【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
phillipemr
Veterano
# jul/12
· votar


Edson Caetano
Beleza. Assim que puder vou começar as aulas.

Vou dar uma olhada no site que me apssou. Preciso aprender primeiro o be a bá. Quais são as notas e tal, ler partituras e essas coisas.

Obrigado pela dica Edson Caetano e se alguém mais puder indicar mais materiais eu agradeço.

fernandodi
Veterano
# jul/12
· votar


YaanSiilva
não entendi nada da sua explicação pra treinar arpejos... explica denovo por favor

LéoTecla
Veterano
# ago/12 · Editado por: LéoTecla
· votar


phillipemr

*Qual seu e-mail?

fernandodi

*Já foi.


[...]gostaria de saber um modo bonito de passagem para outros acordes em cifras[...]
lucasmoreira353


*Existem regras básicas, para entender observe primeira a cifra da música:

Intro: G D/F# Em E/D C G/B Am

G D/F#
Sempre me achei tão comum
Em D9
Talentos pensava não ter
C G/B
Sonhos eu não tinha nenhum
Am D
O meu valor eu não conseguia ver
G D/F#
Eu queria ser um super herói
Em D
Ter poderes para me transformar
C G/B
Nos heróis a ferida não dói
Am D
E na tristeza eles podem voar

D/B C
Eles podem voar
D/C G
Mas eu não sei voar
C
Eles podem voar
D/C G
Mas eu não sei voar

...............................................

A primeira observação que fiz, "o autor utiliza arpejo e improvisação em cima de encadeamentos, muito bonita e bem tocada. Fácil, mas pra quem está começando, difícil. Pois trata-se de improvisação. E como improvisar:

Observe os "encadeamentos", outros chamam cadência. Veja que ele está em C e quando vai passar para Am ele utiliza um G/B. Sua mão esquerda toca diferente da direita, um piano trabalha muito bem a questão do baixo, o que um contra-baixo faz em uma banda, um pianista tbm pode fazer, basta trabalhar bem os arpejos nos graves. Outra dica, ele não fica marcando o tempo, o famoso "tam tam tam tam tam", ele canta a música melodicamente, soando nota por nota no seu teclado, mas não faça muito cantado. Muitos erram em tocar a música cantada no instrumento, nota por nota completamente, fica desagradável.

Ela utiliza contra-tempos, dá umas paradas, nas passagens de acordes para outros. São várias técnicas utilizadas, que para quem está aprendendo fica difícil identificar e fazer da mesma forma.

Siga passos:

1* Tente aprender os arpejos do baixo...
2* Tente solar a música (cantando-a com o instrumento) não precisa ser completa, nem na nota tônica, pode ser nas terças.
3* Conheça o campo harmônico que irá trabalhar, a escala, como improvisar arpejos pequenos dentro dessa escala.

Exemplo, o tom é G. Seu campo é - G Am Bm C D Em F#º

Arpeje utilizando essas teclas ( G A B C D E F# ).

um arpejinho simples ( E F# G - A G - E F# - G F# - D E ) para cair no acorde de Em. e por aí vai (improvise) repetindo (improvise), respeitando o campo hamônico e a escala do tom.

phillipemr
Veterano
# ago/12
· votar


LéoTecla
phillipe666@gmail.com

YaanSiilva
Veterano
# ago/12
· votar


[/b]Fernandodi[b] Me Adc No Msn Vou Te Explicar Com Calma Bem Explicadinho Como Treinar Os Arpejos Passo a Passo =)


yan_zica@hotmail.com

lucasmoreira353
Veterano
# ago/12
· votar


LéoTecla

"A primeira observação que fiz, "o autor utiliza arpejo e improvisação em cima de encadeamentos, muito bonita e bem tocada. Fácil, mas pra quem está começando, difícil. Pois trata-se de improvisação. E como improvisar:"

Voce poderia me mandar uma apostila ou algo , que me ajuda-se em arpejos .. e nas coisa que vc sitou ai ? Desde já Agradeço ..

lucasmoreira353
Veterano
# ago/12
· votar


LéoTecla

"A primeira observação que fiz, "o autor utiliza arpejo e improvisação em cima de encadeamentos, muito bonita e bem tocada. Fácil, mas pra quem está começando, difícil. Pois trata-se de improvisação. E como improvisar:"

Voce poderia me mandar uma apostila ou algo , que me ajuda-se em arpejos .. e nas coisa que vc sitou ai ? Desde já Agradeço ..

Dieguinho Albuquerque
Veterano
# ago/12
· votar


Léo Tecla e os demais veterenos.. podem me enviar material para estudo ?

email : diego.oalbuquerque@hotmail.com


tenha visto, acordes,arpejos,escala, movimento contrario,hanon, e começamos estudar campo harmonico... Estudamos o ciclo das 5's c-g-d-a-e-b-f#-c#, e ai fomos pro ciclo das 4s, e até agora fomos em f-Bb, e agora tem me passado exercicios no campo harmonico, por ex: ME 1-5-1 // MD o acorde
e ME acorde // MD acorde arpejado e vice-versa, o que você acha? o que pode me aconselhar?

E porfavor quem tiver manda material pro meu email -> diego.oalbuquerque@Hotmail.com

phillipemr
Veterano
# ago/12
· votar


Para mim não chegou nada. :(

lucasmoreira353
Veterano
# ago/12
· votar


LéoTecla

Gostaria tambem de receber esse material .

Meu email : lcs_lm@hotmail.com

wsousa
Veterano
# ago/12
· votar


por favor, me mandem também esses materiais de teclado. Eu agradeceria! welson_sousa @ hotmail . com

YaanSiilva
Veterano
# ago/12
· votar


Pessoal eu estava querendo comprar um piano digital da roland rd 300 gx para tocar na igreja mais me disseram que tem um teclado melhor e mais completo que ele o sp88 II da kurzweil queria a opinião de voçes..porq depois da expomusic quero compra ja meu pianoo estou em duvida desses dois desd ja agradeço..

LéoTecla
Veterano
# ago/12
· votar


Enviei o material a todos que solicitaram

Ismah
Veterano
# ago/12
· votar


Alguém tem material de penta blues pra piano/teclado? exercícios?

lucasmoreira353
Veterano
# ago/12
· votar


LéoTecla

Léo , para mim n chegou nda ''/ ,
meu email : lcs_lm@hotmail.com

fernandodi
Veterano
# ago/12
· votar


Opa Yaan, só vi agora... Adciono sim, so que to entrando pouquissimo no msn, mas entao eu entro amanha a noite pra gete conversar um pouco se vc tiver on. Se nao der fica tranquilo, alias eu nem prometo qie vou entrar pq ta dificil, mas tentarei.

Valew cara

YaanSiilva
Veterano
# ago/12
· votar


Gente Recebi Uma Notica Pessima.... Eu Estava Pra Compra Um Piano Digital... Estava Optando Pelo Roland RD300GX,Mais Um Atendente Da Teclacenter Me Disse Que Ele Saiu De Linha e Ninguem Fabrica Ele Mais,So Encontrareii Somente Usadoooo..Isso é Verdade???? Por-favor Alguem Me Responda Rapido...Se For Verdade Qual Voçes Me Indicam a Comprar? Na Mesma Faixa De Preço De Preço Do RD300GX.. Desd Ja Agradeço...

IuriTec
Veterano
# set/12
· votar


YaanSiilva

Não é só pq saiu de linha que quer dizer que também acabou no estoque... tenta outras lojas velho...

IuriTec
Veterano
# set/12
· votar


Vc pode optar também pelo Kurzweil SP2x

DELLAROSA
Veterano
# set/12
· votar


Boas galera!
Não sei se aqui é o post certo para minhas duvidas, mas, se não for, me perdoem. Pelo menos, acho que é sobre dicas de estudo.
Ja tentei por muito tempo estudar a miscelânea que existe para tocar teclado, mas tenho dificuldades em organizar a metodologia; por exemplo, sei que deveria começar por escalas e intervalos, aprender o basico de partituras, tempo, ritmo, solfejar notas, grupos harmonicos, etc.
A ironia: até que aprendi muita teoria, até consegui montar eu mesmo, as escalas, usando o TTSTTTS, figuras de tempo, etc. Aí, tinha um vasto material na minha frente querendo engolir tudo, e no fim, percebi que não tava tocando nada, só teorizando. Aprendi usar alguma coisa de acordes para tocar musicas improvisadas, aí eu fico feliz, mas na hora de executar uma musica cifrada, não sai nada de como ela é realmente;fico frustrado, porque me pergunto, onde eu coloco as teorias que aprendi.Fiquei 8 meses numa escola e as teorias só aumentando. Executava minhas lições de casa na frente do professor, ele achava que estava bom e passava pra frente, mas não tava nada bom.
Então eu preciso começar do começo. Como treinar as escalas, por exemplo, até poder tocar no escuro.
Valeu gente, isso é só o começo. Minha familia que me dá uma força do caralho, só diz para eu desistir, mas eu não consigo desistir. e sei que vou achar o elo que está faltando para poder tocar as musicas, e sei mais ainda que vou ficar muito feliz, porque eu adoro quando consigo tocar uns acordes da hora, que meu ouvido fica deliciado. É claro, que tento tocar sozinho, porque se depender dos incentivos eu tô fudi. rsrs

soruji
Veterano
# set/12
· votar


DELLAROSA

Pelo visto você ama música, assim como eu. Passo pelos mesmos problemas: teoria demais, técnica e aplicação de menos.
Aconselho você a estudar em grupo, tocar em grupo. E ouvir bastante também. Ouça caras que criaram tendências, técnicas, estilos. Tente ouvir analiticamente o que eles fazem. O caminho é esse, sempre alinhando o caminho entre a teoria e a prática.

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


DELLAROSA

Minha familia que me dá uma força do caralho, só diz para eu desistir, mas eu não consigo desistir. e sei que vou achar o elo que está faltando para poder tocar as musicas, e sei mais ainda que vou ficar muito feliz, porque eu adoro quando consigo tocar uns acordes da hora, que meu ouvido fica deliciado. É claro, que tento tocar sozinho, porque se depender dos incentivos eu tô fudi. rsrs

Salvo quem é filho de músicos, todos temos problemas com isso... rsrs
-----------------------------------------------------------
Ja tentei por muito tempo estudar a miscelânea que existe para tocar teclado, mas tenho dificuldades em organizar a metodologia; por exemplo, sei que deveria começar por escalas e intervalos, aprender o basico de partituras, tempo, ritmo, solfejar notas, grupos harmonicos, etc.

Cara eu acho que no começo é melhor vc tocar músicas e não engolir escalas e blá blá blá... pq é o que vc quer quando chega numa escola de música... Escalas seria o complemento, algo que eu deixaria para o final...

até que aprendi muita teoria, até consegui montar eu mesmo, as escalas, usando o TTSTTTS, figuras de tempo, etc. Aí, tinha um vasto material na minha frente querendo engolir tudo, e no fim, percebi que não tava tocando nada, só teorizando.

Teorizando? Acho que não... não prenda-se musicalmente à regras, pq música é sentimento (palavra de "guitarrista bluseiro") mas claro, tem coisas que vc não tem como escapar... "algumas dessas mudanças já temos bem decoradas, I IV V I; I V VI IV V; I IV I V..." (frase do léo tecla) são mudanças prováveis de acordes... o arpeggio PODE seguir tbm essa regra... É um bom começo...


Diz aí que estilo de música vc gosta que te preparo alguns exercícios pra ver se te embalo rs

DELLAROSA
Veterano
# set/12
· votar


Valeu Soruji.
Ismah, Se for ver quais estilos de musicas eu gosto, eu diria que gosto de musicas. Na boa, tirando as porcarias (desculpem, quem gosta, gosto é gosto) de RAP, FUNK, As tais das sertanejas universitarias, pagodinhos horríveis, tipo krametadebelotravessoetc.
Bom, Para aprender teria que ser umas fáceis. Consegui tocar a musica 'FILHA" de Rick e Renner em homenagem à minha filha, quando fez 15 anos, mas eu fico tentando melodiar a musica com cifras, e não ficou muito legal.
Uma dica, manja baladas internacionais? Tipo Flash Back mesmo, pq eu ja passei da casa dos 40 então curto muito as musicas do passado e do meu passado, rs. Porque, cada vez menos, tem musicas novas que agradam meus ouvidos.
Sertanejas - não universitarias, nem raízes / Algumas mais lentas do malucão Raul / Zé Ramalho / MPB tipo não tão arrojadas como MIlton Nascimento ou Djavan (pelo menos por enquanto)
Por enquanto é isso. Mas o principal, é como organizar o começo. Eu devo começar pelas escalas? Alguns exercicios para praticar.
Obrigado

lucasmoreira353
Veterano
# set/12
· votar


Amigos, tenho uma duvida, o que fazer na passagem de acordes ( de um modo bonito).

Para acompanhar tento fazer os acordes com a mão direira e baixo oitavado na esquerda, mas...

A questão é o que fazer para acompanhar voz (qual o segredinho), por
exemplo, ou seja, entre um acorde e outro, por exemplo (entre C e G) o que devo tocar e PRINCIPALMENTE como tocar ?

As vezes o tempo entre um e outro pode passar de um ou dois compassos.
Fazer o que então, tipo usar outros acordes outras notas, improvisar o que ... QUAL A DICA PESSOAL .... por favor me ajudem .... estou a um tempo atrás disso.

- SERÁ QUE TEREI MESMO QUE ENTRAR EM UM CURSO DE PIANO PARA APRENDER ISSO ? depois de tantos anos.
- OU PELO MENOS QUE TIPO DE EXERCÍCIOS DEVO ESTUDAR PARA CHEGAR A ISSO ? (algum método ou apostila)

Agradeço a todos.

DELLAROSA
Veterano
# set/12
· votar


LéoTecla
Veterano 1
# 27/ago/12 16:21
Enviei o material a todos que solicitaram

Bom dia Léo! Lendo os posts, também me interessei por esse material. Poderia enviá-los para mim? Obrigado!
Acho que não pode colocar endereço de e-mail aqui, né?

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


DELLAROSA

Tipo Flash Back

falou meu idioma rs acho que pra vc começar ficaria bom algo sem muita nove hora... Classic - Adrian Gurivtz (tem um arpeggio de piano na música toda) e uma clássica do Richard Clayderman (e outros também), Ballade pour Adelainne (ou Balada para Adelina, na versão PT)...

Execícios, não tem como querer muito te explicar... Mas vamso lá

Como Zaqueu - Régis Danese - 60~80BPM

G D Em C (2x)
G C G
Am G F C meio compasso cada acorde
D
G D Em C (3x)

Aí... vc faz assim depois que souber bem:

G6 D9 Em C4 (2x)
G6 C G4
Am9 G6 F4 C meio compasso cada acorde
D9
G6 D9 Em C9 (3x)

Acho que se vc ficar um mês nesse estudo vai ser master... Escalas vc vai aprendendo aos poucos...

depois acho legal partir pra essa música aqui, ela é meio flash back, e tem um trocadilho legal com acordes e baixo...

Cantiga - Anjos do Hanngar (tem no cifra club)

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


Complemento para vc entender como harpeggiar



DELLAROSA
Veterano
# set/12
· votar


Complemento para vc entender como harpeggiar
Ismah, valeu mesmo! Mas esse complemento que falta, talvez vá me ajudar nas duvidas que apareceram.
Tipo, o que fazer na ME, baixo oitavado?Qual a batida do arpejo na MD? Ou é de improviso de acordo com a melodia?Ouvindo o piano da musica, não sei se estou certo, mas tem uns arranjos, que ainda acho meio dificil para eu executar. Desculpe a ignorancia, sobre o meio compasso, fiquei meio aéreo, revisando as teorias sobre o tema, mas não resolvi.
Bom, não sei se voce conseguiria, mas seria pratico para mim, se voce conseguisse explicar isso graficamente. Enquanto isso eu vou praticando.
Valeu mesmo, véio. Esqueci de falar, que achei legal o exemplo da musica gospel que me enviou. Entre meus gostos musicais, esse também tem lugar, apesar de não ser religioso.
Por exemplo, algumas do "Diante do Trono" (Preciso de Ti).
Até mais pessoal! Vou caminhando. TKS

Ismah
Veterano
# set/12
· votar


aguenta até o fds que transformo isso num arquivo encore... acho que vc tem esse software... se não tiver avisa...

ah e deixa um e-mail pra mim ismah1104 (arroba) yahoo.com

DELLAROSA
Veterano
# set/12
· votar


aguenta até o fds que transformo isso num arquivo encore... acho que vc tem esse software... se não tiver avisa...ah e deixa um e-mail pra mim ismah1104 (arroba) yahoo.com
Oi Ismah! Desculpe kra, eu havia aberto o forum do meu trabalho, e lá, os vídeos são bloqueados. Agora que to no meu PC, vi o vídeo.rsrs.Muito bom mesmo, bem explicadinho, é por aí que eu vou. rsrs. Valeu.
email: fadaruss-arroba-yahoo.com.br / fadarus-arroba-hotmail.com.
Brigadu mesmo véio. To visitando o site indicado. Abç.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!