violão de nylon trastejando

    Autor Mensagem
    marmota2
    Membro Novato
    # abr/22


    Bom dia pessoal, procurei em outros tópicos minha dúvida mas não achei, então, lá vai:

    Tenho um Tranquilo Giannini nº 522 (fabricação da década de 60 e cordas de nylon). A 1ª corda na casa 3 trsateja e o mesmo ocorre na 2ª corda casa 1 (e somente nessas casas).
    Isso começou a acontecer no início do ano passado e, um detalho interessante, o trastejo fica mais evidente quando afasto minha mão direita no rastilho e, logicamente, quanto mais próximo do rastilho menos evidente o rastilho.
    Quando deilho na boca do violão o trastejo ocorre 70% das vezes (ou seja, nem sempre) na 1ª corda e 30% na 2ª corda (quase nunca, mas acontece). Os trastes estão bons, não sei o que pode ser. Alguém pode me dar uma luz por favor?

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/22 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    marmota2

    Quanto mais você se aproxima do rastilho menos a corda "abaixa" em direção ao tampo e escala, provavelmente ela fica com um ângulo menos acentuado ao ponto onde esta pressionando a nota, por isso o trastejo diminui. Quanto mais próximo a boca, mais a corda abaixa. (difícil afirmar sem ver o violão).

    Se você não consegue notar nenhuma torção ou abaulamento na escala/braço, eu começaria trocando rastilho e nut.

    É um violão antigo, é bem provável que haja desgaste nestas peças, as vezes um desgaste mínimo é suficiente para trastejar. Um conjunto de nut e rastilho de osso é bom e não é caro.

    Se não der resultado, terá de levar a um luthier.

    Obs: Rastilhos e Nuts vêm sem os sulcos das cordas e mais altos, você terá de chegar na medida exata lixando. Se não têm destreza e alguma experiência com isso, melhor ir a um Luthier também.



    Luiz Almeida
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    marmota2

    Faça um teste rápido, coloque pedacinhos de papel (não muito) no nut, embaixo das cordas que estão trastejando, só para aumentar um pouco a altura delas, e veja se para de trastejar. Pode ser usado também pedacinhos de palito de fósforos.

    marmota2
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Obrigado pelo esclarecimento Lelo Mig!!
    Realmente o nut e o rastilho estão meio velhinhos já....

    Luiz Almeida Vou tentar fazer isso , se der certo, vou trocar o conjunto de nut e rastilho, pois como falei, já estão velhos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a violão de nylon trastejando