Aprender a tocar piano/teclado X idade

    Autor Mensagem
    Azian
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Azian


    Oi pessoal do fórum das teclas. Sou das cordas, e sempre gostei muito das teclas. Como vocês podem ver pelo titulo do tópico, é o seguinte já tenho lá meus 20 e poucos anos (um pouco mais), e sempre escutei falar que quanto mais a idade avança fica dificil de aprender um novo instrumento. Tenho um cassio daqueles de criança e tal, ando lendo os ''abc's'' pelo google e nao sei, mas estou com muita dificuldade de coordenar as 2 mãos juntas, e fico com dor nas mãos, cantar junto nem se fala. Pensei já em fazer aulas (e não tenho grana pra me matricular em uma escola), mas fico pensando uma coisa:
    - será que vale a pena? (considerando o fator idade)

    Não quero ser nenhum genio do piano, só gostaria de compor tambem com o som das teclas, só que tá dificil.

    Desculpa se o tópico em questão parece ingenuo ou bobo. Por favor, tenham paciencia. Mas é serio, fico pensando mesmo se a idade é que tá atrapalhando, e tenho muito esse desejo de aprender a tocar teclado/piano.

    O que vocês acham? Tem alguma dica?

    Abraço

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Tem uma dica sim, alias duas:
    - compra um teclado de verdade
    - procura um professor

    Não tem idade para aprender, pessoas muito mais velhas aprendem tranqüilamente, mas use algo que não seja de brinquedo

    WKBorges
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: WKBorges
    · votar


    É verdade!!!! ...... tenho 27 anos e não me considero velho para aprender.....

    Se isso é um desejo seu, vai fundo .... Siga os conselhos do Edson Caetano, e mergulhe de cabeça ....

    Abraços

    Azian
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Edson Caetano
    WKBorges

    pois é , sei lá, acho que isso em mim é meio ''psicologico'' o lance da idade, de tanto que falaram, meio que cresci escutando essa m*. Acho que é meio falta de estimulo que vem de fora tb. Fui ver um professor uma vez, e dai voltei quando vi que era uma criança que tava tocando, rs.

    - compra um teclado de verdade

    Pois é cara, ja pensei nisso...só que nem disse antes...a grana ta meio curta (prestaçoes), e não queria comprar qualquer porcaria que só fosse ''um pouco a mais'' que o Casio infantil que tenho. (parecido com esse, só que nao tem visor nem nada, tem aquele botão rosa de demonstraçao, mas é do mesmo tamanho desse.


    É verdade!!!! ...... tenho 27 anos e não me considero velho para aprender.....

    Sim! te entendo, tipo com o baixo, bateria vou tranquilo (quis pegar tb um pouco a noçao desses 2 e foi firmeza), só travo no lance do teclado, pra mim parece que exige mais concentraçao que os outros instrumentos.


    Esse tópico soou mais como um desabafo, e não deixa de ser. Sei lá o que fazer com pouca grana, olhar coisas assim pela internet nao ta dando muito resultado, meu teclado é infantil, professor e teclado no momento não dá, ai tento mesmo assim no que teclado tosco que tenho e sei la, ai acabo pensando que é lance de idade mesmo. Dói as mãos (sei que deve de doer pois enfim, quando se aprende um novo instrumento é normal) mas ao mesmo tempo não sei se ta certo, se é pq ja passei da idade, ou se to fazendo certo. Nenhum amigo meu é das teclas, ai sei la o que pensar.

    soruji
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Azian

    Sou das cordas, e sempre gostei muito das teclas


    Considerando isso, você já tem noção de música, certo? O que você vai aprender mesmo é a técnica pra dominar o instrumento em si, pois suponho que já tenha uma base teórica.

    Vai em frente, e em breve você se juntará a nós aqui no fórum.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Não existe dor... Se está doendo é porque está com a postura errada, pegando vícios já...

    Agora tenta aprender violão com um de brinquedo? Complica né, com teclados é a mesma coisa, para aprender algo tenha o mínimo possível, que é ter um teclado de 61 teclas tamanho normal

    Sugestão, se não vai fazer direito não faça, fica no violão, no baixo, na batera... Tirar vícios posturais e um aprendizado errado são bem díficeis

    A grana complica mesmo, mas por menos de 1000 arruma algo decente, o mínimo é ter o instrumento...

    Azian
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    soruji

    Toco guitarra desde os 15. Sim, em teoria já saquei um pouco fuçando por aqui e no goooogle e em alguns livros velhos de teoria (mas por enquanto só em teoria mesmo, pq na pratica ta dificil, rs)

    E pode crer, gosto muito mesmo das teclas, fico viajando quando escuto jazz, progressivo, e cantoras tipo a Nina Simone e tambem no Ray Charles.

    E isso não é de hoje, é de sempre. Tipo fico pensando por que perdi tanto tempo e quando tinha mais tempo e ''paitrocinio'' pra aprender.

    Mas enfim, acho que já saquei a msg. Obrigado pelo incentivo. As vezes precisa ouvir alguem que nem sabe quem tu é pra se dar conta das coisas. Acho que o lance mesmo é economizar pra ir ao um professor e parar com essa cisma de idade (agora me senti meio idiota, mas td bem, me sinto estranho desabafando).

    Preciso melhorar minha auto-estima ''tecladistica'', haha.

    Valeu aí caras. Por enquanto vou continuar tentando tirar leite de pedra com meu Casio infantil.

    Azian
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Edson Caetano

    É, tb tava achando que era uma dor estranha, devo de ta fazendo errado mesmo. Acho que por enquanto vou ficar nos ''acerta a tecla'' aheuhaue, do que tentar fazer ''ritmo''. (nem sei os termos certos, rs).

    Cochise
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Cochise
    · votar


    Uma pessoa de mais de 20 anos como vc tem a mesma capacidade de aprendizado que uma de criança de 10.

    Existe umas pesquisas que comprovam que existe uma ''janela de aprendizado'' que é entre o 1º ao 3º ano de vida. no qual a criança se for estimulada pode aprender coisas mto mais rapido (inclusive é a idade que a criança pode adquirir ouvido absoluto com mais facilidade e tambem varios idiomas muito rapidamente e igual a um nativo). Tem um programa bem legal que fala sobre isso, chama-se : Mentes brilhantes.

    Mas fora isso nao importa se vc tem 5.. 10.. 20.. 30...etc . Vc tera a mesma capacidade de aprender um instrumento. Então pode estudar que vc vai aprender da mesma forma que se tivesse começado ha 10 anos atrás.

    Azian
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Azian
    · votar


    Cochise

    Aquela criancinha que tocava no dia que fui ver um professor, que nem comentei antes, deve fazer parte das ''mentes brilhantes'', cara, fiquei pasmo, achei que era um adulto tocando. rs.

    Pois é, tem muita polemica nesse lance de idade e aprendizagem de instrumentos. Por isso que me questiOno quanto ao teclado, como descrevi acima. Achava que era até a adolecencia essa questão de desenvolver ouvido absoluto e tal.

    Valeu pela informação, soa como um incentivo.

    Cochise
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Azian

    É um incentivo ^^

    Azian
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Cochise

    Valeu velho.


    Até em breve forum das teclas. Vcs são gente fina ae. Trarei notícias. Valeu pela força e dicas.

    mg64
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: mg64
    · votar


    Azian

    Como toda atividade de aprendizagem intelectual, é necessário acima de tudo o firme desejo de atingir um objetivo e o estabelecimento de metas a serem cumpridas. A idade é algo muito relativo.

    Piano é um instrumento musical que exige disciplina e dedicação rígidas. É absolutamente indispensável a execução diária de exercícios técnicos de aperfeiçoamento de interdependência de dedos e de velocidade (até o limite da exaustão). A leitura e o conhecimento da teoria musical é algo que se se desenvolve aos poucos. Nada para se dominar nas primeiras aulas.

    O mais importante é começar. No início, exercícios e músicas mais simples. Em seguida, peças mais complexas. A dinâmica correta só se adquire ao longo de muitos anos. Porém, um passo de cada vez.

    O resultado só depende de você. Uma dica importante: comece com um bom professor, que tenha uma metodologia de ensino definida e o dom de ensinar. A empatia entre aluno e mestre é fundamental para o desenvolvimento dos estudos. No mais, boa sorte.

    P.S. É fundamental que o aluno tenha um piano em casa. Do contrário, fica muito mais difícil o aprendizado. E não precisa ser um piano acústico. Atualmente, o mercado oferece modelos digitais na faixa de R$ 1.900,00 a R$ 2.100,00, com ação autêntica de 88 teclas pesadas, capazes de atender plenamente às exigências de um aluno de nível iniciante e intermediário. No Fórum, existem vários tópicos a respeito.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    A Questão da idade esta marcada por muito preconceitos.

    Muitos rótulos, só porque alguém um dia falou ou escreveu sobre isto, todo mundo fica repetindo.
    Varia de pessoa para pessoa.
    As mãos conservam agilidade até o fim da vida, salvo se a pessoa tiver problemas sérios de saúde.
    Dá para aprender a tocar teclado em qualquer idade.
    A virtuosidade se adquire com o tempo, mas mesmo sendo mais velho tá para tocar um repertório muito bom.

    Azian
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Azian
    · votar


    Uma dica importante: comece com um bom professor, que tenha uma metodologia de ensino definida e o dom de ensinar. A empatia entre aluno e mestre é fundamental para o desenvolvimento dos estudos.

    Concordo e muito! Acho que pra qualquer instrumento, mas nesse caso especifico um que tenha paciencia mais que o normal e saiba ensinar o a-b-c, é bem importante. E que ensine a ler partitura, só tenho uma noção muito ralada.


    Atualmente, o mercado oferece modelos digitais na faixa de R$ 1.900,00 a R$ 2.100,00, com ação autêntica de 88 teclas pesadas, capazes de atender plenamente às exigências de um aluno de nível iniciante e intermediário.

    Tava dando uma olhada nos usados de uns sites que conheço, tem uma loja aqui que vende teclados e pianos usados... bom saber desse detalhe da tecla, ''pesada''.


    A Questão da idade esta marcada por muito preconceitos.

    Cara, tu disse tudo. É bem assim mesmo, falam tanto mas tanto que tipo, eu no caso começo a achar que é verdade. Saca? De tanto ouvir falar. ''blablabla toca bem pq aprendeu cedo blablabla pessoa fica com dificuldade e nem blablabla..''

    As mãos conservam agilidade nas mãos até o fim da vida,

    Bom quanto a isso acho que o fato de eu já tocar guitarra/violão a bastante tempo ajuda. Quanto ao dolorido nas mãos, tava pensando, acho que é de colocar tensão nos dedos, tava analisando, e tambem peguei uns exercicios meio ''pesados'' pro meu ''nível zero''. O que sinto dificuldade é na coordenação das 2 mãos.

    Confesso que me animei bastante depois desse tópico. Só tenho que me ''consertar'' na parte financeira. Mas ja tava até olhando uns teclados usados e pensando aonde teria um Prof. ou quem teria a probabilidade de conhecer algum.. rsrs.

    The_Hands
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Azian

    Brother, eu comecei no Piano com 25. E meu pai com 52!!!

    Cai dentro!!

    Azian
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    The_Hands

    Bah, muito legal saber! valeu cara!! Isso é muito incentivador! to aqui no trampo e pensando em ''como vou fazer'' hehe.

    mg64
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: mg64
    · votar


    Azian

    Concordo e muito! Acho que pra qualquer instrumento, mas nesse caso especifico um que tenha paciencia mais que o normal e saiba ensinar o a-b-c, é bem importante. E que ensine a ler partitura, só tenho uma noção muito ralada.

    No começo é o básico mesmo. Alguns métodos costumam ter até temas infantis. É assim que se aprende. Leitura de claves de Sol e Fá, escalas, construção de acordes, arpejos... Não adianta querer queimar etapas, a não ser para alguns talentos raros que ultrapassam a capacidade de um ser humano comum. É preciso ter paciência e o professor saber respeitar o limite do aluno. Quanto mais avançado o nível, mais interessantes as músicas vão se tornando.

    Tava dando uma olhada nos usados de uns sites que conheço, tem uma loja aqui que vende teclados e pianos usados... bom saber desse detalhe da tecla, ''pesada''.

    Quando se fala em peso da tecla, refere-se a ação do martelo que empurra as cordas. Em um piano acústico, o sistema é totalmente mecânico. Em um piano digital, o teclado simula o peso dos martelos, por meio da utilização de contrapesos e sensores eletrônicos. Por isso, para se estudar piano, tem que ser um teclado digital de 88 teclas “pesadas”. Este detalhe precisa ser bem observado ao escolher a marca e o modelo.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    mg64
    talentos raros que ultrapassam a capacidade de um ser humano comum
    Pior que sempre que falamos nisso, sempre tem um mala "iluminado" que diz que não precisa de nada e nem de ninguem hehehe um legítimo e raro caso que ultrapassa a o talento e a capacidade de um ser humano comum hehehehe

    Mas é exatamente como disse

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Azian

    Outro ponto importante é que a sua experiência com cordas ajuda a facilitar o aprendizado de um segundo instrumento.
    Assim de uma certa forma muita coisa do que você aprendeu e praticou nas cordas sera herdada pela sua prática no teclado.
    E quantos mais instrumentos tocar melhor.

    nando2112
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: nando2112
    · votar


    Azian
    Não vou repetir tudo o que já foi dito aqui pois a galera disse tudo o que vc precisa saber, só deixo meu depoimento pra que sirva de incentivo: Comecei com 20 anos, parei e recomecei a estudar agora com 30. Tenho uma curva de aprendizado bem lenta (principalmente por pouco estudo de teoria) mas já notei evolução nesses primeiros meses de retorno. Faço aula com professor que realmente ajuda muito.

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Azian
    Eu comecei com 16 no piano e com 17 já estou cursando bacharelado em piano. Quando contei pro professor ele nem acreditou! Se vc estudar com um professor legal e dedicar umas horas para "tonificar" suas mãos vc vai longe!

    WillAkumA
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Azian
    cara, até pouco tempo atras estava exatamente igual a vc =), ai pra evitar as dores comecei com mais aquecimento (antes noa fazia), e as 2 maos eu peguei uma musica treinei soo a direita, dps so a esquerda, dps as 2 =) eu lembro q começei tocando as mesmas teclas nas duas, depois eu peguei outra musica xD

    Azian
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Adler3x3

    Sim! comentei isso antes, acho que vai ajudar bastante.



    nando2112

    Bah cara, sim, isso é incentivador e quebra com essa m* de que depois de uma certa idade não se aprende bem. Esses depoimentos vão completamente a esse lance de que não se aprende depois de uma idade. Me sinto mais firmeza. Valeu


    Lord fafe

    É, dedicaçao é o segredo. Além de gostar do que se faz.


    WillAkumA

    Sim! Tem o lance do aquecimento que tava meio que dispensando e depois achando que era da idade, rs o que é uma besteira pensar,mas enfim, pensei... Mesmo com o meu Casio infantil...sabe como é né? quando tem muita vontade já se quer sair tocando alguma coisa...rsrs...vou ir com mais calma. To muito mesmo na ansiedade.

    Azian
    Veterano
    # jun/12 · Editado por: Azian
    · votar


    Caraaa..to cheio de incentivos e dicas.. Me sinto bem e fortificando pra ir em frente lidar com essas eventualidades de ''oh mas vc já passou da idade''..o que realmente me convenço de vez que é mentira. Acho que isso veio a me incomodar quando não vi nenhum resultado e tava sem nenhum incentivo, desorientado e tal somando a ansiedade de aprender logo. Mas, agora ta bem esclaecido, preciso de um professor paciente e um teclado decente. Muito obrigado a todos, isso me fez refeltir bastante sobre o que tava pensando quando abri esse tópico, na real achei que ia ler uns ''xingamentos''...sabe como é né, algumas pessoas por aí...mas tranquilo,... e acabou soando como um desabafo mesmo,.. e sei lá agora vou em frente, ganho muito mais tempo buscando o que eu quero do que ficar dando ouvidos a ''oh, mas depois dos 20 fica meio dificil blablabla'' ... em breve espero postar notícias aqui no forum das teclas. =)

    Obrigado ae pra todos. Abraço!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Aprender a tocar piano/teclado X idade