Como eliminar ruido de pedal analógico?

Autor Mensagem
Randy78
Veterano
# out/08
· votar


captador bom ajuda muito, eu uso Cabrera V8, além de ser silencioso, tem um sustain que dispensa compressor.

MauricioBahia
Moderador
# out/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Cara postei um método aqui:

>>>> forum/7/188543/p3#5555143 <<<<

Espero que ajude.

Abs.

MatheusFarage
Veterano
# out/08
· votar


em meus teste com meus pedais, o que mais deu ruido foi a falta de aterramento

Sherlock
Veterano
# dez/10
· votar


Eu tenho um Wahwah Dunlop 535Q e quando ligo ele com o Guvnor ou JackHammer fica com um zumbido, e eu uso uma fonte landscape e ligo ela num filtro de linha, como posso resolver isso?

Jafet
Veterano
# dez/10
· votar


Sherlock

Não adianta filtro de linha se vc não tem um bom aterramento! Teste eles em outro lugar pra tirar a prova que é sua casa ou tbm faça um teste com estabilizador que ligamos o computador, as vzs ajuda! Mas o aterramento é o mais importante

DotCom
Veterano
# dez/10
· votar


Sherlock
O melhor teste seria meter bateria em tudo e daí sair "matando" os ruídos um a um. Mas normalmente é inviável...

Qual a fonte landscape? Talvez a rede elétrica de sua casa não esteja "aquela brastemp" toda...

fabãorenato
Veterano
# dez/10 · Editado por: fabãorenato
· votar


Sherlock

Pessoal fala de usar uma fonte somente para o wha.

Sherlock
Veterano
# dez/10
· votar


Fica dificil fazer aterramento aqui, moro em apartamento, e o predio é antigo, e mesmo fazendo aterramento aqui em casa nao vai dar muito jeito, pq toco fora tb, igrejas, apresentaçoes em palcos e tal, e nesses lugares, nunca tem aterramento hehehehe, e usar bateria fica inviavel, pq vou comprar uma hardcase ai ficar tirando e botando pedal toda hora nao é viável, eu uso uma fonte Landscape PS8, existe alguma fonte q elimine esse ruído? abraço.

De Ros
Veterano
# dez/10
· votar


Sherlock

Experimenta usar uma fonte exclusiva para o wha, como sugeriu o fabãorenato.

DINO EK
Veterano
# dez/10
· votar


Com pilha, pelo menos na minha pedaleira, nao da um ruido, diferente com fonte!

Luiz 7
Veterano
# dez/10
· votar


Eu tentei de tudo, gastei que nem um louco em cabos, já troquei de fonte, só tenho pedais da boss, que não são de plástico né, tá tudo certo com o aterramento da minha guitarra, do meu amp também, aí me toquei que deve ser algum problema na rede elétrica aqui da minha casa, mas não tenho como mecher nisso, então comprei um Behringer NR300 no mercado livre, paguei 140 reais com o frete, e não me arrependo, o pedal é ótimo, resolvou todos os meus problemas e não senti encomodação nenhuma pra tocar com ele, é só saber regular que ele não corta nem agudo nem graves nem médios, absolutamente nada, ótimo pedal.

Sherlock
Veterano
# jan/11
· votar


Po dizem q esse pedal Noise rouba o timbre da guitarra, e po os timbres q tiro no meu equipamento eu to gostando pacas, se acabar com o timbre ai nao vale a pena, é melhor ficar com o chiado mesmo q quando ta a banda toda tocando ninguem ouve chiado nenhum hehe hehe.

BozoLoco
Veterano
# fev/11
· votar


Sioux
Blindar pedais (viajem)
Cabos bons pra eliminar ruido (viajem)
Blindar guitarra (viajem não tira chiado de pedais)


Cara, desculpa, mas concordo com quem falou que quem está viajando é vc (no bom sentido!) :D.
Se vc tem um equipamento com defeito na sua cadeia de sinal, obviamente, o que vier antes dele não vai dar diferença. Mas se tudo estiver OK e vc comprar equipamentos não-blindados, vc está sujeito à interferência EM externa.

E isso eu falo com experiência de 14 anos de guitarra + diploma de engenharia elétrica.

Sherlock
Veterano
# fev/11
· votar


Bom eu vi num fórum de outro site um cara dizendo q resolveu o problema dele de zumbido dos pedais com um pedal Equalizador, ele disse q foi só cortar a frequencia q tava dando zumbido e ficou de boa, mas eu nao testei. Abs.

ten_arruda
Veterano
# dez/11
· votar


E ai, galera?!

Eu tentei reativar um zoom 505 e utilizar alguns efeitos (reverb, delay, compressor, chorus) junto com um pedal de overdrive/distorção da Marshall JH-1 Jackhammer.

Individualmente eles funcionam bem. Ocorre que, não importa a combinação que eu faça na cadeia de sinais, sempre há um ruído absurdo. Quando ambos estão ligados chega a dar até interferência de rádio.

Para resolver, segui algumas das recomendações do fórum: já tentei usar um equalizer, troquei os cabos, as fontes, testei em tomadas e ambientes diferentes, mas nada resolveu o problema efetivamente...

Alguém saberia me indicar uma possível solução?

Muito obrigado!

Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


ten_arruda: Alguém saberia me indicar uma possível solução?

Se sua guitarra não é silenciosa (blindar pode ajudar), o mínimo ruído pode ser potencializado, ainda mais ligando tudo junto. Eu tenho alguns fuzzes que se ligados antes de um pedal com bufferes bypass chiam muito e pegam ondas de rádio... É uma tarefa de detetive mesmo!

O amplificado também entra na jogada! Já tentou ligar tudo usar um fone na saída da Zoom pra avaliar a questão?

Abs boa sorte.

Unfeelingness
Veterano
# dez/11 · Editado por: Unfeelingness
· votar


Solamente noise gate MESMO!

Será? O noise gate, se for usado sem moderação, e irrestritamente, vai tirar as microfonias que são naturais numa guitarra com o ganho no talo.

Muitos ruídos provêm de fontes de alimentação ruins.

Se quiser usar o noise gate, paga o preço de ter o som "mutilado", na sua barulheira natural.

E viagem é com G, tá?

ten_arruda
Veterano
# dez/11
· votar


Fala Mauricio Bahia e Unfeelingness. Blz?

Obrigado pelas dicas

As minhas guitarras (Strato e Les Paul) não são blindadas e as duas apresentam ruído quando plugadas da forma que expliquei.

Eu fiz o teste em casa e no estúdio, ou seja, usei amps diferentes, mas foi a mesma coisa.

Eu também já tentei ligar os pedais apenas na baterias e já fiz uso do fone na saída da Zoom 505. Confesso que não notei diferenças na diminuição do ruído.

Acho que o problema é o Jackhammer JH-1, que mesmo quando ligado isoladamente ele é meio barulhento.

O que incomoda mesmo é a transmissão de rádio, porém, hoje ao usar os pedais eu não tive esse problema. Vai saber....

Quanto ao noise gate, como eu não tenho, nunca fiz o teste, talvez seja a solução mesmo. Eu sei que a Zoom 505 tem um recurso parecido, mas eu não gosto muito de usá-lo, pois acho que o timbre fica comprometido.

Mais uma vez, valeu pelas dicas!

TTGuitar94
Veterano
# mai/12
· votar


Opa , eae pessoa, recentemente comprei um pedal Landscape Brutal Distortion, e quando eu ligo ele com o meu oneal também de chiados e ruidos chatinho. Quando toco nao da pra percebe mto, mas gostaria de solucionar este problema. Aqui quando eu usava o Oneal ocm 126 com a pedaleira G1k eu usava sempre o Noise Gate dela no 3 para remover os ruidos, caso contrario sempre iria ter ruidos, so que quando liguei o pedal junto com o g1 o noise gate dele nao funciona. Aqui uso fonte Hayonik Bos 950 estabilizada. Estou pensando em trocar minha caixa multiuso por um amplificador para guitarra Laney LG20R, será que o problema pode ser o meu amp de baixa qualidade?

Motorbreath
Membro Novato
# abr/16
· votar


Desculpem estar revivendo este tópico, mas tô com um problema de ruído no pedal (Behringer Wah-Wah).

Vi aqui que o pessoal recomenda blindar o pedal (os de plástico, o Behringer é), mas não creio que seja essa a causa.
Acho que seria no ganho. Porém o problema é que até uns meses atrás não tinha esse ruído (que parece um assobio/microfonia, típico de ganho alto), só de uns tempos pra cá que deu isso. E reparei que esse ruído foi aumentando gradativamente, não de uma vez só. Agora em qualquer configuração do pedal dá isso (no começo não, era só no Booster).
Agora só bem baixo o volume ou muito longe do amplificador (sendo ele tendo de ficar de costas pra mim) pra não ter isso.

É assim mesmo um problema de ganho? Ou tem como eu consertar isso?

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Aposto uma jujuba que é um capacitor que foi pro andar de cima...

Motorbreath
Membro Novato
# abr/16 · Editado por: Motorbreath
· votar


Porque qualquer combinação que eu fizer nele agora, desde que tenha volume e ganho acima dos míninos, dá isso.
Não manjo de elétrica, mas não vi nada queimado (ou aparentando queimado) quando abri ele.
Vou dar uma pesquisada sobre capacitores!
Sabe alguma outra possível causa pra esse ruído irritante?

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


Não manjo de elétrica

Então leve para quem sabe, não adianta a gente ficar especulando, se não tens como prosseguir.

Motorbreath
Membro Novato
# abr/16
· votar


ok...

Tampinha44
Membro Novato
# mar/17
· votar


Todos os pedais em loop num Pedal Noise Gate pra garantir.
como assim não entendi essa ligação , auguem pode me ajudar ?

acabaramosnicks
Membro Novato
# mar/17
· votar


Tampinha44
O noise gate corta o som quando a entrada for menor que X, ajustado manualmente. Não entendi porque relacionar isso com o loop, eu uso noise gate como o primeiro pedal da minha cadeia e funciona tão bem que deixo o X no mínimo!

Fernando de almeida
Veterano
# mar/17
· votar


Tampinha44
Todos os pedais em loop num Pedal Noise Gate pra garantir.
como assim não entendi essa ligação , auguem pode me ajudar ?


Fera, primeiro o seu Noise Gate / Noise Supressor deve ter Input + Output + Send + Return, ou seja quatro jacks para conexão dos cabos ...
Se seu pedal for assim é só seguir o desenho:
http://www.noisefx.com/images/articles/dod_fx30b_blast.gif

OU

https://medias.audiofanzine.com/images/thumbs3/boss-ns-2-noise-suppres sor-209064.jpg

Mas vc pode ligar todos os pedais em série também que o Noise tb funciona ... vai filtrar diferente mas vai filtrar ... Assim:

https://static.roland.com/us/images/articles/boss_users_group/2011-07- 28_order_in_the_court/pedalboard_lg.jpg

Ismah
Veterano
# mar/17
· votar


Eu tive bons resultados montando um set com GATE, usado ANTES dos drives. Era um ruidinho maroto nas pausas.

O lance do noise supressor é mais filtragem, geralmente nos 100~120Hz (hum) e possivelmente um LPF regulável em uns 5,5KHz. Seria o caso usar um no quadro acima, mas... Não havia opção de trocar o gate pelo supressor.

Acho curioso que nenhuma empresa se pilha em por um pedal projetado pra ser "sem ruído"... A fórmula é conhecida a tempos já...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como eliminar ruido de pedal analógico?