Violão aço com nylon trastejando

    Autor Mensagem
    luiz_borges
    Veterano
    # jan/07


    Olá para todos,

    Comprei um violão giannini trovador 15 aço, mas como sou iniciante, pensei em colocar nylon pra não cortar meus dedos logo na primeira semana, inclusive a vendedora da loja me sugeriu isso, e disse que nylon em violão pra aço não dá problema, só o som que fica mais fraco... pretendo colocar aço de novo quando pegar um pouco a manha de tocar e começar a calejar os dedos...

    Meu problema é que o mizão tá trastejando demais, a 5ª corda trasteja um pouquinho, mas parece ser normal, agora a 6ª tá um absurdo... eu acho que altura das cordas pode estar um pouco baixa, talvez pq o violão é pra aço pode trabalhar com uma altura menor...

    O que eu devo fazer? levar na loja pra trocar o violão? a própria vendedora disse que várias pessoas compram o aço e acabam colocando nylon sem problemas...

    Obrigado,
    Luiz Borges

    Ludilan Marzano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Esta situação é complicada... Para começar nunca coloque cordas de aço em violão de nylon e vice-versa. O violão é projetado para um determinado tipo de corda, nylon ou aço, caso seja trocada os danos podem até ser sérios como empenar o braço do violão, sem contar o timbre que fica horrivel... As vendedoras de lojas não sabem de nada, ignore o que ela te disse. Se eu fosse vc não ligava para os dedos, ja passei por essa fase, é um pouco ruim mesmo mais depois vc acostuma... Se vc não tem preferencia pelo som das cordas de aço, troque seu violão por um de nylon. Caso contrario não ligue para dor, seus dedos não serão cortados... Passar cola superbonder nas pontas do dedo ajuda um pouco....

    jOe_RaMoNe
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    como não que que ele trasteje cara? vc me poem corda de nylon num violão de aço, não me faça uma coisa dessas.



    pensei em colocar nylon pra não cortar meus dedos logo na primeira semana
    bem biba hein, nem ligue kra, teus dedo só vão fica fudido se vc ja pega pesado no começo,

    começa de leve, tipo, vai treinando uns 20 minutos nos primero dia, dae vai acostumando, vai treinando mais tempo, acostuma kra,

    única coisa é q provavelmente vai faze uma bolha no teu dedão por caso das batida/dedilhada.

    luiz_borges
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mas se eu colocar um encordoamento de aço de novo ele volta ao "normal"... será que é só por causa da diferença de cordas que está trastejando?

    Ludilan Marzano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mas se eu colocar um encordoamento de aço de novo ele volta ao "normal"... será que é só por causa da diferença de cordas que está trastejando?

    claro....

    Phantom Of Death
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    se vc não colocar aço denovo e rapido talvez ocorra um empenamento no braço, e se não tiver tensor então... fim da linha

    luiz_borges
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ludilan Marzano e Phantom Of Death quanto a usar cordas de aço num violão pra nylon ser prejudicial ao violão não há dúvida... mas o contrário, um violão de aço com cordas de nylon é dificil imaginar como isso pode danificar o violão. As cordas exercem muito menos tensão no braço do violão, então é praticamente como se fossem cordas de aço desafinadas, soltas, ou não apertadas... então a questão é:
    Deixar um violão com as cordas soltas ou até sem cordas estraga o violão?

    PS: realmente, o timbre será muito prejudicado, mas meu ponto aqui é sobre danos no material e não no som...

    PS2: Troquei o violão por um do mesmo tipo, o luthier que trabalha na loja disse que o meu antigo estava com problema na escala, e tive que experimentar mais 3 violões pra achar um sem problema (mesmo com as cordas originais)... a Giannini me desapontou muito com isso...

    Ludilan Marzano
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Cara com certeza vai danificar seu violão, o braço e o cavalete são feitos para suportar uma determinada tensão, se ele for alterada o violão vai comesar a empenar; é por isso que na hora de trocar as cordas não se deve tirar todas as velhas e colocar as novas, o certo é trocar uma a uma....

    lutty
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    vale lembrar que o braço nao empena só pra frente nao...hehehe

    a tensao com o nylon é menor...o braço com o tempo vai empenando

    volta com a corda de aço e para com essa bibisse..hehehe (sem querer zuar)

    GideonDanni
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Eh soh vc usar a logica, se o braço do violão fica na altura correta quando esta com cordas de aço, isso significa que ele esta preparado para receber uma tensão muito mais alta que o nylon.
    Sem essa tensão, o trabalho do braço será menor, e as cordas irão trastejar.
    Engana-se quem diz "Obraço soh empena para frente" [i][/i]
    Porque ele empena para traz sim. O seu problema será a falta de tensão.

    Se o seu violão tem tensor isso pode ser resolvido facilmente, agora se não tiver, use a corda p/ qual ele eh indicado que fica muito mais facil.

    luiz_borges
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: luiz_borges
    · votar


    GideonDanni
    Pra vc empenar qualquer madeira tem que ter alguma força sendo aplicada sobre ela, ou durante o processo de troca de umidade ela se curva para o lado mais fácil para ele se curvar (depende de vários fatores)...

    O que eu não consigo entender é qual força está sendo aplicada para trás num braço sem tensor???

    Ainda no exemplo violão de aço com cordas de nylon, se não tem tensor no braço, a única coisa que oferece resistência à tensão do nylon é o próprio braço do violão, então o único jeito do braço empenar pra trás é o braço exercer uma força pra trás maior do que a tensão do nylon. Ou seja, para isso acontecer o braço teria que ser um arco, e assim que vc tirasse as cordas ele resetaria para sua forma "natural" empenada para trás...

    A outra alternativa para o "empenamento para trás" é com a troca de umidade com o ambiente o braço empenar... mas tem duas coisas que dificultam isso acontecer,
    1º) o braço normalmente é tratado com seladora, verniz, goma-laca, etc. a troca de umidade com o ambiente é MUITO reduzida;
    2º) o braço vai empenar pra o lado mais fácil pra ele se curvar, ou o lado que fizer mais força sobre ele, então se o braço está com cordas de nylon mesmo que a tensão seja muito menor do que a do aço (uns 40kg para nylon e uns 80kg para aço), ainda assim é uma força aplicada no braço, e puxando ele para frente contra força nenhuma (tirando talvez a gravidade) puxando ele para trás...

    Ficou claro?

    Fredsalviato
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Fredsalviato
    · votar


    luiz_borges

    O problema é o seguinte, as cordas de aço vibram em menos espaço do que as de nylon, portanto, se você quiser colocar cordas de nylon no seu violão, sem trastejar, aumente a altura das cordas, no rastilho e no nut, que o problema estará resolvido, você também pode colocar cordas de aço de tensão baixa até aumentar o calo de seus dedos.

    Abraços.

    luiz_borges
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: luiz_borges
    · votar


    Fredsalviato
    Isso eu sei Fred... mas meu violão novo está ok... está trastejando só um pouquinho nos últimos trastes, o que já era esperado por eu estar usando nylon num violão pra aço... daqui um tempo quando for por aço coloca uma pestana e uma ponte de osso (a que vem é uma plastiquinho fulera)...

    Abraço, e valeu pela ajuda...

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    luiz_borges
    Cara, não sou luthier, mas vou te dizer o pouco que sei.
    Violões de aço e nylon têm projetos e construção diferentes, entre tantos outros fatores, por:
    Braço: mesmo aqueles que não possuem tensor têm internamente um tirante a fim de manter a estabilidade do braço. Este tirante leva em consideração a tensão das cordas originalmente projetadas para ele.
    Escala: repare que a escala do violão de nylon é mais larga que a do violão de aço. Isso se deve ao fato de que cordas de aço vibram de maneira diferente das cordas de nylon, ou seja, as cordas de nylon precisam de mais espaço entre si para vibrarem sem bater umas nas outras. Uma boa razão para o trastejamento... Outra diferença é que escalas para violão de aço são abauladas e para nylon são planas.
    Trastes: o material de que é feito o traste é diferente de um modelo de aço para um de nylon, como consequência, suas cordas durarão menos.
    Tarrachas: o sistema de travamento é diferente porque evidentemente aço e nylon são diferentes. A forma com que um se prende é diferente do outro, ou seja, vc terá problemas com desafinação constantemente.
    Corpo: a caixa de ressonância é diferente porque cordas de aço geram harmônicos diferentes das cordas de nylon.
    Cavalete: a fixação do cavalete é diferente para suportar a maior tensão gerada pelas cordas de aço.
    Travessas: são de espessura diferente o que altera o timbre pois a ressonância gerada no interior do corpo do violão sofre interferência tanto da espessura quanto do material utilizado na confecção das mesmas, prejudicando uma série de harmônicos.
    Enfim,
    Primeiro: se vc não se adaptou ao violão de aço, troque de violão, não de cordas.
    Segundo: a vendedora que lhe atendeu não entende "lhufas" de instrumentos musicais. Pelo menos não de violão...
    Valeu!!!

    ROTTA
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    luiz_borges
    O que eu devo fazer? levar na loja pra trocar o violão? a própria vendedora disse que várias pessoas compram o aço e acabam colocando nylon sem problemas...

    Baita vendedora, hein? Aposto que não sabe a diferença entre um violão e um cavaquinho. O que tinha que ser dito sobre troca de aço para nylon foi dito acima e em outros tópicos.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão aço com nylon trastejando