Violão Trastejando

    Autor Mensagem
    Cleverson_Castro
    Veterano
    # jul/11


    Pessoal, primeiramente olá, sou novo aqui e este é meu primeiro tópico.
    Encontrei vários tópicos com esse assunto , mas o meu caso é meio específico.
    Eu comprei um violão novo, um Strinberg AW53, igual a esse:

    http://www.cemamusiccenter.com.br/ecommerce_site/arquivos4544/arquivos /12694467891.jpg

    Ele veio trastejando na corda A, trastejando bastante mesmo, dai mandei regular, o cara regulou o tensor do braço pra ele ficar com as cordas mais altas, e mesmo assim continuou trastejando, e sempre só a A. Dai como tava na garantia, levei lá e eles me deram um novo, mas acontece que ele também trasteja, mas esse trasteja em todas as cordas, e o braço do violão está retinho. Não queria levantar as cordas, pois na minha igreja tem um Tagima Montana Tunner que as cordas são bem mais baixas que a do meu violão e ele não trasteja.

    Na etiqueta dele recomenda-se que troque o jogo de cordas caso esteja trastejando, será que isso pode resolver?? E se eu for trocar, qual marca vocês me recomendam?? (Obs: ele é com cordas de aço)
    Ou será que os dois violões que eu peguei vieram com defeito?
    (Obs: moro em cidade pequena, não tem nenhum luthier por aqui ._. )

    Desde já muito obrigado e um grande abraço.

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Joe Voj
    · votar


    Bom, eu to com o mesmo problema só que o meu violão é da Tagima.
    Eu mandei pro conserto e eles ficaram de me ligar na segunda, espero que compram a palavra...
    Pois bem, quanto as cordas, se não me engano, depende do calibre delas...
    Que tipo que de cordas que ele veio? 009,010,011?
    Talvez se você diminuir o calibre, pode ser que pare de trastejar.
    Quanto a marca, depende de quanto você tem disponivel, as melhores cordas são da Elixis, só que custam em torno de 55 reais. Depois você tem as D'addario e Giannini, que custam em média 25 reais. Cordas da Nig geralmente não são muito boas, pelo menos a minha experiencia não foi agradavel, paguei + - caro por elas, não me agradaram de som e arrebentaram logo.

    Doggy
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    As vezes, apenas um pequeno ajuste no tensor resolve o problema.

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Ariel Ferreira
    · votar


    Cara apesar de eu tocar a pouco tempo(6meses apenas) aprendi uma coisa nunca mexa no tensor, ja que tua cidade n tem luthier olha se tem algum em alguma cidade prox. ou alguem que mexa bem e consiga resolver, mais acredito que a melhor solução seria levar na loja onde o comprou e pedir-lhes um novo ja que ainda está na garantia e explicar para eles que ja é o segundo que você pega e ta com um defeito parecido.Quanto ao assunto das cordas aconselharia gianine, uso sempre está marca e para o meu ver são cordas de qualidade excelente.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Dá uma verificada se os trastes não estão levantando...Pode ser várias coisas, mas nesse caso, eu pediria meu dinheiro de volta, ou pegava outro modelo, de outra marca. Testa com calma la na hora, verifique cada detalhe. É melhor perder tempo na loja, do que quebrar cabeça em casa.


    Abraço do;
    geraçãoanos2000

    Doggy
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cara apesar de eu tocar a pouco tempo(6meses apenas) aprendi uma coisa nunca mexa no tensor


    E depender de um luthier pra cobrar uns 50 reais pra dar 1/4 de volta com uma chave allen no seu intrumento (ui) toda vez que precisar?

    Tensor é uma coisa simples, só que tem gente que faz errado e fica falando por aí que é uma arma de destruição em massa.

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Doggy

    Cara desculpa se me equivoquei, mais é que todo topico que leio sobre tensor sempre estão falando para nunca mexer no mesmo se você não tiver experiência.

    Doggy
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Doggy
    · votar


    Ariel Ferreira
    E como vai adquirir experiência? Osmose?

    15 minutos e eu aprendi como funciona e como ajustar um tensor.

    Sem falar que é pura tentativa e erro.

    Abç

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Doggy
    Cara como eu disse no meu 2° post, desculpa se me equivoquei, so quiz ajudar amostrando-lhe a resposta mais comum.

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Não mecha no tensor, pelo menos enquanto ele tá na garantia! Leve ele pra loja que lá eles vão arrumar ou te dar um outro. Depois que sair da garantia, se você tiver a chave e um pouco de paciencia e ler bastante sobre o assunto, pode regular de boa.
    Ao menos que você rode MUITO o tensor, ele não vai ser uma arma de destruição em massa, como disse o Doggy

    segundo melo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    [b][/b]bem violão que trasteja conserteza as cordas infuenciam muito na questão espexura coloque cordas 0.11
    se nessesario troqu os trastes e mande regular o tençor e coloque nut e rastrilho de osso fica show deve sair por mais ou menos 100 ha 150 conto mais fica pra toda vida

    Cleverson_Castro
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Então pessoal, o problema é que meu pai trouxe ele de outra cidade, e fica a uns 110 km/s daqui, meu pai trabalha lá e vem pra casa só nos fins de semana, fica complicado eu ir pra lá pra testar o violão na loja.
    O que eu achei estranho é os dois violões darem o mesmo problema, to pensando em falar com o cara pra ele trocar por um Tagima Dallas, eu queria muito um Strinberg, mas pegar dois violões e virem com um problema desses desanima qualquer um. O Tagima que eu falei que tem na minha igreja, quando se toca meio forte (uma música mais animada por exemplo), parece que dá uma trastejadinha, mas o barulho é quase imperceptível, já o meu qualquer coisinha faz um bléin bléin danado, horrivel =/

    MMJr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O que eu achei estranho é os dois violões darem o mesmo problema,

    Cleverson_Castro


    Talvez o problema na esta no violao e sim na sua tecnica..Em outras palavras, voce esta tocando as cordas com muita forca ou precionando elas contra o violao e nao apenas para baixo ou para cima.....O ideal e fazer as cordas vibrarem no sentido vertical....Se voce, sem querer, precionar as cordas contra o violao elas vao vibrar em movimentos circulares , verticais e horizontais causando o trastejamento...

    O trastejamneto aparece quando voce toca a corda solta ou quando esta fazendo uma determinada nota ou acorde????


    Valeu...

    Cleverson_Castro
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MMJr

    Amigo, o que você disse faz sentido, inclusive cheguei a pensar nisso, até porque sou iniciante, mas é que eu toco do mesmo jeito no Tagima que tem na minha igreja, e ele não trasteja :S
    E ele só trasteja com as cordas apertadas, mais ou menos da quarta ou quinta casa em diante.

    Abraço

    slow134
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    O meu violão tá trastejando mas muito pouco, so se vc colocar o ouvido bem broximo da boca dá para escutar um leve trastejo, mas acho q é o rastilho, vou colocar um de osso, o problema deve melhorar.

    Rick Rock
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    slow134
    Quanto fica um rastilho de osso, é caro? Aqui na minha cidade não conheço ninguém que faça. E me diz uma coisa...pra violão com cordas de nylon é bom também ou é mais indicado para aço?

    Abraço

    Joe Voj
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Quanto fica um rastilho de osso, é caro? Aqui na minha cidade não conheço ninguém que faça. E me diz uma coisa...pra violão com cordas de nylon é bom também ou é mais indicado para aço?

    Abraço



    Olha, na época que eu coloquei pestana e ratilho de osso no meu violão de naylon, eu pague 35 reais e ficou bem melhor.
    Tanto pra naylon quanto pra aço melhora consideravelmente o som.


    O Tagima que eu falei que tem na minha igreja, quando se toca meio forte (uma música mais animada por exemplo), parece que dá uma trastejadinha, mas o barulho é quase imperceptível, já o meu qualquer coisinha faz um bléin bléin danado, horrivel =/


    Provavelmente o que tem na sua igreja é o mesmo que o meu, um Tagima Jumbo tuner. Ele realmente tem esse problema na 6° corda ( E ), se tocar ela com um pouco mais de força fazendo power chord ela dá uma leve trastejada, mas só com Power chord.
    Faça o seguinte no seu violão:
    Veja o braço dele, como se ele fosse uma arma e a mão dele fosse a mira, veja se os trastes estão alinhados e se ele não dá uma envergada forte ( uma leve envergada é normal ). Se tiver esse problema, o braço porvavelmente tá empenado e você terá que levar na loja pra consetarem.Veja com seu pai se ele não pode levar o violão lá e pedir pra dar uma regulada geral, talvez ajude.

    Até mais

    MMJr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Cleverson_Castro

    Certo....

    Voce e capaz de analisar a curvatura do braco???

    http://www.sunsetstudio.net/images/relief.jpg



    Sem ver fica dificil..Mas imagino que o braco do violao esteja como o da "Figura B" do quadro acima e poderia sugerir que voce soltasse um pouquinho o tensor..O tensor funciona como um parafuso. Girando para direita para apertar e girando para a esquerda para soltar.....No caso voce poderia girar o tensor para a esqueda 1/4 de volta e esperar ate o proxmo dia para ver se melhora...



    http://www.zonguitars.com/zonguitars/online_userguide/images/fig9.jpg


    http://4.bp.blogspot.com/_yF3Oeq9jNrc/SYicUFlNKAI/AAAAAAAAA-g/DY2gANW3 5uw/s400/double-action-truss-rod-adj.jpg



    Valeu....

    Cleverson_Castro
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Cleverson_Castro
    · votar


    Joe Voj

    Veja o braço dele, como se ele fosse uma arma e a mão dele fosse a mira, veja se os trastes estão alinhados e se ele não dá uma envergada forte ( uma leve envergada é normal ). Se tiver esse problema, o braço porvavelmente tá empenado e você terá que levar na loja pra consetarem.

    Opa, farei isso assim que chegar em casa cara, e posto o resultado aqui.. vlw ;)
    MMJr

    Opa, vlw mesmo cara o/

    O primeiro que eu peguei, um conhecido meu fez isso que vc recomendou, o braço chega ficou igual a figura A, de tanto que ele envergou, e mesmo assim tava trastejando, mas como era só uma corda (A), achei que fosse defeito no violão mesmo e ele foi trocado na loja. Agora esse segundo praticamente todas estão trastejando.
    Eu acho que vou comprar um encordoamento da D'addario e trocar, e se mesmo assim não resolver, tentar dar 1/4 de volta no tensor e esperar, como vc recomendou.

    Um grande abraço e fiquem com Deus.

    EDIT:
    Pessoal, quando se regula o tensor... ele só muda a curvatura do braço, ou também torce ele?
    Eu tava olhando aqui, e se eu deixar ele em pé, com a Ezinha pra cima, está reto, mas com a Ezona pra cima, ele está curvo, fiz um exemplo mega mal feito pra vocës entenderem melhor, olha só:

    http://postimage.org/image/2yzhwke5g/
    http://postimage.org/image/1276qddw/

    Desde já muito obrigado.

    MMJr
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Pessoal, quando se regula o tensor... ele só muda a curvatura do braço, ou também torce ele?

    So muda a curvatura.....

    Valeu...

    Manny Ray
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Ressuscitando o tópico, to com um problema parecido. Meu violão trasteja em todas as cordas, mas normalmente acima da 9 casa, a corda D trasteja demais na 12ª. Acho que pode ser um problema no rastilho, porque ele foi lixado já que as cordas estavam altas, mas acho que foi demais. Será que colocando um rastilho novo isso para? Tem como ser alguma outra coisa? Nas primeiras casas e com as cordas soltas ele não trasteja.

    Bom, é isso.

    Valeu, abraço.

    MMJr
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Manny Ray

    Provavelmente o rastilho ficou muito baixo. Isso acontece facilmente...uma lixadinha a mais e ja era o rastilho....

    Antes de comprar um rastilho novo, faca o seguinte.:
    Corte uma tirinha de algum cartao de papel, da largura e tamanho da base do rastilho; coloque essa tirinha na fenda onde se encaixa o rastilho; coloque o rastilho na fenda por cima da tirinha de papel.
    Dessa maneira voce vai elevar o rastilho um pouquinho e o trastejamento deve desaparecer....A principio, nao use cola, pois voce pode retirar a tirinha de cartao quando quiser...

    Valeu...

    Manny Ray
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    MMJr

    Valeu, velho, deu certinho isso aí.. eu subi uns 3mm com papel o rastilho e agora parou de trastejar. Quando der compro um de osso, esse já tá até meio lascadinho na ponta haha, mas nada que atrapalhe.

    Valeu a dica. Abraço.

    MMJr
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Manny Ray

    Beleza brother. Agora que voce sabe que o problema era mesmo a altura do rastilho, voce pode ate colar uma tirinha de madeira na base do rastilho.Cola super bonder funciona bem.... Nunca cole nada diretamente no cavalete..Cole apenas no rastilho, pois se der errado e so lixar...Espere secar bem a cola para por o rastilho de volta no cavalete...

    Ex.
    http://4.bp.blogspot.com/-WdpR6BUno0Q/TfMiuZM470I/AAAAAAAAAQg/m692gf5w eB8/s400/IMG_2985.jpg

    http://www.guitarsaddles.com/images/Images%20SHIM/Shim%20on%20Saddle.j pg


    Valeu...

    Manny Ray
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    MMJr

    Valeu, vou ver depois o que é mais fácil, porque deve ser difícil arrumar uma tirinha de madeira assim, por enquanto deu jeito, vou deixar assim mesmo. O melhor é que nem dá pra ver, porque cortei o papel do tamanho do rastilho, aí nem feio ficou XD.

    Valeu, cara.

    JacquesNier
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Pessoal vê isso tenho um violão Tagima Dallas, faz menos de 4 meses, o que acontece que com menos de 3 meses o violão começou a trastejar a mizinha apenas na 3 e 4 casa, nesse tempo tentei táticas de colocar papel na pestana pra ver se conseguia resolver, e não deu certo, mesmo a corda alta trastejava nas mesmas casas, usei um tempo até que as outras cordas passaram a trastejar também, e depois de um tempo quebrou a mizinha, então para colocar o encordoamento novo, entrei em contato com tagima, e ele me disseram que o encordoamento do meu violão era o D'addario 011, então fui comprar, acabei não encontrando, e comprei a ernie ball 011, porém continuou trastejando praticamente todas as cordas, sendo que o trastejamento é das casas 3 até a 6... Já levei num luthier, msm sem confiar mt (era o que tinha), ele disse que não sabia resolver e disse que o braço do violão não está empenado (já mostrei a outros amigos e ele dizem o mesmo)... E agooooraaa o que pode ser?!

    WilliamJunior
    Membro
    # ago/14
    · votar


    JacquesNier
    Pode ser trastes desalinhados, ou "comidos" por cordas enferrujadas.
    Talvez até outra coisa, mas não me veio nada na mente.

    Amago
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    tem uma técnica simples de tirar trastejamento de corda solta, o meu estava trastejando a Mizona solta dai foi só retirar a pestana colocar um pedaço de papel tipo estes de caixa de remédio, apenas na parte que trasteja e depois colocar a pestana de volta e pronto adeus trastejamento

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão Trastejando