Ajuda com ruído em Boss RC3

    Autor Mensagem
    apelido teste
    Membro Novato
    # abr/17


    Bom dia.

    Peguei esse pedal com um amigo meu, para testar. Acontece que estou tendo alguns problemas com ele.

    Noto que, quando gravo algo com um timbre limpo, a gravação é bastante tranquila, sem maiores problemas. Porém, quando existe alguma distorção pesada no meio da cadeia (Boss Metal Zone (distorção high gain), Deep Trip Hellbender (fuzz), Big Muff Tone Wicker (fuzz)), há a presença de MUITO ruído.

    Esse ruído não vem com a gravação em si, mas sim já no momento em que piso nos pedais. Se o RC3 estiver na cadeia, quando ligo qualquer das distorções, aparece um ruído muito chato.

    Como está organizada miha cadeia: guitarra -> afinador Boss TU-80 -> Seymour Duncan Pickup Booster -> Fulltone OCD -> Deep Trip Hellbender -> Boss Metal Zone -> Boss RC3 -> amplificador.

    Os cabos que uso são dois Tecniforte Animal e, entre os pedais, Planet Waves. A fonte é uma Landscape PS16.

    apelido teste
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Apenas para melhorar um pouco a descrição do problema, sei que esse tipo de distorção pode adicionar ruído na cadeia, ok.

    Mas parece que o RC3 intensifica esse efeito. O que eu acho que não deveria acontecer, visto que ele é um pedal de loop. Acho que não teria um porquê de adicionar ruído.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/17
    · votar


    apelido teste

    "Acho que não teria um porquê de adicionar ruído."...

    Suponha que vc tenha um "hummm" de fundo? Agora, faça um exercício de abstração e imagine que esse "hummm" seja um código 0010100. Imaginou?

    Agora imagine que você faça um acorde de Lá Maior e acione o looping. Ele gravou seu Lá Maior e o 0010100 de fundo, ok?

    Agora você executa uma pequena linha melódica sobre este acorde gravado. Acontece que o humm 0010100 vem junto. Então você têm seu acorde de Lá, sua linha melódica e DOIS hummm 0010100.

    E assim sucessivamente, você vai somando e potencializando este hummm. Não é necessariamente amplifica-lo, ou aumentar o volume, mas é reforça-lo.

    O Loop não adiciona ruído, mas ele grava e por ser um sinal idêntico, diferente de uma nota, ele vai ressaltando.

    Enquanto em todas as notas que você grava e repete, pelas leis da física haverá uma degradação do sinal (mínima, quase imperceptível mas ocorre) o seu hummm, o pedal, ao contrário, compensa e o reforça porque ele esta presente sempre.

    Você têm se experimentar mudar a cadeia, usar filtros, gates, qualquer coisa para reduzir este ruído ao máximo no looper.

    80% usam Loopers no final da cadeia, mas há quem use no início, antes de distorções.

    Faça testes, pode se surpreender.

    apelido teste
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Lelo Mig

    Não entendi direito o segundo parágrafo, onde o LÁ gravado mais o ruído que veio junto mais uma linha melódica (não gravada, mas sim executada) trariam dois Hummmm 0001000101 junto.. Achei que seria apenas um. Mas ok...

    Acontece que se eu ligar uma distorção SEM o RC3 na cadeia, fica tudo OK. Caso adicione o RC3 no final, só por acionar um dos pedais de distorção, sem tocar, sem nada, aparece um ruído estranho. Não é apenas o ruído de um higi gain, é algo que parece ser gerado mesmo pelo RC3, ele faz um zumbido e imagine alguém batendo com a unha num pedaço de madeira de forma a marcar um compasso.... tec tec tec tec... Mais ou menos isso que acontece.

    Entendi o seu ponto, de pegar um som que seria o ruído adicionado pela distorção, realizar uma transformação binária para o algoritmo do RC3 (uma vez que é digital, lida com binários nos seus algoritmos) e adicionar zumbido pelo somatório das faixas gravadas. Concordo plenamente.

    Mas isso teria a ver com um zumbido estranho (diferente desses que notamos quando ligamos um high gain) e ainda mais quando ainda não se gravou nada, mas sim pelo simples fato de ter adicionado o RC3 na cadeia, junto com uma distorção?

    Acho que esses fatos são coisas diferentes, não têm relação.

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    O Lelo tentou facilitar, mas tu se perdeu rs
    Vamos tentar ser diretos.

    Cada vez que tu grava uma nova parte no looper, sobre uma já existente (o que se chama de overdub), tu grava o ruído de fundo junto. Como o ruído de fundo é sempre o mesmo, ele vai se somando e ficando cada vez mais alto. A distorção, só tende a piorar as coisas, e to com leve impressão que como uma grande maioria usa ganho pra c...

    No teu caso não há muito o que fazer. O método do Pete Cornish pode ajudar, mas não garante solução, pois o problema não está na cadeia em si.
    Gate não sei se iria ajudar, já que ele corta o sinal quando fica abaixo de X. Talvez um esquema de filtros eletrônicos dos ditos noise supressor (cuidado que tem muito gate com esse nome), aliado a um expander atuando continuamente.

    Não foste muito claro, pessoalmente entendi que não é esse o problema relatado... Entendi que a simples presença do RC3 na cadeia gera ruídos, certo? Isso pode ter a ver com o funcionamento do circuito de fuzz, experimente por algum pedal buffer entre o fuzz e o looper.

    Rafff
    Membro Novato
    # jan/18
    · votar


    Tenho um problema similar!

    Na simples configuração guitar > RC3 > ampli.

    Se estou tocando, tudo ok.

    Se aciono o REC (já na primeira gravação) começa esse ruído "tec tec tec".

    Alguma sugestão?

    Desde já, grato!

    apelido teste
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: apelido teste
    · votar


    Suponha que vc tenha um "hummm" de fundo? Agora, faça um exercício de abstração e imagine que esse "hummm" seja um código 0010100. Imaginou?
    Entendi o que vc falou. E como o estudo da propagação do erro em metodos numericos =) uma coisa errada vai passando pra frente e potencializando os problemas ocorridos.



    O Lelo tentou facilitar, mas tu se perdeu rs
    Vamos tentar ser diretos.

    me perdi mais ou menos. eh que se alinha melodica que ele disse for TOCADA, nao adiciona. se for GRAVADA, adiciona. Eu ttava pensando nela sendo tocada hehehe. Mas saquei o que ele quis dizer.


    Se aciono o REC (já na primeira gravação) começa esse ruído "tec tec tec".
    vc ainda esta com esse problema?

    apelido teste
    Membro Novato
    # fev/18 · Editado por: apelido teste
    · votar


    Se aciono o REC (já na primeira gravação) começa esse ruído "tec tec tec".
    eu nao achei absolutamente nada na web sobre como resolver isso. Mas acho que ja estou chegando numa solucao.

    vc ainda esta com o problema? so vi tua msg agora...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com ruído em Boss RC3