Aproximando o timbre da minha guitarra com uma Gibson.

Autor Mensagem
FiReFhOx
Veterano
# jul/12 · Editado por: FiReFhOx
· votar


giovanibouvié
Uma coisa que custei mas aprendi com o tempo é

O timbre está no guitarrista!

Sua guitarra pode ser da Hanna Montana (É sério, tem gravações aqui no forum com uma guitarra dela), que se você souber utilizar o equipo que tem, vai conseguir timbres legais!

Não to dizendo que uma Gibson é dispensável, claro que com uma vc consegue timbres exelentes, mas com uma guitarra barata também da pra conseguir, só conhecer bem seu equipo

Tem diversos videos de guitarristas famosos em workshops fazendo seu merchandising e tocando com guitarras baratas de alguma marca que patrocina, e mesmo assim o timbre deles é animal!


De uma estudada no que pode fazer com o que tem (Mesmo que seja uma guitarra e um notebook, só isso ta me salvando nesse momento, veja aqui!)

Fica a dica! Abraços!

leandroantonioli
Veterano
# jul/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola
FiReFhOx

Amigos, eu analiso essa situação de comprar guitarra top, equipar guitarras medianas com captadores de renome, comparar uma com a outra, e etc; como um hobbie.
Muitas pessoas fazem isso porque se sentem bem. Pode ser até mesmo algo terapêutico, se pensarmos do ponto de vista psicológico.
Quem nunca se sentiu empolgado ao entrar numa loja repleta de instrumentos e se vislumbrar com a possibilidade de comprar um equipamento novo naquele lugar? De certa forma, temos prazer nisso. E é algo que está além do "ser músico", pois sabemos que de nada acrestentará ao nosso conhecimento musical.
Talvez esse seja o enfoque motivador dos colecionadores.

E vejo isso constantemente aqui no FCC. Claramente percebemos que muitos usuários acabam demonstrando um grande conhecimento teórico sobre equipamentos, mas que na hora de tocar apresentam grande deficiência.
Mas de repente pode ser até algo positivo, pois gera discussões que, no final, leva a conclusões interessantes.

Enfim, já nem esquento mais a cabeça com discussões sobre equipamentos, pois entendo que muitos vezes o indivíduo gosta disso, sabe?
Quem sabe não temos aí uma nova cultura no mundo da música: os interessados por equipamentos musicais.

FiReFhOx
Veterano
# jul/12
· votar


leandroantonioli

Claro que comprar equipamentos é bom...

Afinal estou a passeio na Europa, e estou voltando pro Brasil com uma Gibson e um Peavey 6505+

Só estou dizendo que não adianta ter um set completo e super caro, que se não souber usar vai continuar com o timbre de uma Tonante rsrsrs.

Quero dizer que ele consegue timbres bons com a guitarra dele, e não vale a pena gastar dinheiro com uma guitarra tão barata, sendo q só com o dinheiro que ele vai gastar com equipo pra deixar ela mais ou menos, ele compra outra melhor, que inclusive vale a pena ser melhorada...

Então vale a pena ele dar uma estudada no equipo dele, pra tentar conseguir o limite do equipo atual, ai então começar a buscar novas guitarras, efeitos, captadores e amplis.

renatocaster
Moderador
# jul/12 · Editado por: renatocaster
· votar


leandroantonioli

Quem sabe não temos aí uma nova cultura no mundo da música: os interessados por equipamentos musicais.

Lamento informar, mas essa "cultura" é velha. Hehehe.

Realmente tem pessoas que tem como hobby esse negocio de equipamentos. Conheço pessoas que sequer tocam, mas que negociam equipamentos, pesquisam, conhecem marcas e modelos.

Tenho um conhecido que vende instrumentos musicais em larga escala. Certa vez eu perguntei a ele se ele tocava algum instrumento, e ele disse que não. O prazer dele realmente é esse: Negociar instrumentos, pesquisar, etc. E ele ainda diz que adora esse convívio com musicos, e tal, mesmo não sendo um.

Abs

vintagentleman
Veterano
# jul/12
· votar


Na minha opinião a Gibson LP é a guitarra mais difícil de imitar em relação ao timbre. Acho que quem mais se aproximou foi a Yamaha com o modelo AES 820, que tinha uns humbuckers Di Marzio, se não me engano. Ela foi descontinuada há anos.
Só para comparar é muito mais fácil conseguir um som de Fender strato customizando uma infinidade de similares.
Eu falo aqui considerando o som da guitarra limpo num bom ampli. Claro que com os efeitos e equalizações adequados dá para tirar praticamente som de qualquer guitarra, com qualquer guitarra, de forma satisfatória.

leandroantonioli
Veterano
# jul/12
· votar


FiReFhOx

Vc tem razão, mas há pessoas que precisam passar por um processo de aprendizagem. E às vezes, somente cometendo alguns equívocos, é que isso vai acontecer.
Mas eu penso que não tem jeito, mestre. Tem pessoas que gostam demais desse lance de mexer nas guitarras. heheheh



renatocaster
É verdade. Essa cultura já está aí faz tempo. Recentemente comprei um amplin de um rapaz colecionador de guitarras que nem tocava.
Abração!!!

Mr. Black Beauty
Veterano
# jul/12
· votar


É...não tem como dizer o que vou dizer sem arrumar polêmica mas, na minha opinião, os melhores timbres que o Pepeu Gomes tirou foi com uma Giannini, nos anos 70; Jeff Healey dizia abertamente que sua strato preferida era uma Fender Squier; Paul Stanley também sempre declarou que uma Gibson não é nada mais do que uma boa peça de mogno, ponte tune-o-matic e captadores humbuckers e que a melhor strato que já empunhou era japonesa. Se sua guitarra realmente é de mogno ( verifique se o corpo é feito de uma peça única ou no máximo duas peças) eu investiria nos caps, ferragens etc se fosse você.


Abçs a todos

zedoidiao
Veterano
# jul/12
· votar


procura r[eplicas de captadores, sai mais em conta: Cabrera ou malagoli

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aproximando o timbre da minha guitarra com uma Gibson.