【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/13
· votar


DELLAROSA

Só não esqueça de respirar, ou deixe alguém de sobreaviso ashuas

Cara tirar de ouvido é meio complicado... Eu sou tão auto crítico que não consigo tirar de ouvido, tiro uma vez, a segunda já encontro 5mil erros e blá blá blá... Vou desistir? Não, apenas tiro uma vez, o tom e a letra e o resto eu "confio no meu taco"...

O modo mais fácil de vc tirar música de ouvido é prática... Aprendi mais músicas de ouvido desde que estou na técnica de uma banda, que no tempo todo antes...

Porque? Não encontramos na web todas as cifras/partituras/MIDI's dentro do estilo regional, e as mais conhecidas geralmente acabam custando... Pessoalmente não tenho "milões" sobrando para gastar no que bem der na telha... Enfim...

O que vc procura são as progressões... Para chegar aí vai levar algum tempo, e lamento te dizer, mas pode ser que teu curso não ofereça esse conteúdo...

Porque? Simples é um conteúdo avançado, e nem sempre se tem esse contúdo no teclado popular básico...
Não é uma regra as progressões, são probabilidades... Mesma coisa com escalas... Algumas situações que me deparei simplesmente não encaixa...

Acho que ensaiar a tal música seria bom antes da apresentação... Cantar e tocar nem sempre se concilia bem logo de cara...

E ainda quanto a pedidos, bom se vc tem um público alvo (sim, seus familiares e amigos, são seu público também) que gosta de flash back, vc não tem obrigação de saber maxixe, forró, arrocha, guarânia ou diabo que os carregue... Não faz e nem tem porque fazer parte, de seu repertório...

DELLAROSA
Veterano
# ago/13
· votar


Aí sim Ismah! Valeu pelas dicas véio. Vou formando um esboço do que estudar e o que deixar. Sobre tocar e cantar, está certíssimo. Eu mesmo tenho minhas dúvidas, pois, ainda estou engatinhando em interpretar a partitura, acho que vai ser bem mais complicado, dividir meu cérebro entre executar corretamente a melodia no teclado, e ainda ter que se preocupar com a letra, tom, afinação, técnicas e tal, para cantá-la.
Beleza véio, valeu pela dica. O projeto vai continuar é claro, mas, por enquanto, acho melhor uma coisa de cada vez, né?
Abçs.

Ismah
Veterano
# ago/13
· votar


É por aí...

Mas não é o fim "dividir o cérebro", muitos conciliam bem, como vc tem prática no canto - quem disse que karaokê não ensina a cantar mente, vimos a Susan Boyle arrasando e nunca fez uma aula, nem sei se cantou em karaokê - acho mais fácil começar cantando e ir colocando a música depois...

Como assim?

Basicamente, pegue a cifra... e bata com um piano... digo bata em um piano o acorde no sílaba exata em que ele estiver... se foque bem nisso... adicione ritmo/acompanhamento automático e algumas pontes - basicamente um escoramento dos acordes... e voi la em umas duas semanas vc tem uma música pronta... depois vc pega a manha da coisa vai mais rápido...

Artemiiz
Membro Novato
# ago/13
· votar


To com um sério problema em relação à improviso e gostaria que alguém pudesse me ajudar!

Eu toco teclado já faz uns 4 anos e só aprendi o básico (decorar as notas) e tocar músicas.
Antigamente eu tocava fazendo os acordes básicos: se eu fosse fazer um acorde de C, eu faria C, E, G na mão esquerda e C, E, G na mão direita.
Um dia vi uma pessoa tocando e fazendo uma coisa diferente na mão esquerda e descobri que era oitavada.
Hoje eu faço C, G, C na mão esquerda e C, E, G na mão direita. O problema é que eu só faço isso. Como alguém consegue improvisar?
Eu sei q as pessoas usam escalas. Quais escalas eu devo aprender pra poder improvisar? Todas as músicas q eu toco ficam só nisso... sem um final bonito apertando outras notas e tals..

Espero q tenham paciência pra ler e pra me explicar! Obrigada!!!

RANTZI KEIS
Membro
# ago/13
· votar


Artemiiz
da uma olhada no youtube tem muito conteudo eu tb sou iniciante nao sei ajudar muito mas acho que uma coisa legal e você treinar os arpejos em todas inversoes dos acordes

ckavernoso
Membro
# ago/13
· votar


Artemiiz

Entendo o seu sentimento, passei por isso. Já possuo teclado há mais de 10 anos, mas nunca aprendi a tocar, tudo era nebuloso.
Alguns meses atrás, resolvi de fato aprender, mas fica apenas pensando em acordes.
Enfim, resolvi entender e aprender, escalas (ciclo das quintas e quartas), intervalos, e harmonia (bem básico).
Hoje, estou treinando bastante sequencias harmônicas. Agora sim, sinto que estou aprendendo.
De uma olhada nos links abaixo. Tem alguns vídeos bem didáticos.
https://www.youtube.com/user/jguadalupepineda1261/videos
https://www.youtube.com/user/bbdhrggl/videos
https://www.youtube.com/user/novaspal/videos
https://www.youtube.com/user/carlos5veiga/videos
https://www.youtube.com/user/miloandreo
https://www.youtube.com/user/glauberglauberglaube/videos
https://www.youtube.com/user/JeremiasNicacioVideo/videos
https://www.youtube.com/user/masmanioto/videos
https://www.youtube.com/user/tecladomaisfacil/videos

Bons estudos.

Artemiiz
Membro Novato
# ago/13
· votar


ckavernoso

Eu sinto como se eu não soubesse tocar só por não conseguir improvisar como todo mundo!
Eu já sabia q existiam vídeos no youtube sobre tudo q tenho q aprender pra saber improvisar mas é muito conteúdo e eu não sei por onde começar...
Vou dar uma olhada nos vídeos que vc postou!!!

Obrigadaaaa!!!

DELLAROSA
Veterano
# ago/13
· votar


Ismah

Putz! Legal mesmo suas dicas véio. De verdade. À primeira vista, parecem dicas tão banais, para quem ja manja; mas, para mim, confesso, que em apenas uma frase, tem um pedacinho do quebra-cabeça que há muito eu procurava. Legal mesmo.

O "Como assim?" foi ótimo. Entendi quase tudo, por saber do que se tratava, mas fiquei "boiando" no :
e algumas pontes - basicamente um escoramento dos acordes
Por favor, explica essa, e ja terei um "pedação" do quebra-cabeça, onde ja vai dar pra identificar alguma coisa do "todo".
Valeu véio.

DELLAROSA
Veterano
# ago/13
· votar


Artemiis

Eu toco teclado já faz uns 4 anos e só aprendi o básico (decorar as notas) e tocar músicas.

Permita-me fazer uma paródia disso:

Eu tento tocar teclado já faz uns 4 anos, aprendi o básico e male-male sei tocar músicas. rsrsrs
Mas agora to levando a sério. Como o Ckavernoso, tenho teclado ja faz uns 4 anos, e não me dedicava muito, achando que só dedilhando como minha netinha faz no teclado, iria chegar a algum lugar.
Também aprendi a tocar as musicas mais faceis por cifras. Depois fui evoluindo, aprendi as inversões, para usar e dedilhar na mão direita, e pratiquei na esquerda também. Mas não passava disso, e depois de muitas dicas vindas daqui ( Eu não participava, mas lia tudo), vi que estava apenas "boiando na superfície". Se quisesse me aprofundar, teria muito que ver escalas, formação de acordes, progressões,etc,etc,etc,. Pensa que seria fácil?Nem. Comecei com acordes e até aprendi uma coisa maravilhosa, que era, eu mesmo, saber calcular quais notas necessarias para tal acorde, sem ficar lançando mão de dicionários de acordes. Isso foi um sucesso para mim. rsrsrsrs. (Aliá, na teoria musical eu vou bem, mas, realidade nua e crua, musica se mostra na prática, né?)
Agora to nas escalas. Isso é um vasto campo que tenho que ir devagar, pois é complexo. Harmonia e Progressão então, como sugeriu o Ismah, ainda, pelo menos, por enquanto, vou deixar mais pra frente.
Veja mesmo os videos que o Ckavernoso enviou. Ele tb passou p mim, e o pouco que vi (infelizmente minha net foi p beleléu), avaliei que é um ótimo material. Têm videos que vão evoluindo em grau de aprendizado, desde o inicio, e isso é ótimo.
Bom, vai devagar, quando afundar a cabeça abaixo da superfície e ver que o aprendizado deste mundo (da musica) é muito, muito grande, como aconteceu comigo. Tem que querer e persistir, por que se não, fica mesmo só no basicão, achando que ta bom; e, "O bom, é inimigo do Melhor".

Artemiiz
Membro Novato
# ago/13
· votar


Verdade meu.. eu to louca pra aprender alguma coisa nova! Odeio essa mesmisse de só ficar fazendo oitavada na mão esquerda e acordes na mão direita. Vou me esfor

Ismah
Veterano
# ago/13
· votar


Entrou um cisco no olho quando vi isso aqui se movimentando rs, fazia tempo que eu não via três post seguidos em um mesmo dia...

DELLAROSA

À primeira vista, parecem dicas tão banais, para quem ja manja;

Não creio que seja tão banal... Pra quem cozinha é óbvio que temos que por sal e no cozido... Mas quem nunca se esqueceu?

Já me deparei com situações que simplesmente não me fazia sentido alguma coisa... E vc vê alguém fazendo isso com facilidade, e não compreende como não chegou a essa conclusão sozinho...

DELLAROSA
Artemiiz serve pra ti também o exemplo...

fiquei "boiando" no :
e algumas pontes - basicamente um escoramento dos acordes


Hum, pois é... às vezes traduzir da prática pra teoria não é muito fácil...
Creio que a banda Roxette - e semelhantes - seja da tua época, na introdução da música "Listen to my heart", tem um solo de piano e ali vemos as ditas pontes ou escoramentos... Num nível bem complexo eu diria...

Mas algo mais simples pra começar... "Assim como a corsa" do Fernandinho (creio), assim ela é uma versão meio complicada, então acho a versão do Grupo Adoração, mais fácil...

Intro: 2x Bm G D A


Acordes|--------|:Bm-G----|D----A----:| Basicamente isso, não sei se me fiz entender...
Notas |-----B-C|:-----D-E|-G-F#--B-C:| Talvez essa partitura seja mais claro...


Pode ajudar, estudar algumas coisas de contrabaixo e aplicar ao piano... O baixo exige grande domínio da escala... Ainda mais se formos pensar em modos g... Bom isso é pra outra hora, e é papo de guitarrista rs

As músicas 3/4 e 6/8, como guarânias e valsas, tem linhas de baixo bem interessantes...

Telefone mudo, em C, fica assim o baixo:


|-G-A-B-|-C-E-G-|-C-B-A-|-G-B-D-|-D-F#-...


O que eu chamado "escoramento" está sublinhado...



Artemiiz

Eu sinto como se eu não soubesse tocar só por não conseguir improvisar como todo mundo!

Quem disse que todo mundo que toca sabe improvisar?


Eu já sabia q existiam vídeos no YouTube sobre tudo q tenho q aprender pra saber improvisar mas é muito conteúdo e eu não sei por onde começar...

Abra o YouTube a pesquise algum vídeo... Simples... Depois d e olhar o 10 alguma coisa vc terá de ter aprendido, srta!

Odeio essa mesmiCe de só ficar fazendo oitavada na mão esquerda e acordes na mão direita.

Oitavada? Assim, tem diferença entre oitava e "acorde aberto"...

Temos acorde com V (quinta), ou como os guitarristas preferem "power chord" (lê-se "páuerw córd"), cifrado como X5, e composto pela tônica (I), quinta (V) e (não necessariamente) oitava (VIII)...

Bom acho que vc segue a linha do piano e não necessariamente do teclado propriamente dito... Acho que vc se dará bem com o estilo do arpeggio... Que são técnicas de harpa, aplicadas as teclas...

Áudio está "meio muito" ruim... Mas acho que dá pra entender onde se consegue chegar...






Aqui um começo... Mais uma vez o áudio não ajuda em muita coisa...



No mais é só teoria, as escalas ajudam muito... pegue um exercício de C e desça um semitom pra complicar um pouco rs

Artemiiz
Membro Novato
# ago/13
· votar


Ismah

Pois bem. Vou começar com arpeggios.
logo logo vo comprar meu p95 /o/ huehuehe

O áudio tá tenso mesmo hein o.o mas vlw xD

Ismah
Veterano
# ago/13
· votar


Artemiiz

Os bons exemplos tendem a ter áudio péssimo :P

Synth-Men
Veterano
# ago/13 · Editado por: Synth-Men
· votar


Galera que está procurando teoria com pouca informação, mas muito conteúdo. Clica nos links abaixo:


TEORIA MUSICAL

PIANO/TECLADO

COMPOSIÇÃO MUSICAL


camilin
Membro
# ago/13
· votar


Pessoal, tinha um professor que ensinou blues no teclado, exige muita dedicação com dependência nas mãos estou pegando devagar, alguén sabe um outro "stilo" para treinar as mãos, se souberem me passa..vlw

RANTZI KEIS
Membro
# ago/13 · Editado por: RANTZI KEIS
· votar


camilin
tem um metodo chamado hanon ele é muito bom, aqui nesse canal do youtube tem alhgumas dicas sobre ele e uns 3 ou 4 exercicios para idependencia de maos

https://www.youtube.com/user/tecladomaisfacil/videos




Ismah
Veterano
# set/13
· votar


camilin



Rodrigy
Membro Novato
# set/13
· votar


Que escala fica mais bonita para ser usada em solos de rock sem ser a penta tônica ? E que Acordes fica legal para improvisar no estilo hard rock ?

Ismah
Veterano
# set/13
· votar


Rodrigy

Que escala fica mais bonita para ser usada em solos de rock sem ser a penta tônica ?

Todas... Não existem regras... A mais comum é a penta, e depois os modos gregos - conseguirá mais infos no fórum dos guitarristas...

E que Acordes fica legal para improvisar no estilo hard rock ?

Todos... Dá para compor/tocar hard rock em qualquer tom... As progressões mais comuns são I V IV (Bob Dylan - Knocking on heavens door) e I V VIm VIm (exemplo Lynyrd Skynyrd - Simple Man)

PianistaMeioTecladista
Membro Novato
# set/13
· votar


Olá pessoal, venho notando que tecladista em geral não tem o costume de estudar técnica. Na verdade os únicos que eu vejo efetivamente estudando técnica são cantores (cantores de verdade). Pensando nisso estou planejando gravar algumas vídeo-aulas exclusivamente sobre técnica para instrumentos de tecla em geral. O que vocês acham? Funcional? Alguém vai assistir? Ou é uma péssima ideia? rsrsrs Comentem por favor.

RANTZI KEIS
Membro
# set/13
· votar


PianistaMeioTecladista

Eu acho uma otima iniciativa realmente nao gostamos de estudar tecnica mas eu sempre que posso gosto de ver videos de tecnicas e ver o que se tira de proveito acho uma otima inciativa e acho que faria sucesso sim]

PianistaMeioTecladista
Membro Novato
# set/13
· votar


RANTZI KEIS
Pois é vejo muita gente por aí que manja de harmonia e escalas e tudo mas na prática não consegue tirar um som bom do instrumento então é sempre bom tá com a técnica em dia pra poder tirar um som legal do instrumento.

PianistaMeioTecladista
Membro Novato
# set/13
· votar


RANTZI KEIS
Pois é vejo muita gente por aí que manja de harmonia e escalas e tudo mas na prática não consegue tirar um som bom do instrumento então é sempre bom tá com a técnica em dia pra poder tirar um som legal do instrumento.

ckavernoso
Membro
# set/13
· votar


PianistaMeioTecladista
Cara, funciona sim, pode ter certeza. Ficaremos muito agradecidos por essa iniciativa. Valeu!!!

Ismah
Veterano
# set/13
· votar


Estamos na esperança que quem vir a aprender depois de nossa geração - nossa = minha - já disponha de vídeo-aulas bem feitas. A iniciativa do CC com as aulas de teclado já vem ganhando audiência.

ckavernoso
Membro
# set/13
· votar


Ismah

"A iniciativa do CC com as aulas de teclado já vem ganhando audiência."

Parece que a iniciativa do CC deu uma parada no início. Até hoje apenas uma apresentação do professor e um tutorial.

Tomara que venham mais aulas.

PianistaMeioTecladista
Membro Novato
# set/13
· votar


Fui pesquisar sobre essas aulas e vi que não existem mais, pelo menos nos links que eu achei. Meu objetivo com vídeo-aulas é passar puramente técnica instrumental mesmo. A internet já tá cheia de aulas sobre harmonia, notação, escalas... Mas nunca achei nada sobre a técnica em sim do instrumento.

MesterBlues
Veterano
# set/13
· votar


Uma dica basica que ajuda na hora de montar os acordes é saber que eles podem ser equivalentes ou simples mente iguais, por exemplo:

F#m(5b) = Am/F#
Eb = G#m(5#)
Bº = G7

e assim vai indo.... Sabendo a formação dos acordes pela escala fica facil...

PianistaMeioTecladista
Membro Novato
# set/13
· votar


Eb = G#m(5#)
Bº = G7

Acho que tá errado isso aí...

Ismah
Veterano
# set/13
· votar


Tem muitas relatividades que atrapalham... Aprendi a virar alguns acordes na guitarra...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Os professores ensinam as melhores dicas aqui!