【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Ant--
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando, belíssimo tópico.
Sensacional sua pesquisa, e a idéia de compartilhar.

Seguinte, cara, me dê uma luz. Tenho uma DigiTech RP-1 que comprei há uns 12 anos. Recentemente voltei a tocar com um bando de velhinhos (hehe) e estou pretendendo acoplar um pedal de volume, para minimizar aquele choque que dá quando vc sai da base para o solo (que é um patch diferente). Não consigo resolver isso satisfatoriamente. Às vezes dou uma abaixada no volume da guitarra imediatamente antes de carregar o pacth do solo, e depois que carrego aumento o som gradativamente... mas como canto também isso me faz perder um tempinho entre o mic, toda essa manobra e ainda o inicio do solo.
Vc acha que um pedal de volume resolveria? Lembro de ter testado um há muito tempo e não gostei. Foi muito rápido, o cara apareceu e eu peguei e liguei daqui e dali, mas não consegui ver muita utilidade.
Acho que o ideal seria achar alguém que também tem uma RP-1, para ver como o cara se vira.
Em todo caso, qualquer ajuda será bem vinda.

Abc

Ant

PS: vc tem o direito de exigir os créditos do seu artigo em outro site.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


Ant--
Vc acha que um pedal de volume resolveria? Lembro de ter testado um há muito tempo e não gostei.
Cara, com certeza resolveria sim ... O caso é que os pedai de volume usam potenciometros chamados de logarítmicos, ou seja, um pouco que vc pisa, o volume abre rápido e para usar um pedal de volume vc tem que treinar para se adaptar a essa característica ... o pedal de volume deve vir após a RP-1 ...

PS: vc tem o direito de exigir os créditos do seu artigo em outro site.
Sim já fui atras para resolver isso ...


Abr.

fsfonseca
Veterano
# mai/08 · Editado por: fsfonseca
· votar


Fernando, uma dúvida, vc acha que é "errado" usar um wah depois da distorção? Meu set é assim: Peavey rage 158, Equalizer groovin, GDI-21 behringer, wah onerr e delay groovin, nesta ordem, tentei colocar o wah antes do gdi, no inicio do set, e ficou ruim, o som do wah na "parte" grave, sumia, e na aguda nem aparecia direito, e uso o eq antes da dist pra dar um boost nos médios, e venho tendo um resultado legal, mas acha que tem algo errado nessa ordem ou não?

Edit: outra coisa, cabo em Y, funciona pra ligar por exemplo, ligo a guita no delay ai com o mesmo cabo que fiz isso coloco a otra parte dele num afinador que n tem o output, funciona/

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


fsfonseca
vc acha que é "errado" usar um wah depois da distorção?
Cara não existe regar na ordem de ligação de pedais .... O que existe uma ordem de ligação clássica que a maioria do guitas usam ... Se vc notou melhor resultado o seu wahwah depois da dist., use assim, embora aligação clássica seja o wah antes da dist. ...

Edit: outra coisa, cabo em Y, funciona pra ligar por exemplo, ligo a guita no delay ai com o mesmo cabo que fiz isso coloco a otra parte dele num afinador que n tem o output, funciona/
sim funciona ... mas não gosta do cabo Y, podem dar muito ruído ... Compra um afinador com input e output ... Tem o TU-80 (acho qie é assim o nome) que custa uns R$100,00 e tem inpout e output e é metronomo tb ...

musicaldas
Veterano
# mai/08
· votar


Rapaz, a questão é a dinâmica do sinal que sai da guitarra...Com relação ao que vai acontecer com o sinal. Não é modismo, mas sempre é bom começar com o volume, wah, distorções e overdrives, modulação(Chorus, Flanger, Phaser, Octave)...já delay é bom colocar no loop do amp, com o sinal completo processado.

fsfonseca
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida

Cara, se eu usar um a/b box pra separa o afinador do resto dos pedais, da certo? Mesmo ele nao tendo o output e só o input (nunca usei um a/b box pra saber como funciona), colocar o afinador no A, e os otros pedais no B.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


fsfonseca
Cara, se eu usar um a/b box pra separa o afinador do resto dos pedais, da certo?
Sim pode ser feito assim ... embora tenha outros métodos ... Um jeito que eu indico é usar uma fonte da Landscape a PS12 ou PS16 (veja a PS12 no link: http://www.landscapeaudio.com.br/prod_detail.asp?prod_id=13&cat_id=11 ) ... Com essa fonte além de vc alimentar seus pedais com tensão estabilizada (pois é uma excelente fonte, e o preço é próximo a de um AB box) vc tem umas conexões na carcaça da fonte que permite vc ligar seus equipamentos e umas dessas conexões é uma saída pra afinador.

Mesmo ele nao tendo o output e só o input (nunca usei um a/b box pra saber como funciona), colocar o afinador no A, e os otros pedais no B.
Cara, do jeito que vc quer usar, vc ligaria sua guitar no INPUT do pedal, o afinador no A e os pedais no B ...

thrasher22
Veterano
# mai/08
· votar


Com pedais DOD da p ter uma distorção ótima (seca, rasgada e pesada) p/ um speed thrash d qualidade??? Caso a resposta seja positiva Qual seria O mlhor DOD FX-86B DEATH METAL, DOD FX-56 American Metal ou DOD FX-59 THRASH MASTER????

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


thrasher22
Qual seria O mlhor DOD FX-86B DEATH METAL, DOD FX-56 American Metal ou DOD FX-59 THRASH MASTER????
Cara, já ouvi esses três pedais ... Eles distorcem pacas, mas falta um pouco de pesao neles, na minha opinião ... O que vc poderia fazer é pegar qq um deles (preferencia por FX-56 ou DOD FX-59) e usar junto com um equalizador ...
Além desses a DOD tem outros pedais de metal, chegou a ver????

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# mai/08
· votar


Fernando de Almeida,

Parabéns pelo tópico! Ele é um dos melhores que já vi sobre o assunto (só faltou falar das regulagens mais típicas para cada efeito, em termos de rock, blues e metal - fica como uma sugestão).
Queria lhe perguntar: somente a fonte PSA-120 da Boss é suficiente para alimentar quantos pedais, sem perda de qualidade...
Obrigado.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


supermulti
a fonte PSA-120 da Boss é suficiente para alimentar quantos pedais, sem perda de qualidade...
Cara, depende do consumo dos pedasi que vc quer ligar ... Vc tem que ver o consumo de todos os pedais (em A ou mA - Amperes ou miliamperes) e somá-los ... Na fonte tb sempre marca qual é a amperagem máxima que a fonte fornece ... A soma da amperagem dos pedais tem que ser igual ou menor que a da fonte para ter qualidade ....

dedeco-obthus
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida

uma dúvida q tenho !!

nunca comprei nem nunca usei um pedal seja la qual for !!!

se eu colocar essa seqüência: noise supressor --> chorus --> flanger --> phase --> delay --> reverb, eu vou precisar de uma fonte ou bateria pra cada um ou se ligar uma fonte no primeiro e aí todos são alimentados ??????????????

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


dedeco-obthus
se eu colocar essa seqüência: noise supressor --> chorus --> flanger --> phase --> delay --> reverb, eu vou precisar de uma fonte ou bateria pra cada um ou se ligar uma fonte no primeiro e aí todos são alimentados ??????????????

Cara, independente da sequencia e de qtos pedais vc for usar a alimentação é individual .... Cada pedal tem que ter um plug de alimentação vindo de uma fonte ou ser alimentado com uma bateria ... Existem alguns equipamentos que chega nele um fio de alimentação vido da fonte e desse vc alimenta outros pedais, mas mesmo assim tem que chegar um fio de alimentação em cada pedal ...
Depois além do fio de alimentação elétrica, tem os fios por onde vão passar o sinal vindo da sua guitarra ou baixo ... Aí vc liga, por exemplo na ordem que vc citou ...
Abr.

dedeco-obthus
Veterano
# mai/08
· votar


se eu tivesse uma fonte de 9volts e 900 ma e fizesse uma ligação para alimentar todos ela suportaria ou os pedais precisam de muita energia ?????

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


dedeco-obthus
se eu tivesse uma fonte de 9volts e 900 ma e fizesse uma ligação para alimentar todos ela suportaria ou os pedais precisam de muita energia ?????
Depende cara ... Cada pedal tem um consumo diferente ... A fonte que vc teria que usar seria de valor igual ou maior que a soma dos consumos (em mA) de todos os pedais ...
Uma fonte com 900mA, para os pedais comuns de mercado (boss, onerr, ibanez, etc) daria para alimentar uns 10 (ou até mais) pedais ... Mas eu disse pedais comuns, pode ser que vc pegue um que tenha alguma coisa em especial que tenha um consumo alto, aí já ferra tudo ....

Eu por exemplo uso uma fonte de 750mA para alimentar 9 dos meus pedais, porém o décimo pedal usa uma fonte exclusiva pra ele pois ele consome 1300mA (ou 1,3A), ou seja esse décimo pedal consome mais que todos os outros 9 pedais juntos ...

dedeco-obthus
Veterano
# mai/08 · Editado por: dedeco-obthus
· votar


Fernando de almeida

mas esse seus 10 pedais são 9v ???

e outra coisa, a sua seqüência de pedais é essa mesma q eu citei ??

e me diga a marca q eles são, se não for encomodar (hehehe), isso vai ser de grande ajuda !!

vlw.

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


dedeco-obthus
mas esse seus 10 pedais são 9v ???
Sim, A maioria dos pedais são 9V ... apenas alguns importados que tem tensão diferente ...
Outra, que eu disse consumo dos pedais são em mA ... Todos os pedais tem a sua tensão (como eu disse a maioria é 9V) e consumo de corrente (em mA ou A), que define a fonte a ser usada.

e outra coisa, a sua seqüência de pedais é essa mesma q eu citei ??
Cara eu tenho uns pedasi diferentes aqui ... hehehe ... Mas tirando o Noise, a sequencia é parecida (e é uma ótima sequancia a ser usada) ...

e me diga a marca q eles são ??????? isso vai ser de grande ajuda !!
Cara veja esse link : http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/186486/
Uso várias marcas diferentes ...

O que usa uma fonte exclusiva é o Digitech EX-7 Expression Factory.

dedeco-obthus
Veterano
# mai/08
· votar


putz véio pelo jeito eu vow precisar de uns 50 anos pra aprender td isso !!!!!!!! é cada coisa doida !!!

pow mas vlw pelas dicas aew cara, isso vai ser a base dos meus conhecimentos !!! hauahuah

falws ...

=)~

dedeco-obthus
Veterano
# mai/08 · Editado por: dedeco-obthus
· votar


Fernando de almeida
ah e outra coisa !!

não vai rir da minha cara por eu ser um simples guitarrista leigo !!!

o diabos é whammy ??????

e desse seu set de pedais qts são d distorção???

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


dedeco-obthus
o diabos é whammy ??????
É um pedal original da Digitech, onde com o pedal de expressão dele vc controla a afinação da nota que vc está tocando (ou até a afinação da sua guita) ... a mudança de afinação é de desde 2 oitavas abaixo até 2 oitavas acimas da nota tocada (vc pode escolher qq nota intermediária a esse intervalo) e vc pode escolher que soe somente a nota que está mudando de afinação ou então soar a nota que muda de afimação + a nota original tocada ... Depois do whammy, a digitech e outras marcas incluiram o whammy em seus pedais e pedaleiras ...

Veja o whammy:
http://www.digitech.com/products/whammy.htm

Veja o Expression Factery que tem whammy:
http://www.digitech.com/products/EX7/

Veja o Whammy em ação:
http://br.youtube.com/watch?v=tJAKO7ziCe4

dedeco-obthus
Veterano
# mai/08
· votar


Fala aew Fernando jah tah aew !!!!

pow cara me diga uma coisa, vc curte trash metal ??

eh pq queria saber se esse pedal Wavebox Argos tem uma distorção boa (pesada) pra tocar trash !!!

vlw...

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


dedeco-obthus
pow cara me diga uma coisa, vc curte trash metal ??

eh pq queria saber se esse pedal Wavebox Argos tem uma distorção boa (pesada) pra tocar trash !!!


Cara, o Argos é um pedal simulador de amplificadores (marshall/mesa boogie/fender) que eu uso como pedal de distorção (logo distorção desses mesmos amplis) ... Alguns sons Trash eu acho legal outros nem tanto ... Qto a usar o Argos para trash, é só uma questão de regulagem pois desde um som bem limpo até um bem "sujo" vc consegue tirar nesse pedal ...

dedeco-obthus
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida

mas vc jah ouviu kreator ???

eh uma distorção suja (não tão suja) e bem pesada.

pois eh uma banda de trash metal q não eh mt jogada como sepultura na minha opinião !!

eu tenho uma banda de trash metal e queria um som como o do Kreatror, vc sabe d um pedal bom pra isso ???

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


dedeco-obthus
Cara, embora eu não ouça muito, sei que a kreator é uma banda legal ... Seguinte pelo som que ela faz, o Argos atende muuuitissimo bem ....


eu tenho uma banda de trash metal e queria um som como o do Kreatror, vc sabe d um pedal bom pra isso ???
Como eu disse o Argos tem desde limpo até bem sujo e desde bem leve até pesadão .... Basta saber regulá-lo ...

dedeco-obthus
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida

então esse jah tá na minha lista !!!

vlw pela dica ...

Midlle Beavis
Veterano
# jun/08 · Editado por: Midlle Beavis
· votar


Fernando de almeida...

Dia 27 agora esta chegando pra mim uma Gibson Less Paul Studio e a pedaleira gt-10 da Boss(trazer um set e um amp do Eua tava complicado, não deu : / )...

enfim... sei q essa area é para pedais e taus... mas Vc tinha cometado que eu precisava d um bom Amp... daew olhei alguns por aqui (maringá).

...os + ou - na grana q tenho... (1.000 1.400)
Marshall Mg 50 dfx (ja me falaram q é "ruizinhu")
Marshall Valvestate 65r
Laney Lv 300
Fender 210r

os que com um sacrificio talves de pra comprar... talves no paragua num sei...
Fender FM 212R 100w
Fender 100W Frontman 212R
Laney Lv 300 Twin

ja li um mont sobre esses amps mas to numa duvida lascada...
o que precisava era dum Amp q tenha um otimo som pra casar legal... nao preciso de "muita" potencia ... mas toco numa igreja e usaria ele pra isso.

Q vc me recomendaria desse ou algum outro q não coloquei + ou - nessa faixa d preço???

e Valew pela ajuda q sempre da pra mim e pro pessoal 0/ ...

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Midlle Beavis
Cara dos primeiros citados vai de Laney Lv 300 .... Mas se der pra fazer uma força, vai de Fender (qq um deles) ....

Abr.

Midlle Beavis
Veterano
# jun/08
· votar


menos o Fender 210r??? é isso...

é... acho q vou fazer isso mesmo...vo ver se consigo...
pq daew ja q vou usar as distorções e efeitos da pedaleira... o fender me dando um bom timbre clean e potencia d son... acho q vai ficar legal...

Eu cheguei a testar o laney e o marshall... mas o marshall descartei pelo custo/beneficio... e o laney e fender 210r seilá...
rs... amp diferentes... dificil escolher com 10 min d teste :/


Valew pela ajuda...vo ligar nas lojas aqui e ver quanto custa o outro FEnder... e da uma testada...

num vejo a hora d pega esse eq. pra quem tinha uma Samick e um Meteoro d studo

AHiuhaiuahiuahiauhauihaIu

Fernando de almeida
Veterano
# jun/08
· votar


Midlle Beavis
menos o Fender 210r??? é isso...
Sim ... menos o 210r ...

o fender me dando um bom timbre clean e potencia d son... acho q vai ficar legal...
É esse o pensamento ...

Midlle Beavis
Veterano
# jun/08
· votar


FErnando...

qual seria a diferença entre o...

Fender 100W Frontman 212R drive reverb ...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75667042-amplificador-guitarra- fender-100w-frontman-212r-drive-reverb-_JM

e o Fender Fm 212r 100w 2 Drives Reverb Pedal Foot

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75666203-amplificador-fender-fm -212r-100w-2-drives-reverb-pedal-foot-_JM

Seria só a questão do pedal... ou um tem mais qualidade q o outro???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito