Afinações Diferentes

Autor Mensagem
guitarfilth
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Grava ae pra gnt ve de qual é irmão. A afinação que uso na minha banda é Drop A, bem pesadinha também.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


guitarfilth

Agora troquei as cordas pro certo rsrs

BrunoRodrigues
Veterano
# abr/15
· votar


Tenho minhas dúvidas se a afinação "E-A-D-G-B-E" ainda é chamada "padrão"...

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


É ainda por tradição, da mesma forma que referência de "casamento", geralmente será sempre uma moça de vestido branco, véu e grinalda... Mesmo que vc seja A, B ou C, tal palavra geralmente será/é associada a esta imagem.

krixzy
Veterano
# abr/15
· votar


Ismah
Baixei a afinação para Open D e ficou assim

D A D F# A A


Teoricamente parece o peso de uma afinação drop D, qualquer dia faço um teste.

Ismah
Veterano
# abr/15
· votar


Não fica aquele som com fim "estralado", que um acorde cheio gera na guita em standart E, soa diferente. Não sei explicar.

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Vou postar aqui e neste também: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/86374/

Galera, tenho uma strato afinada em E standard, porém gostaria de tocar Nightwish, kamelot, godsmack e afins, sei que preciso baixar a afinação, mas não gostaria de sair de E standard. Logo acredito que precisaria ter uma segunda guitarra. Relativo a experiência de vocês, sobre todas as afinações, existe alguma que eu consiga tocar todas estas bandas? Obrigado!

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Gente tocar em afinações diferentes na guitarra, penso eu que se for baixar muitos tons abaixo precisaria de um calibre mais pesado, mas a minha duvida é se uma banda tem seus 12 musicas e por exemplo 4 ou 5 cada um tem afinações diferentes na guitarra, ai o cara vai fazer um solo usando a pentatônica, pois entao chego a uma conclusao q além de uma pessoa estudar a afinação padrao souber os modos gregos, decorar a escala natural (os 12 tons) para criar acordes + a pentatônica (todos os tons) ou se ele souber mais escalas, entao se ele ter 5 musicas com outras afinações cada afinação ele tera que saber tudo isso? Fiquei pensando de ser possivel souber tudo em todas as afinações

krixzy
Veterano
# ago/17
· votar


zodiaco10001
Se vc souber a teoria não importa a afinação, vc vai saber usar pentatônica, modos gregos, escala natural, criar acordes em qualquer afinação, o negocio é vc aprender e não decorar.

zodiaco10001
Membro Novato
# ago/17
· votar


Então man se for afinar em outra afinação vc nao sabera aonde vao estar localizadas as notas pra formar um acorde ou improvisar ou ate pra criar um solo, o unico geito e decorar a partir da primeira casa e seus respectivos acidentes, pq se eu souber a teoria e nao souber aplicar fica complicado

krixzy
Veterano
# ago/17
· votar


zodiaco10001

O padrão/shape das escalas não mudam, só o que muda é onde vc começa a escala, sabendo o tom de cada corda não vejo dificuldade nenhuma.

makumbator
Moderador
# ago/17 · Editado por: makumbator
· votar


zodiaco10001

A não ser que seja uma afinação que altera o padrão de intervalos de afinação das cordas não há problema algum (ou seja, se for 1/2 tom, 1 tom, 2 tons abaixo dá no mesmo). Basta pensar na afinação normal e tocar (você chamaria um dó por esse nome mesmo se a nota soando for diferente). Aliás, é como clarinetistas, trompistas, trompetistas e muitos outros músicos já fazem há séculos (eles tocam e chamam uma nota por um nome mas soa outra por causa da transposição do instrumento)

Quando alteramos o padrão de intervalo entre as cordas aí sim há alguma dificuldade, mas mesmo assim não é nada demais. Eu toco o contrabaixo elétrico de 6 cordas e guitarra elétrica de 6 cordas. Ambos tem a mesma quantidade de cordas, mas com configuração diferente e no caso da guitarra sem seguir o padrão de quartas justas do baixo de 6 cordas.

Não tenho problema algum pra tocar escalas nos dois instrumentos. Tenho também um baixo de 6 afinado 1/2 tom abaixo, e vale o mesmo, não há problema.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinações Diferentes