【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Eu cheguei a fazer 2 anos de física na faculdade.... lembrei das minhas aulas de ondas! kkkkkk
Legal ... Sou professor de fisica e de eletrônica.


Amp (Loop) --> Reverb --> Delay
Amp (Input / Drive) --> Wah --> Distortion --> Booster
E onde vai a guitarra?? Depois do Booster?

Fera, fica a sugestão:
Guitarra > Wah > Distortion > Booster > Input amp ... no loop ficaria: Send loop > Delay > Reverb > Return loop.


Pensei no boss DS-1 (ou talvez DS-2). O que acham?
Fera, seguindo a linha Boss, eu pegaria o SD-1 (super overdrive).


- Começo mesmo pelo distortion ou por algum outro efeito?
Fera, sempre indico começar pelo ampli e guita - esses são responsáveis pela maior porcentagem do seu timbre ... Se ampli e guita (junto com as mãos do guitarrista, é claro) atenderem a 90% do timbre, pedais serão necessários só para finalizar o timbre, dar uma "molhada", uma "temperada" final no som ...
Então depois de ampli e guitarra definida, qual efeito comprar vai depender da sua necessidade e do tipo de som que vc vai fazer ... Eu buscaria comprar primeiro com delay e depois o chorus (enquanto isso eu usaria a distorção e reverb do ampli) ... depois eu pegaria um drive, wah, phaser, flanger, compressor, outra distorção ou drive ou boost, noise gate (com muitos drives, distortions e compressor pode aparecer um ruído, então precisaria de um noise gate), etc ...

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Se você tiver grana agora, invista num amplificador valvulado. Isso irá mudar muita coisa nos seus futuros investimentos.

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Fernando de almeida

Guitarra > Wah > Distortion > Booster > Input amp ... no loop ficaria: Send loop > Delay > Reverb > Return loop.

Boa! Valeu!!!

Fera, seguindo a linha Boss, eu pegaria o SD-1 (super overdrive).

Então eu posso substituir o Distortion pelo SD-1? Meu amplificador é o Fender Mustang III (pretendo, no ano que vem, comprar um valvulado), então, tenho possibilidade de simular vários efeitos por presets no computador, mas queria montar um set de pedais. Isso é necessário e/ou recomendável??

indico começar pelo ampli e guita
Hoje acho que tenho boas guitarras. Tenho uma Fender Strato American Standard e uma Gibson SG Faded. Uma delas com bons médios e outra com bons agudos.
Quanto ao ampli, como eu disse, tenho um Mustang III que ainda será usado por um tempo, até que eu consiga um valvulado de uns 20 ou 30w.

vai depender da sua necessidade e do tipo de som que vc vai fazer

Basicamente blues, hard rock, e alguma coisa (não muita) de heavy metal.

comprar primeiro com delay e depois o chorus
Geralmente os delays e chorus são mais caros.... meu orçamento não permite agora! hehehe

Valeu o help!
Eu não sabia dessa de ligar uns efeitos no loop e outros no input!

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
Se você tiver grana agora, invista num amplificador valvulado

Pois é, cara. Eu até queria pegar um valvulado, mas agora não tenho como mesmo.
Talvez eu vá pros EUA no 2º semestre do ano que vem, então pretendo trazer um Blackstar HT-Studio 20w. Mas só no ano que vem....

Será que se comprar uns pedais agora com meu SS terei de trocá-los quando pegar meu valvulado??

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Não conheço o Fender Mustang. Ele tem simulações de amplificador? Se tiver, você pode tirar os sons mais high gain com ele e os drives mais moderados ficariam por conta das latinhas.

Na minha opinião, os drives mais leves são melhores nas latinhas do que nas pedaleiras. Seguindo essa linha, eu pegaria um SD-1 ao invés de um DS-1.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Geralmente os delays e chorus são mais caros.... meu orçamento não permite agora! hehehe
Não necessariamente cara .... tem delays e chorus com o mesmo preço de drives e distortions ...
É claro que esses delays e chorus são bem simples e com seus recursos básicos (isso não necessariamente quer dizer que são pedais ruins) ...
Se vc for pegar delay e chorus com vários recursos ou com algumas características mais específicas aí esses podem ser mais caros que os drives ...


Basicamente blues, hard rock, e alguma coisa (não muita) de heavy metal.
Cara, o nosso moderador Penta_blues deu a dica no começo desse tópico (qualquer efeito além desses, para cada estilo, vai depender do seu gosto):
>>>Rock - Receita Básica: Distorção e Delay
O Rock é um verdadeiro paraíso para os fãs de efeitos, justificado, entre tantos outros fatores, pelo fato de existirem inúmeras vertentes deste gênero. Do "Progressivo" ao "Thrash", do "Rockabilly" ao "Psicodélico" há espaço para todos os efeitos criados e ainda sobra lugar para os que ainda serão inventados.

>>>Funk - Receita Básica: Envelope Filter, Wah Wah, Compressor e Phaser
A "alma" do Funk está no trabalho executado pela mão ritmica, no entanto, alguns efeitos caracterizam o gênero. Um bom "Envelope Filter" é o primeiro passo para o característico balanço Funk. Completam a receita o "Wah Wah", o "Compressor" e o "Phaser", este último para acrescentar o "som circular" do ritmo.

>>>Blues - Receita Básica: Overdrive
Caracterizado pela simplicidade, o Blues é uma questão de "alma". O gênero exige muito mais um equipamento de qualidade, capaz de captar todas as nuances de uma interpretação (bends e ligados, por ex.), do que uma infinidade de timbres e efeitos. O "Santo Graal" para se tocar Blues chama-se Tube Screamer, da Ibanez.

>>>Jazz - Receita Básica: Chorus e Reverb
Até a década de 70, o Jazz se caracterizava pelos timbres limpos. Com a chegada do Fusion, os pedais e efeitos ganharam mais espaço. Como no Rock, o Fusion permite desde a simplicidade do Set Guitarra/Ampli até o uso dos mais sofisticados Racks. No Jazz, bons timbres podem ser encontrados a partir do uso de Chorus e Reverb.

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Fernando de almeida

Muuuito bom!!! Gostei muito das dicas!

Então acho que começarei com um Overdrive, depois um delay e reverb (posso utilizar o delay e reverb do Mustang III, que são bem bacanas. Vou juntar uma grana e tentar comprar o Tube Screamer. Vou testá-lo e ver se gosto do som.
Vi que tem uns pedais Nux Core Drive, eles seguram o som como um tube screamer?

É claro que esses delays e chorus são bem simples e com seus recursos básicos (isso não necessariamente quer dizer que são pedais ruins) ...

Pode me dar algumas indicações de delays e reverbs com sons honestos e que são mais em conta?

Valeu!
Um abraço!

JeGuitar
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui

Tubescreamer bom e barato = Digitech Bad Monkey e Joyo Vintage Overdrive

Delay bom e barato = Joyo Analog Delay ou Joyo Digital Delay

Reverb bom e barato = Digitech Reverb

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


undefinedFernando de almeida
O "Santo Graal" para se tocar Blues chama-se Tube Screamer, da Ibanez.

Não é meio pesado dizer isso?

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah

Qual a sua opnião, Ismah?
Já ouvi falar muito sobre o TS9 tbm, mas nunca experimentei.
O que vc recomenda de pedais? Ou melhor, o que vc gosta?

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Juntando à pergunta do marcelogui, você sendo o maior "pitaqueiro" atual do FCC e bastante fuçado (pesquisa os assuntos, etc.), surgiu a pergunta: qual é o seu set de pedais e equips?

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Não é meio pesado dizer isso?
Opa com certeza ... fiz um copy/paste do post do Penta_Blues ... kkkkkkk

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Sobre os tube screamers, tive um Fuhrmann Tube Drive e hoje tenho um Ibanez TS9. Na minha opinião, o Fuhrmann tem um timbre mais equilibrado, nem tão agudo nem tão fechado. O Ibanez TS9 tem um pouquinho mais de médios, que atualmente eu acho interessante na hora de boostar outro drive e tirar uma distorção.

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
tive um Fuhrmann Tube Drive
Qual o modelo do seu? O TD02?
Os pedais Fuhrmann são bacanas?

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Acho que é. O meu era dos antigos grandões, verde-Palmeiras.

Eu tive um set só de Fuhrmann uma época e de modo geral eu gostava deles. Eram pedais muito robustos. Só não curti o Lead Drive e o Power Drive. O Tube Drive, Analog Delay, Chorus, Phaser... todos eram bons pedais.

Ismah
Veterano
# jul/14 · Editado por: Ismah
· votar


FBlues_rock

EM MINHA DEFESA!!!

Cara eu tenho duas coisas essenciais pra estar em todas: tempo e vontade.

Como estou de roadie e em equipe técnica a muito tempo (quase 7 anos), e sempre gostei de guitarra e teclado, passa muito equipo e sempre junto uma pergunta aqui outra lá...

Já nem gosto de conversar hehehe E sempre, SEMPRE me intrigou saber como o mundo funciona... Tenho lembranças de eu com 8 ou 9 desmontando tudo que caía em mãos... Some isso com minha filiação: mecânico eletrico-industrial da Tramontina (nos idos de 1980, depois de um segundo acidente com prensa que decepou dois dedos ele se afastou da empresa)... O pai deixou muito conhecimento, e se habilidades forem genéticas, a apreciação em trabalhar com números e circuitos veio dele.

Como foi difícil pra mim entender muitas coisas, e meu lado espírita faz querer ajudar quem quer que seja. E também debater faz com que pensamos... Muitas coisas eu passei a entender explicando a um terceiro...

-------------------------------

Meu set...

Rubi (dei o nome depois que toquei num bordel e uma moça chamada "Rubi" debulhou um solo)

A guitarra é (soa mais como era) um Strinberg EGS216 comprado a uns 3 ou 4 anos (desculpem, eu nasci no teclado), onde de original fica o braço, ferragens, e escudo.

Escolhi ela depois de testar uns milhares de modelos de valores diversos, e fiquei pasmo ao saber que ela era uma das mais baratas da loja.

Corpo em tiras de basswood (talvez isso que salve ela, pois a maioria é bloquinhos colados), braço em mapple e escala rosewood.

Modificações feitas:

Elétrica (antes de tocar um acorde em casa)
Hidratação da escala
Strap Lock Ernie Ball
Molas (uso a ponte tremolo muito pouco)
Captadores Malagoli (mini HB que esqueci o nome + S1 + S1, HSS)
Retificação de trastes
Troca de trastes (em pendência, houve um acidente que machucou o 16º)

Luthier: Hugo, da HR Tube Amps (PoA) - manutenção básica eu mesmo faço.

Natasha

Bom essa é uma Eagle EGP10 SK não é minha na real, mas está emprestada a diversos meses e to mandando ao luthier. Ela também foi escolhida por mim, mas em nome de uma amiga pelo mesmo método da Rubi: teste cego.

Não sei que foi feito nela.

- Em estudo compra de uma guitarra (ambas são stratos, originalmente SSS)

PEDAIS

- Arcano ARC PS-TUN50 (clone Korg PitchBlack)
- Meteoro Revolution Tube Drive (com GE 6BQ7)
- Onner Fat Boy I (modificado por mim)
- Black Snake Max Fuzz
- Groovin CH700 (com mod TBP)
- Onner DD2 (modificado pelo Hugo)

- Lata de Sardinha Phaser (clone MXR Phaser 90, atualmente fora do set)
- Pedal de volume handmade (fabricação desconhecida, atualmente fora do set)
- Danelectro Spring King (em negociação)

- PowerSuply genérico (to com o projeto de clonar a/criar a partir da VoodooLab)

Boss ME70 (stand by)


Amplificadores

Vox Pathfinder 10 (cada um diz algo, a minha medição acusou 20W, a caixa diz 10W, e a divulgação 15W)

Modificações

- Saída chaveada para caixa externa
- Caixa externa 1x12 (com falante Escorpion - retirei de uma leslie quebrada, que pertencia ao Juvenato da cidade)

- 1973 Giannini Duovox 100b (não sei as modificações, ligado em bright - no melhor estilo plexi, todas as válvulas são Svletana)
- 2x12" Classic Luthieria (com falantes da mesma marca, se não me engano clones dos greenback - review a caminho)

Modificações pretendidas/em estudo

- Adição de mais válvulas no pré (transformando o 100B em 100G)
- Adição de send/return (para insertar o Spring King)
- Adição de tanque de rever
- Reenrolar o trafo (se já não foi feito)
- Colocar 6L6 metálicas
- Adquirir uma 4x12 + 2 falantes da Classic e colocar na 2x12 um par de Novik originais

Cabos

- Santo Angelo Standart (7m, guitarra - pedais)
- ANGL TX (3m - pedaleira cabeçote)
- DYI 50cm fio paralelo 2,5mm², P10-P10 (cabeçote caixas)

Palhetas

- Tortex Pitchblack 0.6mm, 0.8mm, 1.14mm
- Fender Medium
- Diversas

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui

A pergunta foi porque soou como se todos que tocaram blues, usaram os Ibañez TS. Coisa que não condiz... O blues é mais antigo que as latinhas, e mais antigo que a própria guitarra...

O que vc recomenda de pedais? Ou melhor, o que vc gosta?

Eu recomendo testar... Comecei com compra e venda de pedais pq não tinha grana pra comprar cada um que me parecia interessante... Mas queria testar todos...

O que é bom pra mim pode não te agradar...

O que eu gosto: música... Ultimamente ando ouvindo Glam (é aqui minha referência de som... Kiss, Danger Danger, DeFalla), músicas típicas paraguayas, e regional (bailão, gaúcha, maxixe, sertanejo tradicional e universitário, forró universitário)...

Em pedais eu geralmente faço teste cego, mas dou preferência ao TBP, pela lei do menos é mais.

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao

Só não curti o Lead Drive
Sério? kkkkk
Hj eu testei o Lead Drive e o Tube Drive. E curti um pouco mais o Lead Drive. hehehehe
O Tube Drive dá um boost bem maior, né?
Agora preciso dar uma testada nos Boss (DS-1 e SD-1) pra decidir.
Andei pesquisando sobre o pedal que o Ismah falou, o meteoro Revolution Tube Drive, achei bacana o review, mas achei mais voltado pra metal. Tenho que testar tbm...
Os Fuhrmann estão entre 250 e 300 reais, inclusive Delay e Chorus. Estão em conta.... os drives estão na mesma faixa dos boss.
Vamos ver.

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Eu recomendo testar...
É isso. Hj testei uns e vou testar mais outros pra me decidir.
Temos gostos musicais meio diferentes, então, acho que vale mesmo testar e ver o que mais se adequa ao meu gosto.
Mas ainda assim, vale pegar as dicas de pedais que são bons (e ser bom independe do gosto musical).
Valeu!

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Uma dúvida mais:
Pesquisei sobre um pedal da blackstar, o HT-DUAL valvulado.
Me chamou bastante atenção, apesar de ser outro nível de pedal, e ter outro preço.
Acham que vale a pena juntar uma grana e investir 700 reais nele, ou é muito caro e não vale a pena?

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Sério? kkkkk
Hj eu testei o Lead Drive e o Tube Drive. E curti um pouco mais o Lead Drive. hehehehe
O Tube Drive dá um boost bem maior, né?

Não consegui achar um ponto legal para o controle de tone no Lead Drive e no Power Drive. Já o Tube Drive funcionava fácil em qualquer situação - lembrando que eu o deixava regulado com pouco ganho.

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Hoje testei mais alguns:
- Blackstar LT dual : Foi meu preferido. Gostei muito da variedade e abrangência dos timbres dele, numa simulação bem bacana do Blackstar HT dual valvulado.
- Boss DS-1, DS-2 e DS-x1: Achei bons pedais, mas me identifiquei mais com o LT dual. Talvez a combinação SD-1 + Fuhrmann Lead chegue no timbre que gosto, mas acho que fariam pra mim a mesma função do LT dual.
-

Não consegui testar o Meteoro Revolution Tube Drive. Queria compará-lo com o LT dual, pra ver se são parecidos.

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
- Meteoro Revolution Tube Drive (com GE 6BQ7)
Ismah, meu caro, vc pode me ajudar com relação a este pedal?
Não consegui testá-lo. Testei apenas o HT dual da blackstar.
É um bom pedal este seu? Tem alguma coisa a ver com o HT dual?
Segura legal um blues com o overdrive tbm um rock mais pesado (não pretendo tocar super metais com ele).
Me dá um help!

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Temos gostos musicais meio diferentes, então, acho que vale mesmo testar e ver o que mais se adequa ao meu gosto.

Não só gosto, mas RIG's diferentes... Eu tenho um valvulado de 100W que só vem pra festa depois do volume em 6~7, e uma guitarra que só manda agudos... e vc um rig totalmente diferente

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
É um bom pedal este seu?

É um pedal pra no máximo um Kiss, AC/DC (com 6BZ7), talvez um Black Sabbat... Não espera altos ganhos sem algum booster pra empurrar...

Tem alguma coisa a ver com o HT dual?

ACHO, que o HT tem mais a ver com o Meteoro Doctor Drive, que usa um par de 12AX7, e não válvulas de rádio (6BQ7/6BZ7).

Segura legal um blues com o overdrive tbm um rock mais pesado (não pretendo tocar super metais com ele).

A vantagem que eu vejo é que ele é "dois por um", eu tenho um overdrive leve e um overdrive alto. Como disse, nada extremo.

Pessoalmente só comprei ele pq ele surgiu por uma bagatela de 100 contos, mas sem fonte - que foi um assalto de 60 mangos, sendo que a mesma tá por uns 20~25 numa outra loja... Ainda assim muito barato.

Acho que seria mais negócio vc pegar o Blackstar, ele tem configuração de ganho e volume dos dois canais separados.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Agora tá aí o rig o homem fugiu hehehehe

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Pessoalmente só comprei ele pq ele surgiu por uma bagatela de 100 contos, mas sem fonte - que foi um assalto de 60 mangos, sendo que a mesma tá por uns 20~25 numa outra loja... Ainda assim muito barato.

Acho que seria mais negócio vc pegar o Blackstar, ele tem configuração de ganho e volume dos dois canais separados.


Pois é, cara. A diferença de preços entre eles, no que eu vi por aqui, tá 80 reais.
E pelo que vc comentou sobre os controles de canais independentes, acho que vou de Blackstar mesmo.

Valeu pelo help, cara!
Abraço!

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui

Aí vai de ti...

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Agora tá aí o rig o homem fugiu
kkkkkkkk
Só vi agora! Aproveitando que disse estar se defendendo (embora eu não tenha atacado), vou escrever ante a sua "intimação"! rs

E também debater faz com que pensamos... Muitas coisas eu passei a entender explicando a um terceiro...
Concordo plenamente, considero uma das melhores formas de aprender e estimular a busca por conhecimento. Entretanto existe uma questão importante aí: tratar todo assunto como se conhecesse o suficiente, quando não se conhece.

Normalmente não comentaria algumas coisas, mas como pareceu receptivo e também por ter comentado ser espírita, vou deduzir querer ler críticas para aprimorar-se, não apenas no conhecimento, bem como sabendo que, cometendo alguns erros, deva ter algo de bom no que eu disser de boa-fé.

Já vi outrora citar seu currículo de roadie e de gostar/mexer com eletrônica. Isso te capacita, ao buscar o conhecimento específico, em consertar pedais e resolver alguns problemas técnicos no set de músicos. Opinar sobre música, como já comentei contigo em outro tópico, vai muito, muito além de saber qual o transistor que é usado em tal pedal ou saber montar um (isso quem nunca viu nada de eletrônica consegue, se quiser).

Rubi (dei o nome depois que toquei num bordel e uma moça chamada "Rubi" debulhou um solo)
Já vi suas "histórias" amorosas lá pelo OT... ;)

A guitarra é (soa mais como era) um Strinberg EGS216

Escolhi ela depois de testar uns milhares de modelos de valores diversos


Aqui peço licença, mas dos dois, um: ou as lojas que visitou tinham restrições seríssimas de marcas e modelos, ou faltou alguém que conhecesse bem guitarras para te guiar na compra.
Até mesmo as Condor que peguei na mão eram um pouco melhores, sendo que as SX são da mesma faixa de preço e dão banho nessas. Tem piores também, sem dúvida, mas diversas melhores. Se acha que é só minha opinião, pesquise aqui mesmo no fórum, imagino ter vários que dizem o mesmo por aqui.
Óbvio, há o fator gosto, nada impede que alguém teste uma Seizi e prefira ela a uma Fender Standard, por exemplo.


Corpo em tiras de basswood (talvez isso que salve ela, pois a maioria é bloquinhos colados), braço em mapple e escala rosewood.
O fato de ser tiras ou "bloquinhos" (?) tem efeito praticamente irrelevante no timbre de guitarras desse padrão. O que é algo bom, caso contrário teríamos muitas, muitas guitarras, inclusive diversas caras e/ou endeusadas, soando horríveis, caso a madeira fosse tão determinante. Quando chegar ao nível de preciosismo de colegas como o MMI, por exemplo, que conhece guitarras que são verdadeiras "obras de arte esculpidas em madeira", aí sim tais questões se tornam relevantes, sendo que nesses casos não é aceitável nem recortes em diversas tiras (e certamente sem cuidados com ângulo de recorte, parte da madeira, etc.) tampouco madeiras como basswood e poplar (madeira de uma de minhas guitarras).

Sobre os pedais considero mais subjetivo, realmente o que pode agradar um não agradaria ao outro, etc., então não posso opinar, exceto em uma pergunta direcionada, tipo "quero o timbre tal", ou perguntas que impliquem aceitação de tal subjetivismo, como "vou substituir pedal tal, o que sugere"?

Pessoalmente não gastaria tempo modificando o Groovin CH, mas aposto que deve ter se divertido fazendo, então já valeu muito a pena. :)

Algo que curti bastante do seu set:
- 1973 Giannini Duovox 100b (não sei as modificações, ligado em bright - no melhor estilo plexi, todas as válvulas são Svletana)
Não sei quais as modificações já realizadas, mas originalmente deve passar longe do Plexi, já que é baseado no Fender Bassman. Se quer associar seu amp a um Marshall, diga que é estilo JTM-45 "Bluesbreaker" (esse foi criado a partir de modificações em um Fender Bassman). Sobre as válvulas Svetlana, não são caras e foram (ainda são) bastante usadas, além de boas, mas dirá muito mais sobre o amp ao dizer qual o tipo das de power (6L6, 6V6, minhas preferidas, KT66, etc.) do que qual a marca.

Colocar 6L6 metálicas
Pesquise mais, você não quer fazer isso, só não sabe ainda :)


Acho extremamente saudável e profícuo a curiosidade aliada à vontade (seu caso), só cuide para manter um bom direcionamento e para não "subir à cabeça", pois sempre temos muito mais a aprender que a ensinar, mesmo quando ensinando :)

Abraço

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Quanto a guitarra, fazem já uns 6 ou 7 anos que a comprei, não sabia um acorde.
Desde então, fui agregando aqui e ali. Na minha conta já foram mais de 1k Dilmas entre peças, manutenção (contando cordas).
Vou ver se gravo a guita e me diga o que acha.

------------------------------

Colocar 6L6 metálicas
Pesquise mais, você não quer fazer isso, só não sabe ainda


É uma experiência que eu e meu luthier estamos afim de fazer. Em teoria elas não alterariam em nada o som, na prática vou descobrir ainda hehe

As válvulas metálicas, são 6L6 americanas, devem ter um bom tempo, segundo o que consta são aeronáuticas, desviadas da base aérea de Canoas/RS a uns 60 ou 70 anos.

Se souber falar sobre o uso que quero fazer, estou aberto a ouvir.

------------------------------

Não tem lá muito mistério fazer o TBP do CH700, só puxar os fios do IN, da placa, deixei a chave original pra chavear o led.

------------------------------
------------------------------

Algumas correções a mim mesmo quanto ao amp - que sim é o artefato mais caro, e ultimo adquirido (Migrei do Vox, imagine o salto), e apenas ontem mandei pra bancada...

- Referi ao Plexi pq ele é usado com bridge nos canais, sei que é um clone descarado do Fender Tremolux (?)
- O duovox é de 76 e não 73
- Usa 4 6L6 (power), uma EC81 e uma EC83S (uma em no pré de cada canal), todas JJ Tesla, e não Svletania (não tenho ideia de onde tirei a info errada) - pessoalmente to pensando em por todas "americanas", da família "12A"
- Uma 12AX7 ("errado", teria de ser uma 12AT7) de inversora, que apenas diz "China"

--------------

Opinar sobre música, como já comentei contigo em outro tópico, vai muito, muito além de saber qual o transistor que é usado em tal pedal ou saber montar um (isso quem nunca viu nada de eletrônica consegue, se quiser).

Falar de música pra mim já é mais técnico que subjetivo a muito tempo. Percebo isso, pq me importa mais saber que foi gravado em linha ou com um Shure SM57 ou EV RE10, que se o cara tocou a obra completa do "Van Além".

--------------

Histórias amorosas deixe em off, geralmente, poderia deixar passar batido muitos detalhes, mas como de vergonha, tenho menos que água no deserto, segue o baile.

Quanto a subir a cabeça, pode parecer isso pq como bom gaúcho, e índio bagual, tenho uma forma BEM ríspida de falar...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito