Depois de um tempo ligado começa ruido ? Ajuda

    Autor Mensagem
    YYuRii
    Veterano
    # mai/06


    Não sei se isso acontece com voces, mas sempre quando eu to tocando guitarra aqui em casa depois de uns 20 minutos tocando começa um ruído muito forte não sei porque.

    Já aconteceu isso com alguem ?

    Achava que era dos pedais esse ruído, mas mesmo ligando a guitarra direto no cubo da esse ruído.

    Alguem sabe porque da isso ?

    Buzezudo
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    Se você estiver tocando mal, ela começa a chiar pra você parar. Objetos inanimados sempre arrumam um jeito de se comunicar.

    Zueira... deve ser alguma coisa da parte elétrica da sua casa.

    WeslleyGuilber
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    YYuRii

    2 coisas,
    1º- Aterramento---tem lugar q vou tocar e quando ligo meu setup comeca essa pertubação, e em outros locais fica perfeito.

    2º - Deve ser seu ouvido zumbino...abaixa o volume. :P

    danielonfire
    Veterano
    # mai/06
    · votar


    isso poder ser alguma coisa no amp, ou nos pedais num sei, que aquece e começa a dar pala.. já vi isso acontecer em aparelho de som..

    fica descalço de pé no chão e encosta a mao na ponte de guitarra, se o chiado parar ou diminuir pode ser coisa de aterramento...

    JJJ
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Olha a pá de ouro pra mim!!!

    Bom, acontece que estou com o mesmíssimo problema do colega YYuRii que abriu o tópico há uma dúzia de anos atrás (e que não foi resolvido, como podemos constatar...). Talvez por ter aberto no fórum de pedais... e não tem nada a ver com pedal, é na guitarra.

    O problema não pode ser categorizado simplisticamente como "aterramento ruim", "falta de blindagem" e todos os chavões que conhecemos por conta da característica estranhíssima do ruído sempre demorar alguns minutos pra aparecer.

    Isso mata todas as soluções que eu entendo... O que cacete faz o ruído levar um tempo pra surgir???

    Pensei em capacitor... que seria o único componente que "leva um tempo" pra carregar... mas será que levaria minutos pra, sei lá, atingir um ponto tal que, em caso de defeito, gerasse ruído?

    Detalhe: isso acontece com duas guitarras aqui: ambas passivas, uma com single cois, mas a outra com humbuckers... então, não é o famoso "hum" de single-coil (até porque esse apareceria logo, não esperaria um tempo...).

    Outro detalhe do quebra-cabeça, que mata a possibilidade de ser o ampli ou a fiação de casa: quando começa o ruído e eu troco de guitarra, o ruído some! Volto à guitarra com problema e, tchanam! volta o ruído... Ou seja: o problema é na guitarra mesmo, não na fiação de casa ou no ampli, nada de interferência externa.

    E aí? Alguém tem ideia de como resolver esse mistério???

    Seria o famigerado "loop de terra"? Já vi gente falar que isso é lenda (o problema do loop existe, mas em circuitos diferentes, de aparelhos diferentes, ativos, conectados por terras, não dentro de uma guitarra) e confesso que nunca entendi muito bem como os elétrons andariam em círculos por dentro de um circuito passivo, tendo dois caminhos pra irem à terra...

    Buja
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: Buja
    · votar


    Primeiro Ponto - NAO SEI NADA DE ELETRONICA


    Segundo Ponto...
    A unica coisa que me vem a mente seria aquecimento gradual de componentes, gerado por um curto circuito. Ou mesmo, componentes, solda ou fiação inedaqueada. Isso na eletrica da guitarra.
    Esse aquecimento ia aumentando, até o ponto de gerar ruido.
    E se continuasse, deveria dar pau no som.

    Seria o caso?

    JJJ
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Buja

    Aquecimento numa guitarra passiva? Acho que não... as correntes, tensões e potências envolvidas são mínimas.

    Ramsay
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    JJJ
    Isso pode ser causado por alguma solda fria, ou mal feita, seja na chave seletora, nos pots ou mesmo no jack de saida da guitarra.

    JJJ
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Ramsay

    Eu vou revisar tudo (ou refazer mesmo), mas solda fria "abre" depois de um tempo tocando??? Essa coisa de passar uns 20 minutos e começar o hum (ou algo parecido) é que me deixa encucado!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    JJJ
    Simples caso de possessão demoníaca.... \m/!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    JJJ
    Aposto em um somatório de solda fria e capacitor estragado...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # jun/18 · Editado por: JJJ
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Simples caso de possessão demoníaca

    Vou jogar água benta pra ver se melhora então... hehehe

    Só por curiosidade... Você acredita no papo de "ground loop" dentro da guitarra ou acha que é mito?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    JJJ
    Pode ocorrer sim, principalmente em caso da existência de blindagem.
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    óia... me surpreendeu agora... achei que você ia dizer que não existe isso dentro de uma guitarra passiva... você sabe que muita gente diz que é mito, né?

    eu não consegui chegar a uma conclusão ainda, mas, se isso de fato existe, poderia ser a causa do problema aqui...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    JJJ
    Se tiver blindagem pode ocorrer sim...
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Ok, ok... parece que consegui resolver a do single-coil...

    O que fiz:

    Abri o escudo (strato) e reforcei a blindagem nele e na cavidade do corpo, principalmente nas bordas, pra dar melhor contato com a blindagem do escudo.

    Depois removi uma ligação de terra que estava meio fora do padrão (passava pelo corpo do switch...) e liguei em "estrela" tal e qual a Fender Standard, inclusive com um cabo saindo do pot de volume e indo pro corpo (que achei que seria redundante nessa, já que tudo encosta na blindagem do escudo... mas tudo bem).

    Não mexi nos capacitores.

    Deixei ligada por uma hora e nada do ruído aparecer. Vou tentar outra hora pra garantir que sumiu mesmo!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    JJJ
    Sessão de "desencapetamento" da sua guitarra...
    Kkkkkkkkkkkkk

    JJJ
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Pois é esqueci de dizer que, enquanto refazia a blindagem, gritava "saí, coisa ruim, que esse corpo não te pertence!!!" hehehe

    marcioguita
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    muda de lugar se persistir o problema é no equipo.
    tem no google filtros de ruido p instalar na tomada com bobinas e capacitores fáceis de fzr.

    JJJ
    Veterano
    # jun/18
    · votar


    marcioguita

    Era na guitarra mesmo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Depois de um tempo ligado começa ruido ? Ajuda