【FIXO】 Batida no Violão - Tópico Central

Autor Mensagem
thalles100
Veterano
# abr/12
· votar


Excelente tópico. Parabéns!

thalles100
Veterano
# abr/12 · Editado por: thalles100
· votar


Desculpem, eu achei outro topico mais relacionado ao assunto, podem desconsiderar esta mensagem =/

Abraços e boas músicas =)

thalles100
Veterano
# abr/12
· votar


Como é mais aconselhado eu pegar a batida da música pelo ouvido: ouço ela e vou tocando ao mesmo tempo ou ouço um trecho e toco ate tocar ela toda?

E outra, tem musica que me parece que eu não ouço o violão, ou mesmo não tem violão, tipo uns rock'nroll (eu acho). Essas musicas como faz pra tocar no violao? Tem jeito? O solo que da guitarra eu devo fazer no violao?

Respondam as duas perguntas por favor.

Obrigado!

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


thalles100
Como é mais aconselhado eu pegar a batida da música pelo ouvido: ouço ela e vou tocando ao mesmo tempo ou ouço um trecho e toco ate tocar ela toda?
tanto faz. tenta um pouco de cada.

E outra, tem musica que me parece que eu não ouço o violão, ou mesmo não tem violão, tipo uns rock'nroll (eu acho). Essas musicas como faz pra tocar no violao? Tem jeito? O solo que da guitarra eu devo fazer no violao?
com certeza, nem toda musica tem violao.

qualquer musica da pra adaptar pra violao, mas algumas vao ficar melhores que outras.

se for um rock muito pesado, tipo um heavy metal, pode ser que nao fique muito legal.
rock mais lento tende a ficar um pouco melhor.

os solos muitas vezes é bom deixar pra lá, se for pra tocar com um violao só. fazer solo sem base fica muito sem graça.
de vez em quando da pra adaptar o solo pra violao e fazer de um jeito que fique interessante, mas depende muito da musica.

thalles100
Veterano
# abr/12
· votar


Como é mais aconselhado eu pegar a batida da música pelo ouvido: ouço ela e vou tocando ao mesmo tempo ou ouço um trecho e toco ate tocar ela toda?

Não consigo fazer a batida corretamente, eu fico nervoso e faço errado. Qual a melhor forma de desenvolver isso? De que maneira?

Abraços

WebTiago
Veterano
# abr/12
· votar


thalles100
Kiki já respondeu

thalles100
Veterano
# abr/12
· votar


ah foi mal, nao tinha visto a resposta da primeira parte!

kiki
Moderador
# abr/12
· votar


thalles100
eu fico nervoso e faço errado. Qual a melhor forma de desenvolver isso? De que maneira?
nervoso com o que amigo?
nao tem que ficar nervoso... treine com tranquilidade, pra voce mesmo. não tem que ter pressão nem cobrança.
pra fazer batida, quanto mais solto e tranquilo melhor. ela simplesmente tem que fluir!

monstrona
Veterano
# mai/12
· votar


Alguém sabe explicar como se toca na itensidade das cordas mais baixa q michel hedges toca?

Ultimamente venho tendado acabar de aprender essa música,spo q não consigo tocar o baixo na itensidade dos pultimos minutos..

bU9
Veterano
# mai/12
· votar


As batidas ficam legais quando estao ORGANIZADAS e BEM DEFINIDAS , assista ao video abaixo QUE EH BEM CURTO mais que tem dicas quentes sobre esse assunto ...



João Pedro Strabelli
Veterano
# mai/12
· votar


bU9
Um pequeno adento. A guarânia aqui do interior do Brasila gente faz um pouco diferente: X X P I X.

O X é meio rasqueado, fazendo um leve movimento de abertura dos dedos para baixo (como se fossem quatro palhetas passando com um pouquinho só de diferença uma da outra; dá um som mais cheio).

Valeu

nenay25
Veterano
# ago/12
· votar


muito obrigado kiki me ajudou bastante!!! Muito obrigado!

miguelita
Veterano
# out/12 · Editado por: miguelita
· votar


Bem massa Kiki, adorei o tópico mesmo sendo antigo, nunca tinha lido! batida e ritmo nao é nada mais nada menos que ouvir bem a música e entender de melodia....
deixo aqui pra vocês um vídeo meu tocando e cantando Maroon 5 - She will be loved.
Ela começa dedilhada, e depois começa a batida mais pro meio da música e no refrão..! eh isso aí ....
http://www.youtube.com/watch?v=rl89H82oloM

valeu

miguelita
Veterano
# out/12
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=rl89H82oloM

fantsy
Veterano
# dez/12
· votar


Cara, desculpa mais o que é isso? 1 e 2 e 3 e 4 e
P I T I P I T I? Não sei muito disso, só vi o vídeo dos iniciantes sobre cifras e tablaturas mais não aparece nada disso que você falou: 1 e 2 e 3 e 4 e
P I T I P I T I? Não tem nenhuma corda chamada P ou I, na verdade nem sei o que é isso? em fim pode me ajudar a entender essa parada?kiki

amador_ssa
Veterano
# dez/12
· votar


fantsy

Preste atenção no 6º post do kiki ainda na página 1:

kiki
Batida
Pra começar, é legal aprender uma batida bem simples, comportada. Com o tempo a gente se desprende destas regras, e passa a fazer a batida como da vontade.
Pra uma batida simples, utilizamos três modos de tocar as cordas:
- Polegar: passando a "barriga" do dedão (o lado de dentro da ponta do dedo), de cima pra baixo.
- Indicador: passando a "barriga" do indicador, de baixo pra cima.
- Todos: passando as unhas de todos os dedos, exceto o polegar, de cima pra baixo. Na verdade não é bem passar. É mais como de estivesse com a mão fechada e abrisse os dedos.

Pras batidas simples usadas aqui, será definido que os toques para baixo serão nos tempos (números) e os toques para cima serão nos meios-tempos ("e"). Mesmo quando algum tempo não é tocado, é interessante a mão manter o movimento de balanço para cima e para baixo.
Há quem faça este movimento apenas com a mão, mantendo o pulso estático. Pra outros, a mão toda faz o movimento para cima e para baixo, movimentando o pulso, e às vezes até o braço.

Batida utilizada no vídeo:
1 e 2 e 3 e 4 eP I T I P I T I


Ps:Leia a página completa quando puder.

japa509
Veterano
# dez/12
· votar


Exelente post valew vou exercitar todos

dpcguido
Veterano
# dez/12
· votar


Pessoal, bom dia!
Estou começando agora e gostaria de saber como se faz a batida na música TELEFONE MAIS do chico rey e paraná.
Obrigado.

muZic
Membro
# jan/13
· votar


Olá galera toco violão a muito tempo e gosto bastante de reggae,
Ultimamente fui informado que a batida do mesmo é melhor realizada se for de baixo p cima...

Confere a informação ?
Abraço

HerediaFLU
Membro
# jan/13
· votar


Olá Pessoal,

Tenho estudado com mais afinco a mais ou menos um ano e tenho melhorado razoavelmente, porém em ritmos mais swingados como na música "olhos coloridos" tenho dificuldade. Alguma dica ou treinamento para soltar mais a mão?

Obrigado. É a minha primeira participação no fórum.

Leonardo Heredia, 36 anos.

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


muZic
gosto bastante de reggae,
Ultimamente fui informado que a batida do mesmo é melhor realizada se for de baixo p cima...
Confere a informação ?

sim, porque muitas vezes a batida do reggae é no contratempo (nos "e" da marcação "1 e 2 e 3 e 4 e" do video), entao fazer pra cima pode ser mais facil, além de ressaltar os agudos.

HerediaFLU
porém em ritmos mais swingados como na música "olhos coloridos" tenho dificuldade. Alguma dica ou treinamento para soltar mais a mão?
puz, só com bastante treino.
treine batidas simples até ter muita segurança, e vá tentando.
tem gente que tem mais facilidade pra pegar ritmos complexos, e tem gente que tem mais dificuldade. vá sem pressa, procure musicas com ritmos parecidos, e treine muitas outras mais simples...

dpcguido
leia os posts iniciais!
aqui não é pra pedir batida, é pra aprender a tirar voce mesmo!

japa509
obrigado!

amador_ssa
Ps:Leia a página completa quando puder.
é isso aí!
valeu pelo apoio!

A. Strateiro
Veterano
# jan/13
· votar


Por favor, alguém pode me ajudar com o ritmo dessa música?

John Frusciante (Moments Have You)

http://www.youtube.com/watch?v=jEJPrYV27M8


Já ouvi várias vezes, mas não consigo tocar igual. É um ritmo para a música toda? Ou é mais de um?

Agradeço.

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


A. Strateiro
vixe, só vi agora...

desculpa perguntar, mas, voce leu os posts iniciais do tópico?

esse tópico não é pra "pedir batidas". a ideia é que com algumas dicas voce consiga pegar os ritmos de ouvido.

heliosilva1977
Membro
# mai/13
· votar


Existem basicamente três maneiras de se tocar as cordas:1 - Batida: "bater" todas as cordas com os dedos (uma explicação mais completa virá mais adiante). Também pode ser feito com palheta. O mais utilizado em música pop/rock;2 - Dedilhado/Batida (ou puxada): tocando cada corda com um dedo (mas não as seis cordas, a não ser que você seja polidáctilo), mas todos ou quase todos simultaneamente (às vezes o polegar se destaca como bordão). Muito utilizado em Bossa Nova, MPB;3 – Dedilhado: tocar cada corda com um dedo, com pouca sobreposição entre as notas. Ou seja, sem tocar varias cordas ao mesmo tempo. É o que se chama de arpejo em música erudita, que é onde é mais utilizado;Lembrando que não há uma relação direta entre estas técnicas e os estilos citados como exemplo. Assim como também não há uma separação tão nítida entre as técnicas, sendo perfeitamente possível misturá-las.

Valeu pelo tópico, muito interessante e didático!!
Obrigado,
Hélio.

http://www.cifraclub.com.br/aprenda/professores/rj/413-rio-de-janeiro/ 13-violao.html

Ismah
Veterano
# jul/13
· votar


Como tocar uma batida sem a música rolar?

Estou com esse dilema! Quando o gaiteiro puxa um maxixe, eu consigo tocar, mas fora isso não rola, parece que não sei. O que fazer?

erikalira
Veterano
# jul/13 · Editado por: erikalira
· votar


alguém sabe dizer como é a batida de "Não Me Deixe Só" de Vanessa da Mata. Já apanhei muito tentando fazer, então se alguém puder ajudar.. =)



SouzaSouza
Membro Novato
# out/13
· votar


Batida no Violão - Tópico Central

Leiam os 9 primeiros posts completos, eles formam um conjunto.
Se estiver com preguiça, leiam pelo menos os 3 primeiros posts.

Atenção: este tópico NÃO serve pra pedir "qual é a batida da musica tal".

A dica aqui é justamente "aprenda a fazer a sua batida". Treine o ouvido, tire voce mesmo, improvise.










GALERA Peço ajuda de vocês a respeito, do uso da mão direita. na batida.. tem musicas que pedem para voce fazer \/\/\/ DPS /\/\/\/ exemplo, Desçe \/ Sobe /\ Sobe /\ desçe \/ ,.. eu sou iniciante, to aprendendo tem 5 dias, e sozinho pela net.. quando vou fazer isso. Desçer e subir. esses ritmos.. Qual posiçao correta dos dedos da mão direita ?? eu uso palheta, ?? os dedos.. ? quais dedos.. ? obrigado valeeeu !

=============================================

Batida e ritmo é um tema que sempre aparece.

E é uma coisa mais difícil de transmitir por escrito do que a formação dos acordes. Eu mesmo cansei de repetir as mesmas dicas em diversos tópicos.
Resolvi organizar o que eu sei e o que eu encontrei esparso em diversos tópicos, de um modo um pouco mais didático do que os métodos usados, como "cima cima baixo baixo", "peteleco", "batida de rock". A idéia é ajudar as pessoas que estão começando a tocar por conta própria.

Não sou nenhum profissional, na verdade estudei muito pouco. Aprendi mais na prática, com ajuda de amigos. Vou relatar da maneira que eu aprendi, podendo inclusive haver erros no que eu digo.

Peço que outras pessoas contribuam com correções, complementos, etc. Neste tópico, pra evitar a criação de infinitos tópicos, deixando as informações esparramadas.


dafimatheus
Membro Novato
# out/13
· votar


Costuma criar uma bolha na barriga do meu polegar, quando eu toco. Isso é normal? Dói muito. Tenho habilidade só com as unhas, mas não consigo treinar a parte traseira dos dedos pra batida.

vitor.inside
Membro Novato
# fev/14
· votar


Oi... na batida quando sobe com o indicador toca em todas as cordas do acorde ou só nas três primeiras?

Vlw.

kiki
Moderador
# fev/14
· votar


vitor.inside
geralmente acaba pegando mais as agudas, mas pode ser todas.
da mesma maneira, quando desce o polegar acaba pegando mais as graves.

isso acaba dando um efeito legal, de as vezes soar mais grave, as vezes mais agudo, no mesmo acorde.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Batida no Violão - Tópico Central