【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Velhinho-RJ
Membro Novato
# fev/18
· votar


Ismah
Inclusão de pot ganhoAh, o anexo é esse:
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# fev/18
· votar


Fernando de almeida
E aí camarada.. ainda eu ou novamente rs...!!

Pelo que eu interpretei do esquema "Fuzz Face PNP", eu poderia então fazer as seguintes alterações no Electra:
1 - acrescentar um capacitor eletrolítico de 20uF e ligar o pino 2 do pot fuzz no negativo dele e o positivo deste mesmo cap no terra;
2 - alterar a ligação do pino 3 do pot fuzz para "depois" de C1;
3 - alterar o valor de R3 para 3,3K.

Acho que ficaria algo assim então - (figura 3 do anexo):
Alterações Electra

Agora tem mais chances de funcionar?
Grato e Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# fev/18
· votar


Boa tarde.
Acabei de montar este tremolo: Tremolo Vico Vaibe Não funciona. Como não entendo nada de eletrônica não me espantei e nem me aborreci com isso.
Mas vejam o que acontece: quando conecto os 4 pontos (9v, ground, in e out) o LED que indica que o circuito está ligado apaga (é aquele esquema que energiza o circuito ao plugar a guitarra num jack estéreo numa semi pedaleira que pretendo fazer no futuro) e a bateria esquenta bastante. Curiosamente o som passa normalmente pelo CI, mas posso girar os potenciômetros a vontade que nada acontece...
Bem, isso me leva a pensar que algo está em “curto” dentro da placa de CI. Já verifiquei várias vezes a ligação do diodo 4001 e do capacitor 47UF (eles tem polaridade, certo?) além de todos os outros componentes, e está tudo conforme o projeto. Há algo mais: o projeto original pede 2 transistores 2N5088 que eu não achei e um cara de uma das 300.000 lojas em que procurei me disse que o BC548 era similar e eu comprei esse então, sendo que descobri meio que “por acaso” na internet que a pinagem dele é “invertida” em relação ao 2N5088 e por isso eu soldei os 2 em posição contrária ao indicado no projeto.
Enfim, com meu vasto (des)conhecimento de eletrônica estou mais perdido que cego em tiroteio... alguém aí, por favor, poderia me ajudar?

Velhinho-RJ
Membro Novato
# fev/18
· votar


Olá...
Acabo de ler algumas mensagens sobre a posição do diodo 4001 em "http://effectslayouts.blogspot.com.br/2014/11/jordan-vico-vibe-tremol o.html"...
Seria esse o possivel prolblema?
Grato.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# fev/18
· votar


NOVIDADES pessoal:
Inverti a posição do diodo 4001.... continua não funcionando como deveria MAS... o LED não apaga mais (acho que a minha teoria de "curto" estava certa?!?!) e o pot DEPTH está aumentando / diminuindo o volume do som mas girando ao contrário do sentido horário (acho que devo inverter as ligações dos pinos 1 e 3 deste pot) e o pot SPEED continua não alterando nada.....
É isso... Abç...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# fev/18
· votar


Fernando de almeida
Olá camarada...
Não pense que eu não sei o quanto estou sendo chato, mas também sou um tanto quanto obstinado...
Voltando ao assunto do flash Led de quando "começamos" este tremolo, com esta inversão do diodo 4001 quando ligo um led entre a bateria e um dos pontos que vc indicou (o que sai de um dos pinos do pot speed e passa por um cap 220nF) o dito cujo BRILHA como nunca!!!!! Só não pisca acompanhando o efeito mas aí já voltamos ao problema acima do pot speed.
Abç.

Red Hot Chilli Pepper
Membro Novato
# fev/18
· votar


Alguem sabe porque meu Boss Distortion liga sozinho toda vez que eu coloco a fonte na tomada?

Ismah
Veterano
# fev/18 · Editado por: Ismah
· votar


Porque há um vazamento de tensão nele, ou no circuito de alimentação - fonte e cabos.
Tenho um pedal assim, mas nunca me incomodou.

Pode ser que seja também que ao ligar, exista uma queda de tensão devido aos capacitores da fonte, que fazem ele acionar. Não deveria, mas é possível.

SkyHawk
Membro
# fev/18
· votar


Red Hot Chilli Pepper
Meu MT-2 é igual, ligou a fonte ele liga junto. É só desligar.

Red Hot Chilli Pepper
Membro Novato
# fev/18 · Editado por: Red Hot Chilli Pepper
· votar


Ismah
SkyHawk

Também não me incomoda, era mais uma questão de curiosidade.

Mas agora tem uma coisa que esta me incomodando de verdade: tenho um pedal de delay da Nux (que acredito ser True Bypass) e ontem ele simplesmente parou de funcionar. Agora quando o footswich está no ON não passa nada, porém quando no OFF, a guitarra funciona normalmente (sem o efeito, é claro).

Vou abrir ele pra dar uma olhada, deve ter sido uma solda fria correto?

Terceiro Mundo
Membro Novato
# mar/18
· votar


Boa tarde!
Eu gostaria de uma informação sobre o Pedal Joyo Vintage Overdrive, vi alguns reviews e curti muito o timbre, o problema é que as lojas que vi, esse pedal vem como Shelter Vintage Overdrive. Sabem me dizer se o projeto mudou?

Gabezorx
Membro Novato
# mar/18
· votar


Terceiro Mundo
Compra direto da China e seja feliz, todos esses pedais são cópias do TS8/TS9.

Rafaelcore
Veterano
# mar/18
· votar


Gabezorx


Obrigado, você me indicaria algum site?

PaulinhoBlumenau
Veterano
# mar/18
· votar


Bom dia, alguém conhecem algum site que indique quais são os efeitos usados em cada música ?

Gabezorx
Membro Novato
# mar/18
· votar


PaulinhoBlumenau
Quase impossível isso, o que dá pra achar é de determinado artista/banda em específico, nesse caso eu sugiro:

http://www.gilmourish.com/

ou então o:

http://equipboard.com/

jmjr12
Membro Novato
# mar/18 · Editado por: jmjr12
· votar


GALERA VOCÊS SABEM ME DE DIZER AS CONFIGURAÇÕES NO GUITAR RIG 5 PARA TER O TIMBRE CLEAN DO MATEUS ASATO?

sergio drake
Membro Novato
# abr/18
· votar


Pessoal qual pedaleira de voz eh melhor ve20 ou ve8 da boss obrigado pelas dicas

sansung
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

abr/18



sansung
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

abr/18



sansung
Membro Novato
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

abr/18



Wagnerkill-1978
Membro Novato
# jun/18
· votar


Bom dia pessoal.

Usei a busca e o que achei foram coisas antigas e alguns pedais que nem acha mais no mercado devido ao tempo de lançamento.
Vamos lá em minha dúvida pra vcs me ajudarem:

Eu toco Heavy metal, thrash e hardcore (nyc e europeu)
Eu tinha um amplificador tagima black fox de 30 e usava nele uma pedaleira element xp da digitech e um pedal behringer ultra metal que comprei qdo minha pedaleira ficou na assistência técnica.
Fiz um up significativo e comprei um peavey bandit 112 que é um ampli que estou gostando muito.
Eu "aposentei" a pedaleira e quero montar um set básico de pedais.
Hoje eu uso só o ultra metal ligado no high gain do bandit e consigo um timbre legal que estou gostando, mas vejo muitos falarem que a behringer por ser de baixo custo é um pedal fragil e que pode deixar na mão, por este motivo gostaria de comprar um pedal que distorção para os estilos que toco e que tenha uma boa durabilidade e com um custo aceitável deixando assim o behringer de backup em caso de alguma emergência.

Qual pedal vocês recomendam de acordo com o relato acima, se possível um pedal que não seja difícil de encontrar assim fica com um custo melhor devido a concorrência entre os vendedores e lojas

Abraços

Andras
Veterano
# jun/18
· votar


Wagnerkill-1978

O Ultra Metal é baseado (não é igual) ao Metal Zone da Boss, então se tu quer um "equivalente", pode comecar por ai. Os pedais da Boss são bem conhecidos por serem resistentes.

Agora, Metal Zone é... meio odiado. Então talvez tu queira dar uma olhada nos outros pedais da Boss, como o Metal Core e o Mega Distortion, que são mais aceitos. Ou usar o truque do Metal Zone no Loop do teu ampli, que dizem trazer resultados bem melhores que ele na entrada.

Outra opcão é comprar outro Ultra Metal. Se o teu estragar, deixa o outro Ultra Metal de reserva. Assim tu mantêm o que tu gosta.

E um último pedal que eu particularmente acho muito bom e é bem resistente também é o Digtech TL-2, que eu considero um Metal Zone melhorado (então seria melhorar o que tu já tem) Mas esse não é mais fabricado, então tu só vai achar usados (tem alguns no ML).

Wagnerkill-1978
Membro Novato
# jun/18
· votar


Andras

Obrigado pelas dicas, vi alguns posts aqui o pessoal elogiando o uber metal da line6, acho que em loja vai ser difícil eu achar para testar, vou achar só online e usado e ele se encaixa no que eu falei da dificuldade de encontrar;
Vou dar uma pesquisada no Digitech Hardwire Metal Distortion Tl-2.

Vou ver e testar os da Boss que você indiciou, pois deve ser fácil achar nas lojas.

Valeu

Fernando de almeida
Veterano
# jun/18
· votar


Fala galera ... depois de muito tempo afastado, voltei a acessar o FCC ...
Meu bebê nasceu em dezembro/17 e teve sérios problemas de saúde e estive esse tempo toda dando atenção 100% pra ele ... Agora está tudo bem e estou conseguindo retomar ...

Wagnerkill-1978
gostaria de comprar um pedal que distorção para os estilos que toco e que tenha uma boa durabilidade e com um custo aceitável deixando assim o behringer de backup em caso de alguma emergência.
Quanto $$$$$ vc pretende investir??? Existem algumas boas opções ...


uber metal da line6
Muito bom ...
Mas ainda tem : Boss Metal Zone / Metal Core / Mega Distortion, Line6 Uber Metal, Rocktron Metal Planet, GT-2, Danelectro Black Coffe, Landscape Bruttal Distortion, Wavebox Argos, DOD FX86 Death Metal, Digitech Metal Master, Digitech Death Metal, Digitech DF-7, Zoom Tri Metal TM-01, Soldano Supercharger, Rocktron Silver Dragon, EHX Metal Muff, Marshall Jackhammer, etc ...
Fora as opções de combinar 2 ou mais pedais ou distorção do amp + pedais...

Wagnerkill-1978
Membro Novato
# jun/18
· votar


Bom dia galera

Fernando de almeida Estou querendo gastar entre 300 e 400 reais, como fim de semana passada trabalhei nem consegui ir em alguma loja pra testar algum.

Eu vi uns reviews do Digitech Hardwire TL-2 Metal Distortion conforme dica do Andras e gostei

Andras
Veterano
# jun/18 · Editado por: Andras
· votar


Wagnerkill-1978

Reviews (textuais) vão falar sobre alguns pontos que você procura, como a questão da durabilidade, construção robusta e etc.

Mas em termos de sonoridade, não considero uma boa fonte. É claro que eles costumam mencionar também esta questão, "soa bem", "é pesado", etc, mas distorção é muito questão de gosto pessoal. Tem muitos pedais que eu concordo que soam bem, mas eu nunca usaria, porque não são meu estilo.

Como o TL-2 não é mais fabricado, você provavelmente não vai conseguir testar em lojas, a menos que sejam lojas de usados. Por isso invista também na questão dos vídeos, para ver a sonoridade e ter sua opinião. Vídeos de comparação entre diferentes pedais são bons para isso para contextualizar o pedal. Leve em conta porém que alguns reviews regulam os pedais errados, então sempre consulte mais de um vídeo.

Nesse, sentido, esses vídeos podem ser úteis:

TL-2 vs MT-2 (que é o "pai" do seu atual pedal):



TL-2 vs Uber Metal (que você mencionou ter gostado):



Wagnerkill-1978
Membro Novato
# jun/18
· votar


Andras bom dia.

Ei vi este vídeos do Simon, eu sigo o canal dele, tem bons comparativos lá.

Obrigado novamente pela ajuda.

Sabadão, vou criar coragem e dar um pulo na Teodoro pra dar uma olhada e ver se consigo testar algo pra ir filtrando minha busca.

Obrigado galera do fórum, é esta ajuda que mantém o fórum vivo

Filippo14
Veterano
# jun/18
· votar


Fala gente, beleza?

Então, comprei o pedal Ark da Darta Effects e estive usando-o na minha cadeia de pedais e gravando direito em linha com ele, ou passando por um pre-amp valvulado, resultado que achei mais interessante.

De qulalquer forma, queria saber se teria como utiliza-lo na saíd de Line Out de um Load Box, para que ao inves de usar o pré do pedal + pre amp valvulado, eu usasse um amplificador que tenho aqui em casa.

Para exemplificar:

Situação Atual

Guitarra > Pedais > Ark (Pré + Cab Simulator) > Pré amp > Interface

Situação Pretendida:

Guitarra > Pedais > Amp (Pré + Power) > Load Box > Ark (Cab Simulator) > Interface

Teria risco a algum aparelho ligar o Ark dessa forma?

Abração

Fernando de almeida
Veterano
# set/18
· votar


Filippo14
Guitarra > Pedais > Amp (Pré + Power) > Load Box > Ark (Cab Simulator) > Interface

Teria risco a algum aparelho ligar o Ark dessa forma?

NÃO LIGUE ASSIM ... VAI FU*** seus equipos ... depois do POWER é sempre os FALANTES ...
Antes do Power você pode testar quaisquer sequencias de pedais, pedaleiras, racks, etc - na ordem que vc achar melhor (por mais LOKA que seja) ... porém, após o power vem os falantes ...

sansung
Membro Novato
# nov/18
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito