【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# mar/15
· votar


LeandroP
Eu mantenho um pedal de volume entre minhas distorções e modulações/ambiências para eventuais correções no volume ou para aumentá-lo sempre que necessário (faço todo o ajuste com o pedal em + ou - 75% para boostar o volume quando necessário) ...
Para trabalhar a saturação uso o volume da guitarra para diminuições e um drive para aumentar ...

LeandroP
Moderador
# mar/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Fernando de almeida

Só me falta o pedal de volume. Vou montar um (faz tempo que eu digo isso e não faço) pedal passivo com uma carcaça de um pedal de wah-wah que eu tenho, com todo o mecanismo (engrenagem, cremalheira). Mas no caso é mais pra utilizar como efeito mesmo (fade in).

O seu pedal é ativo, certo? Qual você tá utilizando?

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


erico.ascencao
Fernando de almeida
No caso do Junior Van Halen será que um reverse delay com time curto, e feedback longo, não ia resolver?

rmcarvalho
Membro Novato
# mar/15
· votar


Boa galera!
Sou novo no assunto pedais e estou aqui pra aprender com vcs.
Comprei uma semiacustica e gostaria de saber quais pedais uso pra que ela fique com esse som: https://www.youtube.com/watch?v=DKwh9Xbcz14
Vocês podem me ajudar?
Vlw

Fernando de almeida
Veterano
# mar/15 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


LeandroP
O seu pedal é ativo, certo? Qual você tá utilizando?
É um pedal de volume passivo ... é o Boss FV-50 L Stereo ... Faz tempo que eu uso ele e acho muito bom para um pedal relativamente barato.


Ismah
No caso do Junior Van Halen será que um reverse delay com time curto, e feedback longo, não ia resolver?
Pode ser que sim ... teria que testar pra saber se daria certo ... mas é possível que sim.


rmcarvalho
Vocês podem me ajudar?
Qual semiacustica vc comprou???
Uma Ibanez Artcore mesmo????
Usa qual ampli????
No vídeo, aparentemente, está ligado guitarra direto no ampli.

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


rmcarvalho

Também me pareceu que é apenas uma guitarra plugada direto no amplificador, sem efeitos. Mas só pra dar um palpite, eu colocaria um efeito chorus só pra dar uma molhada no som.

LeandroP
Moderador
# mar/15 · Editado por: LeandroP
· votar


Fernando de almeida

Legal. Eu tô com uma carcaça de wah-wah completa aqui, tô afim de fazer um pedal de volume passivo. Mas bate uma preguiça rsrsrs

Fernando de almeida
Veterano
# mar/15
· votar


LeandroP
Legal. Eu tô com uma carcaça de wah-wah completa aqui, tô afim de fazer um pedal de volume passivo. Mas bate uma preguiça rsrsrs

KKKKKKKKKKKKKKK preguiça de ligar um potenciômetro???? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


Fernando de almeida

kkkkkkkk Há um tempo atrás eu faria com a maior animação. To meio sem saco ultimamente.

La_Sombra
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: La_Sombra
· votar


Olá, amigos!

Estou acabei de montar um set de pedais. Montei um set básico, pois meu negócio mesmo é violão... rsrs
O problema é que preciso usar meu set ligado direto em mesa de som.
OBS: Eu sei que o ideal seria plugá-lo num amp, mas eu PRECISO ligá-lo em mesa de som.
Depois de pesquisar bastante, fiz a cadência da seguinte forma: Guitarra >> Wah-Wah >> OD >> Dist. >> Delay (ligado no Send-Return da Distorção) >> Noise >> Chorus >> EQ >> Simulador de Amp (com Reverb) >> Simulador de Caixa 4x12 >> Mesa de som
O que vocês acham? Tem como melhorar (não estou falando de marca de pedal...)?
Grande Abraço!
Segue imagem:
http://i59.tinypic.com/2w34xh2.jpg

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


Está no caminho. Só trocaria o GDI por um cab simulator, como o da Furhmann, aliado a um bom DI

Fernando de almeida
Veterano
# mar/15
· votar


La_Sombra
Montei um set básico,

Para o básico está ok ...

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


La_Sombra

Como disse o Fernando de almeida, para o básico está ok. Ou até demais. Sente mesmo a necessidade de um "noise gate"?

La_Sombra
Membro Novato
# mar/15
· votar


Olá amigos! Obrigado pelas respostas.

Depois da sugestão do Smah, tenho outra pergunta: vc's conhecem outros bons pedais "cabinet simulator"? Ouvi falar do Mini DI da marca "XVIVE" , mas não conheço. Apenas tive referências deste Ultra GI Behringer, do Micro DI da Moer (mas achei caro) e, agora, desse Fuhrmann.

Ismah
Não achei esse Cabinet Simulator da Fuhrmann em lugar nenhum para comprar. Aliás, mal consegui bons vídeos sobre ele para entender seu funcionamento. Você tem um? O que me diz? Quanto custa novo?

Fernando de almeida
Isso, Fernando. A única alteração que penso em fazer é tirar o simulador de amp. "Boss Fender" e colocar algum outro mais versátil. Com isso eu poderia variar bastante meu timbre (alternando entre simulações de amps) sem fugir do "básico".

LeandroP
Fala Leandro! Cara, esse noise veio para mim numa negociação; então ficou de graça... rsrsrs Estou negociando para trocá-lo por um pedal afinador que o Roberto Torao apresentou num vídeo dele. É um pedal bem pequeno, mas que conta com um boost nele... Seria mais um "versátil".

LeandroP
Moderador
# mar/15
· votar


La_Sombra
Não achei esse Cabinet Simulator da Fuhrmann em lugar nenhum para comprar

Tem da EFX:

http://efxpedais.com/loja/produtos/outros/cabinet-simulator-2/

Ismah
Veterano
# mar/15 · Editado por: Ismah
· votar


La_Sombra

Verei com o De Ros, acredito que tenha saído de linha, pois nem no site está mais disponível.

Mas o bicho é esse aqui. De frente.

AzrhaellJPA
Membro Novato
# mar/15
· votar


Pessoal me ajudem, quero sair da minha ME70 e começar a montar 1 set de pedais.

Me deem dicas para oq comprar com R$ 1.000,00. Não preciso de muitos efeitos, queria qualidade a quantidade, aos poucos vou comprando outros pedais.

Queria tentar comprar com essa grana :
Uma fonte - Landscape?
Pedal Overdrive
Pedal Delay
Chorus

Hitman
Veterano
# mar/15
· votar


AzrhaellJPA
Pessoal me ajudem, quero sair da minha ME70 e começar a montar 1 set de pedais.
Porque nao monta 2 sets de pedais? haha
Zueiras a parte..

Qual o seu equipamento atual e tem alguma ideia de timbre que busca?
Posso dizer pega um Whammy, um simulador de violao e algum outro pedal louco da EHX mas nao vai te adiantar muito...

AzrhaellJPA
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: AzrhaellJPA
· votar


Ibanez s470
Amplificador Digitech dg3012
E na igreja um Amp da Meteoro de 100w que nao lembro o modelo

Minha maior bronca com a ME70 são os overdrive e as distorções para SOLO.

Estava pensando nos seguintes pedais:

Nux Drive Core
Alguem Delay
Fonte Landscape PS8

Distorção eu tenho aqui um EFX Crunch que posso usar até conseguir comprar algum outro pedal melhor (FULLTONE OCD ?)

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


AzrhaellJPA
Eu sou da opinião que um set básico e de qualdade é montado com 4 pedais:

Compressor MXR
Tube screammer Ibanez
Cry Baby Dunlop
Digital delay Boss

Depois:
Fuzz
Chorus
Noise Gate
EQ

Por último
Octaver
Flanger
Outro Digital Delay Boss... Dois no set são bem úteis !!! Kkkkk

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


AzrhaellJPA
Minha maior bronca com a ME70 são os overdrive e as distorções para SOLO.

Cara... Escuto muito reclamar dessa pedaleira sobre isso... Sinceramente, não tenho o qu reclamar, mas exige paciência. Muita paciência. Estou com ela a 4 meses, e a 4 meses timbrando. Tenho 5 patchs já prontos. Um reuni o melhor do que o antigo dono programou nela.

AzrhaellJPA
Membro Novato
# mar/15 · Editado por: AzrhaellJPA
· votar


SkyHawk
Compressor MXR
Tube screammer Ibanez
Cry Baby Dunlop
Digital delay Boss


E a distorção para solos?



Ismah
Cara... Escuto muito reclamar dessa pedaleira sobre isso... Sinceramente, não tenho o qu reclamar, mas exige paciência. Muita paciência. Estou com ela a 4 meses, e a 4 meses timbrando. Tenho 5 patchs já prontos. Um reuni o melhor do que o antigo dono programou nela.

Tem como passar os patchs para eu dar uma testada?

Iversonfr
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk

Esse negócio de set básico é muito relativo, varia do que cada um toca. Um compressor para quem toca rock com distorção em 90% do tempo é praticamente inútil. Para quem toca com som limpo pode ser o pedal mais usado. Equalizador acho desnecessário em todos os casos, pois se você não conseguiu um timbre decente com o tanto de knob de eq e tone que vc tem do amplificador, pedais e guitarra, não é um pedal de eq que vai te salvar.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk
set básico e de qualdade
Cara o conceito de set básico varia muito ...

Tem guitarrista que considera set básico a guitarra e o amplificador - e se for pensar bem não é errado pois um amplificador possui canal Clean (som limpo) canal distortion/drive (som distorcido) e geralmente um Reverb, logo é possível uma boa quantidade de timbres só com ampli e guita ...

Já outros preferem só um Wahwah e nem usam todos os recursos do ampli ...

Tem quem use só um pedal de drive + os recursos do ampli ...

Tem outros que quando se fala em setup só pensa em pedais (nem lembram do ampli e seus recursos e da guitarra e seus recursos).

Enfim, o conceito varia de pessoa a pessoa ...

Como eu penso (e já usei muito assim): guitarra > 3 pedais - saturador+modulação+ambiência (geralmente overdrive, chorus e delay) > ampli (usando os canais e o reverb do ampli). - ou seja, junto com a guita e o ampli, só preciso de 3 pedais para ter até mais que o básico.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


AzrhaellJPA

Se me contar como vou saber a posição que deixei de cada knob, tem.

AzrhaellJPA
Membro Novato
# mar/15
· votar


Se me contar como vou saber a posição que deixei de cada knob, tem.

Colo em modo Edição segura Edit ou Writie (não lembro), ai vc pode mexer que ele vai mostar a posição que esta sem alterar.

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


AzrhaellJPA
Acho que preciso me explicar: eu pensei o set pela minha realidade que é amp valvulado.

Compressor para clean e cruch, e o tubescreamer de leve para um blues mais overdriven;

Tubescreamer para empurrar o amp, mais do que suficiente para o mais pesado heavy metal basta o canal high gain e tubescreamer;

EQ para um mid scooped e para alternar entre tibre vintage e modern high gain com o scooped dos médios. O pedal de EQ é muito importante em um set, ao contrário do que se comentou aqui. Se vc tiver um cabeçote valvulado vai entender.

Delay para molhar e ambiência;

Wha como único efeito de modulação.

Toda distorção high gain vem do amp.

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar


Iversonfr
Discordo veementemente sobre o pedal de EQ, eu o considero um dos mais importantes do set, tanto assim que uso 2 !!! Uso um ABY que splita o sinal para o EQ1 e o EQ2, posso usar desligados, EQ1 ligado sozinho, EQ2 ligado sozinho e EQ1 e EQ2 em paralelo com diferentes misturas no sinal.

Iversonfr
Veterano
# mar/15
· votar


SkyHawk
Discordo veementemente sobre o pedal de EQ, eu o considero um dos mais importantes do set

É justamente o que eu quis dizer, isso é muito relativo. Eq pra você é importantíssimo e eu realmente acredito que seja, mas pra mim não tem utilidade. Se dez pessoas indicarem sets, serão 10 sets diferentes.

É muito pessoal e portanto complicado querer afirmar pedais como sendo essenciais. Existem alguns que muitos acabam concordando com mais facilidade, como delay e drive, mas já vi guitarrista de banda sem nenhum drive pois o ampli tinha 3 canais que já bastava pra ele. Pro estilo que eu toco por exemplo, um pedal indispensável é meu whammy, que você provavelmente nem cogita na sua lista de pedais principais. Outro que atualmente uso muito é o fuzz para boostar o amp, pedal que você assinalou como secundário. Vai do gosto de cada um e do estilo, generalizar que um pedal é essencial não tem como. Essencial mesmo é amp e guita, o resto é resto. E nem da pra falar que amp tem que ser valvulado pois BB King por exemplo usa basicamente a guita direto num SS.

Ismah
Veterano
# mar/15
· votar


AzrhaellJPA
ai vc pode mexer que ele vai mostar a posição que esta sem alterar.

Não lembro de ter conseguido esse feito na ME70. Juro que vou tentar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito