【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah
Quanto a subir a cabeça, pode parecer isso pq como bom gaúcho, e índio bagual, tenho uma forma BEM ríspida de falar...

Não parece, foi só alerta.

Vou ver se gravo a guita e me diga o que acha.
Grava sim, curto bastante guitarras "tunadas", via de regra surpreendem, não vem aquele "timbre standard". Postei no tópico de montagem de guitarras a última bagunça que fiz, se quiser comenta lá.

Em teoria elas não alterariam em nada o som, na prática vou descobrir ainda hehe
Altera sim, mesmo entre mesmo modelo (ex: 6L6GC) de diferentes marcas há alguma diferença, imagine mudando os modelos.

Em escolher as metálicas, terá inconvenientes tanto na parte técnica (principal ponto) quanto de custos elevados se precisar substituir futuramente (terá que comprar NOS selecionados), ainda assim obtendo qualidade inferior na finalidade que as empregará.

Tem muito material bom em inglês na net, fácil de encontrar. Não te dei o caminho pois ao percorrer por conta vai encontrar muita coisa legal que irá se interessar sobre as válvulas.

sei que é um clone descarado do Fender Tremolux (?)
Não seria o 100G, e não o 100B?

Falar de música pra mim já é mais técnico que subjetivo a muito tempo. Percebo isso, pq me importa mais saber que foi gravado em linha ou com um Shure SM57 ou EV RE10, que se o cara tocou a obra completa do "Van Além".

Então não possui maior interesse em música, mas em equipamentos, estritamente.

Sob aspecto técnico pode dizer objetivamente o que é melhor. Exemplo: amplificação SS é melhor, pois mais eficiente que a baseada em válvulas. Em termos musicais, a maioria (pois subjetivo) opinará que são as válvulas, com algumas ressalvas.

Ismah
Veterano
# jul/14 · Editado por: Ismah
· votar


FBlues_rock

Altera sim, mesmo entre mesmo modelo (ex: 6L6GC) de diferentes marcas há alguma diferença, imagine mudando os modelos.

São 6L6 apenas com metal (alumínio?) ao invés de vidro, usadas em amplificadores de RT. O metal tem a função de isolar contra RF (pelo princípio da gaiola de Farahday)...

Trocar válvulas é sempre complicado, achar uma que forme o par casado é dose... Logo prefiria vender o trio, e comprar um quarteto casado todo novo... É caro, mas é mal nescessário.

Não seria o 100G, e não o 100B?

Seria. Porém, o que diferencia o G do B é:

- o circuito de pré tem uma válvula a mais em cada canal. Creio que a segunda só entra em cena no canal de drive.
- circuito de Tremolo "em loop"
- loop out e in.
- capacitores menores na saída

É isso o que levantei até agora. Pode estar errado (alguns falam que não é clone do Tremolux, por exemplo, ainda não comparei circuitos).


Sob aspecto técnico pode dizer objetivamente o que é melhor. Exemplo: amplificação SS é melhor, pois mais eficiente que a baseada em válvulas. Em termos musicais, a maioria (pois subjetivo) opinará que são as válvulas, com algumas ressalvas.

Não exatamente.

Me sinto mais capaz de julgar se o cara usou o mic adequado e tirou bom proveito, ou teria uma forma melhor de o fazer.

Comparado a avaliar o tocar com virtuosismo, sentimento. Se fez bem o emprego de escalas e técnicas.

Note-se que raramente apareço nas postagens de covers.

É o que a vida de técnico fez comigo hehehehe
Me preocupo em garantir um timbre perfeito, não uma música bem executada.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Trocar válvulas é sempre complicado, achar uma que forme o par casado é dose...
Sim, e pelo que li pode ter dificuldade ainda maior com as 6L6 metálicas, talvez tenha que fazer um projeto específico para elas, enquanto poderia fazer um que comportaria 6L6GC, 6V6 e EL34 sem ter que "refazer" o amp. As válvulas mais comuns já compra o par casado, sem pagar muito a mais por isso.

Me preocupo em garantir um timbre perfeito
Esse é o ponto, isso é extremamente subjetivo, fora que até para avaliar dentro da própria subjetividade exige bom conhecimento musical (ainda que não teórico), bem como conhecer DE FATO (não teoria ou opiniões/matérias da net, apenas) os timbres, dinâmica, configurações, etc., de cada equipamento.

Só fiz as afirmações sobre a guitarra do seu set pois testei dezenas de outras após já ter adquirido conhecimento suficiente de guitarra para poder avaliar (quando comprei minha primeira, não detinha, recorri a terceiros). E isso envolve saber tocar também... :)

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Sim, e pelo que li pode ter dificuldade ainda maior com as 6L6 metálicas, talvez tenha que fazer um projeto específico para elas

Na verdade não. Elas são 6L6 ainda. Mas é algo a ser experimentado. Creio que o único contra é elas serem um bom bocado mais altas que as de vidro.

De resto ainda são 6L6 hehe

avaliar dentro da própria subjetividade

E voltaremos ao velho ponto de discussão razão VS emoção.

Só fiz as afirmações sobre a guitarra do seu set pois testei dezenas de outras após já ter adquirido conhecimento suficiente de guitarra para poder avaliar (quando comprei minha primeira, não detinha, recorri a terceiros). E isso envolve saber tocar também... :)

Esqueceu que todo guitarrista tem um ego sentimental sobre seu equipamento? Alguns não permitem nem que terceiros encostem nele...

Depois de curar o ego ferido, e voltar a ser racional, vamos lá de novo...

Concordo que tem melhores, mas a pergunta que me faço na hora de pensar em trocar de equipo, é "preciso?". No momento ela me satisfaz, não tem o porque da troca - pode ver que meu set é bem genérico, gosto do teste cego.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14
· votar


Ismah

Na verdade não
Na verdade sim. Se continuar afirmando coisas erradas das metálicas ao invés de pesquisar, farei a pesquisa para você e boto um texto aqui!
http://www.audiotubes.com/6l6.htm
http://www.thegearpage.net/board/showthread.php?t=561680
https://www.youtube.com/watch?v=vHZT3JHTN3Q
;)

E voltaremos ao velho ponto de discussão razão VS emoção.
Na verdade nunca foi, mas a de tratar o subjetivo como tal, não como se fosse algo objetivo, bem como avaliar quando de fato tiver conhecimento bastante.
Você resumiu bem na última frase a primeira parte: No momento ela me satisfaz (...) gosto do teste cego.
Quando faz um "teste cego", não interessa a marca do pedal tampouco seus componentes, mas como soa A VOCÊ, se te satisfaz. Assim não arrisca pagar caro em algo porque "disseram que é bom" ou alguém indicou em um fórum (rs) e não gostar quando plugar sua guitarra. Única exceção é se o próprio não souber usar bem, aí pode testar um equipamento bom para o seu gosto e levar outro pois não soube usar aquele (já tentou usar um pedal Fuzz Factory? Se não fuçar bastante nos knobs, nem som sai daquilo!).

Exemplo o que citou em outro tópico sobre mics, se o cara botar o SM57 colado no centro do falante pode não gostar do som, mas se conhecer bem o funcionamento de mics e souber posicionar? Pode ser o mic que sempre sonhou! No meu caso, nem se virar de cabeça para baixo me agrada muito, mas aí já é gosto... :)
Se você for comprar um saberá como testar e levará o que de fato lhe atenderá melhor, pois sabe bem como empregá-lo.

Esqueceu que todo guitarrista tem um ego sentimental sobre seu equipamento? Alguns não permitem nem que terceiros encostem nele...
kkkkkkkkkkk

é "preciso?"
Meio "impreciso" isso! Eu só preciso de uma guitarra modesta e um amp que quebre um galho, entretanto tenho um amp espetacular, 2 guitarras que já mexi ou troquei tanta coisa que nada tem do "timbre de fábrica" e 17 pedais (16 no set) com os quais de divirto muito e tiro timbres que me fazem sorrir sempre que toco a guitarra! :)

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Achei um mais teimoso que eu. Bom no texto do primeiro link tem muita info boa. Agradeço, sua preocupação e prometo dar retorno sobre o uso das 6L6 metálicas.

Mas ainda não sei porque precisaria refazer o amp. Sendo que os pinos são padrões em válvulas de uma mesma família. Nisso...

Todas as da família 6 (americanas) ou E (inglesas), tem características comuns entre si, como base octal, serem pentodos. e o filamento em 6V (ok próximo disso).

No meu caso, nem se virar de cabeça para baixo me agrada muito

Sinceramente de ouvido, nem eu sou capaz de distinguir isso. Pra isso o EAW Smart Live e meu ECM8000 (ainda terei um M30) entram em cena. Então sim te garanto que faria te agradar de um SM57, mesmo eu sendo fã de EV's, Sennheisers e RCA's :P

Meio "impreciso" isso!

Quis dizer que avalio se preciso de um equipo novo ou o que tenho me servirá. Agora quero um reverb pq o Delay não dá conta de tapar os buracos numa base.

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Ismah
Mas ainda não sei porque precisaria refazer o amp. Sendo que os pinos são padrões em válvulas de uma mesma família.

A voltagem é bem diferente. Já entre 6L6GC, 6V6GT e EL34 não é.
Outra coisa, um dos motivos de ter postado o 2º link é essa informação: There is an additional problem with metal 6L6: the metal shell is tied to pin 1, and therefore can become charged with full voltage, if put into the wrong circuit.

Quis dizer que avalio se preciso de um equipo novo ou o que tenho me servirá
Pode até ser, mas exemplificando o que eu quis dizer: se puder arrumar um equip novo que ache interessante e que não pese no seu bolso, tanto pode curtir quanto achar bom uso para ele. Achei para 15 dos meus 17 pedais, sendo que um não achei ainda por preguiça (tem uma longa curva de aprendizado para usar). O que sobrou é um oitavador analógico sem regulagens :)

Agora quero um reverb pq o Delay não dá conta de tapar os buracos numa base.
Faz bem isso, só não pode viciar e exagerar no efeito (algo comum, pois o efeito é deveras agradável) senão a guitarra "some" no mix da banda.

Porque não procura algo bom, barato e funcional? Tenho uma sugestão de um pedal que testei e gostei muito, além de tudo barato (95 dólares na PGS ou Prymaxe, com cupom):



Achei um mais teimoso que eu
Nem é isso, é dialogar, na essência do termo, ou como dizem hoje, "uma boa conversa".

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock

Confesso que não tenho cabeça pra ler algo que não esteja num português bem dizido mais...

Qual das tensões difere?! Placa? Filamento?

Percebi leves desvios para menos na corrente das metálicas mas isso é vago. A pinagem não verifiquei ainda - difícil achar isso.

Faz bem isso, só não pode viciar e exagerar no efeito (algo comum, pois o efeito é deveras agradável) senão a guitarra "some" no mix da banda.

Reverb e dinheiro é como pimenta: usa-se com parcimônia. No ao vivo vai do que o mixer oferecer, se for um digital dispensa o uso dele...

Ainda estou em pesquisas, e quero algo analógico (por teimosia/charme mesmo), ainda acabarei mergulhado num tanque de reverb.

O que sobrou é um oitavador analógico sem regulagen

Basta puxar as regulagens e terá um pedal novo, ou na pior hipótese um circuito queimado e uma nova experiência de como não fazer isso hehehe

FBlues_rock
Veterano
# jul/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Ismah
Placa.

Tradução livre do texto: há um problema adicional com a 6L6 metálica: a carcaça metálica é presa ao pino 1, portanto pode receber carga com voltagem total, se colocada no circuito errado.
Na continuação do texto, ele cita por ex. um soquete de válvulas "comuns", como as 6L6GC, EL34, etc. Já o inverso pode ocorrer (válvulas 6L6GC colocadas no lugar de 6L6 não irão queimar).

Ismah
Se vir o "ninho de mafagafos" que o fabricante fez nesse pedal minúsculo... quando postei a foto no tópico de "por dentro dos pedais", o MauricioBahia comentou gentilmente "é verdade que otimiza espaço, mas não tá bonitinho não O.o" (na verdade, é meio zuado mesmo! rs). Segue uma foto que achei na net:
http://mlm-s1-p.mlstatic.com/purple-octopus-octave-up-by-henretta-engi neering-usa-13930-MLM20081720691_042014-F.jpg

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


FBlues_rock
a carcaça metálica é presa ao pino 1, portanto pode receber carga com voltagem total, se colocada no circuito errado.

Seria o "terra" da carcaça (se lembro bem é ligado ao chassis por meio de um resistor) o pino 1, que em todas as 6L6 de vidro não é utilizado.

Realmente a placa difere, vou ligar pra HR amanhã ainda, não lembro a marca.

SuicideGuy
Membro
# jul/14
· votar


Galera, estou querendo aposentar minha Zoom G3 devido a ter alguns pedais que não se encaixam na cadeia na ordem que eu quero. Ela me atendia bem quando eu não tinha nenhum pedal, mas agora que eu tenho alguns pedais, por causa dessa questão da ordem ela me atrapalha mais do que ajuda. Ocorre que ela tem simulações de amplificadores. Minha pergunta então é a seguinte. Se eu for usar ela só pra simular amplificadores e usar só os meus pedais analógicos será que ela continua valendo a pena? Pergunto isso pelo fato de ser uma pedaleira com muitos recursos e no valor dela pode ser que um simulador de amps exclusivo para esse tipo de função tenha maior qualidade. Aconselham continuar simulando os amplificadores com a Zoom G3 ou recomendam algum simulador de amps superior? Dei uma olhada no Beringher V-AMP3 mas não sei se ele simula amplificadores de forma superior a Zoom G3 pois nunca o utilizei. Alguém poderia me responder?

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


SuicideGuy
Se eu for usar ela só pra simular amplificadores e usar só os meus pedais analógicos será que ela continua valendo a pena?
Fera, isso é meio que sub_utilizar a pedaleira ... Mas se ela for fundamental para um determinado timbre, use-a ...

Aconselham continuar simulando os amplificadores com a Zoom G3 ou recomendam algum simulador de amps superior? Dei uma olhada no Beringher V-AMP3 mas não sei se ele simula amplificadores de forma superior a Zoom G3 pois nunca o utilizei. Alguém poderia me responder?
Fera, são similares .... Se for pra pegar um simulador, procure pelos Sansamp Gt-2, Sansamp TRIAC, Line6 AM-4, Boss GP-20, etc ...

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


SuicideGuy
Pra mim as pedaleiras digitais são ferramentas poderosas de efeitos - leia-se modulações, delays, reverbs, oitavadores, etc. Você pode continuar usando seus pedais de drive junto com a Zoom, ligando todos os drives na entrada da Zoom e a saída dela no amplificador.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
Pra mim as pedaleiras digitais são ferramentas poderosas de efeitos - leia-se modulações, delays, reverbs, oitavadores, etc.
E não podemos negar que até mesmo para sons sujos (desde leves drives até as distorções from hell) ...
Os que são contra equipamentos digitais não podem negar que não conseguiriam diferenciar um som all-analógico de um som digitalizado em um teste as cegas ...
A qulidade dos equipos digitais melhoraram muuuuito e na verdade, daqui um tempo (se não já agora mesmo), pedais analógicos serão pra quem quer ter (pra dizer que tem, só por fetichismo mesmo) pois os digitais soarão exatamente iguais, inclusive simulando o "orgânico" do som analógico, sem diferenças nos timbres, com mais recursos e talvez até mais baratos ...

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


Amigos, pergunto... É possível o buffer ser um problema?

Meus Chorus e Delay deixam o som agudo demais, se comparado com o som de guitarra + amp, chegando a ser incomodo.

No caso a regeneração de sinal, é que pode de fato ter feito isso?

erico.ascencao
Veterano
# ago/14
· votar


Ismah
Eu não entendo muito destes lances de buffer e o cacete a quatro, mas ao que me parece o normal é haver perda de agudos quando se tem muitos efeitos ou quando eles não são TBP.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/14
· votar


Ismah
Meus Chorus e Delay deixam o som agudo demais, se comparado com o som de guitarra + amp, chegando a ser incomodo.

Isso ocorre com os efeitos ligados ou desligados??????

SuicideGuy
Membro
# ago/14
· votar


Olá galera. Tenho um amp Alien Revenge 20w valvulado. Gosto muito dele mas infelizmente o menino não tem um reverb como meus outros amps solid state e nem como meu valvuladão 150w. Como ele é portátil uso mais ele do que qualquer outro então to querendo um pedal de reverb pra por nele. O que vocês sugerem em termos de reverb considerando que preço não é o problema? Andei dando uma olhada no Space O Verb da própria Alien mas como é handmade eu não tenho como testar. Comprar esse tipo de coisa só por ver videos na net não é lá muito confiável. Alguém sabe falar desse pedal ou aconselha algum outro?
Claro que embora preço não seja problema, se houver algum mais barato que tenha qualidade equivalente a um mais caro eu dou a preferência.
Gostaria de ouvir sugestões de marcas e modelos e se possível o diferencial delas em relação as outras.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/14
· votar


SuicideGuy
O que vocês sugerem em termos de reverb considerando que preço não é o problema?
OPAAAA ... agora fica fácil indicar .... Muitas vezes quando se tem limite de valores não dá pra indicar muita coisa ....

Vou dividir por categorias:
-Os mais utilizados pelos guitarristas (pesquisa que fiz com guitarristas de mais de 100 bandas nacionais e gringas)
1º) Boss RV-3 Reverb (vários tipos de reverbs) e Delay (de até 2 segundos)
2º) EletroHarmonix HolyGrail Reverb

- Os que eu considero melhores
1º) Fender 63 Tube Reverb Valvulado
2º) Strymon Bluesky Reverberator
3º) Strymon Flint Tremolo E Reverb
4º) Electro Harmonix Cathedral Stereo Reverb
5º) T-rex Room Mate Ii Tube Reverb
6º) Tc Electronic Nr-1 Nova Reverb
7º) Wavebox Triton - Delay e Reverb (Eu uso esse)


Fera, tem vários outros pedais mais baratos que são bem legais - veja os reverbs das marcas Line6, Digitech, Boss, Marshall, etc ...

SuicideGuy
Membro
# ago/14
· votar


Fernando de almeida
Por acaso esse Fender 63 é esse aqui?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576309823-roland-fender-frv-1-r everb-pedal-_JM

Quanto ao preço, se tiver um equivalente mais abaixo tá valendo mais a pena. Mas quando digo que o preço não é problema é pq prefiro gastar mais e pegar um top pra nunca mais precisar trocar. Eu já comprei muita coisa mediana e depois acabava comprando outra coisa melhor. Se for somar acaba saindo mais caro do que comprar um top. Se esse Fender for realmente o top então vai ele mesmo, assim fica um reverb definitivo no meu set e nunca mais previso comprar outro :P

Fernando de almeida
Veterano
# ago/14
· votar


SuicideGuy
Por acaso esse Fender 63 é esse aqui?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-576309823-roland-fender-frv-1-r everb-pedal-_JM

Na verdade não é esse o que eu me referi ... O que eu citei foi um cabeçote de reverb ... ele possui molas e é valvulado .... É esse: http://www.woodbrass.com/es/efectos-guitarra-electrica-reverberacion-r epeticion-delay-fender-reverb-a-valvulas-63-tube-reverb-p16456.html

Mas esse vc sempre vai ter timbres (tops) de reverb de molas ...

Se sua praia é ter vários tipos de reverbs, aí é mais interessante partir para os TOPs digitais como por exemplo:
- http://www.strymon.net/products/bluesky/
- http://www.strymon.net/bigsky/ --- (esqueci de citar esse na lista)

SuicideGuy
Membro
# ago/14 · Editado por: SuicideGuy
· votar


Consegui testar o Space O' Verb da Alien. Sinceramente, não vi nenhuma diferença para o reverb de mola do meu valvuladão. Eu ligava um, hora outro e cheguei a um momento que não sabia mais qual estava ligado e qual estava desligado em um teste cego onde outra pessoa operava eles pra mim enquanto eu tocava de costas pro equip. Problema resolvido, liguei pra Alien e pedi um Space O' Verb. Vlw mesmo pelas dicas brother!
;)

Edit:
Se quiser dar uma olhada no Space O' Verb segue o link do fabricante abaixo:
http://alienamplificadores.com.br/pedal/alien-space-o-verb/

Fernando de almeida
Veterano
# ago/14
· votar


SuicideGuy
Space O' Verb da Alien
Ótimo reverb man ... um botão só, simples de regular ... quanto custou o brinquedo????

SuicideGuy
Membro
# ago/14
· votar


Fernando de almeida
R$400,00

Fernando de almeida
Veterano
# ago/14
· votar


SuicideGuy
Space O' Verb da Alien
R$400,00
Está na média ...

juniorlp
Veterano
# ago/14
· votar


eae galera pra eu n ter q criar um topico vcs poderiam passr patch pra mim da pod hd500x ,pq procurei em todos os lugares e n achei ,ja ate baixei alguns mas o arquivo n abre ,se tiver site confiavel pra baixar ficarei muito grato

se tiver um patch com um timbre parecido com o desse video pra mim ,pq esse é aquele timbre q eles usam nos solo de musicas sertanejas e evangelicas
https://www.youtube.com/watch?v=nK4_U7wIILs&list=UUrI066PJrnKiBrs82V5v SJw

Fernando de almeida
Veterano
# ago/14
· votar


juniorlp
timbre q eles usam nos solo de musicas sertanejas e evangelicas
Fera, eles geralmente usam guitarra strato ou tele com um drive (do pedal ou do ampli) bem leve e isso dá pra programar na HD500 ...

QUanto aos patches encontrei algumas coisas no site da Line6:
http://line6.com/support/page/kb/_/pod/pod-hd500-hd500x/tone-creation- in-hd500x-edit-tones-and-videos-r574
http://line6.com/support/topic/5874-line-6-customtone-patches-for-hd50 0-and-hd500x/
http://line6.com/support/topic/1765-pod-hd500x-edit-opening-tones-from -customtone/

juniorlp
Veterano
# ago/14
· votar


vlw mano mas esses links ai eu ja tinha visto, e o primeiro nao abre o video e os outros 2 sao topico mas vlw por ter me ajudado ,ta dificil achar patch ate pra hd500 pq se eu achasse ai eu poderia passar a mao msm pra 500x

INNARELLI
Membro Novato
# set/14
· votar


testando fuzz cosm fz5 como pre amp



Guitar_Black
Membro Novato
# set/14
· votar


Ajuda ai Galera...

Depois de perder a paciência em ficar horas programando a pedaleira, resolvi partir para os analógicos.

Estou montando bem básico só pra começar realmente.

Gostaria de saber se fiz uma boa escolha nesse Set, e se gastei pouco pra isso...

Toco gospel, Blues e MPB.

Overdrive - Vox Ice 9 - 250,00
Distorção - BOSS DS1 - ( Já tinha esse pedal )
Modulações - Nux Mod Core - 200,00
Delay - Vox Time Machine - 399,00

Valeu Pela força aee....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito