【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
JuniorTeleMendes
Membro Novato
# jun/14
· votar


Moçada, tenho uma dúvida que ta me matando:
- tenho a g3 há uns 4 meses e ainda não entendi uma coisa...
Utilizo os seguintes pedais:
- Zoom;
- Delay (Carbon Copy);
- Drive (OCD);
- Drive e Boost (SD-1);
- Wah Wah (Cry Baby);
- Expressao (Ernie Ball).
Amp > Zoom > Delay > Drive 1 > Drive 2 > Wah wah > Expressao.

- Me ocorreu de utilizar alguns efeitos controláveis dispostos na pedaleira, conectando o pedal de expressão, mas eu me perdi na ordem de ligação e cadeia dos pedais. Podem me ajudar?

- Se eu conectar um pedal de expressao na pedaleira, como fica a cadeia e as ligações?
Pois o pedal de expressao iria na entrada "control in" da pedaleira, certo? Como ficaria o restante dos pedais? Ligo-os normalmente na output da pedaleira e a guitarra no pedal de expressão? Ou deixo o output do pedal de expressao vago.
Espero ter me feito entender rss

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


JuniorTeleMendes
Bom, pelo o que eu entendi você quer usar um pedal de expressão adicional pra controlar algum parâmetro de algum efeito da Zoom - por exemplo, controlar o "mix" de um reverb. Pra fazer isso, faça a seguinte ligação:

guitarra -> wah wah -> drive 1 -> drive 2 -> delay -> input da zoom
output da zoom -> amplificador
pedal de expressão -> control in da zoom

Acho que assim deve funcionar. Qualquer dúvida, leia a página 18 do manual.

Thechained
Veterano
# jun/14
· votar


Galera, tenho uma dúvida e gostaria que vcs me ajudassem. Tenho utilizado ultimamente o GDI 21 no pedalboard como um pré-amp, além de contar com um MT-2 como distorção e um SD-10 como drive. Estava querendo dar um up no timbre da minha distorção e a primeira coisa que pensei foi em trocar o GDI 21, e pelo que pesquisei, tava pensando em pegar o Pro Drive II ESI. Vcs acham que essa é uma boa saída? Vcs me dariam outras dicas alternativas a essa possibilidade? Desde já agradeço.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Thechained
O seu amplificador tem loop? Já experimentou usar o GDI plugado direto no power do ampli (guitarra -> GDI -> return do ampli)?

Thechained
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
O seu amplificador tem loop? Já experimentou usar o GDI plugado direto no power do ampli (guitarra -> GDI -> return do ampli)?

Na verdade estou sem um ampli de qualidade em casa. Tenho um de estudo, mas que não tem loop. Mas o meu grande drama, que eu acho que é do todos os guitarristas que tocam na cena underground, é que não tocamos com amplis fixos. Sempre fico dependendo do ampli disponibilizado pela casa de show em que toco. Por isso usava o GDI pra dar um timbre melhor pra minha guitarra, principalmente em relação a distorção (GDI+Metal Zone).

Meu set está assim: Guita -> afinador -> overdrive -> distorção -> DS-2 Boss(uso como booster) -> Chorus -> Phaser -> Delay -> GDI21 -> ampli.

Uso o GDI no final da cadeia pq tive a impressão que ele timbrava tudo, dando um plus no som... Uso ele ligado direto, mesmo com a guitarra clean. Por isso o chamo de pré-ampli. Não sei na teoria é o certo, mas na prática m deu uma melhora no som. Agora to buscando sair do GDI por saber que ele tem limites, e buscando que me dê uma gama maior de possibilidades. Por isso pensei a princípio no Pro Drive II ESI, muito elogiado aqui no fórum. O usaria dentro da mesma lógica. Queria saber se essa é uma boa saída, ou se tenho outras alternativas.

Thechained
Veterano
# jun/14
· votar


Outra dúvida que eu tenho é se o Pro Drive II ESI ainda está sendo fabricado. Alguém saberia me informar?

GAT621988
Membro Novato
# jun/14
· votar


Olá!
Gostaria De Saber Se Algum Dos Membros Já Utilizaram O Pedal "Brownie Classic" Da Marca GFS? Achei-O Interessante! Vejam:
http://www.guitarfetish.com/NEW-DESIGN-Brownie-Classic-Distortion-Clas sic-Marshall-tones_p_1076.html
Obrigado!

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Thechained

- DS2 como booster de volume?
- GDI não é opção pra usar em linha, deixando teu timbre igual em todos os lugares?

Thechained
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

DS2 como booster de volume?
Uso como booster de volume e de frequência (adiciono mais médios/agudos pros solos). Vc acha ruim utilizá-lo como booster?

GDI não é opção pra usar em linha, deixando teu timbre igual em todos os lugares?
Ele tem uma saída pra usar em linha sim, se não me engano é saída XRL. Mas tenho usado ele como um pedal comum, como último pedal da sequência. Aceito dicas de configuração do pedalboard.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Thechained

Não acho ruim, apenas me parece mais lógico usar ele como um segundo drive, com mais volume e mais agudo - já que ele não altera a quantidade de distorção.

Quanto ao GDI... Foi uma pergunta. Eu usaria em linha pq nem sempre o amp do lugar é lá aquilo tudo... Varia usar em linha ou microfonado da qualidade do amp disponível, se for ruim até vai de retorno, mas se ele denegrir o timbre é melhor usar em linha e garantir o resultado final...

Thechained
Veterano
# jun/14 · Editado por: Thechained
· votar


Ismah

Não acho ruim, apenas me parece mais lógico usar ele como um segundo drive, com mais volume e mais agudo - já que ele não altera a quantidade de distorção.
Usando ele como segundo drive, eu teria o problema de não ter nenhum pedal pra usar como booster. Talvez se eu invertesse o SD-10 (Oliver) pra função de booster e usar o DS-2 como drive. Mas se eu concretizar a minha aquisição do Pro Drive II esse "problema"será resolvido, pois estou passando o GDI e DS-2 pra pagar o Pro Drive.

Sobre a fabricação do Pro Drive II, alguém sabe se ele ainda estão na ativa?

Quanto ao GDI... Foi uma pergunta. Eu usaria em linha pq nem sempre o amp do lugar é lá aquilo tudo... Varia usar em linha ou microfonado da qualidade do amp disponível, se for ruim até vai de retorno, mas se ele denegrir o timbre é melhor usar em linha e garantir o resultado final...
Essa realmente é mais uma possibilidade de configuração... vlw pela dica.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Thechained

Mas pra que booster, se vc já teria um drive com mais volume?

Thechained
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah

É que geralmente eu solo com o Metalzone, e o DS-2 não me daria distorção (não sei se o termo correto seria esse) suficiente pra alcançar os timbres dos solos. Minha banda tem uma pegada um pouco mais "pesada", e acho q os solos saem melhor com pedais que me deem mais ganho...

Segue o clipe da minha banda:


erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Thechained
Você deixa o GDI sempre no modo "Fender"? Se sim, ok. Se não, ligue-o entre o DS-2 e o chorus pra não embolar os efeitos de modulação e delay.

Depois de usar pedaleira, drives analógicos, pré-amps valvulados e drives de amplificadores valvulados, cheguei a conclusão que a última opção é o melhor dos mundos. Porém, como é inviável levar mais de um amplificador pra gigs pequenas, montei um set alternativo com pedais pra suprir as minhas necessidades. Nos ensaios que ando fazendo em estúdio num Meteoro basicão, venho ficando satisfeito com meu som - claro que é inferior aos timbres que tiro em casa, mas num contexto de banda (ainda mais em ensaio) o timbre fica muito mascarado, ninguém percebe tantas nuances.

No meu set eu tenho um Ibanez TS9 e um Fulltone OCD, o primeiro regulado pra um drive bem levinho que serve também como booster e o segundo com um drive de médio ganho JTM-like. Usando os dois juntos, eu tenho uma distorção à la anos 80 que me agrada bastante. Se você também trabalha com estes níveis de drive/distorção, cogite pegar um pedal pra esta função de drive de médio ganho que o seu SD-10 já faria o papel do drive leve/booster. Nunca toquei com o DS-2, mas pelo o que o pessoal comenta ele tem um ardido muito característico que pode ser potencializado por um booster. Existem trocentos pedais do estilo do OCD (drive com controle de ganho bem sensível, de timbre médio e encorpado), é questão de fuçar por aí.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Thechained

Então deixa o Metal Zone com um volume maior (solo) e o DS pra base. ;)

Thechained
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Pior não não... Uso no Marshall. No próximo ensaio vou testar essa ordem de pedais.
Sobre os pedais... obrigado pelas dicas. Vou dar um procurada nessas possibilidades.

Ismah
vou testar essa possibilidade no ensaio tbm. Mas creio que o DS não vá distorcer o suficiente pras bases. Mas vale a experiência.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Thechained

Compre um fuzz então... Nem sempre mais drive é a saída...

marcelogui
Veterano
# jun/14
· votar


Pessoal,

Pretendo mudar um pouco o foco do meu equipamento.
Hoje tenho um amplificador Fender Mustang III (V.1), no qual tenho a possibilidade de simular efeitos diversos, além do Reverb. Tinha também uma pedaleira Boss ME-25, que recentemente vendi.
Pretendo montar um set de pedais e comprar um ampli valvulado (em torno de 20 ou 30w) para deixar de "simular" efeitos e passar a ter os efeitos de verdade.
Li as dicas do Fernando sobre efeitos no início do tópico, bem como um set recomendado.
Mas tenho algumas dúvidas:
Para tocar um som honesto no estilo Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Iron Maiden, etc... (Sem metal muito pesado), que pedais eu realmente preciso ter? E importantíssimo também: QUAIS os modelos recomendados?
Pensei inicialmente em:
- Wah
- Distortion
- Overdrive
- Booster
- Reverb
- Delay
- Afinador

Poderiam me dar dicas de bons pedais a preços justos?

E amplificadores? Gostaria de dicas também de amps valvulados entre 20 e 30w.

Obrigado!
Um abraço!

erico.ascencao
Veterano
# jun/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


marcelogui
Primeiramente, as dicas de pedais:

- Wah:
Eu tenho um Dunlop Crybaby GCB95F, um pedal clássico e não tão caro. Eu uso pouco, peguei mais porque é bom ter no set, portanto me atende muitíssimo bem.

- Distortion
- Overdrive
Neste ramo tem muita variedade. Se você pegar um valvulado com bom headroom e um canal, aí o negócio vai ser tirar drives só das latinhas. Eu particularmente uso um Ibanez TS9 e um Fulltone OCD, o primeiro regulado com um drive bem levinho e o segundo com um drive moderado. Juntando os dois dá uma distorção legal e que me atende. Já tive uma penca de pedais da Fuhrmann e digo que não há uma graaaaaande diferença de timbre entre os pedais que experimentei, portanto dá pra achar uns pedais alternativos a estes modelos que eu citei por bons preços (os da EFX são um exemplo).

- Booster
Aqui depende um pouco de que tipo de booster você precisa. Um MXR Microamp da vida é uma ótima pedida pra ficar no fim da cadeia e servir como boost de volume, já um tube screamer da vida serve pra empurrar um outro pedal de drive, dando um boost de ganho - da forma que eu expliquei acima.

- Reverb
- Delay
Aqui também vale a pena avaliar se você precisa dos dois, tanto pelo fato de o delay servir como um reverb longo quanto pelo fato de o amplificador que você for pegar já ter um reverb. Além disso, dependendo do quanto você estiver disposto a pagar, pode até valer a pena pegar uma pedaleira pequena pra ter em mãos trocentos outros efeitos que possam ser pertinentes (chorus, phaser, flanger, EQ adicional, fuzz, etc).

- Afinador
Eu sugiro aqueles de clips pra prender no headstock, são práticos e bem precisos. Outra alternativa é considerar o afinador da pedaleira que eu citei acima.

Sobre amplificadores, se for pegar um ampli pra usar com pedais, procure algo com bastante headroom (ou seja, que soe limpo mesmo em altos volumes). Recomendo Fender Blues Jr. (15 W), Blackstar HT Studio 20 (20 W) e HT Club 40 (40 W). Os Blackstar têm dois canais e um drive muito bom, na minha opinião melhor que qualquer distorção de pedal com que já toquei. Em casa toco sempre com o Blackstar regulado pra uma distorção mais moderna, com mais ganho e timbre intermediário entre um Marshall e um Mesa da vida. Quando vou ensaiar, uso o TS9 e o OCD em conjunto pra chegar numa distorção legal, mas que perde pra do Blackstar.

marcelogui
Veterano
# jun/14
· votar


Valeu, erico.ascencao !!!!

Me ajudou bastante!
Com relação ao amp, tenho uma outra dúvida:
Se eu comprar um cabeçote (Blackstar HT Studio 20), eu consigo usá-lo ligado no falante do meu fender mustang III? Ou corro algum risco de detonar o falante e/ou prejudicar o som do blackstar? Ou é melhor mesmo comprar o combo inteiro? Tenho essa dúvida pq provavelmente vou trazer dos EUA, então, quando menor e mais barato, melhor!
Mas definitivamente, já havia pesquisado sobre este amp, e ele tá na top list!

Um abraço!

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


marcelogui
Não conheço o Fender Mustang III. Você tem que dar uma lida no manual pra ver se ele tem uma entrada para o falante, onde você poderá conectar o cabeçote.

Antes de comprar, analise se vale a pena comprar um cabeçote lá fora e uma caixa acústica aqui. Talvez a economia não será tão grande quanto você comprar aqui na Made in Brazil.

marcelogui
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Acho que vc tem razão sobre comprar só o cabeçote. Até porque, pra transportar o combo é bem mais fácil também.

Com relação às distorções, acho que posso experimentar o OD do HT Studio 20 em conjunto com o Distortion de algum pedal, né? Talvez o Ibanez TS9. Acha recomendável?

Sei lá.... pedal é só testando mesmo, né?
Vou fazer uns testes antes de viajar e ver o que fica em conta no meu orçamento. hehehe
Por enquanto, vou nas minhas simulaçoes do Mustang III

Valeu!
Abraço

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


marcelogui
Com relação às distorções, acho que posso experimentar o OD do HT Studio 20 em conjunto com o Distortion de algum pedal, né? Talvez o Ibanez TS9. Acha recomendável?

Eu acho que o Blackstar se basta para uma distorção. Nunca experimentei ele regulado para um overdrive. Você pode pegar um pedal de overdrive pra complementar a distorção do Blackstar, que até pode ser um tube screamer.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


marcelogui

Só dispensaria o booster se a ideia for mais volume. Uma base tem o mesmo volume que um solo com drive, devido a compressão. Se injetar mais volume num SS ele reage bem diferente que antes - e se chegar a clipar o sinal aí sim a merda é grande. Um valvulado reage bem melhor a essas alterações.

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah

Então vc acha que é recomendável usar o booster com a distorção do ampli valvulado?

O que significa "clipar o sinal"? Não entendo algumas terminologias pq sou meio novo com pedais.

Abraço

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Então vc acha que é recomendável usar o booster com a distorção do ampli valvulado?
Opa fica legal sim .... É uma "textura" a mais pra vc ... Vc pode ser o som da dist do ampli e o som da dist do ampli com o boost ...

O que significa "clipar o sinal"? Não entendo algumas terminologias pq sou meio novo com pedais.
Clipar é achatar a onda elétrica produzido por sua guita + os pedais + o ampli para que o som soe distorcido ...
Veja o exemplo na figura: http://blog.santoangelo.com.br/wp-content/uploads/2013/12/03.png

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Fernando de almeida

Bastava só dizer pro vivente que é distorcer o sinal hehehe

marcelogui
Então vc acha que é recomendável usar o booster com a distorção do ampli valvulado?

NADA não é recomendável de se usar em pedais, tanto num SS como num VT. Apenas uns soam melhor num que no outro.

Só recomendo vc usar o drive (distorção) de um valvulado se ele tiver loop para insertar as modulações e ambiência.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


marcelogui
Em amplificadores transistorizados, ao aumentar muito o volume ele começa a distorcer e tende a clipar - ou seja, ter aquele som "rachado", estridente e desagradável. Um valvulado começa a apresentar a famosa distorção de power que, ao contrário da produzida por um transistorizado, é mais "macia" e bem agradável :P.

O que o Ismah quis dizer é que, ao usar um booster no final da cadeia para aumentar o volume em solos, você corre o risco de clipar o som caso esteja tocando com um transistorizado. Isso só deve ocorrer se o amplificador estiver num volume razoável que, somado com o booster, chegue perto do "talo". Num valvulado você não terá este problema - pelo contrário, o timbre pode ficar mais legal.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao

Infelizmente não é só com o amp no talo.

Andei reparando que depois que chegou meu VT, percebo o quanto era ruim meu amp SS. Uma leve variação de sinal (no input) ou volume (no output - que vai pro falante) alterava o som.

Reparei que fechando o ganho parecia que o som distorcia mais (no sentido de ficar com som "caixa de abelha"), usando um som de drive. O transistor - mesmo mosfet, é 8 ou 80, uma leve alteração no input gera uma alteração na estabilidade do sistema.

marcelogui
Veterano
# jul/14
· votar


Fernando de almeida
Eu cheguei a fazer 2 anos de física na faculdade.... lembrei das minhas aulas de ondas! kkkkkk

Ismah
Fiquei na dúvida (outra vez!): Sei que é questão de teste pra ver qual som agrada mais, mas uma das ligações poderia ser:

Amp (Loop) --> Reverb --> Delay
Amp (Input / Drive) --> Wah --> Distortion --> Booster

E onde vai a guitarra?? Depois do Booster?

No meu Fender Mustang III, quando ligava alguma coisa no loop, tenho quase certeza de que o Input não dava som.
Não tenho experiência alguma em ligar pedais, por isso talvez esteja com tanta dificuldade e falando tanta asneira! kkkkkk

erico.ascencao
Como tenho tocado só em casa, e o Mustang III (SS) tem 100w, nunca passei do volume 4 dele (já treme as janelas). A intenção nem é explodir tudo com um boost. Na verdade, nem sei se preciso mesmo de um boost tão urgentemente agora. A ideia é, no ano que vem, comprar um valvulado que aguente um boost legal sem clipar.

TODOS
Na prática, to pensando em ir comprando uns pedais aos poucos. Talvez 1 por mês ou a cada 2 meses.
Então, estou pensando em comprar primeiro um Distortion. Pensei no boss DS-1 (ou talvez DS-2). O que acham? Está mais ou menos no meu orçamento e pelo que li dele aqui no forum. é um pedal razoável.

As dúvidas são: (lembrando que todo hard rock, algum Iron e Ozzy)

- Começo mesmo pelo distortion ou por algum outro efeito?
- O boss DS-1 segura legal? Ou algum outro (de marca não tão famosa) tem um custo x benefício melhor?

Desculpem se postei discussões impertinentes, é que li bastante coisa no fórum até agora e não consegui sanar as dúvidas. Conto com vcs! hehehe
Valeu pelo help, galera!!!
Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito