Review - Tokai TX-5 dsPlus

Autor Mensagem
R Santiago
Veterano
# abr/06
· votar


Theo22

Acho que vc ficar só c o TX5 não é uma boa, pois vc só vai ter opção de órgão apesar de ótimo, porém sem pre é bom ter outros timbres. Porém derrepente c o valor do PA da pegar o TX5 e um teclado barato. Se não der o ideal então seria vc trocar o PA por um synth. Sugiro algum da Korg, pois tem ótimos órgãos e ótimos efeitos então vc teria a possibilidade de trabalhar c síntese. Vc pode tb comprar um teclado mais barato e um Vintage Keys que tem inúmeros sons de Hammond alé mde Moogs, Mellotrons etc...

FalÔ!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


storrecilha

Vi sua mensagem ontem antes de vc editar falando que tinha comprado um TX-5 e pedindo dicas de Allman Brothers, mas só pude responder hj. Pq ce editou, se arrependeu da compra?? :(

Theo22

Se vc quer entrar de cabeça em sons de órgão, a dica do R Santiago é ótima. Com o valor do PA-50, vc compra um TX-5 que é um órgão de verdade e um synth barato de até 1500, 1700 pra complementar os timbres (QS6, X5D usado, S03 usado, etc, etc, etc) ou um arranjador do mesmo valor se precisar mesmo de ritmos pra algum trabalho seu.

É basicamente o que estou fazendo. Mas posso dizer que nesse projeto atual de blues/soul, 90% do que uso é o som do órgão. Como fazemos versões e não covers, e em breve músicas próprias, estou cogitando até usar apenas o órgão no palco e rearranjar algumas músicas pra que isso seja possível, pela "vibe" dele ser um instrumento "de verdade" mesmo (visual, timbres, controles e etc).

A quem ficou curioso sobre como o TX se comportaria tocando com banda:

Ele se saiu muito bem. Usei apenas ele no ensaio. Muito legal poder ir timbrando seu instrumento ao vivo sem depender de presets nem de edições em menus e etc. Curtia ( e curto) o som do QS, acho que pra um synth pau pra toda obra e barato o som é muito bom, mas o TX está vários níveis acima. De camas até solos mais nervosos, passando por levadas mais funky e percussivas ele cobriu toda a gama de timbres que as músicas pediam, com perfeição. Ponto negativo: o nível "output" (das saídas L/R) dele é meio baixo em relação ao que eu estava acostumado. O voulme teve que ficar no maximo no amplificador e entre 90% e 100% o tempo todo no teclado. Mas nada que se equalizando bem e se tocando em lugares com PAs legais não se resolva. Se alguém tiver mais alguma pergunta, tamos aí.

R Santiago
Veterano
# abr/06 · Editado por: R Santiago
· votar


Mr_Mojo_Rising

Logo que eu comecei a usar o OB3 tive essa impressão, porém vi que era a regulagem das drawbars dos presets de fábrica estavam baixas tipo 453343412 por exemplo.

Ao vivo quando quero baixar o volume eu reduzo as drawbars no caso sempre as três primeiras. Faço isso principalmente em TIME e Wish You Here.

Theo22

Eu há dois anos estou usando o OB3+G4 e o X5D. Pro som que faço da perfeitamente, além de ser um setup leve e fácil de colocar em qualquer palco.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


R Santiago

Mas achei o voluime baixo nem nos presets, sim nos timbres q eu tava montando. Mas nada fora do comum tbem, dá pra resolver.

Bom, só torço pra q essa minha satisfação aí com o bichinho dure muito tempo ainda... hehehe

storrecilha
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

oi, ah não me arrependi nem um pouco, o tx-5 é estupido de bom!!! e qt a dica, na verdade eu disse que já conhecia Allman Brothers mas queria conhecer mais bandas de blues que usassem hammond, pois eu acho que o tecladista do allman usa pouco... eu editei o post pq depois eu achei que tinha fugido do assunto que se desenvolveu depois... sobre bandas nacionais...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


storrecilha

Pô, podia ter deixado lá sem problemas... hehehe

Qto ao Allman Brothers, eles usam muito Hammond sim. O que deve acontecer pra vc ter tido esta impressão são duas coisas:

1) Vc deve ter ouvido apenas os CDs de estudio. Os Allman sempre tiveram guitarristas fudidos, e no estudio, como o Gregg Allman tbem canta alem de tocar hammond, acabava deixando o espaço para a piração para eles, em especial o Duane Allman.

2) Depois que o Duane morreu, ao invés de outro guitarrista, na segunda metade dos anos 70 eles colocaram o Chuck Leavell (atual tecladista contratado dos Stones) no lugar dele, pois acharam que nenhum guitarrista substituiria o Duane à altura. E o Chuck usava muito mais piano, pois o Hammond estava a cargo do Gregg (vide Jessica, um dos melhores solos de piano no Rock que já ouvi).

Então, procure ouvir coisas antes de 72, em especial os discos ao vivo. O Gregg destroi neles no Hammond, e isso até hj.

Em relação a bandas de blues com Hammond, tente procurar coisas do Deacon Jones. Dr John tbem usa muito Hammond, mas se concentra mais no piano. Uma dica que acho legal: procure ouvir caras que tocam Hammond com influências de Blues mas em outros estilos relacionados. Aí sim a coisa fica mais ampla e continua bem interessante:

-Gregg Rollie (tecladista/vocalista dos três primeiros discos do Santana, sensacionais. Procure esses discos q vale a pena)
- Art Neville (tecladista dos Meters, banda de Funk de New Orleans muito foda. Procure as coisas dele com a banda)
- Lee Michaels (tecladista que tocava apenas ele no Hammond e mais um batera, e ele faziua os baixos nos pedais. Muito legal, um pouco mais pop, mas sente-se influencia de blues legal. Procura a versãod e Stormy Monday dele)
- Booker T Jones (tecladista e lider do Booker T and the MG´s, que compos varios sucessos da soul music)

Esses são os mais tradicionais. A galera mais recente:

- Soulive (banda contemporanea de funk em que o tecladista tbem faz os baixos no Hammond, manda muito)
- Papa Grow´s Funk (banda bem legal em que o som se faz em torno do hammond tbem).

Tentei fugir das coisas mais obvias de rock, hard rock e progressivo que usam Hammond (Uriah Heep, Deep Purple, Yes, ELP e etc), pois esses ce ja deve conhecer.

Então cara. Faça as honras da casa e posta algum som aí. Espero ter ajudado.

storrecilha
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

ufaa... hehe valeu mesmo passei seu post para um .doc aqui no micro para eu procurar cada referencia q vc citou ae!

Eu tenho 2 albuns do ABrothers, um ao vivo e outro de studio (coletanea) realmente os guitars são excelentes mesmo e tem bastante hammond nas bases, mas acho q na hora do solo, qd tem, é piano, muito pouco hammond, mas eu gosto demais de Allman Brothers, e de blues em geral...

No rock, eu tb gosto muito do deep purple e do yes, EL&P não conheço muito, ando sempre procurando coisas novas, principalmente instrumental ... vou procurar esses caras do soul e do funk q vc citou...

Puts, gravar eu até consigo, mas gravar o que? eu sou iniciante ainda hehe, só se for 4 compassos do acorde de C hehehe

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

bixo!! agora tu num pode fugir!! tens q gravar um Purple pra mim ae!! haha
mas estou escrevendo para ver se vc pode me ajudar...eu curti demais o TX-5 ... mas senti falta de umas coisinhas...e uma delas é aquele Bregueço q o Lord usa em cima do Hammond...o que é aquilo??
fiquei curioso...um TX-5 com aquele tróço dá até pra mandar a agressividade do velho Lord nos palcos neh??
bom...se puder me ajudar...estou no aguardo...
\o/

Theo22
Veterano
# abr/06
· votar


R Santiago
Mr_Mojo_Rising
Ae pessoal, valeu pela dica, realmente é uma boa trocar o Pa50 por um TX-5 + um sintetizador, ou até mesmo um arranjador mais barato de preferencia da Roland. Se eu for comprar um sintetizador, priorizo os timbres de E.pianos, piano acústico e synth, possibilidade de criar ou modificar.

Mas pintou aqui na cidade a possibilidade de comprar um outro órgão, mas vou abrir um tópico para não misturar os assuntos.

Allex Bessa
Veterano
# abr/06 · Editado por: Allex Bessa
· votar


_BLACKMORE_

Por isso o TX tem outras simulações de sons, para chegar +/- naquele som do Lord, Keyth Emerson e outros loucos que encontramos por aí.
Salve em um "MEMORY" um palco sonoro usando o "B3 Metallic" e viage na maionese...hehehe
Pra isso também tem o Pich Bend ativado pra simular a mudança de voltagem ( de uma forma meio grotesca, mas funciona muito bem numa performance no palco ).

Só não vele enfiar a faca !!!

E por falar em faca... agora cedo o meu TX-5 passou pelo teste da queda !!! Fui tirá-lo do case e ele escorregou da minha mão à uma altura de 1m direto no chão de piso de cerâmica... o próximo teste será de 2m...kkkk
Está funcionando perfeitamente.

Abraços

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Allex Bessa

Por isso o TX tem outras simulações de sons
ah sim...cada coisa louca...mas o q eu quero mesmo saber é o que é aquele aparelho!!haha
depois te explico o porque..

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


_BLACKMORE_

Provavelmente cê tá falando do Ring Modulator, que misturava uns harmônicos loucos e dava aquele som estranho que ele usava pra dar um clima em certas músicas.

Zara
Veterano
# abr/06
· votar


Finalmente o nosso querido vintageman faz jus a sua principal característica adquirindo um faramfam fudido como esse. Falta só uma Leslie agora, hein Mr_Mojo_Rising?

Seria pedir demais pra que vc gravasse a intro de Lazy com essa peça em videoooooo??

hahaha
parabéns, moço!!
Quebra tudo com essa máquina.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


niguem tem mais infos ae pra mandar pra nos??

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


Gravei o ensaio de sábado da minha banda. Só TX-5 no set up. Depois coloco uns sons aí pra quem interessar possa.

Gravação em mono, som ficou meio magro. Mas como é uma situação que muitos de nós enfrentamos/ou vamos ter que enfrentar, vale para ver como o TX se comporta. Só posto se vcs prometerem que não vão me xingar de manco e tosco.

:P

Não mudem de canal.

Hammond B3
Veterano
# mai/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

Posta ae brother!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


Hammond B3

Sei não, acho que vou ver se gravamos de novo depois, bunitinho, em stereo como tem q ser. Dessa vez, mal passamos o som, não quero denegrir a imagem da Tokai.

:P

Wrvieira
Veterano
# mai/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

E aí, cara! Tá sumido... Pô, agora vc pareceu aquelas minas que te agarram, passam a mão, etc e, na hora do vamô vê dizem: "Ah, hoje eu tô menstruada, não vai dar... sorry..." :P Agora vai ter que postar, nem que seja uma música...rsrs

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


Tá bão, mas sejam educados:

http://www.yousendit.com/transfer.php?action=download&ufid=6F3621F6424 0DA71

http://rapidshare.de/files/21120530/Chaind_of_fools.mp3.mp3.html

Qui meda.

:P

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


Ninguem viu??

snifs

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


Mas hein?? Pedem e saem fora?? Up disfarceitor ON.

:P

Wrvieira
Veterano
# mai/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

Ah, vc só queria confete, né? Tipo "Pô, tenho um som, mas nem vô postar porque a gravação tá um lixo, choveu no dia, tô com unha encravada, etc", só esperando alguém pedir pra postar... Tô ligado... :P

Eu baixei e tô ouvindo ainda... Calma aí, pô! :)

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


tô com unha encravada

Essa parte era quase verdade. Tava com o dedo minimo luxado.

:P

Wrvieira
Veterano
# mai/06
· votar


Cara, na boa, vá se f...! Pô, puta sonzeira!

Atendo-me apenas a análise do TX-5, achei excelente! A simulação de leslie fala muito, né? Vc tá controlando por pedal de expressão? Não achei que ficou magro, porque toda a banda está meio magra, por causa da forma como foi gravada. Tenho certeza que, se gravar em estéreo, vai ficar show! Quais registros vc usou?

E aquele esquema nos 4'30'', mais ou menos? Perfeito!

Também gostei da música. Muito vibe... hehe

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


Wrvieira

Massa cara, valeu pelos comments. A simulação de leslie se perdeu bastante aí viu, em stereo é que tu ia sentir o negocio na real. Controlei o fast/slow pelo foot switch, não vivo mais sem ele hehee. Registro básico que usei: F-F-F-4-0-0-0-0-6, Chorus C3, Overdrive 20%, keyclick on, sem reverb. Algumas sutilezas, como trocas de registros de drawbars e glissandos podem ter se perdido na gravação por conta do mono e pelo nivel de output mais baixo que o normal (dá pra ver que o volume ta mais baixo que o resto ali). Quanto ao lance dos 4 e 30, foi o começo do solo, o resto nao gostei muito, talvez o final com aquele tema com a batera é que tenha ficado leglzinho tbem. Mas de resto ta bem humilde, depois gravo coisas melhores pra me redimir.

:P

Abs.

Wrvieira
Veterano
# mai/06
· votar


e pelo nivel de output mais baixo que o normal (dá pra ver que o volume ta mais baixo que o resto ali).

Isso é verdade. Vc já tentou usar um boost? Tem um pedalzinho da Behringer que, apesar de ser um equalizador, te dá a possibilidade de aumentar o nível de saída em até 15 dB. Ele é bem baratinho, tipo uns R$ 130,00, mais ou menos... Aqui está ele.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


Vou tentar sim. Minha ideia é um preamp da propria behringer tbem, que é valvulado.

Tem outro som aqui:

http://www.yousendit.com/transfer.php?action=download&ufid=40727B833BD 4F8D6

Wrvieira
Veterano
# mai/06
· votar


Minha ideia é um preamp da propria behringer tbem, que é valvulado.

O MIC100? Também é uma ótima pedida, além do fato de ser valvulado. Vc ganha uma "esquentada" no som. Vai ficar show de bola!

Vou baixar seu outro som.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


Wrvieira

Pensei no MIC200, que tem presets. Sempre fui defensor desses preamps, inclusive aqui no forum. Usei varias vezes, mas ainda nao comprei o meu, sempre emprestado. Acho que essa é a hora.

Veja o som ae.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# mai/06
· votar


O_o?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Tokai TX-5 dsPlus