Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I

Autor Mensagem
Angelopes
Veterano
# mai/11
· votar


O Cliff, dono da Fractal audio está tramando alguma coisa!! Vem lançamento por aí, daqui ha 7 dias saberemos do que se trata. No forum da Fractal as especulações não param de crescer:

Axe-FX Ultra 2?
Floorboard unit a um preço mais acessível (para competir com a Line 6 - HD)?
Somente rack de efeitos?
Axe-PC? Tipo guitar RIG
Axe-edit? Programa para controlar os presets e bancos da Ultra ganhará versão oficial com melhoramentos.
Firmeware poderoso com novos amps e melhoramentos nos algoritmos.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


Angelopes: Floorboard unit a um preço mais acessível (para competir com a Line 6 - HD)?

Competir com todas! Aposto nisso. :)

Abs

guitartube
Veterano
# mai/11
· votar


GuitarRockMan

O primeiro vídeo do Lisciel mostra que ele não sabe do que fala. Principalmente quando ele desenhou o grafico da saturação digital, quando mostrou os "harmônicos",.....

Infelizmente a internet tá cheia dessas aberrações com a proposta de ensinar o que não sabe, e que se baseiam em certos clichês para se travestirem de conhecedores.

O cara ainda pede doações pq perde 5 horas fazendo um vídeo. Putz, vai arrumar um emprego pow!!!!!


flw!!!!!

GuitarRockMan
Veterano
# mai/11 · Editado por: GuitarRockMan
· votar


guitartube

é cara sabia que isso ia dar o que falar mas ele tem o canal a tipo muito tempo e nunca teve essa iniciativa so o fez agora porque foi sugerido por um outro usuario e amigo dele nem me encomodo dá quem quer neh......


assim minha opinião a proposta do cara é atraves de videos rapidos apresentar conceitos complexos para na maioria leigos sobre os processos de eng. de audio acho que fica claro nos outros videos tb q tem um tom bem pouco literal em algumas coisas que ele fala acho isso um ponto positivo facilita o entendimento basico quando ele tava falando da curva de transferencia da bios ele pode ter considerado a saturação digital plana em comparação com a valvula de varias formas eu vou falar das duas que eu acredito que ele tenha pensado.

primeira e mais obvia pra mim, analise comparativa, um aparelho digital satura sem o padrão harmonico de uma valvula tudo que ouvimos de agradavel na saturação digital é emulado ou gerado pro script de programação nada realmente saturou digitalmente foi editado pq saturação digital é o famoso clip que evitamos nas gravações e se eu entendi bem a ideia o clip ñ tem uma gloriosa variação harmonica é uma oscilação incomveniente sonoramente e no osciloscopio tem aparencia achatada

assista a partir de 2:42 que ele ja começa amostra no osciloscomio



agora a segunda é bem mais simples ele tava sendo exagerado pq é assim que ele faz as coisas tem video que ele ta ate meio bebado mas ñ quer dizer que ñ ta contribuindo srsrsrs

guitartube
Veterano
# mai/11
· votar


GuitarRockMan
assim minha opinião a proposta do cara é atraves de videos rapidos apresentar conceitos complexos para na maioria leigos sobre os processos de eng. de audio

Aprender errado é uma escolha. Uma fonte segura de conhecimento dissemina bom aprendizado, uma fonte duvidosa propaga erros e problemas de base.


assista a partir de 2:42 que ele ja começa amostra no osciloscomio

ahuahuahuhauhuahuhauhauh!!!!!! O vídeo é engraçado mesmo.

flw!!!!!!!

GuitarRockMan
Veterano
# mai/11
· votar


guitartube


pior que ñ foi ne erro de digitação nem de achar que era assim que escreve foi pura falta de atenção hauhauhauhauhauhuahuahua e como ja tinha editado ficara registrado nos anais do FCC eternamente agora hauhauhau


Aprender errado é uma escolha. Uma fonte segura de conhecimento dissemina bom aprendizado, uma fonte duvidosa propaga erros e problemas de base.



é cara assim eu conheço o seu trabalho e sei que vc fala com conhecimento de causa o cara tem o jeito dele acho que tem o seu valor (educacionalmente falando) agora eu ñ tenho o mesmo know who que vc nesse assunto aprendo tudo da ponta da faca mesmo, os videos dele como outros materiais encontrados na net tem me ajudado com certos tabus mas com certeza tendo este seu ponto de vista me pergunto onde o que ele falou nos videos esta errado e como seria de fato ? realmente me afetou os neurônios pq me parecia razoavelmente coerente a logica dele....

GuitarRockMan
Veterano
# mai/11
· votar


agora mudando um pouco de assunto eu lembrei de uma feramenta muito bacana que conheci a um tempo atras e me perguntei sera que seria uma boa juntas as novas pedaleiras e essa ferramenta?

bom pra quem ta curioso....

http://soundcloud.com/recabinet/recabinet-3-ronnie-bjornstrom







http://soundcloud.com/opion

a musica trianulo 2.0 usou a x3 mais o vst segundo o autor (ñ conhecia esse site parece ser bom pra pessoas como nos do fcc pq o som ñ parece ter muita perda)

Practus
Veterano
# mai/11
· votar


Angelopes
O Cliff, dono da Fractal audio está tramando alguma coisa!! Vem lançamento por aí, daqui ha 7 dias saberemos do que se trata. No forum da Fractal as especulações não param de crescer:

Agora fiquei curioso com isso... Tá certo, ele já tá falando em lançar algumas novidades há muito tempo, e acabou perdendo um pouco a credibilidade...

Vamos esperar para ver no que vai dar, não é mesmo?

guitartube
Veterano
# mai/11
· votar


GuitarRockMan
pior que ñ foi ne erro de digitação nem de achar que era assim que escreve foi pura falta de atenção hauhauhauhauhauhuahuahua e como ja tinha editado ficara registrado nos anais do FCC eternamente agora hauhauhau


Desculpe ae brow.... Eu pensei que vc estava tirando um sarro com o vídeo e aí escreveu ociloscomio, que seria uma concatenação/contração de: ociloscópio do manicomio. auhauhuahuahuhauhuahuahuhuaha......

...aprendo tudo da ponta da faca mesmo, os videos dele como outros materiais encontrados na net tem me ajudado...

É difícil identificar uma boa fonte, quando se desconhece o assunto. Vc pode tentar fazer uma seleção mais apurada varrendo artigos de sites e revistas especializadas no assunto, e que não abordem com muita profundidade, porém com seriedade e respeito. Tem uma revista chamada Sound on Sound (já existe até em português tbm), Música e tecnologia, livros, sites conceituados,...

flw!!!!!!!

Angelopes
Veterano
# mai/11
· votar


Apresento a vcs a Axe-Fx 2!! PQP! Terei que vender minha Ultra agora!! hehehehe

http://www.fractalaudio.com/products-fas-axe-fx-ii-2.html

Bog
Veterano
# mai/11 · Editado por: Bog
· votar


Ué, mas a Axe-FX já não era perfeita? O pessoal dos fóruns gringos que tem ela fica histérico quando alguém fala que ela é qualquer coisa menos que perfeita. Mas se já era perfeita, como eles podem dizer que os algoritmos estão melhores, que as simulações de gabinetes estão mais detalhadas?

Hahha, me lembra propaganda de Omo: o antigo dizia que lavava branco DE VERDADE, mas o novo lava MAIS branco!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Ué, mas a Axe-FX já não era perfeita?

A perfeição tem prazo de validade!

Abs

ps. Pra quem freqüenta o Clube dos CachAXEiros deve ser difícil parar mesmo! hehe

Angelopes
Veterano
# mai/11
· votar


Bog
Ué, mas a Axe-FX já não era perfeita?

Claro que era, mas como vc deve saber, todo produto tem um ciclo de vida. Assim como os POD's, Digitech, Boss, etcc. com a Fractal não poderia ser diferente.

Porem, os donos da primeira geração da AXE, tiveram um firmware que usa um pouco da nova tecnologia, coisa que eu nunca vi a Line 6 fazer!!

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


Angelopes
Claro que era, mas como vc deve saber, todo produto tem um ciclo de vida.

Mas se as simulações eram perfeitas e as novas são melhores, elas são o que? Mais-que-perfeitas? Mais reais que a realidade? Isso não faz sentido, porque estamos falando de simulação. Se você já copia algo com perfeição, não tem como copiar melhor. E algoritmos não deterioram.

Eu entendo que todo produto tem um ciclo de vida, assim como entendo que novas funções sejam agregadas. O que não faz sentido é o pessoal ter chiliques para dizer que Omo lava 100% branco só para daqui a N anos afirmar que a fórmula antiga não lavava tãaao branco assim, a fórmula nova, essa sim lava 100% branco!

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu desconfio é que há muita hype e uma violenta lavagem cerebral por parte dessas empresas hi tech. Criam siglas belíssimas, textos hiperbólicos e escritos de forma engenhosa pra elevar o produto à outro patamar, que por sinal está além da imaginação. Malandramente tiraram a palavra "Ultra" da nomenclatura. Óbvio, pois como superar algo "Ultra"? Eles mesmos se colocaram numa sinuca de bico...

O fato é que os caras querem é vender e esse papo de simular válvulas é um gancho maravilhoso. Os caras vão sempre afirmar algo assim ou parecido: "Just like a real vacuum tube, our digital replica is truly dynamic and changes with your playing. This creates a level of realism, complexity and response that other products just can't match."

Pronto, dito isso a POD, que dizia isso já ficou pra trás, pelo menos na mente das pessoas. Tudo business.

Daqui a pouco teremos mais vídeos comparando POD e AXE (alguns pelo Y2B tão toscos que dá pena), numa tentativa ilusória de eleger a melhor, quando que gosto não se discute e sons do Youtube não representam a realidade.

Abs

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia

Hhehehe, exatamente. A empresa diz que é perfeito, os compradores pagam 2000 e tantos dólares certos de que é perfeito, e ai de quem disser qualquer coisa em contrário. Vi que no Gear Page tem até uns que não gostaram do anúncio, porque acreditavam que o investimento feito na Ultra não teria depreciação, visto que ela já era "perfeita". Tipo, eles pensavam que daqui a 20 anos poderiam vender ela pelo mesmo preço, ou talvez até mais, assim como acontece com guitarras e amplificadores vintage. O problema (para eles) é que se ficam saindo novas versões "perfeitas", daqui a 20 anos a Ultra deles na verdade vai ser um brinquedo de eras passadas, como um Mega Drive.

Por isso que eu disse. Se fossem só agregadas novas funções e coisas do tipo, seria uma coisa. Mas eles afirmam que as novas simulações são melhores, mais detalhadas e o escambau, o que equivale a dizer que as anteriores não eram assim tãaaao perfeitas. Mas isso deixa a porta aberta para imaginarmos que daqui a N anos, as atuais talvez também não sejam mais tãaaao perfeitas - sendo que o som produzido nunca ficou pior!

A Line 6 até que tentou se esquivar do problema no anúncio da HD. Ela afirmou que as simulações anteriores já tinham o som que era para elas terem, é só que elas não passavam a sensação igualzinha à do amp... agoooora siiiim, eles teriam chegarado no som E no feeling ideais. Quero ver o que vão dizer na próxima geração, hehehe.

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Quero ver o que vão dizer na próxima geração, hehehe.

Cara, nunca conseguir chegar exatamente ao "feel" de um valvulado cria um hiato que só beneficia estas empresas, pois sempre haverá o papo de: "Agora sim está próximo da realidade!" Esse "quase lá" é uma mina de ouro. Simular perfeitamente parece ser um mau negócio pois fecha, de certa forma, a possibilidade de sempre lançar versões mais "quase lá", hehe. E, como o valvulado é tido como o "Santa Graal", do timbre elas se aproveitam disso. Enfim, pra que lançar um produto defiitivo? Foi por isso, creio eu, que aboliram a palavra Ultra (extremo) e colocaram o número II.

Abs

Leonardo Castro
Veterano
# mai/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Porem, os donos da primeira geração da AXE, tiveram um firmware que usa um pouco da nova tecnologia, coisa que eu nunca vi a Line 6 fazer!!
Angelopes
Membro Novato


A Line 6 faz justamente o contrário: pega 100% do "firmware" do processador anterior e joga no da próxima geração. Quem não lembra do POD XT e da POD X3??? E no caso do POD X3L eles ainda conseguiram piorar o "hardware", com "footswitches" que descolavam e "drop-outs" de USB que pareciam não ter solução...

-x-

Eu entendo que todo produto tem um ciclo de vida, assim como entendo que novas funções sejam agregadas. O que não faz sentido é o pessoal ter chiliques para dizer que Omo lava 100% branco só para daqui a N anos afirmar que a fórmula antiga não lavava tãaao branco assim, a fórmula nova, essa sim lava 100% branco!
Bog
Veterano


Compreendo e concordo com as suas palavras. Contudo, esse raciocínio não se aplica ao Ângelo (basta ler as páginas 30 e 31 deste tópico para ver que ele foi um dos poucos a dizer expressamente que o "feeling" não era totalmente idêntico e que para ter som de válvulas só mesmo com valvulados).

-x-

Galera,

Como dever de consciência, resolvi voltar hoje aqui só para postar um trecho de uma resposta que mandei, pela manhã, para um colega aqui do fórum:

"Na minha humilde opinião, a Line 6, por ser a líder do mercado em modelagem digital (e ela não se cansa de dizer isso) teria a obrigação moral de, já em 2006, quando saiu a STANDARD, fazer algo melhor e por um preço mais acessível (já que ela trabalha em larga escala, tem muito mais experiência no ramo, possui muito mais engenheiros envolvidos na criação e desenvolvimento de projetos, etc.).

Vou ser bonzinho com a Line 6: mesmo que fosse para fazer um produto final mais caro, eles teriam a obrigação moral de fazer algo que superasse a STANDARD. Com a ULTRA, então, nem se fale...

E eles nem podem alegar o preço, pois o Vetta II foi vendido a US$ 2.000,00 por muitos anos (e teve inúmeros compradores).

Aliás, o que a empresa fez com os consumidores que pagaram US$ 2.000,00 em um Vetta II, deixando o produto cheio de "bugs" porque os projetistas foram embora da empresa (certamente, eles já estavam visualizando que a marca iria partir para uma outra linha: produtos mais baratos, vagabundos, voltados para iniciantes...) foi uma tremenda covardia com quem pagou os tais US$ 2.000,00.

Mesmo assim, na época em que descobri essas coisas, li, nas páginas da própria empresa, inúmeros relatos de usuários do Vetta II dizendo que estavam prontos para mudar para a FRACTAL, mas que aguardariam mais um período para ver se a Line 6 lançava algo no mesmo estilo, já que estavam acostumados à marca há muitos anos (e com o cu na mão de dar US$ 2.000,00 para um maluco que projetava - sozinho e de orelhada - um novo processador...). Não foram cinco ou dez depoimentos desse tipo: li inúmeros deles mesmo...

E a Line 6, o que fez? Ignorou-os, solenemente, mais uma vez...

Mesmo que um novo processador caro fosse inviável em nível de vendas (o que não parece ser a hipótese, pois, caso contrário, o Cliff não estaria fazendo esse sucesso todo por aí...), a Line 6 tinha que montar algo realmente revolucionário (tipo quando, há uns cinco anos, o máximo que tínhamos era processadores Core 2 Duo, a Intel, numa feira de informática, expôs um protótipo que já tinha um processador com 80 núcleos!!! Lembra-se daquela reportagem [na revista "Sound on Sound"] de que são necessários 20 núcleos para rodar uma simulação perfeita de Fender Twid Champ? Então, há cinco anos, a Intel já tinha um processador cinco vezes mais potente do que isso... logicamente, ele não será comercialmente viável por muitos anos (e, quando for lançado, a Intel já terá outro de 1000 núcleos em protótipo...). Mas, o fato é que eles já demonstraram dominar a tecnologia, coisa que a Line 6, nem de longe, se importou em fazer...

Bem, tendo em vista que a Line 6 não vai mesmo alcançar a AXE-FX II nem nas próximas três gerações, por mais que o argumento econômico possa ser relevante, eu, se tivesse que comprar um processador hoje, não pensaria nem meia vez: iria de AXE-FX II. Se eu estivesse nos Estados Unidos, não pensaria nem um décimo de segundo (ainda mais agora, que não haverá mais fila de espera).

Cara, essa AXE-FX II, como diz a propaganda, é muito mais potente do que qualquer outro processador no planeta que custa US$ 5.000,00. Os caras da Eventide já devem estar com o cu na mão (ainda mais sabendo que o Cliff é louco e lança milhões de atualizações para os produtos dele).

Além disso, como o AXE-FX II já tem USB, com toda certeza, agora, o tal do AXE-PC será oficialmente lançado. Aliás, lendo o fórum da Fractal ontem, descobri que haverá mais duas contagens regressivas. Duvido que não sejam para o AXE-PC e para a pedaleira FRACTAL (que será menos potente do que a STANDARD, ao menos nas palavras do Cliff há alguns anos), mas, mesmo assim, deve ser mais interessante do que a linha HD. Aliás, se ela sair a menos de US$ 1.000,00 (chuto uns US$ 800,00...), a situação da Line 6 vai ficar mais delicada ainda...

Mas uma coisa é certa (como te falei ontem): eu não compro mais nada da Line 6. Não sei como eles eram quando lançaram o POD 1.0, o POD 2.0 e o POD XT. Pelos relatos saudosistas que li, parece que eles eram mais profissionais e atenciosos (e não tinham real concorrência de outras marcas...). Entrei nessa furada com o POD X3. Sinceramente, de lá para cá (vendo inúmeras reclamações do pessoal da X3L e do Vetta II), como muita coisa mudou na empresa (inclusive com a saída de técnicos responsáveis pelos projetos principais), a impressão que tenho é que estou lidando com um monte de amadores associado a uma boa empresa de "marketing". Aliás, se eles gastassem menos em propaganda, certamente, teriam mais verba para projetar coisas melhores...".

-x-

Na última metade de 2010, minha esposa queria me presentear com uma ULTRA (e tínhamos um amigo retornando do mestrado em Columbia que podria trazê-la sem o menor problema). Recusei o presente por dois motivos: não iria ter tempo de tocar coisa alguma por conta dos estudos (falando nisso, o que estou fazendo por aqui??? Rs...) e por medo de o Cliff lançar algo mais moderno (já que começavam as especulações sobre a linha HD...). Deve ser dose ficar na situação do Ângelo (e, lendo rapidamente os fóruns da Fractal, percebo que muita gente também está nessa mesma situação: alguns compraram AXE-FXs ULTRA há pouco mais de quinze dias, o que impede o retorno do equipamento. Ao menos a G66, representante da marca na Europa, ao que parece, suspendeu as vendas desde janeiro de 2001. Há um relato de um consumidor europeu afirmando que a G66, já há alguns dias, informou que as vendas só começariam depois do "countdown", quando seria lançado um processador mais potente.

Depois de muito ler e meditar, percebi que a Line 6 não era uma empresa tão legal quanto vários usuários (nas páginas da própria empresa...) dizem. Ontem à noite, acompanhei o momento exato quando o moderador do fórum da FRACTAL postou que estava fazendo o "up load" do novo "firmware" e disponibilizou a documentação zipada (onde expressamente dizia que parte da tecnologia advinha do AXE-FX-II). No "countdown 1" já estava bem claro que viria outro processador (embora muita gente por lá, não querendo ver, começasse a apostar que ele lançaria uma atualização revolucionária só para a ULTRA (já que a foto que aparecia no "countdown 1" era da STANDARD... coisa bizarra de neguinho recalcado mesmo: até entre eles, há uma nítida distinção, só tendo, até ontem, o real status de "consumidor de primeira classe" quem possuía a ULTRA....).

Contudo, ontem, muita gente que idolatrava o Cliff também percebeu que ele, além de um gênio (pois projetou, sozinho e sem condições ideais o melhor processador do planeta...), é um bom de um filho da puta (ao menos se forem verdadeiros os trechos copiados de fóruns anteriores, seis ou sete meses atrás, onde perguntavam a ele se iria sair uma nova geração e a resposta expressa é que isso não estava nos planos da FRACTAL...).

Outra coisa canalha foram os próprios dizeres da propaganda do novo processador: "our new arrival takes 'real amp tone and feel' to the next level" (o cúmulo da cara de pau...).

Contudo, uma coisa é certa: nem daqui a três gerações a Line 6 alcança o AXE-FX-II (a não ser que aconteça um milagre, coisa que já não acredito mais depois de tanta propaganda da linha HD). Aliás, gostaria muito de ver a cara do Renken hoje (ele que defendeu, com unhas e dentes, que a linha HD seria uma verdadeira revolução...). Muito provavelmente, a próxima geração de PODs vai ser uma mera continuação da linha HD com mais recursos (alguns "model packs" de amps de guitarra e baixo e meia dúzia de efeitos já instalados de fábrica), assim como foi na XT/X3. Talvez nem daqui a duas gerações a Line 6 alcance a atual ULTRA... lamentável para quem a todo momento faz questão de lembrar que é a líder da modelagem digital...

Resumindo a história: se eu fosse comprar um processador hoje, não pensaria duas vezes: seria essa nova AXE-FX-II (mesmo sabendo que a retirada do ULTRA pressupõe que, daqui a alguns meses, poderá surgir uma AXE-FX-II ULTRA (com mais poder de processamento, permitindo mais efeitos simultâneos...). Para mim, esse novo processador corrije todas as críticas que já fiz quanto aos atuais. Tenho certeza de que não precisaria de mais nada por muitos e muitos anos (pelo menos umas três ou quatro gerações de PODs...).

É isso aí. Depois de falar tão mal da AXE-FX por tantos meses, refletindo melhor e tentando ser o mais imparcial possível, chego à conclusão de que, mesmo a ULTRA, já tinha tudo o que eu precisava para fazer um sonzaço. Além disso, só o fato de não ter que ficar implorando um "harmonizer" para o Line 6 Miller não tem preço!!!

Um grande abraço,

Leonardo.

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


Leonardo Castro
esse raciocínio não se aplica ao Ângelo

Eu não estava falando dele. Estava pensando nos fanboys da Axe-FX que se encontram nos fóruns da vida. É um pessoal que tem um ataque histérico se você disser que não gosta do formato do botãozinho. É um pessoal que se você disser que comprou um pedalzinho Boss e gostou, diz que você devia comprar The Axe. Um pessoal que, se você fizer um tópico para falar da nova Digitech de 200 dólares, vai invariavelmente aparecer para lembrar que The Axe é melhor. =P

Leonardo Castro
Veterano
# mai/11
· votar


Eu não estava falando dele.
Bog
Veterano


Beleza!

Agora, que nova Digitech de 200 dólares é essa???

Pensando bem, eu não quero saber: a AXE é melhor mesmo e ponto final!!! Ahahahahahahahahaha.

Brincadeira: se você puder postar informações sobre essa Digitech fico grato, pois não estou sabendo dessa novidade!

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# mai/11
· votar


Falando em pedaleira de US$ 200,00, olhem só o que eu acabei de encontrar no "You Tube":



Bog
Veterano
# mai/11
· votar


Leonardo Castro
Agora, que nova Digitech de 200 dólares é essa???

Hhahah, hipotética, hipotética. Só para ilustrar o tipo de situação. =P

eu não quero saber: a AXE é melhor mesmo e ponto final

E provavelmente é mesmo. Minha rabugice não tem a ver com o produto em si, e sim com o marketing hiperbólico (MauricioBahia TM) e com o fanatismo histérico.

olhem só o que eu acabei de encontrar no "You Tube"

Eu tenho uma ST. Paguei 12800 ienes - uns 160 dólares. =)

Ela tem lá suas qualidades, mas a melhor parte dela não vai aparecer em gravações: de TODAS as pedaleiras que eu já testei, ela é a que tem mais o "feeling" de amp de verdade (ainda não botei as mãos nos Pods HD), ao menos nas simulações com ganho baixo e moderado. O som das simulações nem é tão bom assim, parece mais com drive de pedalzinho do que com drive de amp mesmo, mas o jeito que ela responde deixa bem gostoso de tocar. Lembra mais aqueles pedais tipo Sansamp do que pedaleiras como Pod. As simulações de gabinete são basicamente EQ, não têm aquele tiquinho de ambiência que você encontra no Pod.

Por falar em Pod, o que exatamente te deixou tão decepcionado assim com a Line 6? Eu estava pensando em pegar um Pod HD...

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


Aliás, agora que eu vi que o vídeo é do Alex Machado. Heheh, o cara tá em todas! Eu não teria a paciência que ele tem para fazer esses demos, tá louco! =P

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu não teria a paciência que ele tem para fazer esses demos, tá louco! =P (2)

Todos os timbres da demo do Alex usando a Tone Lab, aqui nos meus fones, ficaram ardidos pra cacete e embolando. Gostei não.

[edit] Mas também, é bom levar em conta que o Y2B engana! ;)

Bog
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia

É verdade, eu não gostei muito também. Mas ela tem mesmo umas esquisitices que moram nas frequências altas, e o equalizador e as simulações de gabinete (bem simples) não ajudam muito a tirar. O barulho me lembra algo como vidro sendo arranhado ou quebrado, é difícil de explicar. Tem algumas simulações (ex: a Cali Clean vermelha, ou a do AC30 do Brian May) que eu nem uso por causa disso. Ligando no Caliber 22 e numa caixa de verdade, fica MUUUUUUUUUUUUITO melhor. Provavelmente, um VST para cabinet impulse responses resolveria o problema para gravação em linha.

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


Eu não teria a paciência que ele tem para fazer esses demos, tá louco!
O problema nem é a paciência, é a grana... Ele é lojista ou coisa do tipo? Deve ter como testar sem comprar, acho...
abraço

MauricioBahia
Moderador
# mai/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bog: Ligando no Caliber 22 e numa caixa de verdade, fica MUUUUUUUUUUUUITO melhor.

Eu acho que não vale à pena comprar qq pedal, de qq tecnologia, pra tocar no micro. É jogar dinheiro fora. Melhor baixar um Amplitube Free da vida. Eu, guitarrista amador, penso assim.

crisão

Cara, até onde sei, o Alex Machado faz isso pq gosta mesmo. Tem muito outros no Y2B que fazem isso. Muito legal essa atitude.

Abs

crisão
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia
Também acho legal, assisto todos os videos dele. Só perguntei por curiosidade, pra saber se ele compra todos ou só testa...

Leonardo Castro
Veterano
# mai/11 · Editado por: Leonardo Castro
· votar


Por falar em Pod, o que exatamente te deixou tão decepcionado assim com a Line 6? Eu estava pensando em pegar um Pod HD...
Bog
Veterano


Dizem que chato é aquele para quem se pergunta como está e ele responde... contudo, fui provocado.

Bem, minha insatisfação com a Line 6 dá-se por inúmeros fatores.

Em primeiro lugar, quando houve aquele problema nos "footswitches" da X3L do Andre e a Line 6, mesmo admitindo ser um problema de fabricação generalizado, não quis repará-lo por ele estar no Brasil (quando há inúmeros julgados do STJ dizendo exatamente o contrário...).

Depois, foi por causa dos "drop outs" da X3L: os caras ficaram quase dois anos para resolvê-lo. E, enquanto isso, iam vendendo processadores... sinceramente, eles tinham que ter parado tudo o que estavam fazendo para descobrir, o mais rapidamente possível, o que estava acontecendo (ainda mais por se tratar, naquela época, do processador "top" de linha deles. Mas, no lugar disso, lançaram foi novecentos e vinte e sete novos produtos...

Uma outra coisa que não gostei: sempre quis um "harmonizer" na X3L. Redigi vários tópicos lá pedindo isso (até para que eles o fizessem de forma paga). Eles sempre me estimularam (eu e diversos usuários) para que fizéssemos pedidos formais... aí, no "final do ciclo" da X3L (ou seja, depois de três anos fazendo pedidos formais...), o Line 6 Miller aparece e diz que ela não teria condições de rodar um "harmonizer" nela por dois motivos: não havia mais espaço na memória disponível e ela não teria poder de processamento suficiente para isso. Porra, se eles já sabiam disso de antemão, por que diabos ficaram falando para fazermos pedidos formais? Claro, se eles falassem a verdade desde o início, muita gente poderia ter optado pela GT-10. Em suma, senti-me um babaca.

Sendo proprietário de um Toneport UX1 (que é muito barato perto do resto) e de uma X3L, nunca consegui entender como, pagando 1/3 do preço da X3L, consigo ter muito mais flexibilidade com o POD FARM 2... ou seja, quem só tem uma X3L, certamente, vai-se sentir um babaca também...

O "hardware" da X3L nunca me foi completamente confiável. Sempre tive um cuidado danado para manipular a pedaleira. Particularmente, o botão de liga/desliga, embora nunca tenha me apresentado problema, sempre me pareceu muito frágil...

Aí, vem o Renken fazendo todo aquele carnaval antes de lançar a linha HD, dizendo que seria a coisa mais revolucionária depois de cagar sentado...

Porra, se, em termos de processadores, já havia o Eleven Rack e a AXE-FX, revolucionário seria algo que superasse o que já existia. No mínimo, algo que se equiparasse. Contudo, de todos os relatos que li de proprietários de Eleven Racks + HD 500 e AXE-FXs + HD 500, tanto nas páginas da Line 6 como nas da Avid e Fractal, são unânimes em afirmar a superioridade dos processadores já existentes em termos de timbres de amps e "feeling" (tudo bem, dizem que o POD HD 500 é um bom processador para o preço e tal... mas sempre em posição de inferioridade inequívoca). Como disse na mensagem anterior, acredito mesmo que a Line 6 deveria ter lançado, além da linha HD de US$ 500,00, algo substancialmente mais caro, mas que superasse os concorrentes (já que os produtos dos concorrentes foram lançados bem antes...). Ou seja, como diversos usuários já me alertavam no início da "saga X3L", a Line 6 tinha mesmo se tornado uma empresa voltada para iniciantes...

Além de tudo isso, ao que tudo indica, a Line 6 desaprendeu a fazer algumas simulações de que todos gostavam (por exemplo, a do JCM 800 do POD 2.0 e do Pocket POD são muito superiores às encontradas na XTL e na X3L. Muito provavelmente, vai ser até superior à da linha HD...). Até o Radley, que tem tudo quanto é tipo de pedaleira e a FRACTAL, sempre bateu nessa tecla também...

Por outro lado, para alguns estilos musicais ("jazz" por exemplo), muitos usuários preferem, até hoje, as simulações do POD 2.0. Uma rápida pesquisa na "internet" revela logo isso...

Uma reclamação sempre encontrada na linha X3 era com relação aos compressores; outra, com relação aos pedais de distorção. Por tudo que já li nos fóruns da empresa, não consigo perceber os usuários realmente satisfeitos nesses dois quesitos nem na série HD. Aliás, o Hans (que diz ter vendido uma AXE-FX para ficar com o HD 500), afirma textualmente a inegável superioridade dos pedais de distorção da AXE-FX sobre os da linha HD.

Talvez com o mesmo receio que eu mencionei acima (quanto à fragilidade do botão de liga/desliga), a Line 6 realmente tenha projetado algo revolucionário numa pedaleira digital: retirar o botão "on/off"... caramba, isso é inacreditável!!! Quando vi isso sendo mencionado, foi um balde de água fria na minha GAS: que saco não deve ser ter que ficar colocando e retirando tomada a cada vez que quiser ligar e desligar a pedaleira... ao que tudo indica, isso foi reparado no POD HD feijão (ao menos nos vídeos do Glenn, surge o – aparentemente frágil – botão de liga/desliga...).

Basicamente, é isso. Poderia falar também que o abismo de diferença de processamento entre o POD X3 PRO e a ULTRA (4 vezes maior para a FRACTAL), agora, ficou ainda superior, pois o AXE-FX-II, numa conta rápida, é mais de quatro vezes superior em termos de processamento. Olhando por esse aspecto, nada mais natural de que a AXE-FX-II custe proporcionalmente mais caro (além dela ter uma confiabilidade de "hardware" acima de qualquer suspeita, bem como serviços de atualização e de atendimento ao usuário muito superiores aos disponibilizados pela Line 6.

E, se formos comparar o preço de um futuro "rack" HD (que deverá custar algo em torno de US$ 700,00), veremos que a relação custo/benefício entre ele e a AXE-FX-II ficou menor...

Ou seja, a Line 6 vai lançar um "rack" mais de dois anos depois da Avid (só para ficar no Eleven Rack...) e, ainda assim, consegue a façanha de ficare atrás em termos de timbres de amplificadores e de "feeling"...

Mas claro que essa é apenas a minha humilde opinião (e não se baseie nela para comprar ou deixar de comprar um POD HD!).

É isso aí.

Um grande abraço,

Leonardo.

Leonardo Castro
Veterano
# mai/11
· votar


Todos os timbres da demo do Alex usando a Tone Lab, aqui nos meus fones, ficaram ardidos pra cacete e embolando. Gostei não.
MauricioBahia
Veterano


Engraçado. Nos falantes embutidos do meu Mac Book ficaram bons para cacete!!!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tecnologia e Inovações em Pedaleiras Digitais I