Review - Tokai TX-5 dsPlus

Autor Mensagem
Wrvieira
Veterano
# abr/06
· votar


storrecilha

É o DVD do making of do "Machine Head". Eu tinha comentado sobre ele aqui. Eu comprei em uma banca de jornais.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


Chegou ontem o meu TX-5!!

Comprei às cegas pq perdi as esperanças de chegar uma unidade para teste aqui. Às cegas mais ou menos, pq as fotos, demos e tiradas de dúvidas em especial do Allex me ajudaram bastante a "arriscar" esta compra.

O que posso dizer é que estou extremamente satisfeito no geral. Muito bem construído como um todo, metal e madeira quase que 100%. As únicas partes que pareceram mais frágeis foram os três knobs de overdrive/volume/reverb e as rodas de pitch/modulação, todos de plástico. Mas se houver cuidado no transporte, creio q nao ocorrerão problemas. Os botões, que antes me pareciam pequenos e de dificil acesso são bem legais no fi, fáceis de se adptar, com leds indicativos de on/off e tudo mais.

O visual é maravilhoso, uma mistura de Hammond XK-3 com Korg CX-3. O peso está na média para um teclado deste porte: 15kg. Ele é grande a ponto de se impor e impressionar no palco, mas não a ponto de ser uma "mala sem alça" pra se carregar por aí.

Os controles: tudo extremamente intuitivo pra quem tem uma certa intimidade com Hammond ou outros clones. Alguns controles em lugares diferentes do normal, mas tudo fácil de se acostumar.

Finalmente o som: não tenho do que reclamar, pelo contrário. Tudo nos conformes, consegui tirar todos os timbres que eu queria. Achei q ele se destaca especialmente em registros brilhantes, algo que é bem dificil de se conseguir. O chorus/vibrato dele é maravilhoso, a ponto do C3, que é a configuração padrão de muitos hammondistas por aí ser tão forte que usei quase que o tempo todo o C1. A leslie tbém: já vem de fábrica com um padrão comumente usado de aceleração e etc, mas tudo é modificavel aos seu gosto. O overdrive, que preocupava muitos Purple maníacos, achei dos mais orgânicos entre os digitais. Podem ficar tranquilos, rola Perfect Strangers, Space Truckin, Gipsy do Uriah Heep e afins sem problemas. Destaco também a mão na roda que são os dois jogos de drawbars. Facilita muito pra splitar o teclado e pra se alternar entre registros diferentes ao toque de doios botões que funcionam como toggle quando se usa o teclado inteiro, sem split (botão drawbars A/B). Existe um botão que aciona a percussão polifônica, onde as notas soam com percussão mesmo se uma nota anterior estiver sndo pressionada. Maravilhoso pra quem gosta de coisas mais funkeadas e precisa desse ataque mais pronunciado nas notas sem ser legato. As teclas são ótimas: na impossibiliodade de colocar teclas waterfall (que encareceriam muito este primeiro projeto), a Tokai se preocupou em colocar as teclas de synth o mais adequadas possivel para se tocar órgão, com bordas mais arredondadas que as comuns e uma ação bem legal.

Claro que existem pontos negativos: além dos knobs/wheels que já falei, o cabo de força é um pouco sensível, e ao menor toque no fio, o teclado desliga. Precisei prende-lo à estante, e aí não ocorreram mais problemas. Mas de qualquer modo, vou tentar pegar um novo com a Tokai.

Infelizmente não tenho como gravar sons por enquanto, meu computador de casa não tá rolando. Mas logo devem rolar algumas gravações dele com a minha banda de soul/blues/funk e posto aqui. De qualquer modo, os mp3 que o Allex divulgou são um bom parâmetro de avaliação.

Minha conclusão final: ótima compra, estou com ele há menos de 24h, mas espero (muito) que esta empolgação dure muito tempo, e que ele aguente a vida de palco e etc. Não existe rompler nem patch de sintetizador normal que chegue aos pés dele, podem ter certeza. Tanto em som, como em controles em tempo real. Quanto aos simuladores concorrentes, achei que surpreendentemente, entre prós e contras ele ficou no nível de todos os que eu já testei (CX-3, VK-8, B-4, E-Mu B3). Ótimo trabalho da Tokai. Na faixa de preço no Brasil, nada chega perto. E de quebra, como já disse, o TX-5 não deve nada aos mais caros.

Devo ter esquecido de alguma coisa, é claro, mas conforme for lembrando, posto aqui. Estou aberto também a perguntas e dúvidas de vcs (que estiverem ao meu alcance, não sou o Allex Bessa hahaaha).

Wrvieira
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

Aêê!!!! Parabéns, cara!! Ótima aquisição! Desejo muita sorte com seu novo "brinquedo"... hehehe

E ótimo review também! Acho que quem estava na dúvida, pode se basear tranqüilamente na opinião do Mr_Mojo_Rising, que é um exímio entendedor do assunto.

Como eu disse, quando eu testei na loja, achei que faltou um pouco de "punch" no overdrive pra conseguir timbres mais sujos, como em Gipsy. Mas essa foi a minha impressão pessoal, além do fato de ter testado com fones de ouvido, que não são a mesma coisa que um ampli dedicado e não ser um conhecedor do "bicho". Talvez, com alguns ajustes, ficasse bem melhor... No mais, concordo em gênero, número, grau, espécie, filo, etc...

Mais uma vez, parabéns!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


Wrvieira

Valeu cara, exímio conhecedor não. Sou só esforçado hahaha

Qto a Gipsy e etc, equalização faz milagres, amp legal tbem.

Lembrando que tudo ali é opinião pessoal. E espero que ela continue positiva por muito, muito tempo.

[ ]´s.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Nossa... Parabéns pela máquina héin!!

Agora, em questão de sons vintage você está seguro, só falta o Nord Electro né?!? kkk

Quando tiver alguma coisa pronta, posta aí mostrando as variações de registros pra gente ter uma idéia mais detalhada do equipamento.

Abração

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


Scoth_Pr

Acho que estou bem tranquilo no quesito Hammond sim. Como disse, achei no nível dos simuladores que testei, e bem superior aos patches de sintetizadores com os quais já tive contato.

Como já tô bem de órgão, bem que podiam lançar um Electro mais barato só com os pianos, aí eu tava feito... hehehe

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


Recomendar a compra a quem ainda não testou acho uma responsabilidade bem grande, pois as expectativas em relação a um simulador de Hammond variam muito de pessoa pra pessoa e sempre podem rolar decepções. Mas acredito sim que as minhas expectativas foram muito bem cumpridas e que valeu a pena.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


"Como já tô bem de órgão, bem que podiam lançar um Electro mais barato só com os pianos, aí eu tava feito... hehehe

Quem sabe depois, vc vende o QS, compra um controlador de 76 teclas e também a versão Rack do Nord... (+/- R$4.000,00)

ou

Paga pra alguém samplear o som do piano do Nord em um QCard Ram e usa no QS mesmo.

Abração

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


Paga pra alguém samplear o som do piano do Nord em um QCard Ram e usa no QS mesmo.

Mas o lance do Electro são os controles em tempo real cara, acima até da qualidade do som (que obviamente é bem boa, claro). Não adiantariam pra mim ter presets maravilhosos de Wurlitzer se eu não puder muda-los ali na cara, entende??

Mas de presets eu tô bem, por enquanto.. hehehe

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


Kd o povo dos Tokai?? hauhau

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Com certeza, usar os presets sem dar uma modificada (por melhores que sejam) enche o saco uma hora. Ainda mias que vc está acostumado com o poder de edição do QS, e agora com um TX-5 , edição é parte fundamental desse set.

Mas parabéns kara, esse equipamento com certeza vai te levar alguns degraus acima na tua carreira. (Sem falar no visual em palco né? rsrs)

Abração

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Kara...vc não vai acreditar. Adivinhan o que eu achei no ML:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-41954892-qcard-alesis-vintage-k eyboards-_JM

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


Puts, como eu precisava de um QS agora...
Esse card me deu agua na boca.....

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

Kd o povo dos Tokai?? hauhau

hahaha, o alex sumiu!! haha
vc pelo q to vendo...esta muito satisfeito hein!!
parabens pela aquisição bixo!! agora... to vendo q naum vou precisar passar os registros em som pra ti!! vc jah deve ter os testado!!! ahhaha

qdo vc ver um rack q seja vintage me avisa...eu to pensando em fazer um ... num vou aguentar tocar em pé vida toda...hehe e na mesa da cozinha!!! hhahA

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


qdo vc ver um rack q seja vintage me avisa...eu to pensando em fazer um ... num vou aguentar tocar em pé vida toda...hehe e na mesa da cozinha!!! hhahA

Rack que vc fala é o suporte de teclado?? Cara, eu tô usando um em X simples. O TX chama tanta atenção que nem se vê q o suporte não é vintage... hahaha. Dica: compre um pedalzinho de sustain vagabundo e ligue no footswitch. Ele vai funcionar como leslie fast e slow, eu nem quero outra vida, nem tiro as mãos do teclado... hehehe

Dá uma tentada nisso aqui:

08 8800 000, Chorus C1, Leslie Slow ou Brake, Percussion 4´ (Fast), com Polyphonic Percussion acionado e Overdrive no meio.

Com isso aí vc substitui um Clavinet em músicas mais funk (o timbre não é igual, mas a função é a mesma). Dá pra tocar qualquer funkão dos anos 70 e o Stormbringer do Purple quase inteiro... hehehe

Wrvieira
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

Stormbringer do Purple quase inteiro...

Pô, eu esqueci de ver isso... O TX-5 tem algum registro de synth que lembre aquele usado na Stormbringer?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


O TX-5 tem algum registro de synth que lembre aquele usado na Stormbringer?

Não cara, só som de órgão mesmo. Mas considere que ele foi feito e pensado para isso né.

Aliás, achei muito legal isso: mesmo sendo digital, ele é um isntrumento com muita personalidade, do visualk ao som, diferente dos synths normais que tentam "imitar" algum instrumento, o TX-5 "é" um instrumento. Não sei se fui claro... hehehe...

adao chagas
Veterano
# abr/06
· votar


Parabens, Mr_Mojo, pela aquisição. Eu estou pensando seriamente em adquirir um para mim, apesar de já possuir dois Hammonds. No entanto os dois precisam da caixa Leslie e, como ela fica na igreja em que congrego, só tenho condições de usar o XB-2 lá. Já estou tão acostumado com o som do XB-2+Leslie que estou tendo difilculdades de tocar em teclados e o transporte da Leslie é complicado, principalmente para ensaios. Não pretendo abandonar o uso da Leslie, pois ela ainda é insubstituível, principalmente pelas características sonoras, impossíveis de se conseguir em amps para teclados, mas acredito que o TX-5 minimizaria bastante o problema de transporte de equipamento e ele possui uma simulação de Leslie bem agradável. Só não consegui, ainda, distinguir a separação do horn e rotor nos demos que ouvi.

Um abraço

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


Só não consegui, ainda, distinguir a separação do horn e rotor nos demos que ouvi.

Fala Adão, tudo bem?? Não se preocupe, é bem fácil editar isso a seu gosto no Tokai, praticamente todos os parâmetros do simulador de leslie são configuráveis, quanto a isso não se preocupe. Desde a acelração, à velocidade, spread e até ao sentido em que ela gira. Bem fácil deixar de um jeito que te agrada. Lógico que uma leslie real é insubstituível, mas o Tokai vale bastante à pena pela praticidade de ter um simulador de leslie bem acima da média "embutido". Não lembro se vc chegou a testá-lo em pessoa, mas se puder fazer isso, melhor. Se não puder, vendo que vc gostou das demos, posso te dizer que ao vivo ele é ainda melhor, acredito que vc não se arrependeria em levar um pra casa.

R Santiago
Veterano
# abr/06 · Editado por: R Santiago
· votar


Mr_Mojo_Rising

Parabéns pelo TX5!

Como o Scoth_Pr falou, a aquisição de um simulador de Hammond é um salto na carreira. Depois que eu comecei a usar o OB3² a galera começou a me respeitar mais como tecladista,... é o cara do Hammond..., como 80% do meu som é órgão acabei me diferenciando em relação aos outros tecladistas aqui em Aju. Mesmo quem não entende muito e ouve músicas com sonoridade de Hammond chegam e falam: Esse som lembra vc o seu... Certamente isso deve acontecer com todos que usam e não será diferente c vc.
Além disso, no meu caso a postura no palco mudou, fiquei mais solto sem falar no visual, pois a madeira chama atenção. Talvez seja o que falta ao NORD, um visual vintage, pois na minha opinião isso conta muito, Indepentente do som o fato de vc mecher nas drawbars, as teclas amareladas a madeira que com os shows, wiskys, cervejas,... e etc vai arranhando, dá um toque especial a performance.

R Santiago
Veterano
# abr/06 · Editado por: R Santiago
· votar


Mr_Mojo_Rising

Sim, para ficar um visual mais vintage, estilo Rick Wakemam, e muito prático, eu coloco o X5D sobre o OB3, boto uma flanela para proteger. Uso uma estante RMV de X simples e fica bem legal.

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Mojo_Rising
Com isso aí vc substitui um Clavinet em músicas mais funk

cara vc jah está montando registros audíveis do TX-5?
eu estou fazendo umas coisas aqui q estão ficando bem bacanas...depois passo um mail pra ti ...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


R Santiago

É essa a idéia. Vou descabaçar ele com a banda sábado agora!! hehehe

Tomara que as boas impressões continuem por muito tempo.

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


cara vc jah está montando registros audíveis do TX-5?

Como assim registros audíveis??

_BLACKMORE_
Veterano
# abr/06 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Mr_Mojo_Rising

tipo vc me mandow testar 088800000 ... com alguns controles.... mas isso está gravado em algum lugar (o som em mp3 ou wav) para que um dia quem sabe possamos comparar com os mesmos registros de outros orgãos... e até marcas?? pra comparar o som mesmo!!

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


_BLACKMORE_

Cara não tenho gravado não, fui fuçando e deu certo. Como temos o mesmo instrumento, acredito que o resultado vai ser o mesmo pra vc tbém. E vai ficar parecido com o som que sairia num hammond real tbém. Esqueci de falar que o keyclick acionado tbem é fundamental. Não se esqueça que 8 é 10 no Tokai (um dia eu acostumo com isso hehehe).

O lance é nem se prender muito a registros já existentes e nem a outros timbres de outros órgãos, e sim ir se guiando pelo que agrada os seus ouvidos. Essa é que a graça. As combinações e possibilidades são muitas, cara.

E o chorus dele, curtiu?? Eu achei muito foda, fala muito.

Wrvieira
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Mojo_Rising

Vou descabaçar ele com a banda sábado agora!!

Legal, cara! Pena que não estou em Curitiba, senão ia dar um jeito de ver! Depois vc passa suas impressões do comportamento do bicho "na hora da verdade", blz?

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Nojo_Rising

Você podia dar um jeito de gravar alguma música durante o show, pra gente dar uma olhada na perfomance ao vivo do TX. O que acha?

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# abr/06
· votar


Mr_Nojo_Rising

:(

Ei, não é show ainda, é ensaio. Acho difícil que consiga gravar pq temos muitas músicas pra trampar em cima, e gravar decentemente toma tempo. Mas aguarde que logo farei isso.

Scoth_Pr
Veterano
# abr/06
· votar


Blz...

Foi mal pelo nick, aposto que o VA ia gostar bastante...rsrsr

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review - Tokai TX-5 dsPlus