Sensação de tocar Piano/Teclado ao Vivo pela primeira vez.

    Autor Mensagem
    whitewash
    Veterano
    # set/11


    Galera, to afim de fazer uma pesquisa, tenho uma banda cover de Dream Theater, e sinto que quando formos fazer nosso primeiro show, eu vou travar rsrsrsrs, só fiz shows até agora na guitarra, no teclado ainda nunca fiz...

    Quais foram as experiências de vcs???

    Os braços formigaram?
    Esqueceram as notas/acordes?
    Tocaram Errado?

    Contem ai =)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Aconteceu algo que nunca aconteceu comigo ...

    Suei frio, suei tanto que a camisa colava no corpo, e eu tremendo de frio.
    Tb errei um acorde em parte da música ... mas no geral, foi muito bom!


    Abrax!

    Jube
    Veterano
    # set/11
    · votar


    whitewash
    Eu toco mais guitarra tambem, mas certa vez fui tocar uma musica que gosto muito e nem é tão dificil "Why Does My Heart Feel So Bad", esqueci logo no começo de alguns acordes hehehe, droga =(

    whitewash
    Veterano
    # set/11 · Editado por: whitewash
    · votar


    ejaeiaeuehaeehaueeuhuahu puts, é tenso, tocar ao vivo, o pior que quando eu fui tocar teclado pela primeira vez que na verdade eu nem considero um show ,toquei 3 musicas só, era um campeonato.., era uma banda cover de Edguy e eu nem gostava dessa banda, só estava nela por estar mesmo ... então ja viu né... eu só tinha ensaiado uma vez com a banda, eles ja tocavam faz tempo, menos eu, dai na outra semana ja ia ter show... ahuahuhuaau foi tenso eu sentia tanto frio que não tem nem explicação, o estomago se retorcia XD

    Gabriel Schuck
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Faz um tempo que toco teclado e piano, mas as vezes fico nervoso
    quando preciso tocar num piano em um lugar onde todos ficam em silêncio,
    que parece que o artista é o "centro das atenções" e ainda mais num
    instrumento como o piano, que o músico precisa fazer tudo na mão...
    Fica mais fácil pro público perceber algum erro se você errar, claro,
    nesse caso você tem que saber "criar um disfarce" como se fosse passar
    por cima do erro. Tipo enganar o público, parecendo que não errou.
    Esse tipo de situação é pouco comum, pois geralmente um
    músico toca em lugares onde o público grita e faz barulho e o ambiente
    não é silencioso. Aí o cara pode se empolgar, errar alguma coisa, que
    vai ter 100% de certeza que ninguém vai notar nada.
    Mas já vi alguns músicos que se apresentaram e no meio da música
    simplesmente pararam de tocar por nervosismo.
    É bom sempre se preparar antes do momento tenso, comer alguma coisa e,
    se for necessário, tomar uma "aésse", fazer alongamentos
    corretamente.... Se estiver frio, esquentar as mãos de alguma forma,
    ninguém merece tocar com mão gelada né. Hehehehe. E depois o músico se
    acostuma, se for a primeira vez isso acontece realmente. Mas como diz
    aquela frase: "Tudo tem a sua primeira vez".
    Abraços!

    Gus79
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Gus79
    · votar


    Quando fiz meu primeiro show "de verdade", fiquei sem retorno e precisei parar de tocar no meio de uma musica para nao atravessar... Mas o resto da banda nao parou e talvez tenha passado despercebido pelo publico. Foi tenso.

    tmurback
    Veterano
    # set/11
    · votar


    whitewash
    O negócio é o seguinte... Se você está inseguro é porque não estudou o suficiente... Você tem que ir pra apresentação como se fosse fazer a coisa mais natural da sua vida, como tomar um copo d'águal, simples não? Então, o ideal é que haja essa naturalidade, essa preocupação só com a música, sem ficar pensando "qual o acorde?" "que parte que é agora?" "qual o dedilhado?". Isso já tem que estar internalizado. Outra coisa... Insegurança quanto a acordes até dá pra disfarçar, mas na hora do solo, velho, cê tem que se virar e fazer acontecer.

    Gabriel Schuck
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Puts.... Tocar sem retorno é um saco viu..... Já aconteceu várias vezes comigo..... Até parece que nessa hora o músico é até mais experiente que o cara da mesa porque, na maioria dos casos, não há equipamentos suficientes pra ter retorno, ou o som foi mau regulado, pode até ser a falta de bom censo do operador...

    F.L.E
    Veterano
    # set/11 · Editado por: F.L.E
    · votar


    Gabriel Schuck
    Problemas com retorno se resolve chegando cedo ao evento pra dar tempo de passar o som e fazer todos os testes necessários, nessa hora você detecta possíveis problemas como falta de retorno, e isso é um problema porque cada um gosta de um jeito diferente, não dá pro técnico de som ficar adivinhando, nem dá pra tranferir a responsabilidade do músico, que geralmente chega na hora de tocar, pro cara do som.

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/11 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    Problemas com retorno se resolve chegando cedo ao evento pra dar tempo de passar o som e fazer todos os testes necessários,

    Como se isso resolvesse e/ou fosse possível em todos os casos, cansei de tocar como terceira, quarta, ultima banda da noite, toda a regulagem inicial, JÁ ERA, é batata, os caras que vem antes mudam tudo, e no final popde ficar sem retorno tranquilamente

    Outra coisa, é quando a banda chega cedo, e o cara do PA nem está lá ainda, e quando monta tudo, é aquela correria = a passagem de som sofrivel, show ainda mais hehe

    Mas voltando ao tópico, todo show com mais de 30 pessoas eu já fico tenso, e olha que toco com banda a mais 20 anos e meu primeiro showzinho eu tinha 14 anos hehe

    Normal

    whitewash
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Legal, hauhaeuaueshaesuheasaseh, to vendo que não é só eu então, algum de vocês tocam com notebook, utilizando vsts? ja tiveram problemas com isso?? Pifou algo alguma vez??? ja aconteceu algo mto vergonhoso com algum de vocês? acho legal compartilhar essas ideias =D, comigo, ja queimou a minha caixa de som no meio do show, meu teclado ja desligou sozinho, estava utilizando o pedal de sustain desplugado.. KKK

    Gus79
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Depois de passar por dificuldades com o retorno, passei a sempre levar meu Staner KS-150 como mixer e retorno pessoal. Mando o sinal dos teclados para o cubo e da saída Line mando para o operador do PA.

    Assim, fica bem tranquilo, nem preciso arranjar lugar para colocar minha mesinha de som nem nada: o Staner já tem equalização de três vias e ganho individual para cada um dos 4 canais. Quando toco em show, só preciso levar os teclados, o suporte e o Staner. (Tá, é tralha pra caramba, lota o meu carro, mas é simples de montar e bem confiável, tem pouca chance de algo dar errado).

    Leo_FV
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Essa de usar VST's

    Eu não uso, mas já vi um mico do tamanho do mundo com banda profissa.

    Na virada desse ano na praia de Copacabana, teve o show da Daniela Mercury, por volta de oito da noite. Esse show foi gravado para um DVD. No inicio do Show tinha uma performance da Daniela com os Bailarinos, a principio só a percursão estava junto. Depois de uns 10 min de dança e tal, o batera começou um ritmo e eu fiquei sem entender o que era aqui, pq tava só ele e o baixo. Era pro teclado ter feito algo e não fez. A Daniela parou o show, foi no tecladista que estava bem no canto do palco. nesse momento, a camera focou bem no rosto dela e mostrava no telão. então, todo mundo entendeu que ela disse pro tecladista: "se isso não funcionar, não da pra fazer o show".

    Resumo: a Daniela pediu desculpas, disse q teve um problema tecnico em um instrumento, e q dali a 5 min eles iam iniciar o show novamente, com toda a performance de dança. Na segunda vez, funcionou e ficou muito bom.

    Ufa.

    Gus79
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Leo_FV
    Laptop nao foi feito para o palco.

    Razgriz
    Veterano
    # set/11
    · votar


    neh issoo...!!!!!

    Na primeira vez que fui tocar ao vivo, eu tava um pouco nervoso por ser a primeira vez, de cara tive que tocar com um XP-60 lá vem o tecladista falando as funções, éhh pow, entendí tudin xD. eu sei que eu pedí um Rock Organ, Lead, String e Piano, ele fez uma tal de pista lá e deu certo, e nesse momento eu descobrí que o cantor tinha pago alguém pra gravar o show, nossa fiquei azul, e gelado aushaush as mãos suando hehehe. eu abrandei isso respirando fundo, oxigenando bem, tomei uma água, arrumei um chiclete, e procurei não ligar muito pro povo. hehe deu uma sensação de nostalgia escrevendo isso . :D

    Lyu
    Veterano
    # set/11
    · votar


    É tenso, sempre que vou tocar com uma banda nova a primeira vez da um belo frio na barriga, mais o jeito e ficar olhando pro teclado e se acalmar para nao fazer besteira, e se aproveitar dos "arrastes" quando vc erra alguma coisa xD, finge que foi uma firula e sobe pro tom certo antes que alguem perceba =x.

    Aconteceu no fim do ano uma apresentação de 2 dias com a orquestra da minha igreja onde ensaiamos por 4 meses uma cantata e talz, 2 horas de apersentação para 2mil pessoas.

    Das 18 musicas 3 eram solos meus com uma solista em voz, eram 3 pianistas, nas outras em geral tocavam os 3 juntos montando variações de timbre ou acordes, só sei que toquei todo feliz, com um puta medo de errar mais deu tudo certo, quando fui ver a gravação o infeliz do responsavel pelo som não aumentou o volume do meu teclado --"

    A gravação saiu praticamente um solo de voz nas musicas, e a igreja ouviu bem baixo por conta do meu retorno que estava virado pra eles.... revoltante xD.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sensação de tocar Piano/Teclado ao Vivo pela primeira vez.