Minha Experiência no Aprendizado de Violão/Guitarra

Autor Mensagem
EnrickAlves
Veterano
# mai/08 · Editado por: EnrickAlves
· votar


kiki
Bog
Eu prefiro dedilhar com as unhas rsrs
Engraçado, não me lembro dos meus dedos doendo nos primeiros meses... até hoje não doi. Me lembrei até de um amigo meu hoje, mostrei a ponta do dedo com metade do coro e ele perguntou se não doia...eu disse não, é normal rsrs.

TioAle
Veterano
# mai/08
· votar


dedos doendo.. como vcs leram eu comecei em instrumentos de corda tocando cavaquinho... aquilo sim é que dói!!!! rs.. pqp, cordas finas.. duras... pesadas... e os dedos todos grudados pros acordes, tudo pequeno..rs.. quando peguei o primeiro violão éra nylon ainda!! super macio.. nem sentia as cordas...

Houveram muitos pontos positivos com o cavaco, porém os 2 principais foram o calejamento dos dedos e a outra foi o ritmo, hj tenho uma levada interessante com a mão direita, um ritmo bom, decorrente do cavaquinho que no samba, além de harmônico tbm é percurssivo.

vou postando minhas lembranças..rs sempre que tiver oportunidade.

Marquinhos2
Veterano
# mai/08
· votar


Bom dia Pessoal!

Iniciei os primeiros passos em DEZ 2007 com um professor, mas a real é que no inicio tudo vai muito bém, mas após cinco meses, a coisa não deslanchava mais, eu treinava as matérias e não era cobrado, ou seja, eu não tinha um noção de onde estava. Até que então parti para as bancas e Internet e consegui alguns resultados. Estou engatinhando ainda, não pretendo parar. E aproveitando a oportunidade preciso de material sobre escalas, alguém pode me ajudar?

Abraço!

gtrlv
Veterano
# mai/08
· votar


Marquinhos2

Cara, neste Blog tem muito material bom. O detalhe, é que a maioria é em inglês. Na página que o link acima abre tem o The "Gig Bag Book Of Scales For All Guitarrists" - Tudo sobre escalas (em inglês).

Bons estudos!

aeaeae
Veterano
# jun/08 · Editado por: aeaeae
· votar


Comecei a tocar violão em meados de 2003, portanto, não tenho a metade do conhecimento de vocês, hehe

Tive vontade de ganhar um violão por causa do irmão de um amigo meu que tinha comrpado uma guitarra. Achava a cosia mais irada do mundo, não via a hora de fazer barulho com um/uma

Chegou o dia do meu aniversário e eu ganhei meu violão e, como o amigo falou aí em cima, acordava com ele e dormia com ele, hehehe. Mesmo não sabendo tocar direito, não desgrudava do bicho.
Passei uns 2 meses assim, 24 horas por dia com o violão do colo.. No começo foi foda demais. Terminava os dias com os dedos cheios de calos por causa das cordas de aço que o violão tinha.
Nessa época, eu realmente ralei muito, aprendi tudo sozinho, só tinha uma revistinha mesmo.


E realmente, a coisa mais foda de todas foi a tal da pestana, hehehe.
Foi o pior de tudo, quase que desistia. Por causa dela, o violão passou um tempinho parado..
Quem me ajudou muito nesse tempo foram os amigos, levava o violão quase todo dia pro colégio só pra ter aprender a tirar, hehe

Bog
Veterano
# jun/08 · Editado por: Bog
· votar


EnrickAlves
Engraçado, não me lembro dos meus dedos doendo nos primeiros meses...

Hehheeh, três detalhes importantes:

1. Eu comecei com cordas de aço.
2. Comecei com o violão mais barato da loja -> cordas altas, bem altas.
3. Nunca passou pela minha cabeça que um violão recém-comprado - mesmo o mais barato da loja - pudesse precisar de regulagem.

Hehhehe, logo...

Marquinhos2
Veterano
# jun/08
· votar


gtrlv

Bom dia!

Valeu pela dica, mas como faço para baixer?

Abraço!

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


Marquinhos2

Bem, eu nunca baixei nenhum mas, você clicou em download?

Marquinhos2
Veterano
# jun/08
· votar


gtrlv

Bom dia!

Tenho Uma dúvida, o que significa a letra h e p na introdução desta música?

O link com o vidio no youtube está em baixo.

Obrigado!

INTRO:
D
e||--------------------------------------------------
B||-7-8-8/10-10-7h8p7----------7h8p7-----10----------
G||--------------------9-7-9---------9-7----7-7------
D||--------------------------------------------------
A||--------------------------------------------------
E||--------------------------------------------------

e||--------------------------------------------------
B||---7-8-7------------------------------------------
G||-9-------7-7--------------------------------------
D||--------------------------------------------------
A||--------------------------------------------------
E||--------------------------------------------------

D Bm7
e||--------------------------------------------------
B||--------------------------------------------------
G||--6h7-6-------------------------6-7-7/9--7-6-7----
D||---------7h9-7--------------7-9-------------------
A||--------------------------------------------------
E||--------------------------------------------------

G
e||--------------------------------------------------
B||---------------------------7-8-8/10---------------
G||-6h7p6-----------------7-9----------7-7-----------
D||-------7h9-7---7----------------------------------
A||-------------9------------------------------------
E||--------------------------------------------------

D
e||--------------------------------------------------
B||---8/10-8-7--8-7--7h8-----------------------------
G||-7--------------------7----6-7-9--6-7-6--6h7------
D||----------------------------------------------7---
A||--------------------------------------------------
E||--------------------------------------------------


e||--------------------------------------------------
B||------------10------------------------------------
G||-6h7p6--------------------------------------------
D||---------7----------------------------------------
A||--------------------------------------------------
E||--------------------------------------------------



http://www.youtube.com/watch?v=TE1TpdKkYZw

gtrlv
Veterano
# jun/08
· votar


Marquinhos2

O "h" significa hammer-on, ou seja: no caso em que você postou, depois que tocar a segunda corda (si) na sétima casa, você "martela" com outro dedo (enquanto o anterior continua pressionando na sétima casa) a mesma corda na oitava casa, sem tocá-la com a mão direita, ligando as notas.

O "p" significa pull-off: o processo é o inverso do anterior. O dedo que está pressionando a corda que está sendo tocada, no caso na oitava casa da corda si, é retirado ao mesmo tempo em que puxa esta corda, de modo que a nota tocada será, agora, a da a da sétima casa, que já estava sendo pressionada anteriormente.

Bem, não sei se consegui ser claro. Talvez outro colega explique melhor.

kiki
Moderador
# jun/08
· votar


Marquinhos2
dá uma busca no forum que a gente sempre responde estas mesmas duvidas sobre tablatura.

e da uma busca no youtube com hammer-on e pull-off que tem uns videos que explica isso.

gtrlv
tá faltando uns manos do violão ainda... cade a galera?

Bolo de laranja
Veterano
# jun/08
· votar


Minha vez!

Tenho 13 anos,toco violão desde os 11;

Aprendi com amigos no meio musical carioca e com a internet(ainda vou fazer aulas).

Meu foco é no jazz bebop,blues e bossa nova.

Reservo um tempo pra estudar sempre que posso,sempre baixo partituras para treinar minha leitura,e video aulas de jazz,também estudo harmonia pelo livro do Almir Chediak.

ratomagro@hotmail.com

Abraço!

Diego_Serafim
Veterano
# jun/08
· votar


Vamo Ae!

Tenho 18 anos e toco desde os 13...
Comecei no violão por acaso. Meu irmão tinha ganhado um Di Giorgio Conservatório (que tenho até hj) e ficava atraz escondido no armario. Um dia estava escutando um Cd do green day e queria tocar aquelas músicas e assim peguei a viola veia e mandei reformar. fui aprendendo na marra, depois de um tempo tive ajuda de amigos.
Cheguei em um nível consideravel na viola e decidi partir pra guitarra. Tive aula de guitarra com um amigo, aprendi muita coisa.
Fui ralando e comprando os equipamentos com o tempo. Hoje me considero um bom guitarrista. =D

garfanhoto
Veterano
# jun/08 · Editado por: garfanhoto
· votar


Ai vou eu
Meu pai aprendeu a tocar violão sozinho no grupo de jovens da igreja (ele tinha uns 16 anos), então ao meus 7 anos meu pai comprou um violão(daqueles que parece cavaquinho) pra mim e tentou me ensinar a tocar, acho que a única coisa que aprendi nesse tempo foi tirar um "A", depois desisti, ele tentou também me ensinar teclado e baixo que ele também toca mas tudo foi inútil.
Ano passado as 13 anos vi um amigo meu tocando violão, ele avia aprendido sozinho, então fiquei com ciúmes afinal de contas meu pai tocava um monte de coisas e eu nao tocava p**** nenhuma e um cara do outro lado da esquina tocava bem. Ai só de pirraça eu tentei aprender e acabei gostando, hoje meu pai, infelizmente, quase num tem tempo pra mi ensinar, ele só me da umas dicas e sai rápido pro trabalho entaom sou QUASE autoditada, por isso toco a quase um ano e meio e num toco uma pestana se quer consigo passar direito um B7, mas num vo desistir a te tocar algo pelo menos aceitavel.
Moral: Se seu pai ou outro qualquer te abriga a aprender, aprenda e rápido antes que ele fique de saco cheio.

gtrlv
Veterano
# ago/08
· votar


Olá, pessoal!

Depois de algum tempo sem computador, estou de volta, e meio que ressucitando este tópico.

Também estou utilizando este espaço pra fazer, digamos, um desabafo e, de forma indireta, um pedido de ajuda...

Neste tempo em que estive 'ausente' aqui do fórum e praticamente da internet como um todo, também estive afastado dos meus estudos de violão/guitarra (não sei exatamente quanto tempo, mas acho que mais de um mês).

Mais uma vez fui caindo na mesma armadilha de sempre, que é deixar os dias se passarem sem qualquer contato com o instrumento. Isso é perigosíssimo, principalmente pra quem está começando - e o que me dá mais raiva é que parece que estou sempre 'começando'!

Claro que a culpa é toda minha! No momento em que escrevo estas linhas, por exemplo, deveria estar estudando! E por quê não o faço? Hoje, é fácil dizer que é porque estou desanimado!

Como disse lá no início do tópico (acho que foi deste, nem olhei!), escolhi, por diversos motivos, aprender a tocar sozinho, depois de ter tido alguns poucos meses de aula com um professor. E, pra piorar, estou tentando do jeito, talvez, mais difícil: com um ótimo método, sim, mas que avança muito lentamente e por partitura. Isso se deve ao meu grande sonho de tocar violão/guitarra com total conhecimento de causa e domínio do instrumento (mas, sem qualquer pretenção profissional).

Até que eu estava indo bem, no que se refere à prática diária, a pesar do pouco tempo disponível para o estudo: já estava com cerca de sete meses ininterruptos, de batalha. Então, uma coisa e outra, além do fato de ficar sem computador... Me envolvi na montagem de uma outra máquina, o que me tomou um bom tempo (e dinheiro!), mas que não justifica ter ficado sem praticar esse tempo todo.

Um dos motivos de eu ter criado este tópico, foi querer saber como é a ralação diária de cada um no estudo do violão. Pensei que isso também poderia ajudar a muitas pessoas, também. Mas, no fundo, acho que o que eu queria ler aqui era as pessoas falando das mesmas dificuldades que eu tenho - e, de repente, descobrir alguma dica preciosa, mágica! -, de modo que eu não desanimasse. Claro, sei que o segredo está na persistência e disciplina, mas eu queria ver a solução de cada um pra conseguir isso.

O fato é que estou desanimado, porque tenho que, de alguma forma - e mais uma vez -, recomeçar! O lado positivo nisso tudo, é que não desisti! Hoje, tirei a guitarra (não tenho violão) do bag. Afinei-a e tentei relembrar alguns exercícios e músicas... Talvez não tenha sido a melhor momento, porque hoje estou realmente muito cansado. Então, eu logo a coloquei de lado. Mas, se eu ficar esperando por esse 'melhor momento', vai ficar cada vez mais difícil! Então, ela já está aqui, no pedestal, bem à minha vista pra que eu não adie mais.

Desculpem-me por esse texto longo e chato, que talvez não tenha nada a ver com isso aqui, mas é que eu precisava 'botar pra fora'! É também uma maneira de eu acordar pro que eu tanto quero: aprender a tocar violão/guitarra!

E, se alguém tiver conseguido ler até aqui, que fique a lição. Não se afaste do seu instrumento por muito tempo, senão ele se afasta de você!

kiki
Moderador
# ago/08
· votar


gtrlv
E, se alguém tiver conseguido ler até aqui, que fique a lição. Não se afaste do seu instrumento por muito tempo, senão ele se afasta de você!
é isso ai! eu sinto exatamente o mesmo.

eu tento não ficar nenhum dia sem tocar alguma coisa. nem sempre dá, mas é minha meta. pelo menos uma musiquinha, um exercicio.

deixando claro: sem pretensões profisisonais. profisisonal tem que se dedicar no minimo 8 horas por dia, que é a carga horaria de qualquer profisisonal de qualquer coisa.

eu ja passei cerca de um mes sem tocar nada, realmente a gente da uma enferrujada.
e percebi que tocando no minimo um pouuqinho todo dia, pelo menos a gente não desacostuma com o instrumento.

quanto aos métodos e partituras, eu já percebi que não é minha praia. sou mais do popular. gosto de tirar musicas de ouvido, ou de pegar cifras e ir acertando a musica.

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


gtrlv

Cara, eu adoto uma disciplina bem simples em tudo na minha vida:

- Carreira exige dedicação. TUDO desanima um pouco em algum momento, TUDO: amigos, estudo, trabalho, programa de TV, filmes, etc. Mas o que diz respeito ao estudo e trabalho, mesmo quando desanima, precisa ser feito, e ponto final. Do contrário, nunca chegarei a lugar nenhum.

- Hobbies exigem dedicação na medida da diversão. Tudo o que não é trabalho eu tento levar de forma mais leve, e me divertir. Não assisto filmes por obrigação, não faço passeios por obrigação, e não fico lendo partituras por obrigação. Se não gosto de algo, simplesmente não faço. Em grande parte, é por isso que o meu "método" é simplesmente ficar tocando musiquinhas: eu não gosto de estudar teoria ou de fazer exercícios mecânicos, e não quero usar meu tempo livre para coisas chatas. Se isso quer dizer que eu jamais serei um grande músico, não tem problema. O meu objetivo é apenas a diversão. Assim, eu nunca desanimo. Só os meus vizinhos, hehhah

ThiagoBarbosa
Veterano
# ago/08
· votar


Minha vez:
Tenho 17 anos e toco violão desde os 17 anos
=O
Comprei o violao com o dinheiro dum estágio pra ver como era e estou tocando a uns 6 meses, totalmente auto-didata, pela internet (cifraclub) e pelo forum aqui tbm... Sei fazer pouco coisa, mas tocar violão é quase uma paixão, to louco pra pegar a guitarra no final do ano já...
Toco todos os dias, fico com ele na frente do pc por pelo menos uma hora só tentando tirar musicas/solos e aprendendo algumas escalas pentatonicas (poucas)

Acho que vou fazer aula ano que vem só, então por enquanto vai ser devagar, hehehe

gtrlv
Veterano
# ago/08
· votar


kiki

Essa era a minha pretensão, praticar com o instrumento nem que fosse por 15 minutos, diariamente. Mas a sensação de que não consigo evoluir a partir de determinado ponto, é que vai me desanimando, dando a impressão de que nunca chegarei onde quero.

Bog

TUDO desanima um pouco em algum momento, TUDO: amigos, estudo, trabalho, programa de TV, filmes, etc.

Sim, tenho consciência disso. Mas é que já faz muitos anos que quero aprender a tocar e sempre tenho deixado que outras coisas atropelem esse desejo (em grande parte, porque sou ruim mesmo pra estudar qualquer coisa!). Por outro lado, o tempo perdido me serve de lição de como não agir. Por isso, a pesar do desânimo momentâneo, não desisti do sonho.

Hobbies exigem dedicação na medida da diversão. Tudo o que não é trabalho eu tento levar de forma mais leve, e me divertir.

Sábias palavras! Já tenho maturidade o suficiente pra saber disso. No entanto, meu 'perfeccionismo' sempre me atrapalha, pois o que é pra ser um prazer (tocar - bem - violão ou guitarra), acaba se transformando em um monte de cobrança de minha parte. Então fico querendo ter um desempenho em determinado exercício ou música, que só conseguiria com o triplo do tempo que dedico a eles.

Mas sei que, se seguir o método pelo qual estudo, certamente chegarei ao meu objetivo. O problema é que isso leva tempo (muito mais pra mim, que disponho de pouco pra estudar), e isso muitas vezes diminui meu rendimento.

Por isso, estou sempre buscando filmes, shows e ouvindo músicas nos estilos que quero tocar, o que não deixa que a 'chama' se apague.

Creio que quando eu já estiver tocando direitinho, terei mais prazer e menos 'obrigação'.

Bog
Veterano
# ago/08
· votar


gtrlv
Creio que quando eu já estiver tocando direitinho, terei mais prazer e menos 'obrigação'.

Isso é um engano! Quanto mais você aprende, mais você se dá conta de que tem um monte de coisa que não sabe. A percepção dos nossos limites só aumenta com o conhecimento! Se no começo o que incomodava era a nota que não saia na pestana, se hoje é a nota fora do tempo, amanhã talvez seja a sutileza de uma nota que soou 0.2ms a mais do que devia. E pior, para manter o nível alto, também é preciso um monte de treino! No fim, você acaba ainda mais frustrado, ou resignado, se conformando com o fato de que nunca vai ser "bom o suficiente".

Acho só que, em se tratando de um hobbie, você não devia enxergar um "objetivo". É como se não fosse uma viagem com destino determinado, o melhor a fazer é curtir o trajeto. O único objetivo é percorrê-lo. Chegar a algum destino interessante é uma consequência natural.

Lembro que no kendo (uma arte marcial) também sempre aparecia alguém que perguntava coisas como "e quando termina o 'curso'" ou "e em quanto tempo eu vou estar sabendo lutar"? As respostas eram: "nunca" e "nunca". O importante em certas coisas não é o destino, e sim o caminho.

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


gtrlv

cara vc devia mudar o seu metodo
comecar da forma mais facil (treinando acordes, musicas faceis, um ou outro solinho) e com o tempo vai estudando a teoria devagar entendendo o q vc tah fazendo

comforme vc vai tocando algumas coisas muitas duvidas irao aparecer assim vc vai aprendendo!

comigo foi assim

lembro q meu professor tava me ensinando campo harmonico e pego uma revistinha q tinha um acorde fora fora do campo harmonico e aquilo me deixou intrigado eu fui atraz saber o pq

gtrlv
Veterano
# ago/08 · Editado por: gtrlv
· votar


Bog


Isso é um engano! Quanto mais você aprende, mais você se dá conta de que tem um monte de coisa que não sabe.

Pensei nisso assim que digitei o post anterior. Mas creio que, à medida que for obtendo resultados palpáveis (audíveis seria mais apropriado :) ), terei mais ânimo para continuar seguindo o caminho.

Acho só que, em se tratando de um hobbie, você não devia enxergar um "objetivo". É como se não fosse uma viagem com destino determinado, o melhor a fazer é curtir o trajeto. O único objetivo é percorrê-lo. Chegar a algum destino interessante é uma consequência natural.

Lembro que no kendo (uma arte marcial) também sempre aparecia alguém que perguntava coisas como "e quando termina o 'curso'" ou "e em quanto tempo eu vou estar sabendo lutar"? As respostas eram: "nunca" e "nunca". O importante em certas coisas não é o destino, e sim o caminho.


Interessante! É por aí mesmo...

japaubatuba

cara vc devia mudar o seu metodo
comecar da forma mais facil (treinando acordes, musicas faceis, um ou outro solinho) e com o tempo vai estudando a teoria devagar entendendo o q vc tah fazendo


Já pensei nisso várias vezes, mas, quando vejo alguém tocando violão só na batida, sem muita variação e, principalmente, sem criatividade, sinto que quero mais... Já disse isso antes, em algum tópico, gosto muito de ouvir amigos que tocam assim, canto junto e tal, mas... Tudo bem, tenho total consciência de que não serei nenhum virtuose! Nem esse é meu desejo! Mas quero mais do que tocar músicas no violão: quero saber tocar O violão!

Pode parecer que quero coisas complicadas, mas não é. Só que também pra fazer coisas simples, é preciso conhecimento. Vou dar um simples exemplo de algo que admiro em quem toca bem o violão ou a guitarra e que eu desejo poder fazer: tem um show em DVD chamado Music for Montserrat. É um show muitíssimo bom, só tem fera! Lá, o Eric Clapton toca Layla ao violão e o Mark Knopfler o acompanha com a guitarra fazendo uns "solinhos". É uma "besteirinha", mas é magnífico! Esse é o tipo de coisa que admiro e que quero saber fazer. Só que não quero simplesmente "tirar" um riff ou solo. Quero poder criá-lo!

Não sei se estou sonhando muito alto (vejam bem, não quero ser um Mark Knopfler! Nem que eu quisesse! :) ), mas é em busca dessa liberdade pra tocar, que quero seguir. É por isso que ainda insisto em estudar pelo método que falei. Mais pra frente, procurarei um professor.

Random_Rampager
Veterano
# ago/08
· votar


Bom, sou novo aqui no fórum e já vou começar escrevendo uma bíblia, ahahah!
Mas enfim, lá vai minha mini história, ehehe.

Basicamente, meu primeiro contato com o violão foram uns 2 meses de aula que eu fiz quando ainda morava no interior, em 1999. Nisso, eu me mudei pra capital e, por conta de uma mistura de preguiça extrema e falta de tempo, larguei o violão no armário e nunca mais mexi nele.

Eu teria passado o resto da vida um completo inepto pra tocar qualquer coisa, sempre naquela de "ah, deixa o violão aí que um dia eu aprendo". Então, lá pro começo desse ano eu estava meio interessado numa piriguete aí e ela me incentivou a tocar. Nisso eu fui e pentelhei uns parentes e amigos meus aqui pra me indicarem um professor. Uma prima minha que toca pra caramba me indicou uma professora top que é conhecida dela (faço aulas com ela até hoje), e fui lá marcar umas aulas.

No começo era muuuuuuuuuuuuuuito chato fazer aqueles exercícios e ficar sem conseguir tocar nada decente. Masssss, eu estava devidamente motivado (Afinal, pegar mulher é o que mais motiva o homens desde o início dos tempos, ahaahaha) e passei rapidinho essa fase, pq ficava treinando direto.

Com bem pouco tempo eu já estava tocando musiquinhas básicas de 3/4 acordes com aqueles dedilhados simples pra apedeutas, hehehe. Com tipo um mês de aula eu comecei a aprender a minha primeira música "decente" (mais ou menos né? Era "Time of your life" do green day, ehehe) que eu consegui tocar sem esses arranjos boçais pra iniciante. Nessa época já tinha morrido o esquema com a tal piriguete lá, mas nisso eu já estava conseguindo fazer uma ou outra coisa massa no violão e já estava animado de ficar tocando. Mais ou menos nesse meio tempo eu e mais dois amigos resolvemos montar uma banda de Blues, e eu fiquei de pegar o vocal, em partes por ainda não tocar porra nenhuma, e tb por cantar menos pior que os caras. Isso tb que me ajuda pra caramba, pq os caras tocam infinitamente mais do que eu e sempre me dão umas dicas.

Como eu já escrevi muito e estou ficando com sono, vou interromper a mini história aqui (basicamente, hoje eu continuo no mesmo esqueminha aula/banda tosca/ver vídeos de outras pessoas tocando no youtube) e pular para a parte interessante do post.

Meu "método" é meio aleatório. Basicamente, eu passo muito tempo tocando as músicas que estou interessado em aprender e mudando constantemente os arranjos de outras, e menos tempo que eu deveria lendo teoria e fazendo os exercícios de partitura (se a professora não cobrasse, acho que eu já tinha encostado isso de vez, ahahaah). Mas até que estou desenvolvendo rápido.

Enfim, no auge dos meus mais ou menos 7 meses de esperiência, vou dar umas dicas pro pessoal que está começando aqui:

-Quando você já conseguir tocar algo que você goste, você vai achar extremamente divertido e não vai querer parar mais. Mas o começo é muito chato, e vc tem que se manter motivado. Enfim, quando seus dedos estiverem doendo, ou quando vc demorar um tempasso pra mudar de Mi Maior pra Lá Maior, e mesmo assim o som sair ruim, lembre-se de que o violão é extremamente efetivo para se aliciar mulheres (acho que a maioria do pessoal do fórum pode comprovar isso, ahaha). Além disso, se vc for um cara chato igual eu, com bem pouco tempo já vai poder tocar músicas toscas para irritar seus amigos. ;)

-Faça aulas, e se possível, com um professor BOM, que já da aulas a muito tempo. Você vai pagar mais caro do que se tivesse tendo aulas com o cara que toca no buteco copo sujo onde você vai beber sexta a noite, mas vale a pena. Não só seu desenvolvimento provavelmente será mais rápido, como ele estará preparado para tirar quaisquer dúvidas com as quais vc resolver pentelhar ele no dia.

-Se você tiver amigos que tocam alguma coisa, sempre é bom marcar pra vcs tocarem algo juntos, mesmo que vcs acabem mais bebendo do que tocando, hahaha.

-Seja humilde e aprenda com os outros. E, se alguém tiver alguma dúvida que você pode ajudar, ensine. Afinal, até aquele namorado curió da sua amiga que toca muito menos do que você pode ter algo pra te ensinar depois. :)

-O pessoal mais experiente aí provavelmente vai rir da minha cara ao ler isso, mas eu acho uma boa dar uma olhada naqueles vídeos tipo "eu tocando tal música no violão" que o povo coloca no youtube. Sempre dá pra pegar alguma coisa com eles.

-A menos que você seja muito disciplinado, não fique muito preso a coisas que você acha chato, senão desanima mesmo.

Basicamente, é isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa eu posto aí depois.

Abraços galera!

gtrlv
Veterano
# ago/08
· votar


Random_Rampager

Muito boa, a sua história. Legais as dicas, também.

E bem-vindo ao FCC!

EnrickAlves
Veterano
# ago/08 · Editado por: EnrickAlves
· votar


Eu mudei um pouco o meu método (um pouco não, totalmente), e vou postar aqui (quem sabe isso ajuda alguem).
Hoje em dia, estou focado em violão. Ainda pego a guitarra pra tirar uns RHCP, mas aquelas cordas enferrujadas dão um desanimo... alias eu pretendo deixar-las lá, não quero aprender guitarra, quero aprender violão (sim, eu quero essa "desmotivação" em guitarra).

Entrei em um curso recentemente (na verdade, passei da guitarra pro violão, não saí do curso), e já faço aulas há um mês. Sei que é pouco tempo, mas devido a minha (pouca) experiencia anterior, não estou sentindo muita dificuldade. Também ando treinando disciplinadamente os exercicios que o professor passa (que alias são muitos), com um metrônomo e um relógio.

Alguem ai deve estar se perguntando:"Pra quê um relógio?"
Eu respondo: eu só pratico cada exercício durante 5 minutos. Comprei um livro muito bom, de exercícios, no qual o autor diz que só é necessário treinar 2h por dia (2h é mais ou menos o tempo que leva para fazer todos os exercícios do livro, dedicando 5 minutos para cada exercício) para ter uma boa performance (ele justifica isso dizendo que o que faz a pessoa melhorar não é o tempo que uma pessoa dedica a um exercício, mas a continuidade com a qual vc pratica ele).

Quanto a repertório, aind está fraco. Sei tocar aquelas típicas músicas de iniciante, "Asa Branca", "Parabens pra vc", e algumas sequencias harmonicas simples que o professor cria pra gente treinar em cima. Fora isso, as músicas que eu já sabia, e algumas que eu tirei de ouvido.

As dicas que eu dou hoje para quem quer aprender violão, são:
-Treine os exercícios que seu professor passar, mas durante no máximo 2h (não precisa ser duas horas, mas também não precisa ser muito tempo).
-Treine com um metronômo, assim vc fica ciente das suas limitações.
-A cada uma hora de treino, ou quando vc se cansar de treinar, deite um pouco e relaxe, durante uns 5 ou 10 minutos.
-Tire músicas de vez em quando (músicas que sejam do seu nível, claro).

Espero ter ajudado.

erico.ascencao
Veterano
# ago/08
· votar


Em 2006 comecei a fazer aulas de violão numa escola perto de casa. O meu professor era o mesmo que tinha me dado aulas de bateria dois anos antes, e ele ainda dava aula de guitarra e baixo. Na minha o opinião ele manjava mais de violão.

Como era uma escola de bairro, o professor atuava como um professor particular, e dava as aulas de acordo com o interesse do aluno. O começo foi o básico: dicionário básico de acordes e cifras de músicas bem fáceis (a primeira foi What's Up, do 4 Non Blondes). Uns meses depois comecei a evoluir, pegando músicas mais diferentes (tanto em dificuldade quanto em estilo), e smultaneamente comecei a estudar um pouco de montagem de acordes e harmonia. Aí comecei a enveredar pro violão clássico básico, isso porque via meu professor tocar umas versões instrumentias que ele mesmo arranjava (como "Your Latest Trick, do Dire Straits", e "Take it On the Other Side", do RHTP) e babava. Por fim, acabei arranjando "Você é Linda", que foi como se fosse um "trabalho de formatura". Então, parei de fazer aula.

Mesmo depois de para de fazer aula, continuei tocando bastante. Aprendi a me virar e tirar músicas sozinho, caçando tablaturas na internet.

Há semanas mergulhei no mundo da guitarra. Vai ser um desafio, pois não estou muito desposto a ficar estudando teoria e técnica especifica, prefiro mais aprender a tocar músicas. Estou apanhando um pouqunho, mas vou seguindo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha Experiência no Aprendizado de Violão/Guitarra