Afinacao em C

Autor Mensagem
james_hetfield
Veterano
# abr/05


quais sao as notas das cordas pra afinar em C? eu to usando aquele encordamento zakk wylde onde as ultimas cordas sao bem grossas...posso afinar em D ou tem q ser em C?

Gambá do Rock
Veterano
# abr/05
· votar


No caso da afinação em C, é só abaixar dois tons. Em D um tom.
fica assim:

afinação padrão: E, A, D, G, B, e

em C: C, F, A#, D#, G, c

em D: D, G, C, F, A, D

esta mudança na afinação, na verdade ocorre sobre a tensão das cordas. A sua guitarra, se antes estava regulada para a afinação padrão, deve agora ser regulada para a nova afinação.

james_hetfield
Veterano
# abr/05
· votar


Gambá do Rock

entendi. mas e as cordas sendo mto grossas..tem problema se eu manter a afinacao q to usando? Eb com drop Db??

Rifferman
Veterano
# abr/05
· votar


Gambá do Rock
como se regula para uma nova afinação???

Gambá do Rock
Veterano
# abr/05
· votar


james_hetfield
Rifferman

inicialmente, regulagem no tensor do braço e nas molas da ponte (se tua guitarra tem floyd, Wilkinson ou ponte strato standard. Mas, tenha cuidado. esta regulagem pode desregular tudo se vc não tiver experiência. è melhor mandar para um luthier e especificar com que afinação e cordas vc deseja tocar.
abç

Gambá do Rock
Veterano
# abr/05
· votar


quais guitarras e pontes vcs estão utilizando???

Gambá do Rock
Veterano
# abr/05
· votar


ah..., e cordas de que calibre???

james_hetfield
Veterano
# abr/05
· votar


cara to usando uma Lp zakk wylde, o calibre das cordas sao 10 13 17 36 52 60 ta afinado em Eb com a sexta em Db.....sera q tem problema?

Gambá do Rock
Veterano
# abr/05
· votar


quando vc afinou em Eb as cordas ficaram mais afastadas dos trastes???
utilize como referência o 12º traste ou pressione a 6ª corda no primeiro e no último traste simultaneamente. observe o abaulamento no braço pelo espaço entre a corda e os trastes (lá pelo meio do braço) se for maior que 1 mm, talvez seja preciso regular o tirante do braço.

james_hetfield
Veterano
# abr/05
· votar


Gambá do Rock

nao entendi direito mas eu fiz isso, bem eu n uso as cordas coladas ao braco n sei se interefere, uso um pouquinho mais alta pq n gosto de cordas mto baixas...fiz isso e a altura das cordas referentes aos trastes estao praticamente iguais, senao totalmente iguais. e a guitarra nao trasteja de forma alguma. se vc tiver msn me adicionar pra vc me ajudar por favor cara, kain82@bol.com.br valeu

Gambá do Rock
Veterano
# abr/05
· votar


tenho msn não.
mas vc poderia instalar o SKYPE aí conversamos on-line.
meu log lá é philoguitarra
valew.

james_hetfield
Veterano
# abr/05
· votar


cara n to te achadno no skype, meu login eh jebmiguel tenta me achar=]

vacaum
Veterano
# abr/05
· votar


afinação em drop C

D|
A|
F|
C|
G|
C|

Nightwish (Nemo), System Of A Down(menos o novo CD), Static X entre outras usam essa afinação

Wagner
Veterano
# abr/05
· votar


EU uso:

e|
B|
G|
C|
G|
C|

soh mudo pra toca system.....ae soh mudo as 3 ultimas.....toco algumas em Dropped D........mas naum mudo as 3 primeiras

Acho q afinar em C, eh besteira.......drop C, jah eh mais usual pela formação de triades.

Pâmela L
Veterano
# nov/09 · Editado por: Pâmela L
· votar


Perguntas de uma leiga:

Vocês estão falando da afinação Drop C? Que seria o mesmo de Dropped C Tuning? O nome dessa afinação em português é Drop de C? (pra ficar mais fácil de falar com minhas companheiras de banda)

Da afinação padrão para Drop D só muda uma corda(a sexta), dai os "power accords" que eu fazia como F, G e A ficam mais fáceis e tal porque é só colocar o dedo "reto" (se é que me entendem hahaha). Agora, em Drop C, como faço? Muda tudo? Ou é a mesma coisa de Drop D só que com uma sonoridade diferente? A localização das notas é a mesma?

Me ajudem e vejam se conseguem me dar dicas caso mude tudo :'(

TappingBOY
Veterano
# nov/09
· votar


"reto"
Hum...danadinha

CrenteLouco
Veterano
# nov/09 · Editado por: CrenteLouco
· votar


Pâmela L
Vou tentar esclarecer sua dúvida, já que sou meio acostumado com Drop C.
No Drop D, o que você faz: mantém todas as cordas afinadas em E Standard, e afina apenas a sexta corda um tom abaixo, D no caso.
Daí fica Drop D. E as notas mudam de lugar apenas nessa corda, já que sua afinação desceu um tom. Ex.: Com a sexta corda afinada em E, na terceira casa a nota vai ser G. Já afinada em D, a nota nessa casa vai ser F já que você desceu um tom na afinação.

Já para Drop C, partindo da afinação padrão (E Standard), você vai descer um tom de todas as cordas, exceto da sexta. Essa última você desce 2 tons, saindo do E para C.
Deixando a afinação assim:

1|D (Antes E)
2|A (Antes B)
3|F (Antes G)
4|C (Antes D)
5|G (Antes A)
6|C (Antes E, para E Standard; Antes D, para Drop D)

Você desceu a afinação de todas as cordas, consequentemente as notas mudaram de lugar. Vale lembrar que a diferença vai ser apenas de 2 casas (como base a afinação E Standard) para as cordas 1 a 5, e 4 casas para a sexta corda.
E sim, o que chamamos de Dropped C Tuning, é a mesma coisa que Drop C.
Drop C, assim como Drop D, é usado para obter sons mais pesados.
Espero que tenha ajudado.
Se ainda restar alguma dúvida, pode perguntar.
Terei prazer em ajudar o/

TappingBOY
Se não for postar nada produtivo, não poste.

Pâmela L
Veterano
# nov/09 · Editado por: Pâmela L
· votar


CrenteLouco
Ok.
Então então o power accord de C fica sendo em D? (por exemplo)
E todos os acordes ainda continuam existindo ou tenho que fazer adaptações?

Ah, e como faço pra fazer o power accord de F, G e A?

E o que eu teria que estudar pra aprender a adaptar as coisas pra essa e outras afinações? Ou é pratica?

CrenteLouco
Veterano
# nov/09 · Editado por: CrenteLouco
· votar


Pâmela L
Então então o power accord de C fica sendo em D? (por exemplo)
Exatamente!
E todos os acordes ainda continuam existindo ou tenho que fazer adaptações?
Eles continuam existindo, porém duas casas abaixo em Drop C.
Ah, e como faço pra fazer o power accord de F, G e A?
Power Chord F:
D|-------------------
A|-------------------
F|-------------------
C|--5--------------- (Se preferir com oitava)
G|--5---------------
C|--5---------------

Power Chord G:
D|-------------------
A|-------------------
F|-------------------
C|--7--------------- (Se preferir com oitava)
G|--7---------------
C|--7---------------
Ou:
D|-------------------
A|-------------------
F|--2---------------- (Se preferir com oitava)
C|--2---------------
G|--0---------------
C|------------------

Power Chord A:
D|-------------------
A|-------------------
F|--4---------------- (Se preferir com oitava)
C|--4---------------
G|--2---------------
C|------------------

E o que eu teria que estudar pra aprender a adaptar as coisas pra essa e outras afinações? Ou é pratica?
É só prática mesmo. Lembrar da diferença de notas de uma afinação pra outra, e praticar! Em pouco tempo você acostuma.

Pâmela L
Veterano
# nov/09
· votar


CrenteLouco
Tipo, uso o Guitar Pro e lá quando tem alguma música em Drop C e mudo pra D, coisas que em C ficam simples e as vezes na mesma corda, em D ficam em 3 cordas e num grau de "complexidade" dobrado. Tá certo isso ou o Guitar Pro tenta criar alternativas as vezes muito emboladas?

ROo
Veterano
# nov/09
· votar


Pâmela L
Geralmente você tem que escrever a tab denovo.

o Guitar Pro quando passa pra outra afinação costuma usar as notas soltas, ou toda a frase na mesma corda com uma distância absurda entre as notas (isso principalmente em solos).

ai cabe a você escrever de uma maneira mais agradável de tocar :)

Pâmela L
Veterano
# nov/09
· votar


ROo
Vou ver se toco tudo em Drop C agora HAHAHAAHA
Muito obrigado gente.

Se tiverem algo a mais pra me ajudar, postem por favor :D

CrenteLouco
Veterano
# nov/09
· votar


Pâmela L
Muito obrigado gente.
Disponha. :)
Sempre que precisar, estamos aqui.

Aliás, tens uma banda só com mulheres?
Que tipo de música vocês tocam?

Pâmela L
Veterano
# nov/09
· votar


CrenteLouco
Agora tentamos fazer um Post Hardcore

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


Vou postar aqui e neste também: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/3264/p1

Galera, tenho uma strato afinada em E standard, porém gostaria de tocar Nightwish, kamelot, godsmack e afins, sei que preciso baixar a afinação, mas não gostaria de sair de E standard. Logo acredito que precisaria ter uma segunda guitarra. Relativo a experiência de vocês, sobre todas as afinações, existe alguma que eu consiga tocar todas estas bandas? Obrigado!

krixzy
Veterano
# mai/17
· votar


Itamarwjr
no tom original, não.

Itamarwjr
Veterano
# mai/17
· votar


no tom original, não.


Foi o que pensei. Pergunta: que afinação dropada vc me indica pra conseguir um "range" maior de musicas nesses estilos? Obrigado!

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


Itamarwjr
Afine tudo em C (nao somente drop)...use um C F Bb Eb G c e nas musicas com afinacao padrao, coloque um capotraste na 4ª casa. Vai dar pra tocar de quase tudo.

Iversonfr
Veterano
# mai/17
· votar


Itamarwjr
Relativo a experiência de vocês, sobre todas as afinações, existe alguma que eu consiga tocar todas estas bandas? Obrigado!

Você quer pra tocar em casa ou com banda? Se for com banda, um jeito que penso em contornar, é afinar todo mundo em Eb aliviando o vocal em várias músicas, então quando você cair pra drop D, ficaria na verdade em drop Db, o que seria próximo de uma afinação em C, daria pra tocar com a banda sem ficar estranho sendo só meio tom acima do original. Porém para isso seria interessante usar cordas híbridas para ter uma corda mais grossa na mizona, e não um 10-46 comum. Cordas mais grossas ficam mais firmes e menos bambas ao afinar mais baixo que E, o que é indispensável pra não ficar trastejando ou dar aquele som oscilante. Querer tirar tudo isso de uma única guitarra não tem como.

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


Ou entao usar um pitch shifter. É uma alternativa tambem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinacao em C