【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


São esses os dois que você tira?

flanger BF-3
chorus ensemble CE-5


Não. Eu tiro o distortion (DS-1) e o flanger (BF-3).

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Brother, nenhum desses são TBP e dependo dos cabos que vc está usando, o problema devem ser isso ...

Fernando de Almeida e Qnatry,

Acho que descobri qual era o problema...

Os 6 pedais mais o afinador estavam dentro do estojo, só que soltos. Então, conforme eu os acionava, eles se movimentavam, o que causava algum tipo de mal contato.

Então, o que eu fiz?

Fixei os pedais e o afinador num pedaço de tábua com pregos e elásticos. Resultado: ficou ótimo!!! Acrescentei até um phaser da Danelectro, mais uma fonte...

Tô me divertindo à beça! Não sabia que ser feliz custava tão pouco...até o chiado ficou mais gostoso...rsrs

Midlle Beavis
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando Almeida

cara, enfim compretei meu set... peguei o Twin na sexta anoite..
daew tava tocando em casa tranquilo na sexta e sabado na sala...

Aew liguei ele na pedaleira e cara...da muito chiado nas distorções... eu deixo ele no canal limpo... aew com os efeitos limpos da pedaleira fica d boa... mas as distorções ficam muito zuadas... No sabado estava fuçando em uma distorção tentanto melhora-la daew consegui um timbre até q legalzinhu... e fuçando na equalização consegui diminui drasticamente os chiados...

no domingo levei ele pro meu quarto e volto tudo... ainda pior...
e mesmo q eu ligue a guita direto no amp. tbm fica chiando agora...

que eu poderia fazer pra acaba com isso??? num entendi o pq disso... vc tem alguma dica ou imajina que esteja fazendo algo d errado??

Obs: liguei a guita no imput da pedaleira, e da pedaleira no imput do amp como indica no manual.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Midlle Beavis
Aew liguei ele na pedaleira e cara...da muito chiado nas distorções... eu deixo ele no canal limpo... aew com os efeitos limpos da pedaleira fica d boa... mas as distorções ficam muito zuadas... No sabado estava fuçando em uma distorção tentanto melhora-la daew consegui um timbre até q legalzinhu... e fuçando na equalização consegui diminui drasticamente os chiados...

Cara, a regulagem guita/pedaleira/ampli leva um tempo pra rolar ... deve-se fazer vários testes até ficar bom ...

Quanto a chiados, ligar distorção do pedal+distorção do ampli provavelmente vc terá muito chiado se vc não regular devidamente ... Seria legal vc ter patches distorcidos pra usar no clean do ampli e outros patches para usar no canal sujo do ampli ...

Outro motivo pra chiado é a rede elétrica ... No Brasil, a energia elétrica fornecida é "suja", ou seja, a energia elétrica já tem muito ruído, logo, afeta os equipos e alguns equipos são mais sensíveis que outros ... costuma-se usar filtros de linha e em último caso no-break para resolver o problema da rede ...

Além disso tudo, os cabos são fatores crusciais no tocante a ruído, se os cabos não forem de boa qualidade com boa blindagem é ruído na certa ...

Ainda falando de ruídos, a parte elétrica da guitarra é uma fonte de ruído em potencial ... se o circuito não estiver devidamente ligado, com boa solda, aterrado, etc ... vc pode ter ruído ... Além do mais tem o ruído natural do captadores single (para resolver isso geralmente se usa caps. noiselesss) ...

Midlle Beavis
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida

Quanto a chiados, ligar distorção do pedal+distorção do ampli provavelmente vc terá muito chiado se vc não regular devidamente ... Seria legal vc ter patches distorcidos pra usar no clean do ampli e outros patches para usar no canal sujo do ampli ...

as distorções da pedaleira eu estou utilizando no clean do amp.

costuma-se usar filtros de linha e em último caso no-break para resolver o problema da rede ...

Faz sentido total...pq quando testei na sala ligei no no-break do pc... e quando regulei uma distorção consegui tirar o pouco ruido q tinha... o problema zuo mesmo quando levei para o meu quarto e num filtro d linha.

os cabos são Mogami... e a guita creio q tbm naum seja... acho q vou precisar de um no-break mesmo : /

vou pegar o no-break da sala e ligar no eq. no quarto só bra testar se vai solucionar mesmo o problema da rede elétrica, creio q seja isso mesmo. (valews)

Suicidal_Joe
Veterano
# jul/08
· votar


Midlle Beavis
Experimenta aterrar o amp.....



Galera...
Vou aproveitar este tópico para tentar resolver uma duvida minha. Estou atras de um compressor. Vou usar ele para conseguir um sustain maior, que as vezes me faz falta....Estou na duvida entre o CS-3 da Boss e o MXR Dynacomp, pelo que ouvi o Mxr parece melhor e é mais conceituado. Mas ele não tem controle de sustain....
Pergunto o MXR vai servir como um sustainer tambem?? ou nesse caso seria melhor o Boss??

Vi que em um topico um cara ia responder isso, mas acabou não respondendo....

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Suicidal_Joe
Pergunto o MXR vai servir como um sustainer tambem?? ou nesse caso seria melhor o Boss??

cara, com certeza o da MXR serve como sustainer ... Melhor, ambos atuam como sustainer ...

A diferença mais importante entre esses modelos é o botão Attack presente no pedal da boss que ajusta a intensidade do ataque da palheta ( com esse controle no máximo o som da demora aparecer mesmo com as palhetas mais fortes dando um efeito suave ao ataque) ... No CS-3 tb tem o botão tone que dá um reforço nas frequencias agudas ...

Mesmo sem controle de attack e de tone (não acho esse segundo controle muito importante) o Dynacomp é um excelente pedal e caso os controle que o da boss tem não te faça falta, te indico o MXR por ser TBP e aparentar mais robustez.

Suicidal_Joe
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
Blz cara!! Valeu!!
Provavelmente vou pegar o Mxr mesmo então, alem disso nem tinha me tocado que ele é TBP...

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Fernando de Almeida,

Peguei um Noise Supressor (NS-2) da Boss e queria saber o seguinte: ele pode ser usado também como noise gate de forma efetiva? O threshold pode ficar no máximo sem interferir de forma negativa no som?

Obrigado.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


supermulti
ele pode ser usado também como noise gate de forma efetiva? O threshold pode ficar no máximo sem interferir de forma negativa no som?

Cara, dependendo da regulagem o Supresssor pode atuar como Gate sim ... Só não sei o quanto isso seria interessante, creio que a função Supressor é a ideal.

Qto ao threshold se ficar no máximo, vc terá supressão em qq volume desde o mais baixo ao mais alto e a supressão influencia no som sim, pouco mas influencia (principalmente na perda de agudos e corte de eventuais harmonicos naturais ou artificiais que vc queira executar).

Suicidal_Joe
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
Cara, me surgiu mais uma duvida sobre os compressores...
Se eu quiser equilibrar o som, tipo fazer o som sair igual não importando se a palhetada for forte ou fraca....essa é a função de compressor certo? isso não tem nada haver com o knob de atack do Boss certo?
Se eu quiser equilibrar a saida para facilitar as ligaduras por exemplo o Mxr tambem vai servir né?

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Suicidal_Joe
essa é a função de compressor certo? isso não tem nada haver com o knob de atack do Boss certo?
Se eu quiser equilibrar a saida para facilitar as ligaduras por exemplo o Mxr tambem vai servir né?


Cara, vamos desde o começo só para fazermos uma linha de raciocício:
>>> Compressor: sinais elevados são reduzidos e os baixos são elevados, gerando um som com menos variação de dinâmica, mais constante e com mais sustain (controles principais: attack e sustain).
>>> Limiter: atenua os picos de freqüência e antecipa a sobrecarga do som. Faz uma parte daquilo que o Compressor faz, porém atua somente nos picos do sinal, alterando o ganho de entrada para manter um nível fixo (controle principal: attack).
>>> Sustainer: comparado ao Limiter, faz a outra parte do trabalho de um Compressor, ou seja, amplifica o sinal fraco gerando maior sustentação (controle principal: sustain).

Qdo vc fala de equilibrar a palhetada (seja forte ou fraca), vc está querendo que um sinal fraco seja aumentado até um limite (função do Sustainer) e um sinal forte seja diminuido até o mesmo limite (função do Limiter), logo vc que um compressor (limiter + sustainer = compressor), então para esse caso o Boss CS-3 deve ser usado.
O Dynacomp da MXR atua como Sustainer somente amplificando um sinal fraco e dando sustain (na verdade ele internamente atua como limiter simples, tão simples e limita pouco que nem tem controle externo, só quem conhece mesmo percebe o limiter, pouco mas tem, logo ele é um compressor tb - assim como todos os limiters tb dão sustain, pouco mas dão).

Suicidal_Joe
Veterano
# jul/08
· votar


ah tá, acho que entendi, então para essas duas finalidades que quero, somente o CS-3 vai cumprir...existe alguma outra opção no mercado?
Acho que o Mxr SuperComp faz isso né?
http://www.airportmusic.com/images/LargerPics/MXR_SuperComp.jpg

Na sua opinião qual é melhor? ou você tem uma outra dica?

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Suicidal_Joe
ah tá, acho que entendi, então para essas duas finalidades que quero, somente o CS-3 vai cumprir...existe alguma outra opção no mercado?

Cara, o CS-3 é o que vai cumprir melhor pois como eu citei o Dynacomp tb atua dos dois modos, só em um menos que no outro ...


Barber Tone Press Compressor
Boss CS-1 Compression Sustainer
Boss CS-2 Compression Sustainer
Boss CS-3 Compression Sustainer
Digitech Main Squeeze
DOD FX-15 Swell
Electro-Harmonix Black Finger Tube Compressor
Guyatone ST2 Compressor / Sustainer
Ibanez CP-5 Compressor
Keeley Compressor
Line6 Constrictor Compressor
Mxr SuperComp
Onerr Titanium Compressor
Ross Compressor
Wavebox compressor


Na sua opinião qual é melhor? ou você tem uma outra dica?
Cara os Mais usados do mercado são o CS-3 e o Dynacomp ... além desses eu gosto do Rocktron ... O que eu uso hoje é um clone do Dunacomp chamado Sustainer da Hobbertt.

AlemãoAraya
Veterano
# jul/08
· votar


Alguém pode me auxiliar na seguinte questão:

Tenho uma Stagg F300 e um Atomic 20w da Meteoro + MH-300 (pedal de distorção da Groovin) + Boss Mega Distortion.

Quando uso a distorção do combo ( que é muito fraca por sinal) os ruídos não aparecem muito, porém quando uso o MH-300 o ruído é tanto, que após 1 hora de ensaio fica aquele "zumbido" no ouvido.

Será que o Noise Supressor iria cortar em 100% ????

Valeu desde já!

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


AlemãoAraya
Será que o Noise Supressor iria cortar em 100% ????

Cara iria cortar 100% do ruído e seu timbre também poderia ser 100% influenciado tb ...

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


Quando uso a distorção do combo ( que é muito fraca por sinal) os ruídos não aparecem muito, porém quando uso o MH-300 o ruído é tanto, que após 1 hora de ensaio fica aquele "zumbido" no ouvido.

AlemãoAraya,

Já experimentou não abusar da regulagem do pedal? Experimente: volume (5), tone (4), distorção (7).

AlemãoAraya
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando, como assim? O som ficaria muito "emplastificdado"?

supermulti, pois é cara, quando eu tiro a distorção o som não fica lá aquelas coisas.

Por isso eu quero os seguintes equipamentos: Ibanez RG 350EX + Meteoro Nitrous 160.

Será que com esse equipo aliado ao Noise Supressor eu conseguirei tocar sem esses ruídos???

Valeu!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# jul/08
· votar


AlemãoAraya,

Geralmente, a maioria dos problemas relacionados a ruídos excessivos provêm de uma regulagem muito carregada da distorção, com volume muito alto, muito agudo e com a distorção no máximo.

Se você atenuar um pouco as regulagens, com certeza os ruídos irão diminuir, ou seja, tudo é uma questão de regulagem...um pouco de ruído é até natural e bastante normal...

Faça o seguinte teste: diminua um pouco o agudo do pedal e do amplificador, privilegiando mais os graves, deixando o médio quase zerado (no máximo, no 2).

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


AlemãoAraya
Cara, o que o supermulti está correto ...



Fernando, como assim? O som ficaria muito "emplastificdado"?
Cara, os ruídos em geral são de frequencias agudas ... Os noise por sua vez são projetados para limpar essas frequencias agudas ... porém alguns agudos, que fazem parte do timbre normal da guitarra são eliminados tb ... dependendo da regulagem que vc usar no noise, vc não consegue dar as harmonicas (sejam naturais ou artificiais) por serem agudas ...

AlemãoAraya
Veterano
# jul/08
· votar


Valeu pelas dicas.

O médio eu sempre deixo no 0 pq acho que o som fica mais pesado sem ele.

Vou ver também essa regulagem dos agudos, apesar de eu gostar de um som mais "rasgado" eu vou dimunuí-los ...
Vou adquirir o pedal NG e ver no que dá.

Valeu pela ajuda ae.
Até +!

Suicidal_Joe
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
Dae cara!
Gostei muito de suas analises e opiniões, por isso quero pedir um auxilio...
Estou atras de um Delay bom e barato, minhas prioridades eram o DD-3 Boss e o DE7 Ibanez. Mas agora pintou um EchoPark Line 6 usado por R$380. Vc conhece ele? é um bom delay? e o preço tá valendo?

Delays analogicos os digitais? é muita a diferença?

DotCom
Veterano
# jul/08
· votar


AlemãoAraya
Veja se o problema não são os cabos, ou a fonte de alimentação, antes de gastar dinheiro com gate.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Suicidal_Joe

Estou atras de um Delay bom e barato, minhas prioridades eram o DD-3 Boss e o DE7 Ibanez. Mas agora pintou um EchoPark Line 6 usado por R$380. Vc conhece ele? é um bom delay? e o preço tá valendo

Cara, delay ou vc pega um bem simples (só pra molhar o som) ou vc pega um bonzão (pra ser um dos principais pedais do set) ... É que delay "intermediários" são muito caros e não vale o investimento, então ou vc gasta pouco num pedal simples (simples e não de má qualidade) ou vc pega um delay top.

Por incrível que pareça o DD-3 é um delay simples apesar do preço ... é que foi um dos primeiros pedais de qualidade do mercado e ficou famoso rápido e a maioris dos guitas (profissionais ou amadores) tem ou já tiveram um DD-3 (eu já tive 3), mas eu não o indico por causa do preço.

Bom levando em consideração a minha idéia acima, indico o Landscape EDY Echo Delay, que tem os mesmos parâmetros do DD3 (exceto o hold) e vc paga menos da metade do valor do Boss (custa uns 170,00 novo) ... Caso vc queira uma frescura a mais indico o Ibanes DE-7 por ser digitale ter simulação analógica, além dos 2,6 seg.

Tirando esses acima, indico que vc pegue os tops ... Triton, DL-4, etc ...

Embora seja um stompbox, o Line6 Echo Park é um pedal muito bom (considero-o top de linha), pra mim ele é um mini DL4 com algumas funções a menos ... Ele é um pedal digital que tem simulação analógco, tape e digital, Tap tempo, e trocentos recursos a mais ...

Agora respondendo sua pergunta, dos pedais que vc indicou, se conseguir pegue o Echo Park, se não der pegue o DE-7.

Suicidal_Joe
Veterano
# jul/08
· votar


Cara! Vc realmente é "o cara" pra comandar esse tópico aqui. Valeu! Foi bem esclarecedor! Obrigado...

Eddie Van Hallen
Veterano
# jul/08
· votar


tnhu uma duvida
c vc tiver uma pedaleira e 1 pedal d distorçao...
ql eh a sequencia correta??
tpw:
pedaleira-distorçao ou distorçao pedaleira
???????????????

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Eddie Van Hallen
tnhu uma duvida
c vc tiver uma pedaleira e 1 pedal d distorçao...
ql eh a sequencia correta??
tpw:
pedaleira-distorçao ou distorçao pedaleira
???????????????


Eu ligaria guita>dist.>pedaleira>ampli ... pois assim ficaria na ordem classica de ligação dos efeitos ...

Eddie Van Hallen
Veterano
# jul/08
· votar


vlw

Suicidal_Joe
Veterano
# jul/08
· votar


Fernando de almeida
Cara estou numa duvida ferrada! Já estava tudo meio acertado, ia pegar o Delay De7 Ibanez por R$220, usado. Mas vi um novo por R$300 com garantia e tudo. Fiquei meio balançado, mas acho que ainda vou com o usado. Agora pintou esse Echo Park por R$350! usado mas zerado. Sera que a diferença de preço vale pela diferença de qualidade entre os dois pedais? Ou será que vou estar pagando mais e comprando um monte de efeitos que eu usaria muito pouco, e o DE7 já cobriria todas as minhas necessidades...

Fernando de almeida
Veterano
# jul/08
· votar


Suicidal_Joe
Cara estou numa duvida ferrada! Já estava tudo meio acertado, ia pegar o Delay De7 Ibanez por R$220, usado. Mas vi um novo por R$300 com garantia e tudo. Fiquei meio balançado, mas acho que ainda vou com o usado. Agora pintou esse Echo Park por R$350! usado mas zerado. Sera que a diferença de preço vale pela diferença de qualidade entre os dois pedais? Ou será que vou estar pagando mais e comprando um monte de efeitos que eu usaria muito pouco, e o DE7 já cobriria todas as minhas necessidades...

Cara é como eu havia te dito ... se for possível, faça uma força e pegue o Echo Park (mesmo ele tendo recursos além da sua necessidade, vc acha uma função para os recursos a mais dele) ... Só se vc não tiver como, pegue o De-7 (e se for pra pegar o DE-7 o lance da garantia é bom) ... Mas se for possíver ($$$) faça uma força e pegue o Echo Park ...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito