Escaleta: Troca de informações

Autor Mensagem
Marcos Amaral
Veterano
# jan/06


Ae galera...
Acho que este é o forum mais adequado pra postar sobre este assunto.

Todo tecladista, eu acredito, sempre tem vontade de ampliar seus horizontes... E quando eu digo isso, eu incluo o uso de módulos, samplers, 2, 3 ou 4 teclados, ou qualquer outra coisa que possa fazer com que o tecladista tenha uma performance mais completa e mais "bonita", eu diria...
E muitos tecladista tentam ampliar seus horizontes fazendo o uso de outros instrumentos... E quando eu digo isso, os mais comuns são aqueles mais "parecidos" (em alguma coisa) com o teclado e o piano: theremim, órgãos, acordeon, "slide guitar" e também a ESCALETA...

To postando isso, pq, enfim, resolvi comprar minha escaleta hj... E estou com ela aqui em casa. Nunca tinha tido contato com o instrumento... Digo, nunca tinha tocado uma escaleta antes. Porém já vi artistas como Augustus Pablo, Hermeto Pascoal e Los Hermanos (acho que o nome do tecladista é Bruno alguma coisa) usando, e fiquei fascinado com o som da escaleta. E reparei que em muitas músicas que eu tenho tocado (e Los Hermanos é umas das bandas que mais tenho tocado) se faz uso da escaleta...

Bom... Escaleta comprada, fui dar uma "brincada" com ela. Resultado: fiquei ainda mais fascinado com o instrumento, o som dele... Não tive dificuldades de tocar algumas que peguei do Los Hermanos aqui, e até mesmo algumas do Augustus Pablo... Tenho bastante material (muita música) de gente tocando a tal escaleta. Porém nada didático... Nenhuma informação... Como segurar corretamente, Técnicas de respiração, partituras etc...

Então resolvi abrir esse tópico pra gente trocar informações, materiais sobre ESCALETA... Acho que outras pessoas aqui devem gostar desse instrumento tb, portanto vamos tentar nos ajudar. To indo atrás de umas partituras do Hermeto Pascoal... Já consegui uma, porém da música "O Ovo" que é tocada em flauta... Mas ainda to na luta por algumas tocadas na escaleta...

E pra quem já tem um pouco mais de experiência no instrumento, ajude-me... Dando dicas pra quem é iniciante na "escaleta" como eu...

Valeu galera...
Abraços

fernando tecladista
Veterano
# jan/06
· votar


eu tambem tenho uma, só pra saber, você já microfonou a escaleta

uma vez eu usei um microfone simples só pra testar e liguei o mic em uma pedaleria zoom 505II pra usar com delay, ficou interessante o efeito

LuizFelipe
Veterano
# jan/06
· votar


Só por curiosidade, quanto custa, em média, uma escaleta??

Já imaginaram usar uma escaleta com o vocoder de um sintetizador tipo o microkorg??? eita...

Mr_Mojo_Rising
Veterano
# jan/06
· votar


Escaleta é uma das minhas resoluções de ano novo... hehehe... Tô afinzão de comprar uma. Já pensou poder levar ela pra todo lugar?? Além de explorar as sonoridades q ela permite, vou competir pau a pau com os chatos da rodinha de violão de churrasco. Meu sonho é fazer uma rodinha de escaleta...

:P

Outra idéia é poder levar pro banheiro quando for dar um barro. A acústica deve ser interessante. hehehe

Mas sério agora, existe alguma diferença entre os modelos de 32 teclas e 37 além do número de teclas?? Marcas de referência, fora Yamaha que eu já vi que são bem caras?? O foda de escaleta é que é instrumento de sopro e não dá pra testar antes de comprar...

rafalevita
Veterano
# jan/06
· votar


Mr_Mojo_Rising
vou competir pau a pau com os chatos da rodinha de violão de churrasco. Meu sonho é fazer uma rodinha de escaleta...
oIAUHoiuahOIUHA..... boa cara... tb penso assim sobre as rodinhas de violão... não que ache eles chatos, mas gostaria que nosso instrumento preferido possibilitasse isso...

vlw

Marcos Amaral
Veterano
# jan/06
· votar


LuizFelipe
Cara... Depende muito da marca...
Os preços da Yamaha são em média esses:

32 teclas >>> R$ 250,00

37 teclas >>> R$ 400,00

Mr_Mojo_Rising
Diferença entre as duas???
Nenhuma, a não ser o número de teclas...

Agora que eu to com uma de 32 teclas, os planos prum futuro mais distante é comprar uma de 37. É a mesma coisa, viu? Só muda o número de teclas mesmo... ;)

Já que vc perguntou. A marca que eu comprei se chama "Swan Melodica". A minha intenção era ter comprado da Yamaha, mas quando eu cheguei lá já tinha acabado a de 32 teclas, e eu não tava afim de pagar R$ 150,00 a mais pra comprar 5 teclas a mais...

Mas tinha essa "Swan Melodica" (www.harmonicas.com.cn) que é uma marca chinesa. Por enquanto to muito feliz com o som dela, com o sistema de limpeza dela (tirar a saliva... blergh... rsrs). Enfim, e como eu já tinha tido contato com a da Yamaha P-32, eu posso dizer que não muda absolutamente nada. Até a cor é a mesma (azul claro).

Mas a idéia da rodinha de escaleta é legal... O interessante da escaleta é que é um ótimo instrumento pra solar. Aí vc tá lá meio de um show, onde guitarristas são destaque em tudo, aí de repente saca uma escaleta e começa a fazer um solo... Já pensou? chique demais... hehehehe

rafalevita
O nosso instrumento tem como tocar em rodinhas sim... Quer dizer, aqueles Yamaha PSR-185 da vida, tem lugar pra colocar pilhas... hehehhee
Tá certo que não deve durar nem 10 minutos, mas td bem... hehehe

fernando tecladista
Não microfonei ainda a escaleta... Esse fim de semana eu faço um teste...
Mas esse é um bom assunto a ser abordado...
Como microfonar direitinho uma escaleta? Eu vou precisar logo, logo de saber disso...

Marcos Amaral
Veterano
# jan/06
· votar


É...
Acho que meu tópico não vingou...
=[


LuizFelipe
Veterano
# jan/06
· votar


Fica triste não Marcos... hehehehehe

Tenho uma pergunta que pode parecer imbecil pra muita gente, mas eu não faço idéia da resposta pq nunca vi uma escaleta "ao vivo". Vai lá.

A escaleta é um instrumento polifônico?? Toca várias notas ao mesmo tempo, como um acordeon, ou só toca uma nota de cada vez, como a maioria dos instrumentos de sopro?

fernando tecladista
Veterano
# jan/06
· votar


LuizFelipe
toca varias notas, a ideia do mecanismo é proximo do acordeon, as teclas abrem chanelas com palhetas por onde passa o ar

LuizFelipe
Veterano
# jan/06
· votar


fernando tecladista


Muito obrigado pelas informações.... abraço!

Marcos Amaral
Veterano
# jan/06
· votar


LuizFelipe
E só pra constar, quando vc toca várias teclas ao mesmo tempo, o som se aproxima muito do som de um acordeon. É um efeito legal =]

fernando tecladista
Veterano
# jan/06
· votar


uma vez eu vi no programa do jô, um cara que instalou uma escaleta na bicicleta

Marcos Amaral
Veterano
# jan/06
· votar


fernando tecladista
afffff...
E qual era o objetivo do cara que instalou a escaleta na bicicleta???
Eu hein... Caraca, baixei um vídeo no e-mule, do Hermeto Pascoal improvisando na escaleta. Perfeito... Tem 10mb, o vídeo. Quem puder baixar, eu recomendo...
O nome do vídeo é: "Hermeto Pascoal - Improv Escaleta.mpg"

fernando tecladista
Veterano
# jan/06 · Editado por: fernando tecladista
· votar


E qual era o objetivo do cara que instalou a escaleta na bicicleta???
era um grupo, cada um tinha alguma coisa, pandeiro, chocalhos, pratos e tinha uns dois com escaleta, acho que tinha tambem alguem com gaita com aquele suporte pra ficar na altura da boca

pelo que vi a ideia do grupo é de apresentar em praças, festas (festa da fruta XX) ou feiras...

como foi no programa do jô eles fizeram um circulo ficaram tocando e pedalando dando voltas, mas parece que a ideia em lugar aberto é de você estar caminhando e ouvir uma música que vem de longe e dar de encontro com ela

parece com a ideia deste outro, só que este colocou o teclado:
http://www.pianopeddler.com/

Marcos Amaral
Veterano
# jan/06
· votar


fernando tecladista
Olha as idéias...
Original, porém, a primeira vista, um tanto esquisita

guism
Veterano
# abr/06
· votar


to afim d compra uma escaleta e gostaria d sabe o q se deve presta atencao na hora d compra uma

valeu!!!

Hammond B3
Veterano
# abr/06
· votar


Dizem que elas desafinam com o tempo, aí vc tem que comprar outra

Dimi Pop
Veterano
# mai/06
· votar


Marcos Amaral


Mas tinha essa "Swan Melodica"


Onde comprou a sua ?!?!?!?

Marcos Amaral
Veterano
# jul/07
· votar


Comprei aqui em Brasília, numa loja chamada Central Musical...

agora eu to com um pequeno problema...
minha escaleta desafinada!!!
eu não sabia que isso poderia acontecer, mas aconteceu...
a afinação dela está quase um semitom acima da original! eu disse "quase" um semitom! Ou seja, é menos de um semitom! E isso tem me atrapalhado...

alguém sabe como afinar a escaleta ou aonde levar para afinar?

fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


Marcos Amaral

eu não sabia que isso poderia acontecer

Como não?! Tem um post ali em cima falando isso...

Dizem que elas desafinam com o tempo, aí vc tem que comprar outra

Marcos Amaral
Veterano
# jul/07
· votar


fábio_soul

Foi mal... é que eu tinha lido este post já há algum tempo e não lembrava disso! rsrs. Pois é! Cá estou eu com uma escaleta desafinada...
mas me parece que não é necessário comprar outra!
considerando que o mecanismo dela se assemelha ao de um acordeon, creio que seja tb afinável como um acordeon...

será que eu estou pensando certo?

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


não sei... mas achei um vídeo massa com um duo de violão e escaleta



fábio_soul
Veterano
# jul/07
· votar


Marcos Amaral

Você já abriu ela para ver se consegue descobrir algo? Se não, acho que vale a pena tentar, pois, com uma escaleta desafinada, você não tem nada a perder... e também, dificilmente você, apenas abrindo ela para ver o mecanismo, causaria um dano irreparável, caso tenha reparo para este tipo de problema.

_luis fernandooo_sB
Veterano
# jul/07
· votar


a afinação dela está quase um semitom acima da original! eu disse "quase" um semitom!

hehehe ora que chegar a um semitom acima, vc vai te a mesma dor de cabeça que eu to tendo com meu piano....hehehehe

abrços

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


hAUshAUShAUShAUShAUSHAUS...

YpiOkA
Veterano
# jul/07
· votar


Bom galera um amigo meu pediu para que eu desse uma olhada numas escaletas pra ele enquanto estou de férias aqui em goiania..

O que eu devo observar nelas pra dpois poder passar pra ele?

Vlw pela forca...

harofloww
Veterano
# jul/07
· votar


bom... é mais ou menos o princípio das gaitas de boca, com palhetas que vibram o ar e talz... então acho que se você procurar um manual de como afinar gaitas de boca talvez consiga fazer algo ai =P parece que tem que limar a ponta da palheta ou a base e talz...

falando nisso, estou com uma escaleta aqui também... muito massa... uma de 37 teclas que meu professor me emprestou... o único problema é que é dificil ver as notas que tu toca na ultima oitava dela, e como as teclas são menores... :P

flww
haroflow

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/07
· votar


eu vi em um site hoje, escaletas por 87 reais, o modelo de 37 teclas...

tecladomax
Veterano
# out/07
· votar


Comprei uma Escaleta hoje

to gravando uma musica e vou gravar o solo da musica com ela, pra fazer performances no palco com a escaleta

vai ser bem legal

abraços!

TG Aoshi
Veterano
# out/07
· votar


Escaleta e pianica são a mesma coisa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escaleta: Troca de informações