【FIXO】 Batida no Violão - Tópico Central

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# mar/08 · Editado por: kiki


Batida no Violão - Tópico Central

Leiam os 9 primeiros posts completos, eles formam um conjunto.
Se estiver com preguiça, leiam pelo menos os 3 primeiros posts.

Atenção: este tópico NÃO serve pra pedir "qual é a batida da musica tal".

A dica aqui é justamente "aprenda a fazer a sua batida". Treine o ouvido, tire voce mesmo, improvise.

=============================================

Batida e ritmo é um tema que sempre aparece.

E é uma coisa mais difícil de transmitir por escrito do que a formação dos acordes. Eu mesmo cansei de repetir as mesmas dicas em diversos tópicos.
Resolvi organizar o que eu sei e o que eu encontrei esparso em diversos tópicos, de um modo um pouco mais didático do que os métodos usados, como "cima cima baixo baixo", "peteleco", "batida de rock". A idéia é ajudar as pessoas que estão começando a tocar por conta própria.

Não sou nenhum profissional, na verdade estudei muito pouco. Aprendi mais na prática, com ajuda de amigos. Vou relatar da maneira que eu aprendi, podendo inclusive haver erros no que eu digo.

Peço que outras pessoas contribuam com correções, complementos, etc. Neste tópico, pra evitar a criação de infinitos tópicos, deixando as informações esparramadas.

kiki
Moderador
# mar/08 · Editado por: kiki
· votar


A primeira dica que eu sempre dou a qualquer um que ta começando: veja outra pessoa fazendo.
Pode ser um amigo que já saiba tocar, pode ser um dvd do show do artista que você curte. Pra aprender batida é muito bom ver outras pessoas fazendo, e ficar de olho como cada um movimenta a mão.

Segunda dica: ouça a música.
Pra aprender o ritmo de uma música, ouça ela varias vezes, tentando acompanhar com o violão, ou batucando. Não existe um meio eficiente de se transcrever uma batida, o melhor mesmo é pegar de ouvido. E ouvido é treino.