Violão rx 210 trastejando

    Autor Mensagem
    Pasolini
    Membro Novato
    # jun/21


    Eu tenho um violão rozini rx 210 e quando eu comprei ele veio trastejando na sexta corda na casas 6 e 7 mandei para um luthier de uma cidade vizinha a minha e ele aumentou o rastilho porém o violão continuou trastejando, depois disso perdi um pouco da confiança neste luthier e levei a um da minha cidade que fez uma retifica nos trastes e ainda sim o trastejamento continuava no entanto esse trastejamento nessas casas só ocorrem quando eu toco com um pouco mais de força, tocando de maneira mais leve esse trastejamento não se manifesta, conversando com esse ultimo luthier da minha cidade ele mencionou que de fato existe um padrão de trastejamento que é tolerável principalmente nos violões clássicos e que ele poderia sim subir mais um pouco as cordas porém iria ficar muito alto podendo atrapalhar meu desenvolvimento no instrumento, ele me aconselhou a tentar acostumar com o instrumento e aplicar menos força ao tocar, e inclusive mencionou que os trastejamento ou uma certa raspada pode ajudar no embelezamento da melodia em alguns casos. Más o que vocês acham existe um padrão de trastejamento que é tolerável a alguém que está aprendendo ou a um músico experiente?

    MateusJMDG
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Pasolini Nunca vi isso de trastejamento "ajudar no embelezamento da melodia", posso estar errado. Acho que esse cara fez um serviço ruim e tá querendo te passar a perna. Procuraria um outro luthier, para fazer um nivelamento de trastes mais decente, que aí sim deve melhorar. Vai fazendo uma pesquisa com quem voce conhece que toca, pra achar um luthier bom

    Pasolini
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Talvez quando se refere a embelezamento é que alguns músicos deixam esse som parecido com um raspado pois da uma experiência sonora diferente...

    MateusJMDG
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Pasolini Eu particularmente nunca vi, e nem curto esse raspado, prefiro o som mais limpo possível

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Eu tenho um violão rozini rx 210 e quando eu comprei ele veio trastejando na sexta corda na casas 6 e 7 mandei para um luthier de uma cidade vizinha a minha e ele aumentou o rastilho porém o violão continuou trastejando, depois disso perdi um pouco da confiança neste luthier e levei a um da minha cidade que fez uma retifica nos trastes e ainda sim o trastejamento continuava no entanto esse trastejamento nessas casas só ocorrem quando eu toco com um pouco mais de força, tocando de maneira mais leve esse trastejamento não se manifesta, conversando com esse ultimo luthier da minha cidade ele mencionou que de fato existe um padrão de trastejamento que é tolerável principalmente nos violões clássicos e que ele poderia sim subir mais um pouco as cordas porém iria ficar muito alto podendo atrapalhar meu desenvolvimento no instrumento, ele me aconselhou a tentar acostumar com o instrumento e aplicar menos força ao tocar, e inclusive mencionou que os trastejamento ou uma certa raspada pode ajudar no embelezamento da melodia em alguns casos. Más o que vocês acham existe um padrão de trastejamento que é tolerável a alguém que está aprendendo ou a um músico experiente?

    Todo instrumento tem um limite de saturação, é normal ter algum trastejamento quando tocado com mais força. Tenta sempre tocar o mais próximo do traste possivel.

    Pasolini
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Percebi que esse trastejamento é presente mais na sexta corda talvez por ser uma corda mais grossa, vou tentar tocar aplicando menos força vai demorar um tempo para eu me adaptar, se isso não ocorrer vou ter que pedir para subir um pouco mais as cordas ou talvez colocar um encordoamento nylon tensão alta para amenizar...

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Percebi que esse trastejamento é presente mais na sexta corda talvez por ser uma corda mais grossa, vou tentar tocar aplicando menos força vai demorar um tempo para eu me adaptar, se isso não ocorrer vou ter que pedir para subir um pouco mais as cordas ou talvez colocar um encordoamento nylon tensão alta para amenizar...

    Talvez tenha que subir o nut. Eu ja toquei nesse violão ele tem o braço mais estreito, talvez ele funcione melhor com cordas de tensão média.

    Pasolini
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Então teria que subir o nut em vez de o rastilho?

    Juquinhaa
    Membro Novato
    # jun/21
    · votar


    Então teria que subir o nut em vez de o rastilho?

    Talvez, mas esse problema de nut geralmente faz trastejar nas primeiras casas, como é só na sexta casa , pode ser rastilho ou realinhamento de traste. Subir um pouco o rastilho pode resolver.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Violão rx 210 trastejando