Teste: Gibson Les Paul Custom emg VS Gibson Les Paul 59VOS - Qual timbre é melhor?

    Autor Mensagem
    PEMAMETAL
    Veterano
    # out/12


    E ae rapaziada,

    Fiz comparação de timbres entre as minhas duas LPs

    Na opiniao de voces, qual timbrou melhor?

    R9 - escala de rosewood, captaçao busrtbucker 2 e 1, corpo de mogno solido
    Custom - escala de ebano, captaçao EMG, corpo de mogno Weight relief

    R9 vs Custom 1

    R9 vs Custom 2

    R9 vs Custom 3

    R9 vs Custom 4

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PEMAMETAL
    Porra, você é um cara que sabe brincar ahahhaa, mete em um vídeo logo duas lespas parrudas hahaaaha.

    Parece que a 59 é um tico mais fechada, mas muda muito pouco entre as duas. Contudo nos últimos dois parece que a Custom fica um pouco mais encorpadinha, no fim as duas ficaram quase idênticas. Faltou gravar som limpo e com uma distorção bem forte, bem metal para ver se a 59 nessa hora "peida" para a Custom.

    renatocaster
    Moderador
    # out/12
    · votar


    PEMAMETAL

    a Custom com captação EMG proporcionou menos chiado e menos "humming" em relação à R9. Também soou com um pouco mais de definição, a R9 em determinados momentos "embolou" um pouco devido a distorção de alto ganho. Neste aspecto, a Custom com EMG se comportou melhor.

    Nos exemplos de solos que vc tocou, parece que a Custom com EMG teve uma leve perda de dinâmica. Aqui já senti que a R9 se comportou melhor. Em suma, na grande maioria as duas até que soaram parecidas, foram leves diferenças. Talvez devido ao alto ganho do drive.

    Seria legal vc gravar outros exemplos com um drive mais leve (ou crunch) e sons cleans. Talvez assim a interatividade nas comparações seja maior e mais evidente.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Filippo14

    com uma distorção bem forte, bem metal para ver se a 59 nessa hora "peida" para a Custom.

    Caralho? Voce quer mais peso que isso?
    Não dá! O ganho do amp ja ta no maximo e o volume ta no 5
    presence - 2
    bass - 10
    mid 4
    treble - 6
    master - 5
    preamp - 10

    O boost (sd-1) tava ligado com tudo 7. Talvez voce sentiu falta de um riff mais pesado por que eu toquei basicamente acordes e solos, mas po isso aí tem ganho demais, voce achou que faltou ganho??????
    .

    PEMAMETAL
    Veterano
    # out/12
    · votar


    renatocaster

    a Custom com captação EMG proporcionou menos chiado e menos "humming" em relação à R9. Também soou com um pouco mais de definição, a R9 em determinados momentos "embolou" um pouco devido a distorção de alto ganho. Neste aspecto, a Custom com EMG se comportou melhor.

    Nos exemplos de solos que vc tocou, parece que a Custom com EMG teve uma leve perda de dinâmica. Aqui já senti que a R9 se comportou melhor. Em suma, na grande maioria as duas até que soaram parecidas, foram leves diferenças. Talvez devido ao alto ganho do drive.

    Seria legal vc gravar outros exemplos com um drive mais leve (ou crunch) e sons cleans. Talvez assim a interatividade nas comparações seja maior e mais evidente.


    Sim a R9 teve mais humming, mas é que eu tava muito perto do computador, se eu me afastasse mais ela não faria tanto humming, mas mesmo assim, o EMG é menos suscetivel a interferencias!

    No timbre tem algumas diferenças leves, mas não é tanta assim. O que eu achei mesmo é que a Custom apesar de ter mais graves e mais agudos parece que ela tem o som mais morto. A R9 parece que tem mais vida e o palm mutting dela é mais gostoso de escutar, não sei se é a palavra certa mais parece que fica um pouco mais comprimido e comportado, o exemplo que mais aparece isso é o 3. Isso é a minha avaliação.

    No geral eu preferi mais a R9.

    Vou gravar algum som mais crunch e outro limpo pra colocar aqui depois.

    Filippo14
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PEMAMETAL
    ahahahah não achei tão pesado, não achei que a R9 embolou não

    renatocaster
    Moderador
    # out/12
    · votar


    PEMAMETAL

    O que eu achei mesmo é que a Custom apesar de ter mais graves e mais agudos parece que ela tem o som mais morto. A R9 parece que tem mais vida e o palm mutting dela é mais gostoso de escutar, não sei se é a palavra certa mais parece que fica um pouco mais comprimido e comportado, o exemplo que mais aparece isso é o 3

    Então, a tal perda de dinâmica que falei é mais ou menos isso aí. Eu tenho uma Ibanez RG 370 com caps EMG (85). Não é a mesma guitarra e nem as mesmas madeiras que a sua, mas dá pra perceber essa perda, ainda mais tocando nas cordas mais graves.

    Experimenta gravar clean ou um drive mais relax, observe o sustain, as notas mais prolongadas, os acordes dedilhados....Eu acho que os EMG interagem pouco com a madeira....não sei...fico com essa sensação toda vez que toco com a Ibanez e depois toco com a N4 com caps passivos.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Filippo14

    Cara Peso e ganho são 2 coisas diferentes! Vc acha que ta sem peso por que na verdade eu nao toquei nenhum riff pesado. Vou gravar com a mesma eq um riff tipo do No More Tears, quero ver se vc nao acha pesado. Hehehe

    renatocaster
    Então, a tal perda de dinâmica que falei é mais ou menos isso aí. Eu tenho uma Ibanez RG 370 com caps EMG (85). Não é a mesma guitarra e nem as mesmas madeiras que a sua, mas dá pra perceber essa perda, ainda mais tocando nas cordas mais graves.

    Experimenta gravar clean ou um drive mais relax, observe o sustain, as notas mais prolongadas, os acordes dedilhados....Eu acho que os EMG interagem pouco com a madeira....não sei...fico com essa sensação toda vez que toco com a Ibanez e depois toco com a N4 com caps passivos.


    Vou gravar alguma coisa que tenha bastante dinamica de ganho e vou postar aqui. Mas eu esqueci de falar uma diferença. A custom ta com aquelas corda .10 -.60 do Zakk enquanto a R9 ta com .10 - .46 comum

    astrataranis
    Veterano
    # out/12
    · votar


    estou com o renato caster, embora nao saiba o que seria a tal dinamica, achei ambas muuuiiiitoooooo identicas, teria q ser um profissional pra enxergar diferencas sem saber do q se trata. mas que a r9 embolou um pouco mais e soou mais abafada soou. Pra mim a emg ganhou, principalmente pelo embolar e hum...

    de fato, duas coisinhas deliciosas de ter em casa... mas eu senti falta tb de clean e um som menos fritacao, pra mim musica nao eh fritacao, isso irrita os ouvidos, um som com menos velocidade e mais harmonia e sensibilidade mostra muito mais... de qqr forma, pontinha de inveja! (boa!)

    PEMAMETAL
    Veterano
    # out/12
    · votar


    astrataranis

    de fato, duas coisinhas deliciosas de ter em casa... mas eu senti falta tb de clean e um som menos fritacao, pra mim musica nao eh fritacao, isso irrita os ouvidos, um som com menos velocidade e mais harmonia e sensibilidade mostra muito mais... de qqr forma, pontinha de inveja! (boa!)

    E ae cara. Bom os riffs que eu coloquei estão bem tranquilos e da pra ver legal o timbre,. Os solos realmente estão bem fritados, eh que na verdade to testando um timbre a la Zakk Wylde, eu vou gravar alguma coisa na linha mais sussa tipo All Right Now - Free ou Sunshine of Your Love - Cream e ai coloca aqui de novo.

    PEMAMETAL
    Veterano
    # out/12
    · votar


    astrataranis
    dinamica é a reação da guitarra/captador a intensidade que voce toca. Palhetar forte sai mais alto e distorcido, palhetar fraco o som sai baixo e mais limpo. No caso do Emg como a saida é muito alta, a tendencia é que palhetando forte ou fraco o som saia mais ou menos igual sempre

    ALF is back
    Veterano
    # out/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    PEMAMETAL
    2 belos timbres cara! confesso q achei q as diferenças seriam maiores de uma pra outra! gostei um pouco mais da Custom (se é q a custom foi sempre a segunda dos testes, como imagino!)...ela teve um pouco mais de graves e talvez até um pouco mais de agudos tbm...mas nao chega a ser uma grande diferença! a R9 soa um pouco mais vintage, com aqueles medios mais pronunciados...mas nossa, me sinto um mané querendo comentar detalhes de cada timbre pq os 2 são excelentes e pouco diferentes! bom...ja tive EMG e arrisco dizer agora q a R9 soaria melhor no clean! q tal esse teste?
    abç!

    edit: agora q to vendo o pessoal comentando do ruido...de fato, como se espera, EMG teve menos...mas eu como sou strateiro, ja acostumei com isso, tanto q nem reparei! kkkkkkkk

    PEMAMETAL
    Veterano
    # out/12
    · votar


    ALF is back

    É bem isso mesmo, pra mim a Custom tem mais grave e mais agudo tb. Mas a diferença é pouca mesmo, muita distorção faz as coisas parecerem iguais, apesar que ao vivo parecia que as diferenças eram maiores

    Crossqb
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara as duas estão muuuuito parecidas....mas como vc pediu pra escolher, no geral eu gostei mais da R9....se não quiser a custom pode mandar aqui pra casa que será bem vinda uaihAiuHAiuHAiU

    Abraço cara!

    Nefelibata
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PEMAMETAL

    Eu concordo com o q o pessoal tah dizendo em quase tudo!

    Os dois timbres estão bons... mas por questão pessoal eu preferi a R9. De fato a dinâmica maior eh bastante perceptível, o q torna o som mais humano, menos quadradinho, mais visualizável nos palm mutes. Soh achei q nos solos merecia mais médios... mas deve ser a sua equalização q não me agradou neste ponto!

    Jah a Custom realmente impressiona pelo alto ganho, aliando qualidade de timbre com MUITO silêncio! Isso eh bem legal, passa um conforto a mais. Entretanto, o "defeito" (característica??) da dinâmica me faz sempre gostar mais dos caps passivos. Mas em um caso os EMGs se saíram muito melhor, nmho, que foi no primeiro riff, quando as tríades do riff ( triades acho, não lembro ao certo, mas enfim...) soaram bem mais cheias, muito mais corpo. Bem melhor, mas pode ser por causa das cordas bem mais grossas.

    Parabéns pelas guitas!
    abraços

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # out/12
    · votar


    vcs realmente conseguem notar diferença ? os dois timbres são muito fodas ,, mas eu n consigo diferenciar , quer dizer , pra quem toca a pegada de uma ou de outra deve mudar tudo , mas pra ouvir me soam igualzinhas , acho que meu ouvido q é ruim...

    Jinkxs
    Veterano
    # out/12
    · votar


    rhoadsvsvai

    acho que meu ouvido q é ruim...

    Então o meu também é.... hehehe.

    PEMAMETAL

    Timbrão amigo. 2 belas guitarras. Usou o JCM 800 ZW???

    Olha... o que o rhoadsvsvai falou vale também pra mim. Pode ser que na sua mão, você sinta diferença na pegada, na tocabilidade de cada uma, e isso influencia levemente a dinâmica da execução. Portanto, existe, para querm toca, uma diferença de sensibilidade entre as duas.

    Já pra gente, que ouve o som comprimido, em caixinhas de PC, fica mais difícil diferenciar.

    E já que você levantou a bola, e tá com a guitarra na mão, do lado da 4x12 com o master no 5.... fala aê sobre suas impressões... (ou me convida pra fazer uma Jam aí contigo, hehehe....)

    PEMAMETAL
    Veterano
    # out/12
    · votar


    rhoadsvsvai
    Jinkxs

    Caras, da sim pra perceber uma diferença, não é muito grande mas dá!! Principalmente nas bases. Prestem atenção nos agudos, mas é claro que em caixinha de som de PC não vai dar pra perceber nada, tem que ouvir num som decente

    Timbrão amigo. 2 belas guitarras. Usou o JCM 800 ZW???

    E já que você levantou a bola, e tá com a guitarra na mão, do lado da 4x12 com o master no 5.... fala aê sobre suas impressões... (ou me convida pra fazer uma Jam aí contigo, hehehe....)


    Sim eu usei o 2203ZW, mas eu não estava ao lado da 4x12, eu liguei tudo passei os cabos por baixo das portas e tranquei a salinha isolada, fiquei do lado de fora monitorando com um fone. Não é a mesma coisa que tocar lá dentro, mas pra gravar te que ser assim.
    Ficar na frente de uma 4 x 12 com um marshall de 100 watts no volume 5 é foda. É alto demais, apita absurdamente, machuca o ouvido. Voce só iria ouvir microfonia no intervalo entre as notas, atrapalha até a execução de tanto barulho. Pra tocar na frente de um amp desses tem que ficar longe dele e um lugar bem espaçoso,

    Jinkxs
    Veterano
    # out/12
    · votar


    PEMAMETAL

    Blz velho.... deve ser por aí mesmo. 100w é phoda!!!! Por isso que fico com o meu de 5w. Dá pra botar o master no 3 e ficar colado na frente do falante sossegado. Hehehehe.

    Esses monstros precisam ser domados. Aí, só quem tem experiência pra usar os macetes...

    edalko
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pra tocar na frente de um amp desses tem que ficar longe dele e um lugar bem espaçoso,

    Por isso que meu sonho, ainda realizável, é ensaiar com a banda em algum galpão de empresa... dá pra socar volume sossegado!!!

    astrataranis
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    pema, kde os sons que disse q ia gravar?

    a funeral bells ta com um sonzera do caramba, ql guita usou???

    revi o review, e pra mim continuo com a mesma opniao, muito identica... talvez pra outros estilos a r9 seja melhor pela tal dinamica... sei la...

    show!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teste: Gibson Les Paul Custom emg VS Gibson Les Paul 59VOS - Qual timbre é melhor?