Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Afinações Diferentes

      Autor Mensagem
      guitarfilth
      Veterano
      # abr/15
      · votar


      Ismah
      Grava ae pra gnt ve de qual é irmão. A afinação que uso na minha banda é Drop A, bem pesadinha também.

      Ismah
      Veterano
      # abr/15
      · votar


      guitarfilth

      Agora troquei as cordas pro certo rsrs

      BrunoRodrigues
      Veterano
      # abr/15
      · votar


      Tenho minhas dúvidas se a afinação "E-A-D-G-B-E" ainda é chamada "padrão"...

      Ismah
      Veterano
      # abr/15
      · votar


      É ainda por tradição, da mesma forma que referência de "casamento", geralmente será sempre uma moça de vestido branco, véu e grinalda... Mesmo que vc seja A, B ou C, tal palavra geralmente será/é associada a esta imagem.

      krixzy
      Veterano
      # abr/15
      · votar


      Ismah
      Baixei a afinação para Open D e ficou assim

      D A D F# A A


      Teoricamente parece o peso de uma afinação drop D, qualquer dia faço um teste.

      Ismah
      Veterano
      # abr/15
      · votar


      Não fica aquele som com fim "estralado", que um acorde cheio gera na guita em standart E, soa diferente. Não sei explicar.

      Itamarwjr
      Veterano
      # 06/mai/17 09:15
      · votar


      Vou postar aqui e neste também: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/86374/

      Galera, tenho uma strato afinada em E standard, porém gostaria de tocar Nightwish, kamelot, godsmack e afins, sei que preciso baixar a afinação, mas não gostaria de sair de E standard. Logo acredito que precisaria ter uma segunda guitarra. Relativo a experiência de vocês, sobre todas as afinações, existe alguma que eu consiga tocar todas estas bandas? Obrigado!

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 12/ago/17 00:24
      · votar


      Gente tocar em afinações diferentes na guitarra, penso eu que se for baixar muitos tons abaixo precisaria de um calibre mais pesado, mas a minha duvida é se uma banda tem seus 12 musicas e por exemplo 4 ou 5 cada um tem afinações diferentes na guitarra, ai o cara vai fazer um solo usando a pentatônica, pois entao chego a uma conclusao q além de uma pessoa estudar a afinação padrao souber os modos gregos, decorar a escala natural (os 12 tons) para criar acordes + a pentatônica (todos os tons) ou se ele souber mais escalas, entao se ele ter 5 musicas com outras afinações cada afinação ele tera que saber tudo isso? Fiquei pensando de ser possivel souber tudo em todas as afinações

      krixzy
      Veterano
      # 12/ago/17 11:30
      · votar


      zodiaco10001
      Se vc souber a teoria não importa a afinação, vc vai saber usar pentatônica, modos gregos, escala natural, criar acordes em qualquer afinação, o negocio é vc aprender e não decorar.

      zodiaco10001
      Membro Novato
      # 12/ago/17 18:58
      · votar


      Então man se for afinar em outra afinação vc nao sabera aonde vao estar localizadas as notas pra formar um acorde ou improvisar ou ate pra criar um solo, o unico geito e decorar a partir da primeira casa e seus respectivos acidentes, pq se eu souber a teoria e nao souber aplicar fica complicado

      krixzy
      Veterano
      # 13/ago/17 10:11
      · votar


      zodiaco10001

      O padrão/shape das escalas não mudam, só o que muda é onde vc começa a escala, sabendo o tom de cada corda não vejo dificuldade nenhuma.

      makumbator
      Veterano
      # 13/ago/17 13:57 · Editado por: makumbator
      · votar


      zodiaco10001

      A não ser que seja uma afinação que altera o padrão de intervalos de afinação das cordas não há problema algum (ou seja, se for 1/2 tom, 1 tom, 2 tons abaixo dá no mesmo). Basta pensar na afinação normal e tocar (você chamaria um dó por esse nome mesmo se a nota soando for diferente). Aliás, é como clarinetistas, trompistas, trompetistas e muitos outros músicos já fazem há séculos (eles tocam e chamam uma nota por um nome mas soa outra por causa da transposição do instrumento)

      Quando alteramos o padrão de intervalo entre as cordas aí sim há alguma dificuldade, mas mesmo assim não é nada demais. Eu toco o contrabaixo elétrico de 6 cordas e guitarra elétrica de 6 cordas. Ambos tem a mesma quantidade de cordas, mas com configuração diferente e no caso da guitarra sem seguir o padrão de quartas justas do baixo de 6 cordas.

      Não tenho problema algum pra tocar escalas nos dois instrumentos. Tenho também um baixo de 6 afinado 1/2 tom abaixo, e vale o mesmo, não há problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinações Diferentes

      303.928 tópicos 7.864.266 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital