Controlador CME UF 8 midi usb

Autor Mensagem
dtplayer
Veterano
# ago/08
· votar


Eu pago pau pra esses controladores. Com relação a qualidade não sei ao erto, mas nunca ouvi reclamações.

synth_master
Veterano
# ago/08
· votar


Meu UF7 ta chegando hj no fim da tarde, mas eu ja experimentei um irmao gemeo dele. Ca***o, o controlador eh muito bom! Simplesmente eu não tenho do que reclamar!!

Sou mais um feliz e satisfeito dono de um controlador CME! Podem jogar pedras quem não gosta, mas eu gosto e pronto! hehe

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Eu já estou com meu UF8. É fantástico. As teclas são pesadas de verdade, como o piano. São excelentes. Quando vou tocar, faço uns glissandos antes para amaciar o mecanismo, elas realmente "Agarram" um pouquinho mas nada que 3 segundos não resolvam, e são uma delícia de tocar.

Ele é alimentado via USB. Somente é necessário a fonte (que no meu caso foi feita uma coisa muito inteligente: abriram o teclado e insatalaram a fonte internamente, fica apenas um cabo que pode ser retirado) quando se quer usar o aftertouch, mas não o utilizo para nada então não faz diferença. Ótimo não ter que carregar extensão, estabilizador, fonte.

Em relação ao tamanho: é grande o bicho. Robusto, bonito, resistente. Eu tenho uma pegada forte, dá muita segurança para tocar com a intensidade que quiser. O bicho pesa 27,5 kilos, fica tranquilo em cima de um tripé em X, firme e sussegado. O visual é lindão, com um vermelho escuro nas laterais, e a mesma com no feltro que fica acima das nota para proteger de poeira o mecanismo das teclas.

Controles em tempo real: é difícil explicar o que é tocar um Hammond B4 com todos os controles a mão. Que tem Hammond ou simuladores está acostumado, mas quem nunca teve esse acesso aos drawbars durante a execução de uma música simplesmente baba fica facinado. Eu nem consigo parar de tocar, é demais fazer as registrações na hora, ligar a percussão, etc...

O mesmo para os synths. Ter os Cutoff, Resonance, Atack, decay, sustain, release, e mais o que quiser para mudar em tempo real é algo fantástico, com o detalhe que todas essas modificações são registradas durante a gravação com o Cubase, então as possibilidades são infinitas.

Ouvi falar que os controles dão saltos. Eu uso o meu alimentado via USB, e não percebi esses saltos. Talvez existam alguns softwares que sejam mais sensíveis a citada baixa resolução midi, mas com os que eu uso não tive problema algum (b4, minimoog, moog modular, pro 53, etc...). Mexi rapidamente os controles para ver o que acontece, e realmente há saltos de por exemplo 5 pontos em 127 pontos (127 é o número padrão de quantidade de mensagens midi para cada controle) o que é insignificante para meu jeito de tocar, só percebo isso se fizer de propósito.

Uso o Cubase, para gravar tenho os controles principais (rec, play, rw, etc...) no próprio teclado, além de poder usar o teclado para controlar 16 canais midis diferentes, ou seja, mixar 16 pistas diferentes de gravação no Cubase. Não consigo usar 16 pistas para uma música, portanto sobra controles.

Os controles são configuráveis. Então, dá para mandar qualquer comando midi para eles.

Com o modo Drawbar, os controles do Hammond já estão na mão, tem um botão que é só apertar, no painel, e pronto.

O SP76 que eu tinha dava para armazenar 32 memórias das registrações, no UF8 não dá, e também não dá para pular do programa 1 para o 13 por exemplo, tem que ir pela rodinha ou por botões que mudam um a um. em relação ás registrações, já configurei todos meus VSTs, portanto quando escolho o Hammond ele já está configurado em função do teclado. quando mudo para o Minimoog, ele também já está configurado, não preciso nunca mais mexer em configuração midi nenhuma, tudo certinho e arrumadinho, sem nenhuma complicação. E geralmente uso no máximo seis timbres, geralmente 3 : piano, E. piano, Hammond e algum synth, então eu demoro em vez de 0,3 segundos para mudar um timbre 0,7 segundos, é ridículo a diferença.

As rodas de Pitch e modulação são firmes e emborrachadas, dão muita segurança na hora de usar, além de serem em confortáveis.

Aí tem aqueles controles básicos: aftertouch, curva de velocidade, transpose, octave, split, dual, etc...

Agora impressões pessoais: é fantástico o teclado, teclas de piano (com o Akoustik, não tem nada melhor) achei as teclas melhores que o CP33 (é pessoal). Controles na mão, facilidade de operação, não tem segredo, tudo que você quer ali, na mão, é robusto, bonito, pesadão, dá segurança para tocar bem forte, as teclas não tem jogo lateral ou coisa do tipo, enfim eu tenho o teclado que procurei durante muito tempo. Com um módulo baratinho (micropiano por exemplo) não preciso levar o pc ou note para os lugares se não quiser, e tenho tudo á mão.

Realmente é fantástico o teclado. Tá até difícil tirar o soriso da cara hehehehe

_SIDERADO_
Veterano
# ago/08
· votar


Mauro Lacerda

Parabéns amigo. Também me senti assim quando, após anos convivendo com os psr's da vida (dentre os quais o mais avançado q cheguei a usar foi o psr550), adquiri meu CME UF7 e um modulo roland JV-1010. Cara, quando pluguei tudo certinho e liguei akela sonzera no som da minha igreja fique doido!!!! Putz, akele piano da session era innnnnnnnnnfinitamente melhor do que qualquer outra coisa que eu pudesse ter tocado, os strings, acordeons, synths, organs, cara tudo muito bom. Fiquei extasiado por, pelo menos, uma semana, com akele sorriso bobo "colado" à face. É uma ótima sensação.

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


_SIDERADO_

Fiquei extasiado por, pelo menos, uma semana, com akele sorriso bobo "colado" à face. É uma ótima sensação. Ohh se é hehehe.

Fora o fato de que quando se tem um equipamnto legal, a gente toca melhor, não tecnicamente mas inspiradamente (no meu caso até tecnicamente, devido ás teclas de piano).

Além do que satisfaz a nossa insaciável vontade de ter novos teclados hehehe

Se bem que não tenho mais razão para mudar de teclado....

fernando tecladista
Veterano
# ago/08
· votar


Mauro Lacerda
parabéns pelo no instrumento


Se bem que não tenho mais razão para mudar de teclado....
já perdi a conta de quantas vezes eu já disse isso

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


já perdi a conta de quantas vezes eu já disse isso Todo teclado novo é o definitivo, pro resto da vida, até o próximo hehehhehehe

Artref
Veterano
# ago/08
· votar


Só para ser chato e depressivo:

Uma das melhores sensações é chegar em casa e ficar com sorriso bobo na cara por vários dias em virtude das maravilhas do equip novo.

Mas uma das piores sensações é concluir, só depois de comprar, que o equipamento no qual você investiu seu suado dinheiro é ruim...

Alguém já passou por essa? Eu já...não desejo pra ninguém.

Parabéns ao amigo e [modo deprê ON] espero que não se decepcione com o controller [modo deprê OFF]

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Artref


Cara, que depre hehehehe

Eu peguei o teclado sexta de manhã, e só agora tive tempo de escrever alguma coisa hehehhehe

Tou com um PC fudidão, e todos VSTs que imaginar, acho que qualquer dia desses eu vou ter que levantar daqui e almoçar hehehe

Scoth_Pr
Veterano
# ago/08
· votar


Mauro Lacerda

Parabéns cara, eu também estou com um UF8 e realmente as teclas sãõ uma deícia. Me UF + meu notebook = workstation TOP.

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Scoth_Pr


É cara, tudo na mão. Com a vantagem de ser um workstation com os melhores sons de cada instrumento (melhores pianos, melhores orgãos, etc..).

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Bem, agora que já estou a algum tempo com o UF8 e já fiz umas gravações, vários testes e tal vou postar aqui minhas impressões "pós hiper alegria da aquisição" hehehe.


Teclas:

- Positivo = são pesadas, mecânica muito boa, perfeitas para se tocar piano embora não sejam como um piano real que tem diferença de peso das teclas graves para as agudas. Isso é ótimo porque influenciaria a tocar qualquer outro VST que não fosse de piano, além de ficar muito fiel a um piano mesmo.

- Negativo = Elas agarram um pouco. Antes de começar a tocar, geralmente faço um glissandos, para dar uma "amaciada". Depois fica perfeito, mas tem que fazer isso.

OBS: Não percebi a tal diferença entre teclas pretas e brancas, que foi tão comentada a respeito. Que bom :)

Dou nota 9,6 para as teclas.



Controles:

- Positivo = São controles, oras hehehe. Pogramei todos meus VSTs rapidamente, apenas uma vez e nunca mais tenho que programar nada. Demorei 15 minutos para programar todos VSTs. Usar o B4, por exemplo, utilizando as drawbars, programando a velocidade da Leslie, Drive, Reverb, ligando a percussão, escolhendo a harmônica da percussão, etc... tudo em tempo real "não tem preço", é fantástico. Fora os controles para Minimoog (consegui colocar praticamente o painel inteiro do Minimoog nos controles, são 32 controles 2x16, o que também é fantástico).

- Negativo = Resolução midi é fraca, ou seja, ás vezes ocorrem saltos quando mudo os parâmetros. E tem um problema também: quando chega perto do centro, tanto dos sliders quanto dos knobs as mensagens midi tendem a ir ao número 64, que é exatamente o centro. Isso é sutil, mas pode atrapalhar quando se deseja fazer uma mudança muito sutil em algum parâmetro. Mas é uma coisa bem light mesmo, tem que se esforçar para perceber, e no final das contas esses detalhes não fazem diferença no uso ao vivo...

Não é perfeito, dou nota 8,7 para os parâmetros em tempo real.



De resto é tudo lindo. Aftertouch funciona normalmente, mas não uso. Rodas de modulação bem firmes, dá muita segurança trabalhar com elas. Uso os controles de Rec, Stop, etc... com o Cubase tranquilamente.

Sobre mudança de timbres, que é o que a galera mais reclama: não tenho problemas. Uso o Forte, tudo programado sem nada a reclamar. Como uso poucos timbres (piano, e.piano, Hammond e synths) é muito fácil programar o que quero, e tendo os parâmetros em tempo real fica perfeito para usar ao vivo, só alegria.


Além do que o bicho tem as laterais vermelhas, é grandão e pesadão, resistente, é feito para estrada (carrego tranquilo e sussegado, não tenho problema com fadiga). Mas toma metade do meu carro hehe. E é algo em que eu posso tocar com vontade, sem medo de quebrar as teclas, sabe aquelas coisas que são feitas para usar de verdade, pois é, ele é assim. Não troco ele por nada... estou muito satisfeito mesmo.

Scoth_Pr
Veterano
# ago/08
· votar


Mauro Lacerda

Que massa cara, eu estou querendo vender o meu, pois estou montando um estúdio, e é fogo ter que levar esse peso pra todo lado. Porém, no futuro, quero ter o substituto dele, o CME VX8 que é o controlador perfeito! Estouq uerendo pegar um Prokeys 88SX pra mim...

Allan.Melo
Veterano
# ago/08 · Editado por: Allan.Melo
· votar


Scoth_Pr


É,o VX8 é realmente foda!
Mas,cara,você achou alguma informação de quanto ele custa?Procurei em uma porrada de lugares e não achei nada!rsrsrs

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Scoth_Pr


É, em termos de portabilidade o PK 88sx é bem melhor, além de ter uns sons legais para não precisar levar note/pc/modulo junto. Mas no meu caso abri mão disso (eu tinha um SP76 que foi na negociação) pelas teclas e controles, e o peso eu levo numa boa. Vou ver se daqui um tempo compro um módulo baratinho para quebrar um galho quando for fazer coisas mais simples, ensaios, festinhas e tals.

Mas por exemplo: final do ano vou tocar em um teatro grande aqui em Sampa, mais de 300 pessoas, com duas dançarinas. Vai ser ótimo poder ter o UF8 nas mãos, porque a música que fiz para elas dançarem (muito loco, vai ser uma música minha) precisa de uma grande dinâmica e de um som excelente de piano. Vou usar o Akoustik ou o Ivory (se conseguir comprá-lo até lá) e vai ser só isso: Piano acústico e dançarinas (além do que vou fazer uma outra música com uma delas tocando Sitar). O SP 76 com certeza ia ficar devendo no sentido teclas e sons...

Scoth_Pr
Veterano
# ago/08
· votar


Allan.Melo

Só vi no exterior cara, por aqui ainda não veio VX8 não.

Mauro Lacerda

Com certeza o UF8 vai ser bem melhor pra vc do que o SP76, eu adoro as tecals dele e principalmente o visual dele, é lindo demais! Pena que vou te que troca isso pela portatibilidade, ainda mais qu quero fazer um móvel com corrediças onde o teclado (PK88SX) fica numa espécie de prateleira, como se fosse de tecaldo de computador comum. O UF8 iria arrebentar esse móvel em 1 semana hahahaha. Cara, falando no Akoustik, acho que estou ficando louco. Baixei ele, testei, mas gostei mais do Truepianos do que dele hehe. Estranho, pra mim o Truepianos soa mais "fat", que é o que gosto.

Obs: Vc tem a lista dos CC's de cada Knob e fader dele? Precisava configurar umas coisas nuns VST's aqui, mas não tenho os CC's, e somente pelo "learn" não tá rolando.

Abraço

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Quando nenhum LED acende para o botão 'FADER FUNC,' a lista de função dos faders:
Função Vol. M Vol.1 Vol.2 Vol.3 Vol.4 Vol.5 Vol.6 Vol.7 Vol.8
Canal Todos 1 2 3 4 5 6 7 8
nº Controlador Vol. M 7 7 7 7 7 7 7
Padrão 127 100 100 100 100 100 100 100 100
Variação de valor 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127

Quando nenhum LED superior acende para o botão 'FADER FUNC,' a lista de função dos faders:
Função Vol. M Vol.9 Vol.10 Vol.11 Vol.12 Vol.13 Vol.14 Vol.15 Vol.16
Canal Todos 9 10 11 12 13 14 15 16
nº Controlador Vol.M 7 7 7 7 7 7 7 7
Padrão 127 100 100 100 100 100 100 100 100
Variação de valor 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127

Quando nenhum LED inferior acende para o botão 'FADER FUNC,' a lista de função dos faders:
(Você pode designar cada fader a um nº controlador diferente)
Função CS0 CS1 CS2 CS3 CS4 CS5 CS6 CS7 CS8
Canal - - - - - - - - -
nº Controlador 11 11 11 11 11 11 11 11 11
Padrão 127 127 127 127 127 127 127 127 127
Variação de valor 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Quando o indicador LED para "KNOB FUNC." Não acende, a lista de função dos botões:
Funç. do botão CORTE RESSONÂNCIA ATAQUE LIBERAÇÂO PAN REVERB CORAL TEMPO
Controlador nº 74 71 73 72 10 91 93 -
Padrão 64 64 64 64 64 40 0 120
Variação de valor 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127 20-250

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Quando o indicador LED para "KNOB FUNC." Acende, a lista de função dos botões (Você pode designar cada botão a um nº controlador diferente):
Nome do botão Botão 1 Botão 2 Botão 3 Botão 4 Botão 5, Botão 6, Botão 7, Botão 8
Função botão Expressão Breath BANK MSB BANK LSB Expressão
nº Controlador 11 2 0 32 11
Padrão 127 127 0 0 127
Variação de valor 0-127 0-127 0-127 0-127 0-127

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


3.8.1 Quando a função DRAWBAR está ligada, os faders CS0-CS8 funcionam conforme segue:

Funç. Fader CS0 CS1 CS2 CS3 CS4 CS5 CS6 CS7 CS8
Canal atual Atual Atual Atual Atual Atual Atual Atual Atual Atual
Organ bar 16' 5 1/3' 8' 4' 2 2/3' 2' 1 3/5' 1 1/3' 1'
nº Controlador 12 13 14 15 16 17 18 19 20
Padrão 64 64 64 64 64 64 64 64 64
Variação de valor 127-0 127-0 127-0 127-0 127-0 127-0 127-0 127-0 127-0

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


5. Apêndice
5.1 Lista de parâmetros de controlador
nº Controlador Função Padrão Variação de valor
0 Seleção Banco MSB 0 0-127
1 Modulação MSB 0 0-127
2 Breath MSB 127 0-127
3 Controlador 0 0-127
4 Pedal controlador MSB 127 0-127
5 Tempo de portamento MSB 0 0-127
6 Entrada de dados MSB 2 0-127
7 Volume de canal MSB 100 0-127
8 Balance MSB 64 0-127
9 Controlador 0 0-127
10 Panpot MSB 64 0-127
11 Expressão MSB 127 0-127
12 Controle de efeito MSB 0 0-127
13 Controle de efeito MSB 0 0-127
14-31 Controlador 0 0-127
32 Seleção Banco LSB 0 0-127
33 Modulação LSB 0 0-127
34 Breath controller LSB 127 0-127
35 Controlador 0 0-127
36 Controle de pedal LSB 127 0-127
37 Tempo Porta. LSB 0 0-127
38 Entrada de dados LSB 0 0-127
39 Volume de canal LSB 127 0-127
40 Balance LSB 64 0-127
41 Controlador 0 0-127
42 Pan LSB 64 0-127
43 Expressão LSB 127 0-127
44-63 Controlador 0 0-127
64 Sustentação 0 0-127
65 Portamento 0 0-127
66 Sostenuto 0 0-127
67 Pedal soft 0 0-127
68 Pedal Legato 0 0-127
69 Hold 2 0 0-127
70 Controlador de som 64 0-127
71 Ressonância 64 0-127
72 Tempo de liberação 64 0-127
73 Tempo de ataque 64 0-127
74 Cutoff (corte) 64 0-127
75 Tempo de decadência 0 0-127
76 Nível de vibrato 64 0-127
77 Profundidade de vibrato 64 0-127
78 Delay de vibrato 64 0-127
79 Controlador de som 64 0-127
80-83 Controlador 0 0-127
84 Controle de portamento 0 0-127
85-90 Controlador 0 0-127
91 Reverb 40 0-127
92 Efeitos 0 0-127
93 Coral 0 0-127
94 Efeitos 0 0-127
95 Efeitos 0 0-127
96 Aumento RPN 0 0-127
97 Redução RPN 0 0-127
98 NRPN LSB 0 0-127
99 NRPN MSB 0 0-127
100 RPN LSB 0 0-127
101 RPN MSB 0 0-127
102-119 Controlador 0 0-127
120 Todo som deslig. 0 0-127
121 Reset todos os controladores 0 0-127
122 Controladores locais 0 0-127
123 Todas as notas deslig. 0 0-127
124 OMNI Off 0 0-127
125 OMNI On 0 0-127
126 Mono 0 0-127
127 Poli 0 0-127

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Cara, veja se dá para entender, sem não der passe seu e-mail que mando o arquivo em Word para você, que nele está bem "diagramado" hehehe

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


Putz, eu estava agora terminando de configurar o Forte com o teclado. Muito massa. Eu configurei o Forte para fazer as mudanças por canal midi, ou seja, eu mudo no UF8 o canal Midi e pronto, tenho 16 "presents" na mão, embora eu nem use isso tudo.

Por exemplo:
Hammond no Canal 1,
Piano no Canal 2,
Minimoog no Canal 3,
Hammond + Piano no Canal 4,
Etc...


Além do que posso usar todos os controles em tempo real do Hammond, por exemplo, mesmo que esteja "splitado" com um Piano.

E isso em uma "cena" do Forte, dá para fazer várias cenas, dá para usar uma cena por música, ou seja 16 variações por música. Para quem faz bailes por exemplo, ou toca músicas com enorme quantidade de timbres por música, fica tranquilo e sossegado para trabalhar do jeito que quiser.

E dá para programar tudo. Por exemplo:

Música 1 =
Intro = Hammond
Parte 1 = Piano
Parte 2 = E. Piano
Final = Hammond (com outro present).

Você só precisa ir apertando um botão por vez para fazer as mudanças, tudo na sequência.

Se não tem a sequência de músicas definida, você simplesmente programa cada cena do Forte para cada música e pronto. O vocalista berra: Música 34. Você vai no forte (usando apenas o mouse, você vai demorar 4 segundo para achar a música mais 10 segundo para carregar todos intrumentos, supondo que seja Ivory, EWQL Platinum, etc...) e tá na mão. Simples demais, bom demais...

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


OBS: estou colocando todas essas informações aqui para quem tiver interesse em saber como usar o UF com o Forte saber que dá para fazer isso tudo. Eu sabia que dava para fazer algumas coisas antes de comprar o teclado, mas se soubesse que dava para fazer tudo isso, com todas essas combinações e conexões, tinha comprado do mesmo jeito hehehehehe

El_Cabong
Veterano
# ago/08
· votar


Eu tenho um controlador CME-UF7, usei ele por 1 ano. É um excelente controlador.
Gostei tanto dele que eu pensei que iria ficar com ele uns 4 anos, mas o estou vendendo agora ($980) por que surgiu a oportunidade de comprar um MOTIF XS7.

SaintFerio
Veterano
# ago/08
· votar


Mauro Lacerda
Mauro eu fazia isso no meu Keystation 88es em conjunto com o Kurzweil ME-1, usava uns 10 timbres do módulo que não tinha como vc configurar na ordem, programava cada canal midi um timbre, é mais fácil... So que no Keystation que tem apenas uns 3 ou 4 botões vc aperta e segurava um botão e apertava uma tecla do teclado pra trocar de canal midi, já nos CME deve ser por botãozinho no painel, mais prático... Se vc tiver MSN vamos trocar umas idéias cara, pq talvez eu pegue o UF7 pra usar com notebook...

El_Cabong
Passa o MSN tb pra gente trocar idéia chefe, de repente rola algum negócio aí troca ou sei lá, valeu!

Mauro Lacerda
Veterano
# ago/08
· votar


SaintFerio


Meu msn é: maurotecladista arroba gmail ponto com

SaintFerio
Veterano
# set/08
· votar


Já te add mas não te vi online ainda xD

storrecilha
Veterano
# set/08
· votar


caras, ler estes posts tem me motivado muito a me aventurar nesta linha de VSTi, mas ainda estou muito leigo... a primeira dúvida que tenho, bem boba, é qual saida de audio usar com um pc ou notebook, seria a saida de fone?

Scoth_Pr
Veterano
# set/08
· votar


storrecilha

O ideal é usar uma placa de áudio externa USB ou Firewire, daí você usaria a saída da placa, mas caso for usar só ntoebook/PC e teclado mesmo, use a saída de fones.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Controlador CME UF 8 midi usb