e era o escolhido até ouvir o som do Kawai ES6 e, depois, do Kawai MP6.

Em um mês lendo sobre os Kawai já tinha me decido que seria um Kawai, gostei muito da proposta e do que ofereciam, porém a segunda dúvida seria: Kawai ES6 ou Kawai MP6?
Optei pelo mais simples, que "simples" é só um substantivo neste contexto =)

Entregua:
Comprei numa terça-feira, quarta-feira a transportadora pegou ele em SP e entregou na sexta-feira de manhã no RS. Estava na embalagem normal, porém dentro estava muito bem embalado e protegido com isopores que se encaixam de forma simétrica deixando o piano digital bem protegido.

O Kawai ES6:
Quando abri a caixa, gostei do que vi. Um instrumento com um bom acabamento na cor preta, 21kg de tecnologia musical que ao retirar da caixa foi direto para um suporte duplo em X da SATY que se encaixou bem. Ajustei as proteções do suporte para ficar bem embaixo do piano e conectei o pedal, suporte para partitura e o cabo de energia.

Falando resumidamente um pouco da parte técnica do Kawai ES6, ele veio com os seguintes acessórios:
. Pedal F-10H
. Porta Partitura
. Fonte de Energia Elétrica
. Manuais

Timbres e Voices:
Possui 8 timbres de piano, 4 timbres de piano elétrico, 4 timbres de órgão, 4 timbres de "harpsi/mallets", 8 variações de strings e 4 timbres de baixo. Possui diversas músicas demos (mais de 18) que algumas delas vocês encontram no site da Kawai para escutar.

Efeitos:
Por ser um piano digital ele é bem limitado no que tange aos efeitos. De fácil acesso ele disponibiliza para você ajustar o reverb, com 5 variações, e os efeitos sonoros, que totalizam em 4 tipos (chorus, delay, tremolo e rotary) com alguns dos tipos tendo de 2 a 3 variações. Resumindo: Reverb: 5 tipos e Effects: 7 variações.

Demais Funções e Ritmos:
Da mesma forma que seus concorrentes, o Kawai ES6 possui recursos para utilizar 2 timbres ao mesmo tempo, dividir o teclado em 2 partes para tocar um instrumento em cada mão, ajustes de tonalidades e ritmos.

Não brinquei com os ritmos ainda, mas notei que possui diversos acompanhamentos e cada um deles com 2 variações e 3 possibilidades de ajustes mais detalhados. Este é um recurso que quero utilizar com o passar do tempo.

Minhas Impressões Sonoras:
Ontem fiquei umas 2 horas tocando nele e fiz alguns testes rápidos que ao passar do tempo posso me aprofundar neles. O principal teste foi: qualidade sonora e a sensação "eu estou tocando num piano mesmo?"

Utilizei 3 fontes de áudio distintas: 1. Os auto-falantes do Kawai ES6; 2. Fones de Ouvido Sennheiser HD555 e, 3. Caixas Edifier R2000T na altura dos ouvidos.

1. Auto-falantes do Kawai ES6:
São potentes, mas não posso comparar eles com a utilização dos fones de ouvido e das caixas de som, a diferença foi gritante. O som dos auto-falantes repercute bem, toca as freqüências mais baixas e altas numa boa, porém para um cara chato como eu quando o assunto é riqueza de som eu os achei apenas suficientes. Fazem o trabalho que devem, porém os timbres do Kawai ES6 são muito superiores ao que o seu próprio sistema sonoro pode reproduzir.

2. Fones de Ouvido Sennheiser HD555:
Muito bom, gostei muito do que ouvi. O som ganhou corpo e alma. O Kawai ES6 não gritou nos fones, ele simplesmente soou muito bonito. Eu tenho um piano de parede Essenfelder e posso te dizer que o som do Kawai ES6, no timbre Concert Grand 1, foi tão bonito quanto ao som puro do Essenfelder. Assim posso afirmar que se vocês querem ouvir um timbre muito bonito deste piano, escutem ele com um bom fone de ouvido aberto.

3. Caixas Edifier R2000T:
Primeiro, ajustei o volume das caixas em 50%, graves em 75% e agudos em 95% aproximadamente. Posicionei as caixas para que produzissem um som mais espacial e toquei piano. Não sou um bom pianista, sei muito pouco, mas moro no 5º andar de um prédio e o som se espalhou por todo meu apartamento e pelos andares próximos. Um som bonito, limpo, com uma dinâmica que eu gostei e uma sensibilidade muito boa. Toda a emoção que gostaria de transmitir a dinâmica do Kawai ES6 conseguiu reproduzir. Fiquei feliz com o que ouvi e valeu 1 ano de economia para ter este conjunto de piano digital mais caixas de som.

Deste modo, com apenas algumas horas e mal lendo o manual eu considero que comparando ele com o Yamaha P155 ambos são praticamente idênticos no que fazem e o fator determinante para dizer se um se sobrepõe ao outro será o nosso gosto pessoal.

Assim termino este breve relato e comentário. Recomendo fortemente a loja de onde comprei (Fritz Dobbert) e faço um elogio público ao Sr. Carlos que me atendeu e sempre foi muito atencioso com as minhas dúvidas.

Abraços a todos.

Artref
Veterano
# nov/10
· votar


Deve ser mesmo um ótimo piano. Acho que o problema dos digitais da Kawai é que são difíceis de achar e pouco conhecidos; pelo menos eu nunca vi um exposto numa loja de teclados, por exemplo.

Então, faltou falar o preço...rs.

Marcos Martini
Veterano
# nov/10
· votar


virtu
Deste modo, com apenas algumas horas e mal lendo o manual eu considero que comparando ele com o Yamaha P155 ambos são praticamente idênticos no que fazem e o fator determinante para dizer se um se sobrepõe ao outro será o nosso gosto pessoal.

Que bom que está satisfeito com Piano.

virtu
Veterano
# nov/10
· votar


Artref

Procura num outro tópico ai que você irár encontrar o preço =) a dica é outro tópico do Kawai ES6.

Abraços.

virtu
Veterano
# nov/10 · Editado por: virtu
· votar


Consegui gravar de forma simples um dos demos do Kawai ES6:

Piano + Strings:
http://www.4shared.com/file/_ZT52dy3/Kawai_ES6_Piano_and_Strings.html

O arquivo eu salvei num formato .FLAC para não perder tanto a qualidade e o método de gravação foi usando o Audacity, num Linux Ubuntu 10.10, sendo que o Kawai ES6 eu conectei um cabo na saída de fones de ouvido e a outra ponta foi no line in da minha placa de som onboard do notebook (que é bem simples).

Quando chegar a interface de audio eu gravo mais alguma coisa com uma qualidade melhor.

Abraços.

Marcos Martini
Veterano
# nov/10
· votar


virtu
Consegui gravar de forma simples um dos demos do Kawai ES6:

Piano + Strings:


Kara o timbre de Piano AC é òtimo, Mas isso era visto.
O Strings tbm é ótimo ( esperava bem menos do ES6 neste timbre)

virtu
Veterano
# nov/10 · Editado por: virtu
· votar


Mais um Piano + Strings, mas agora tocado por mim:
OBS: Abaixo segue links mais atuais.
http://www.4shared.com/audio/YlnbpNPT/Final_Fantasy_-_Aeriths_Theme.ht ml

É apenas o início da música e mesmo assim tenho que aprender a usar melhor o pedal.

Abraços.

Marcos Martini
Veterano
# nov/10
· votar


virtu

Agora deu para ouvir melhor o timbre de piano AC
Bom !!!

kara vc fez uma boa escolha comprando o ES6, realamente ele dá conta do recado.

Só te falta agora o melhor teclado do mundo o PSR-3000

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

virtu
Veterano
# nov/10
· votar


Marcos Martini
Só te falta agora o melhor teclado do mundo o PSR-3000

?

Marcos Martini
Veterano
# nov/10
· votar


virtu
Rola sempre comentários debochados que o psr-3000 é o melhor teclado do mundo para se tocar Forró.

virtu
Veterano
# nov/10
· votar


Marcos Martini

Ahh... entendi. Eu gosto de forró =PPP

Ademais, duas fotos tiradas ontem a noite:

http://d.imagehost.org/view/0343/Kawai_ES6
http://b.imagehost.org/view/0424/Kawai_ES6_1

Abraços.

Marcos Martini
Veterano
# nov/10
· votar


virtu
...duas fotos tiradas ontem a noite:


Legal as Photos !!!

virtu
Veterano
# nov/10 · Editado por: virtu
· votar


Refiz umas gravações aqui para o pessoal poder comparar o som do Mellow Grand I e o Concert Grand I

A parte ruim de ouvir é que ficou muito chiado e um volume baixo nas minhas gravações, porém assim que resolver isto eu regravo tudo de novo e substituo os arquivos e aviso a todos.

Todavia, abaixo seguem os links:

Kawai ES6 - Mellow Grand I

http://www.4shared.com/audio/xcy0n1fn/Final_Fantasy_-_Aeriths_Theme.ht ml

Kawai ES6 - Concert Grand I + Strings

http://www.4shared.com/audio/YlnbpNPT/old_Final_Fantasy_-_Aeriths_Th.h tml

Abraços.

brunoamaral
Veterano
# nov/10
· votar


virtu

Cara, já tive um Kawai MP9000 e foi sem dúvida o melhor piano digital em que já toquei. Parabéns pela aquisição, isso é instrumento pra "casar" mesmo.

virtu
Veterano
# dez/10
· votar


Não estava conseguindo dormir, dai vi um video no youtube e tive uma idéia...

Kawai ES6 - Concert Grand I + Strings I
http://www.4shared.com/audio/35XLDtYW/Ascension_-_Concert_Grand_and_.h tml

... idéia a ser aprimorada com o tempo!!! =)

Este timbre de piano eu to começando a achar ele melhor que o Grand Piano do Yamaha P155.

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


virtu
Não estava conseguindo dormir, dai vi um video no youtube e tive uma idéia...


Tome vinho, Coma alface e em ultimos casos Revoltril.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Este timbre de piano eu to começando a achar ele melhor que o Grand Piano do Yamaha P155.

Hum! Sei te dizer que um timbre bom.

virtu
Veterano
# dez/10
· votar


Desta vez um pequeno video, o primeiro que eu gravo na vida e que tenho que sincronizar.

Espero que curtam:
http://www.youtube.com/watch?v=DqzjYf1lmQY

Abraços.

Mr.Key
Veterano
# dez/10
· votar


Virtu,

Vc chegou a testar o MP6? Falando só de timbres e não de recursos, os outros timbres do Mp6 valem a diferença no preço?

virtu
Veterano
# dez/10
· votar


Mr.Key

Bom dica cara, não cheguei a testar o MP6, porém falando só no aspecto de timbres eu acho que o MP6 não vale a diferença de preço (mais de mil reais).

Eu penso que o MP6 seria o upgrade do ES6, o cara compra o ES6, desenvolve as habilidades técnicas e práticas de piano e depois o troca para um MP6 para dar início ao desenvolvimento de produção.

Por isso, falando só de timbre, vá de ES6, falando de desenvoltura musical, vá de MP6.

Abraços.

tecladoprofusao
Veterano
# dez/10
· votar


Gostei desse timbre de piano. Sólido e aveludado.

virtu
Veterano
# jan/11
· votar


Mais um som ai:
http://www.4shared.com/audio/GjDYF6YG/Kawai_ES6_-_Braveheart_-_Main_.h tml

Modern Piano + Strings1

Abraços.

virtu
Veterano
# jan/11
· votar


Mais um video ai:
http://www.youtube.com/watch?v=ciO2DQC5ZhM

Abraços e aproveitem.

virtu
Veterano
# fev/11
· votar


Mais um video ai:
http://www.youtube.com/watch?v=2G-J18xYV48

A idéia é de divulgar o timbre de piano deste piano, pouco comentado, pouco conhecido no Brasil, mas muito bem recomendado no mundo todo.

Abraços e obrigado.

crack
Veterano
# fev/11
· votar


olá! acabei de comprar um kawai es6. tinha o kawai mp4 há já 4 anos mas optei por vende-lo porque queria um piano com amplificação incorporada. uma vez que permite maior transportabilidade sem a necessidade de levar o PA comigo.
comparando com o mp4 sabia que ia perder aquelas funcionalidades excelentes de controlar o som (tone modify), efeitos e equalização através dos botões (knobs) em tempo real e outras funcionalidade (MIDI CC#) que até são mais típicas de um sintetizador do que de um piano digital. contudo, o es6 ao primeiro toque pareceu-me igualmente um bom piano. os sons de piano 1 e a variação 3 do piano mais abafado são excelentes e com os novos efeitos de ressonância e do pedal a sensação de tocar neste instrumento torna-se ainda mais real, mais próxima daquilo que seria estar a tocar num piano acústico, considerando que não há nada comparável à experiência de tocar num verdadeiro piano – isso é insubstituível e os pianos digitais apenas são alternativas ao real ainda que tenham as inúmeras vantagens que todos conhecemos.

Ao contrário do que esperava, depois dos muitos forums que li por aí, as colunas fazem um bom trabalho e servem para uma utilização mais caseira onde não é necessário ligar o PA. Gostei dos graves, vindas de umas colunas tão pequenas. Mas para saborear o verdadeiro som produzido pelo instrumento uso uns auscultadores Audio Technica ATH-M50.

Após breves instantes de uso, apercebi-me de uma lacuna, que para mim é grave e que até ao momento desconhecia, uma vez que o mp4 permitia fazer: ajustar a intensidade dos efeitos (reverbs, chorus, delays, etc). O es6 apenas nos dá uma paleta de efeitos mas não nos permite personaliza-los. Já revirei o manual mas não encontrei nada que falasse nessa questão. O mais perto que li era que dava para alterar o efeito associado a um determinado som que vem por defeito.

Há ainda outra coisa que me deixou indignado. Ao tocar com o som de piano nas notas mais agudas do teclado, por exemplo no penúltimo Dó e Ré, o som reproduzido nestas notas está com sustain, como que se estivesse mais ou menos com o pé no pedal. Não sei se isto é um defeito de sampling ou se será propositado. Faz-me lembrar as folgas dos pianos acústicos. As restantes notas estão OK, pelo que se largar a tecla o som interrompe normalmente. Alguém notou isto?

virtu
Veterano
# fev/11
· votar



Após breves instantes de uso, apercebi-me de uma lacuna, que para mim é grave e que até ao momento desconhecia, uma vez que o mp4 permitia fazer: ajustar a intensidade dos efeitos (reverbs, chorus, delays, etc). O es6 apenas nos dá uma paleta de efeitos mas não nos permite personaliza-los. Já revirei o manual mas não encontrei nada que falasse nessa questão. O mais perto que li era que dava para alterar o efeito associado a um determinado som que vem por defeito.


Oi Crack, tudo bom?

Tchê, alguns pequenos ajustes dá para fazer, como por exemplo, aumentar o "brilho" do piano em ajustes de -10 até +10, delay tem apenas 3 modos, e outros pequenos ajustes, nada muito complexo.

Há ainda outra coisa que me deixou indignado. Ao tocar com o som de piano nas notas mais agudas do teclado, por exemplo no penúltimo Dó e Ré, o som reproduzido nestas notas está com sustain, como que se estivesse mais ou menos com o pé no pedal. Não sei se isto é um defeito de sampling ou se será propositado. Faz-me lembrar as folgas dos pianos acústicos. As restantes notas estão OK, pelo que se largar a tecla o som interrompe normalmente. Alguém notou isto?

Em algumas notas mais agudas eu também notei algo parecido, quase ao contrário, pois vejo que o sustain cai muito rápido em algumas notas mais agudas, já fiz um teste, por exemplo:

Timbre: Studio Grand I
Pedal pressionado e acho que o penúltimo C, C#, D, D#, E, F, F# parece que não tem sustain =(

Timbre: o de número 4 do primeiro botão (me esqueci o nome)
Faça a mesma coisa que acima e note a diferença... o sustain tá ali... a nota se prolonga.

Para mim em alguns timbres o sample não está completo... também pode comparar o Studio Grand II com o Studio Grand I nas mesmas notas e ouvirá que o sustain do Studio Grand I é curto...

Como o ES6 tem uma porta USB, eu creio que fazer um upgrade do firmware seja possível e assim corrigir isto.

Seria interessante contatar a Fritz Dobbert para eles repassarem à Kawai Japão estes fatos.

Abraços.

Artref
Veterano
# fev/11 · Editado por: Artref
· votar


Pessoal, num piano acústico as notas mais agudas não tem abafadores, então parece que está "sempre com sustain". É assim mesmo, não tem nada errado com o ES6, pelo contrário: tá simulando muito bem o acústico! Algumas notas agudas soam com "mais release" do que outras, mas é assim mesmo. Peguem um piano de cauda e vocês verão.

Aliás, esse ES6 é um ótimo digital, viu.

virtu
Veterano
# fev/11
· votar


Beleza...

Meu próximo video vou tentar fazer algo bacana. Vou utilizar um Korg Nanokeys no FL Studio para montar uma trilha de fundo e o Kawai ES6 e seus próprios timbres de piano para compor a melodia.

Vou tentar deixar tudo perfeito e bem sincronizado, mas creio que vou levar um tempo, já que nem sempre estou inspirado e nunca fiz uma trilha no FL Studio.

Minha inspiração será em algumas músicas do Enigma, vou procurar ouvir bastante para ter idéias de melodias e idéias para os acompanhamentos, depois quem sabe pedirei ajuda ao pessoal que manja de FL Studio... vamos ver o que sairá...

Abraços.

crack
Veterano
# fev/11
· votar


Tchê, alguns pequenos ajustes dá para fazer, como por exemplo, aumentar o "brilho" do piano em ajustes de -10 até +10, delay tem apenas 3 modos, e outros pequenos ajustes, nada muito complexo.

Pois mas não era disso que me referia. Esses controles nas opções "escondidas", juntamente com os ajustes do string resonance, os efeito do pedal e outras definições, são muito bons mas o que falava é que não podemos definir por exemplo a intensidade do delay, o seu timing, ou a intensidade do reverb de uma sala de concerto. Estava habituado a manipular isso no MP4, permitindo criar sonoridades mais abstractas e experimentais.



Pessoal, num piano acústico as notas mais agudas não tem abafadores, então parece que está "sempre com sustain". É assim mesmo, não tem nada errado com o ES6, pelo contrário: tá simulando muito bem o acústico!

Obrigado. Fui pesquisar e é verdade. Se bem que nunca me tinha apercebido disso num piano acústico...

"ABAFADORES

Para cada nota (com exceção da região sobre aguda) existe um abafador que está constantemente sobre as cordas (por gravidade nos pianos de cauda e pressionados por mola nos verticais) e que tem como função cessar a vibração das cordas. O movimento individual dos abafadores é comandado pelo teclado (no conjunto pelo pedal). Quando uma tecla é apertada, o abafador desencosta da corda (ou conjunto) correspondente para que possa (possam) vibrar, retornando a encostar quando a tecla é solta."


Ontem descobri que podemos tocar no modo split, com um piano e um contrabaixo por exemplo e ter os ritmos a funcionar, configuração que por defeito não nos surge.

Estou satisfeito com o som de piano, e com a dinâmica do som, especialmente se tocar com o touch curve em HIGH1.

De resto estou contente com o ES6, tendo em conta o preço do piano, consegui compra-lo na musicstore por 1100€, não poderia estar melhor servido.

Assim que puder coloco aqui um video com uma gravação audio como deve ser!

virtu
Veterano
# mar/11
· votar


Mais um =)
http://www.youtube.com/watch?v=ww2Bik_MSPQ&feature=channel_video_title

TRON Legacy =D

Abraços.

CarLuzenrique
Veterano
# out/11 · Editado por: CarLuzenrique
· votar


Olá, Virtu,

fico muito feliz em saber de sua satisfação com o ES6 pois passei pelo mesmo processo pelo qual vc passou, desde a pesquisa de modelos até a conversa com o Sr Carlos. A diferença é q não comprei o piano digital ainda. Tenho poucos conhecimentos de piano, cursei apenas o básico. Adquiri um Fritz Dobbert usado, o qual precisa de alguns reparos como, p. ex, trocar 3 cordas partidas e exterminar um pequeno foco de cupim. Assim, gostaria de saber de sua opnião sobre a opção de vendê-lo e adquirir um ES6 ou MP6 ou continuar com o mesmo, investindo em seu reparo. Minha preocupação é que, como vc falou, ter a sensação de estar tocando em um piano de verdade. Uma coisa q me agrada em um digital é o fato de poder estudar sem ser ouvido. Então, vc poderia dizer se a sensação é mesmo de se estar tocando em 1 acústico, principalmente no que se refere ao toque na tecla?

Att, Carluzenrique

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Kawai ES6: Impressões e Review