Módulo jv-1010 com: cme uf-7 ou cme uf-8 ou sp-76 ou sp-88 ?

    Autor Mensagem
    AC_TEC
    Veterano
    # nov/06


    Olá, pessoal. Acabei de comprar um JV-1010, e agora preciso de um bom controlador, pois o meu teclado atual é o mesmo com o que me iniciei há uns 10 anos, e suas funções midi são apenas suficientes para mostrar os ótimos timbres do JV. O problema: gostaria muito de 88 teclas pesadas, mas acho pouco versátil pra banda (que no momento não tenho tempo). O foco deve ser mais piano, mas quando vi pela net a cara da linha UF, fiquei curioso com as possibilidades! Assim, gostaria de saber:
    - É possível programar qual controle vai controlar qual parâmetro do módulo?
    - O JV-1010 vai admitir essas associações de controles a parâmetros? Pelo manual, que achei fraco, não consegui visualizar. E ainda não testei o software Sound Diver, devido não estar com o controlador adequado.
    - Os controladores UF permitem flexibilidade na programação de mensagens midi? Ouvi usuários dizendo que os timbres só trocam por rodinha ou botões de incremento/decremento, mas fiquei na dúvida se não seria possível ir além da programação default...
    - Os controladores UF permitem que as alterações sejam salvas em uma memória do usuário? Essa é a dúvida que me leva a pensar na série SP, que pelo que vi tem 32 presets + 32 user presets. Ainda tem a vantagem dos timbres, mas o número e tipo de controles é obviamente limitado em comparação com os UF. Então, como seria a memória de ajustes do usuário dos UF, se é que ela existe?
    - Além disso, como seriam as diferenças entre as teclas? Isso é importante, pois o foco é mais piano. Mas talvez abra mão de teclas pesadas por um ano e meio mais ou menos em favor da versatilidade.

    Por favor, peço que opinem baseados em dados mais concretos, porque nunca vi nenhum dos dois; só devo ver daqui a um mês e meio, no dia de comprar, e não deve dar tempo de tirar todas as minhas dúvidas. Isso quer dizer evitar informações vagas de sites de fabricantes, bem como opiniões tendenciosas. Gostaria de contar com a experiência prática de vocês! Muito obrigado a todos!

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    O único problema do CME será o acesso sequencial, e não aleatório... Ex: Para acessar o timbre D você deverá passar pelo A, B, C mesmo sem necessidade de utilizá-los... Falam da diferença de peso entre teclas negras e brancas.. Mas tem faders para controles de filtros em tempo real que é bacana, além do visual... Para usar com o JV-1010 entre com bom custo-benefício vá de SP... Teclas boas para tecladistas (não para pianistas) mas excelente pelo tamanho e pelo mecanismo com ação semi-pesada. Tem 32 Midi Programs para acesso aleatório aos Presets do JV-1010. Tem inúmeras funções de programação de Patch, podendo amarrar além do Preset um tipo de pedal específico, efeitos específicos, configurações diferentes de slides (ribbon "modulation/bend")...
    O que falta no SP são faders ou knobs de ajuste em tempo real (coisa que vc não terá no JV-1010 também, no caso do JV-1080 dá pra se fazer algo) e um painel LCD para se grava o título do Program MIDI, facilitanado a associação numérica do SP/JV com o timbre....
    Mas o SP cai como uma nuvem como controlador e te dará opções de pianos mais graves/médios (aveludados) com uma boa fidelidade aos pianos acústicos e pelo menos dois bons timbres de cordas....

    AC_TEC
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Pois então, amigo... Pelo jeito o JV-1010 é um módulo mais basicão, carregado de excelentes timbres; mas... Quanto a controlar parâmetros em tempo real, parece não ser a dele. Talvez forme um excelente piano digital com o UF-8, a um custo bem mais interessante que um RD-300SX, por exemplo.
    Mas e quanto às teclas? Você já tocou no UF-7 (semi-pesadas) e nos SP? Sabe dizer qual a diferença? Porque se forem equivalentes, de repente compensa pegar o UF-7 pelos controles adicionais, e trocar de módulo mais pra frente. Vi no vintagesynth.com que o Alesis QSR permite programação de vários controles em tempo real. Difícil é achar por aqui, né? E infelizmente não dá pra importar um usado, que sairia até por menos de R$ 900,00 no preço final!

    tiko_y
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    olá
    gostaria de saber qual o nome do programa que vem em CD com o JV1010, que server para editar os timbres e salvar no módulo. é esse SOUND DIVER msm ???

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    É Soundiver da Emagic...

    =)

    AC_TEC
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Pessoal, se alguém aí já tiver tocado tanto no sp-76 quanto no uf-7, e puder comentar sobre a qualidade das teclas em ambos, seria de ajuda. Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Módulo jv-1010 com: cme uf-7 ou cme uf-8 ou sp-76 ou sp-88 ?