【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Fera... Ainda não consegui rabiscar aqui ... Seguinte ... Minha recomendação é que se mantenha todo o circuito original e coloque um potenciometro em série com a entrada do circuito... No potenciometro usa pino do meio como entrada do sinal e sai por um dos pinos das pontas para entrar no circuito original (o outro pino fica nao conectado) ... Fácil é simples e não altera o circuito original.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Opa..
Lá vai chute ... vê, por favor, se é isso Ligação pot.
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Lá vai chute ... vê, por favor, se é isso Ligação pot
Opa ... certinho ...
Só duas coisinhas:
1 - Eu testaria um pot maior - de 10k provavelmente ...
2 - Já que você vai estar com a mão na massa, teste soldar o terminal não utilizado no terra (utilizando um fio) ... se não rolar simplesmente retire esse fio ...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Então vou fazer assim Ligação pot usando o pot 1K mesmo pois já comprei todo material do tremolo e do fuzz hoje pela manhã. Se não ficar legal compro um pot de 10k.
Outra coisa: tremolo - não achei o transistor 2N5088 e um cara de uma das (1000) lojas em que fui disse que um equivalente seria o BC548. Comprei assim mesmo (já tava tonto de tanto andar, rs...). Só que pesquisando agora aqui em casa vi que há uma "inversão" na pinagem (1N5088 1E - 2B - 3C - BC548 1C - 2B - 3E): é isso mesmo? Grato.

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Sim cara .. Nesses dois transistores o pino do meio é a base ... Mas o coletor e emissor são invertidos ... Mas a placa fica igual e você só solda o transistor invertido...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Bom dia e boa 5ª feira...
Fiz o teste no fuzz que tenho embutido na guitarra e só observei diferenças no volume (mais alto, mais baixo,...). Tive que "ligar" o terra do pot mesmo pq senão era só chiadeira, rs...... olha só, o que eu digo não se escreve em matéria de eletrônica, ok? Mas eu acho o seguinte: nessa última ligação a entrada no pot de 1K (pino do meio) vem da dpdt que, por sua vez recebe do pot de volume da guitarra. Então eu acho que funcionou tipo controle de "volume do volume"...tentei esta ligação que também não surtiu efeito de ganho Ligação pot ganho. Acho que vou desistir desse tal de "gain"....

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Velhinho-RJ
Mas eu acho o seguinte: nessa última ligação a entrada no pot de 1K (pino do meio) vem da dpdt que, por sua vez recebe do pot de volume da guitarra. Então eu acho que funcionou tipo controle de "volume do volume"
Sim ... sim ... Essa é a ligação de controle de ganho mais fácil que existe ... alguns pedais "de marca" tem esse controle assim.

Acho que vou desistir desse tal de "gain"
Fera, desistir não ... cada controle (volume, tone, ganho, speed, depth, eq, etc - depende do tipo de efeito qual controle existirá) em qq tipo de efeito pode ser feito/projetado (eletronicamente falando) de várias formas diferentes ... Para saber qual te dará o resultado mais adequado, vários testes/cálculos devem ser feitos usando trechos de circuitos diferentes, com componentes diferentes, de valores diferentes e várias outras variáveis diferentes ...
Então, desistir não é a melhor opção ... mergulhe no "mundo" das possibilidades em efeitos, analise, teste ... se eu tivesse um tempo eu faria vários testes para eu mesmo usar e compartilharia aqui, é claro ...
Por exemplo, você aterrou o pino do pot e parou o chiado ... Sabia que provavelmente a origem do chiado é outro e existe uma outra solução para o chiado e, não necessariamente sendo a melhor solução, a sua solução funcionou.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
A estas alturas do campeonato eu acho que meus conceitos do que é volume e o que é ganho estão "embaralhados"... dei uma verificada agora com mais atenção e o que acontece na minha configuração atual (fuzz embutido) é o seguinte:
1 - quanto menos volume no pot do fuzz e mais volume no pot da guitarra o efeito distorção aumenta, mas o volume do som em si vai diminuindo:
2 - com o volume do pot da guitarra alto e o volume do pot do fuzz alto também, o efeito distorção é muito pouco e o volume do som em si é alto.

Ou seja, o pot de volume da guitarra está funcionando como "ganho" de efeito de distorção e o pot de volume do fuzz vai "travando" o volume do som em si.

No meu entendimento, em 1 o efeito efeito distorção deveria diminuir, mas o volume do som em si aumentar, e, em 2, o efeito distorção deveria ser alto e o volume do som em si também deveria ser alto.

E, finalmente, acabei ficando com a seguinte dúvida: qual seria o efeito desse pot de ganho em relação ao acionamento dos 2 pots de volume (fuzz e guitarra)?
Por essas e outras que em conversas e anexos anteriores eu havia "suprimindo" o pot de volume do fuzz, que eu achava que deveria receber o sinal da guitarra com o volume já definido pelo pot de volume da própria guitarra, e colocado um pot de ganho no fuzz que eu acho que deveria apenas variar a intensidade do efeito distorção em do sinal recebido.

Não sei se estou conseguindo ser claro... até eu estou meio confuso...rs...

Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Até que esse negócio de testes e observação de resultados é legal... Hoje, por exemplo, eu fiz algumas "travessuras" num mini fuzz bertola cuja placa eu tinha aqui... fiz as seguintes "traquinagens", observando que a alavanca da mini dpdt da guitarra quebrou ontem, então fiz essas coisas como se fosse uma "ligação direta" num caro, rs...

1 - retirei o pot de volume do fuzz e testei ele apenas recebendo o sinal do pot de volume da guitarra; funcionou mas eu não consegui ver como fica a diferença no volume do som em si no momento de ligar a distorção ao estar tocando algo por exemplo.
2 - coloquei um led (verde) no lugar do diodo; não acendeu e ainda, de quebra, o fuzz parou - soldei o led com a perna mais curta (-) no mesmo lugar do negativo do diodo.
3 - inverti a posição do led (na dúvida de ter soldado errado); mesma coisa, não acendeu e o fuzz parou.

Amanhã vou ver se troco a dpdt da guitarra e continuar com mais algumas "experiências"... o que eu quero ver se consigo é um fuzz com um pot de ganho que satisfaça ou chegue perto daquilo que eu imagino que deva ser um pot de ganho...
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
e o fuzz parou.
Oi amigo ... desculpe por não conseguir acompanhar direito aqui ... estou com mil coisas do trampo aqui ... treta ...
Então o fato do fuzz ter parado, pode ser o transistor que ferrou ... o esquenta esfria na solda/dessolda/ressolda pode queimar alguns componentes, principalmente em semicondutores.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Olá...
Troquei a chave e refiz alguns testes...
Ainda considerando o mini fuzz sem pot de volume e tocando normalmente, ao ligar o fuzz a barulheira dá um "pulo" enorme...ou seja, não dá pra ficar sem o pot de volume no fuzz...
Dessoldei o led e voltei com o diodo (eu tinha um outro diodo de bobeira, o mesmo 1N4148), voltou o fuzz....
Não entendi a parada do led no lugar do iodo...ele não deveria ter ligado?
Enfim, vou dar um tempo por esse fim de semana e pesquisar outros "fuzzes" para ver se acho algum que se encaixe no que pretendo, ou seja, um fuzz com um pot de volume, um pot de ganho, e "led flash". Até já achei um mas o cara (um gringo da vida) diz que o layout está "unverified" ... não achei confiável. O lay out é esse: OMG Fuzz e o esquema é esse: Esquema OMG Fuzz

Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Vc notou q parte desse círculo OMG é parecido com o do Bertola??
No transistor do meio seria o início do circuito mais a parte do pot no fim...

Qto ao led , ele deveria ligar ao meu ver (é uma droga não ter tempo pra fazer testes físicos ... Eu veria com mais certeza) ... Veja esse vídeo abaixo - é do Brian Wampler onde ele testa c.i.s de drives e distorções e os diodos/leds de clipagens e o led acende ...



Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Minha recomendação é que se mantenha todo o circuito original e coloque um potenciometro em série com a entrada do circuito...

E a Zin, como fica?

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Ismah
a Zin, como fica?

Aí é um circuito simples experimental... Se usar o pot da guitarra como limitador de sinal, terá o mesmo efeito... Com o pot no zero terá a impedância de entrada "normal" ... Ó próprio Bertola me disse que não calculou nada ... É um circuito "genérico " de fuzz sem detalhamento...

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Ismah
Senhores....
Sensacional o vídeo... e mais, é exatamente o flash led que eu gostaria. No 1º ele uas 2 leds... não vou perguntar se são 2 mesmo pq não tenho base para duvidar, rs...
Mas, enfim, é demais pra mim... mesmo com vcs estejam usando uma linguagem que eu acredito que seja "rasteirinha" eu fico no vácuo... então pediria, por favor, e novamente enchendo a paciência de vcs, que dessem uma olhada no anexo e digam o que acham das modificações que fiz:
1 - inclusão do resistor 1M (R5) como no mini fuz do bertola para evitar o "pop" ao ligar o fuzz:
2 - inclusão de um led; analisar a posição em que eu o coloquei no circuito e (PRINCIPALMENTE) se funcionaria com led flash. Eu segui "mais ou menos" o "IN" do mini fuzz do bertola (In, R5, negativo de C1, positivo de C1, diodo, base de Q1) e aí coloquei o led, também "mais ou menos", no lugar do diodo... finalmente, qual deveria ser o tamanho e também a cor deste led.
Obrigadão, abç e bom domingo.
Led No Fuzz

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Ismah
Desculpem, a imagem é essa: Inclusão de Led no Fuzz
Abç...

Igor Tessele
Membro Novato
# jan/18
· votar


Pessoal,tenho um Daneletro FAB metal, a saida da fonte dele diz 9V DC. Comprei uma fonte que diz o seguinte:
Entrada: 100 - 240 V AC
Saida 9V DC - 1 A

Vai funcionar, segue abaixo o link do modelo da fonte, obrigado.

https://www.multisom.com.br/produto/fonte-de-alimetacao-hayama-9v-1a-b ivolt-9277

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Amigo, olhando direito, pode ser q não funcione.
Estou quase fazendo um circuito aqui - parte de circuito para juntar com o circuito do Bertola... Sabe ler circuito eletrônico???


Igor Tessele
Cara, se no conectou dessa fonte o centro for negativo e fora for positivo funciona sim.

Igor Tessele
Membro Novato
# jan/18
· votar


Liguei o pedal e nao funcionou, a fonte fica piscando, é como se ele ficasse ligando e desligando :(

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
É.. eu também acho (aliás tenho quase certeza) que não vai funcionar...
Mas, na base de tentativas e acertos e/ou erros, rabisquei outra coisa. É o "número 2" da figura Inclusão de Led no Fuzz. Esta tentativa está mais "parecida" com aquela 1ª ajuda que vc me deu para inserir um flash led no tremolo, lembra, onde eu devo testar 2 ligações sugeridas por vc...
Quanto a ler circuito eletrônico, eu no máximo identifico alguns componentes,
como diodos, capacitores, resistores, transistores... pela simbologia... mas identificar onde entra corrente/sinal, onde sai, polaridade, estas coisas, aí já era...
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18
· votar


Igor Tessele
iguei o pedal e nao funcionou, a fonte fica piscando, é como se ele ficasse ligando e desligando :(
Então a fonte tá bichada ou o positivo e negativo não estão certos no conector ...

Velhinho-RJ
Na verdade amigo, pra ser mais certeza, além do circuito original, precisaríamos acrescentar mais um capacitor, um transistor, dois resistores e o LED - no mínimo.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Olá.
Voltando ao fuzz "Electra" que já vimos anteriormente, e que o cara diz que os leds "brilham quando vc toca"... incluí um pot de ganho observando alguma semelhança com esse que estamos vendo atualmente (Silicon Fuzz Face / inclusão de led): Electra Fuzz Modificado.
Se esta modificação estiver ok ou se vc achar que te mais de 75% de chance de dar certo vou partir para esse fuzz mesmo...
Só falta definir o fuzz para eu começar a fazer os 2 pedais (fuzz e tremolo). Aliás as chaves 3pdt acabam de chegar pelo correio e eram as peças que faltavam para eu começar.
Como sempre, obrigado por quaisquer observações (e por me aturar também, rs...). Espero também não estar te atrapalhando no trampo... Eu estou aposentado, mas sei muito bem o quanto bom e importante um emprego nos dias de hoje... (leia-se "no Brasil de hoje")...
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# jan/18 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Velhinho-RJ
Se esta modificação estiver ok ou se vc achar que te mais de 75% de chance de dar certo vou partir para esse fuzz mesmo...
Opa ...
O led brilha ...
O pot de ganho pode funcionar (provavlemtente precisa de um pot maior) de uma forma maluca ... tentei sacar o que está acontecendo ... Uma ponta no input, a outra ponta no terra (ground) e o meio no emissor (controle de corrente que retorna para o input) ... doidera < na verdade o que vc deve estar pensando seria algo próximo disso http://fuzzcentral.ssguitar.com/fuzzface/fuzzfacepnpschematic.gif >... só coloque o pino 3 do pot ligado no outro terminal do capacitor c1 pra corrente DC não voltar para o captador e fazer ele atuar como uma resistência de aquecimento (poderia fritar os caps). Outra o resistor de 10k ta muito alto mas monte com ele e se der algum B.O. diminua para uns 3,3k ou 2,2k.


Agora, do ELECTRAFUZZ todos os circuitos que conheço com o pot de ganho é com ele ligado na entrada (volume do volume como você comentou) ... Tipo assim no pot P1: https://sites.google.com/site/distorque/_/rsrc/1322420669199/home/proj ects/modded-electra-distortion/Modded%20Electra%202-1.png

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
Ismah

Olá.
Uma pergunta que eu não sei se procede ou seria uma "idiotice": tem como variar o "tamanho" da perda de sinal (ou ganho no comprimento da onda) na clipagem com diodo num fuzz através de um componente tipo um potenciômetro, onde eu pudesse aumentar ou diminuir a intensidade da entrada neste diodo? (não sei o que é certo dizer: entrada de sinal, de tensão, ...) Abçs.
Clipagem

HortaRates
Membro
# jan/18
· votar


Velhinho-RJ
Opa, beleza? Essa tensão é fixa e depende do tipo do diodo ou do led. Pra atingir o valor desejado você pode associar diodos em série.

Velhinho-RJ
Membro Novato
# jan/18
· votar


Fernando de almeida
E aí camarada..
Pelo que eu interpretei do esquema "Fuzz Face PNP", eu poderia então fazer as seguintes alterações no Electra:
1 - acrescentar um capacitor eletrolítico de 20uF e ligar o pino 2 do pot fuzz no negativo dele e o positivo deste mesmo cap no terra;
2 - alterar a ligação do pino 3 do pot fuzz.
3 - alterar o valor de R# para 3,3K.

Acho que ficaria algo assim então:
Alterações Electra
Obs.: a alteração 3 não está no anexo.

Agora tem mais chances de funcionar?
Grato e Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# fev/18
· votar


Fernando de almeida
Ah, e se eu estiver certo, eu entendi também (não quer dizer que seja isso) que o pot fuzz funcionaria tipo um controle de tom da guitarra onde
"O controle de tone é um potenciômetro acoplado a um capacitor, que, ao ser acionado passa gradativamente o sinal por esse capacitor, cortando determinadas frequências (agudas), deixando o som mais grave (ou menos agudo, como queira). Esses controles são passivos, ou sejam, não "acrescentam" frequências ao sinal..."
Isso é uma resposta do Bertola a um cara no tópico "Controle Tone da Guitarra. Como funciona?"...
E se for realmente acrescentar esse capacitor, teria que ser eletrolítico e 20uF mesmo?
Abç

Velhinho-RJ
Membro Novato
# fev/18
· votar


undefined

Ismah
Veterano
# fev/18
· votar


Velhinho-RJ

Não entendi direito o que tu quer saber acima.

Fuzz / gain - controla o níel de sinal injetado no transistor
Volume - controla o nível de sinal "ejetado" do pedal
Tone - controla a sintonia de um HPF, semelhante ao tone da guitarra (pode variar a sintonia, como o range de sintonia)...

Em overdrives, há variações de acordo com o projeto. Mas não estavam falando disso no tópico de montar pedais?

Velhinho-RJ
Membro Novato
# fev/18
· votar


Ismah
É o seguinte: na figura "2" do anexo eu havia feito uma ligação "no chute" de um pot para ganho que o Fernando disse que era uma ligação meio doida e me deu ideias para "corrigir" o que eu fiz na figura "3" (ainda no chute).
Numa linguagem "não eletrônica" por assim dizer, eu estava "comparando " um pot de tone de uma guitarra que é acoplado a um capacitor, com a ligação que eu fiz, ou seja, o pot, conjugado com um capacitor (20uF) , joga uma parte do sinal fora (ou "filtra" o sinal) - para o terra - e não chega nunca a um "volume zero". Com isso eu conseguiria variar a quantidade de sinal enviada ao transistor não ficando "mudo" em algum momento... não sei se consegui me explicar...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito