Jovens guitarrista procurem ler isto!

Autor Mensagem
du paul
Veterano
# jan/12
· votar


meu voceis estão pirando o muleke ta certo . ta errado .sei la.
a verdade é. que tem muleke de 10anos que toca muito mesmo
e tem gente que pega o violão com 10anos e vai chegar aos 30 .
tocando do mesmo jeito .eu só sei que as coisas não vão acontecer pra todos mundo .tem guitarrista que toca muito que vai ficar puto com aquele cara que so faz
2 ou3 acordes mais vai fazer o maior sucesso enquanto outro que fez escola reformatorio de musica le partitura eo caralho vai so tocar em barzinho e olhe la

Jcra
Veterano
# jan/12
· votar


Nossa,vi esse topico de tarde e ta até agora discussao? HEOAHIOEHOHAOHIEAOHI

sidguitar1
Veterano
# jan/12 · Editado por: sidguitar1
· votar


du paul

enquanto outro que fez escola reformatorio de musica le partitura eo caralho vai so tocar em barzinho e olhe la




hahahha, arruma isso ai brother, e conservatorio, reformatorio era delinquentes juvenis hehe,abraço

du paul
Veterano
# jan/12
· votar


sidguitar1
pior que ta errado mesmo ahahahahahahah
mas ta valendo obrigado véio rsrsrsrsr

cuca.
Veterano
# jan/12
· votar


na boa veja bandas de metal como:
judas priest,iron maiden,halloween,black label society,metallica,megadeth,pantera,machine head,Testament,Soad...
kra mande qualquer guitarrista de jazz ou mpb tocar isso pra vc ver oque é complexo,outra coisa mpb,jazz e metal sao estilos totalmente diferentes mano,nao existe lógica em comparar isso,guitarristas devem ter a mente aberta uma coisa q qualquer guitarrista presisa saber tocar é blues,é tipo o basico ,vc pode ver caras com malmsteen,dimebag darrel,zakk wylde,ritchie blackmore sabem tocar blues,começaram no blues,tecnica é muito importante tbm.
na minha opniao esse topico devia ser fechado

AleXtremePK
Veterano
# jan/12
· votar


joris_141
Rebirth é uma das musica q eu gosto bastante pelo fato do q vc falou.

voce ja viu PESSOALMENTE um garoto de 8/9 anos solar Hendrix, Malmsteen etc? A não ser que voce more na Asia.
Não é impossível mas é mais difícil de se ver realmente.

cuca.
Cara eu acho q Jazz tem umas coisas complexas tbm (isso na minha opinião)...

vitor_antunes
Veterano
# jan/12
· votar


qwertyasdfgh

Concordo plenamente, por outro lado o chuck schuldiner do Deth esdutou várias músicas e as incorporou no death metal e não é considerado o melhor guitarrista do death metal.

e o kerry king que (ouvi falar) que não sabe nem improvisar é dos melhores do thrash

qwertyasdfgh
Veterano
# jan/12 · Editado por: qwertyasdfgh
· votar


vitor_antunes
cuca.
e mais alguns outros.
É o que eu estava tentando dizer, algumas bandas de metal que um de vocês dois citou até são simplezinhas e concordo que a maior parte, isso mesmo, eu digo isso, a maior parte dos guitarristas de metal (entre os mais famosos) não são grande coisa, tanto em técnica quanto em velocidade. O problema está em dizer que TODOS são simples, aí é estereótipo, pediram argumentos e eu joguei vários nomes de grandes guitarristas de metal, alguns marcantes, outros inovadores, alguns rápidos, criativos, etc. O problema é que se tu diz que NENHUM violonista de sertanejo universitário toca bem, tu é ignorante e mente fechada, mas eles não conseguem te dizer 1 bom violonista do gênero (só um exemplo). Todo gênero tem seus fortes e fracos, seus artistas e os "artistas", os compositores e os "compositores" os guitarristas e os "guitarristas" e assim por diante. O autor do tópico falou sobre mente aberta ao mesmo tempo que disse que metal não era complexo. Dream Theater, Slayer, dezenas de bandas de speed/power e outras de black/death ficam como com um argumento desses? Tocar 0-5-3-2-0-5-3-2 não é complexo, eu concordo, isso é exercício pra criança, agora fazer isso em 1 única batida de 120-130bpm não é a coisa mais simples do mundo.

du paul
Reformatório, eu ri.

-King
Veterano
# jan/12
· votar


qwertyasdfgh
Tocar 0-5-3-2-0-5-3-2 não é complexo, eu concordo, isso é exercício pra criança, agora fazer isso em 1 única batida de 120-130bpm não é a coisa mais simples do mundo.

Cara, eu acho que você não entendeu o que eu quis dizer por complexo, eu falei sobre a composição e harmonia, não sobre a técnica, mas ok. E eu disse que não são todas as bandas de metal que não são complexas, mas a maioria, inclusive muitas citadas nesse tópico como Iron Maiden.

MMJr
Veterano
# jan/12
· votar


A coisa e bem simples...

Existe uma grande diferenca entre tocar musica e tocar o instrumento...

Tocar uma musica e uma coisa "finita". Basta reproduzir os acordes as escalas e o ritmo....

Tocar o instrumento - no caso guitarra - e uma coisa infinita que vai do simples ate o mais complexo dos complexos....




Valeu.

Chinaycustom
Veterano
# jan/12
· votar


Concordo com o que joris_141 disse em sua declaração...
Geralmente Rockeiro tem a mania de se achar superior e mais inteligente que todo!
Meu estilo musical preferido é o rock clássico, heavy metal, entre outros do mesmo gênero, assim, sou rockeiro, mas afirmo infelizmente que é fato rockeiro se achar superior NA MAIORIA DAS VEZES (não sempre)... Mas mesmo assim, não deixo de ouvir MPB, Bossa nova, entre outros estilos musicais, desde que contenham boa técnica instrumental e musicalização...
Enfim, Se quer ser um bom guitarrista, seja um BOM GUITARRISTA, e não um bom rockeiro, ou um bom funkeiro, ou um bom axézeiro!
O Bom músico deve saber diferenciar técnica instrumental com gosto musical...

Guilherme Mattos
Veterano
# jan/12
· votar


Sabe cara, concordo com o joris_141, o caminho certo para ser um guitarrista virtuoso é conhecer todos os estilos. Além de adiquirirmos mais conhecimento, exercitamos nossa técnica.

cuca.
Veterano
# jan/12
· votar


GALERA ESTE TÓPICO É INÚTIL...
ONDE ESTA O MODERADOR??????????
ISSO AQUI NAO TA AJUDANDO NINGUÉM, ALEM DE TRAZER DISCUSSÕES


qwertyasdfgh
Veterano
# jan/12
· votar


-King
Cara, eu acho que você não entendeu o que eu quis dizer por complexo, eu falei sobre a composição e harmonia, não sobre a técnica, mas ok.
Aí eu concordo plenamente, porém no começo do tópico se tratava de técnica e ao dizer que metal não é complexo entendi que você estava dizendo que a técnica empregada por muitos é simples. Continuo achando que seu comentário (o 1º) está mal colocado, dá a entender que se refere a questão de técnica que o autor do tópico falou e não da "musicalidade".

dan_shencker
Veterano
# jan/12
· votar


Rapidinho o assunto gerou uma discussão um tanto interessante.
O fato é que, os músicos do metal em geral foram influenciados por outros artistas do rock, que encontraram um jeito de simplificar as coisas, tipo tirando duas notas da escala, gerando a tal pentatônica. Daí já surge uma deficiência em relação a outros estilos de música que derivam dos métodos mais antigos de fazer música, como o jazz, que tem um grande vínculo com a música clássica, que por sua vez, é a raiz da música , onde todas as técnicas foram inventadas e aperfeiçoadas. Para os novatos, procurem pelo 24° capricho de paganini e verão complexidade técnica em um instrumento de cordas.
Devemos antes pesquisar, interpretar e saber dividir quais são as coisas legais para absovermos e adicionar ao nosso currículo como músico, levando o gosto pessoal como primeira consideração.

vlw

FDG
Veterano
# jan/12
· votar


dan_shencker
Devemos antes pesquisar, interpretar e saber dividir quais são as coisas legais para absovermos e adicionar ao nosso currículo como músico, levando o gosto pessoal como primeira consideração.

Isso ilustra perfeitamente o meu modo de ver as coisas
cada estilo tem sua peculiaridade,mas são músicas derivadas das 12 notas que são sempre as mesmas em qualquer estilo,devemos absorver o que há de melhor em cada estilo para enriquecermos nosso vocabulário musical.

Night_Rider
Veterano
# jan/12
· votar


joris_141
abandonou o instrumento e depois voltou tocando mpb AHUEHUAEHUAEHAEUEHUA essa foi boa.

jeff_1001
Veterano
# jan/12
· votar


eu tenho 12 toco desde os 5 ja sei fazer arpejos numa velocidade boa
sei faer top gear e isso soh foi por causa de anos de treino
abraço

The Laughing Madcap
Veterano
# jan/12
· votar


Metal é tão bom quanto chá de boldo.

joris_141
Veterano
# jan/12
· votar


Na boa, eu tambem curto metal pra cacete, principalmente: Iron Maiden, Metallica, Helloween, Manowar, Slayer e outras vertentes de metalcore tipo Bullet For My Valentine, Bring Me The Horizon e Black Veil Brides. Não me vejam como o cara alienado em MPB/Jazz/Blues, o importante é voce ter a mente aberta a varios estilos, e nao ser aquele rockeiro ignorante (eu ja fui assim) no qual é o fan de nirvana/guns e fodasse o resto...

qwertyasdfgh
Veterano
# jan/12 · Editado por: qwertyasdfgh
· votar


The Laughing Madcap
Metal é tão bom quanto chá de boldo.
2

Talvez pra você tenha outro sentido mas...
Eu amo chá de boldo. \m/

joris_141
Cara, eu concordo plenamente com isso da mente aberta e tal, eu só fui contra o teu post inicial e vários outros porque tu disse que o cara meio que "precisava" dos outros gêneros para evoluir, talvez até você, se tivesse persistido e experimentado outros sub-gêneros do metal ao invés de desistir do instrumento por um tempo teria aprendido tanto quanto ou talvez até mais do que com a sua experiência.

Metal não é superior a gênero algum, assim como gênero algum é superior ao metal, existem diferenças e não patamares.

tavinho.darr
Veterano
# jan/12
· votar


Nada é complexo, é tudo uma questão de gosto... Metaleiro de mania de superioridade isso é um fato, você cutucou uma colmeia! Se todo mundo tocasse Metal, não teria graça, música é música, sem barreiras, tem gente que tem a mente fechada e por isso nunca vai longe. Posso preferir Rock, mas um bom MPB é muito melhor que uma música ruim de Rock.

Apenas todos concordamos que não existe um bom pagode, ou funk, ou axé.

Jinkxs
Veterano
# jan/12
· votar


Só dando um pitaco nesse tópico....

Imagino que seria mais fácil o Malmsteen tirar um cover de uma música do Allan Holdswoth do que o oposto, assim como acredito que seria mais fácil o Petrucci executar perfeitamente um solo do John Mclaughlin do que o oposto. Mas numa Jam Session, Holdsworth e Mclaughin se sairiam melhor.

Explico minha visão:

O guitarrista de rock/metal é muito mais focado na técnica e na execução. É um especialista. O treino é quase todo em cima da velocidade e da repetição, de forma que possa executar passagens complexas com rapidez e de forma limpa, sem engasgos, notas mascadas ou comidas.... A música não tem muito espaço para improvisos e o que vale é a fidelidade com o original.

O guitarrista de jazz, blues, MPB se aperfeiçoa na teoria musical. Se preocupa muito mais com harmonia do que com técnica e tem uma fluência muito maior no improviso. Sua preocupação não está na velocidade nem na execução limpinha, mas nas dissonâncias, nas "tensões", no uso de recursos tonais e modais para criar climas dentro do fraseado. É um generalista, pois o foco do seu estudo não é a guitarra, mas a música de forma mais global.

Por isso que acho besteira ficar comparando, uma vez que o foco de cada um é diferente, assim como é diferente o esquema de treino e estudo. Um se dedica mais ao metrônomo e à repetição, outro estuda mais os acordes e a harmonia. Todos tem seu valor.

Carregando
Veterano
# jan/12
· votar


Jinkxs

finalmente alguém que sabe oque falar

tavinho.darr
Veterano
# jan/12
· votar


Por isso que acho besteira ficar comparando, uma vez que o foco de cada um é diferente, assim como é diferente o esquema de treino e estudo. Um se dedica mais ao metrônomo e à repetição, outro estuda mais os acordes e a harmonia. Todos tem seu valor.

Exato, falou tudo. Eu considero o Billie Joe um grande guitarrista, embora para muitos ele use apenas powerchord, a diferença é a maneira de encarar, pelo lado técnico talvez muito simples, pelo lado criativo, eu diria que ele especialista no que faz.

vitor_antunes
Veterano
# jan/12
· votar


qwertyasdfgh

cara eu me baseio em duas coisas:

Dream theater- Slayer

Totalmente opostas, uma abusa da técnica e a outra é simples, uma tem várias influencias fora do metal a outra se baseou em judas priest,iron maiden e Black Sabbath

mas suas semelhanças são bem notáveis

são uma das mais conhecidas em seus estilos
são boas e merecem atenção e respeito

mateusstarling
Veterano
# jan/12
· votar


Eu achei muito interessante o seu topico e acho que tem boas verdades ali dentro.
Eu comecei tocando metal com 12 anos de idade e nessa fase da minha vida se eu ouvisse um solo que não tivesse tapping, alavancada ou sweep eu achava o solo limitado.
Enfim, tem coisas que só a maturidade vai comprovar e não adianta ficar batendo de frente com isso.
Não se trata da facilidade ou dificuldade de tocar metal, é claro que tem coisas de dificil execução no metal, solos complexos e etc, mas se você pegar a estrutura harmônica e ritmica do metal vai perceber que em 99% das vezes são pobres nesses quesitos, mas talvez por isso seja um estilo de musica que atraia tanto a juventude e isso não faz do metal inferior a outros estilos, mas existe um fato que não se pode esconder.
O metal tem toda a questão visual e da atitude das bandas e isso cativa.
A grande questão que o amigo acertou é que realmente estilos como MPB e o jazz são muito mais complexos.
Na prática é fácil fazer um teste. Pegue a maioria dos grandes nomes do metal e desafie os mesmos a tocar um standard de jazz ou de musica brasileira de media dificuldade (Stella by Starlight, Garota de Ipanema, Wave, All the things you are, etc.). A verdade é que pela variação harmonica eles não vão conseguir improvisar ou ate mesmo acompanhar fazendo acordes, porém se vc pegar um guitarrista de musica brasileira ou de jazz e colocar uma musica de metal de media dificuldade eles vão conseguir improvisar, é claro que a linguagem de cada estilo vc so amadurece com o tempo, mas a questão harmônica ou vc sabe ou não.

Neto dimebag
Veterano
# jan/12
· votar


Quanto mais tu conhece mais bagagem tem pro seu repertorio.
Randy Rhoads, em qualquer lugar que fosse fazer show , tentava achar algum violonista clássico pra fazer aula. E o que deu?
Mother earth, diary of the madman, sao musicas de metal com musica clássica em partes, A introdução diary of the madman,> Mother earth nems e fala, praticamente a musica toda.
Não que klk musico ótimo estudou mpb ou algo do tipo> a ideia do cara é falar que quanto mais bagagem vc tem, mais conheciemnto em diversos estilos tu consegue ter mais caminhos a seguir, principalmente em alguma improvisação, principalmente em composiçoes.

-King
Veterano
# jan/12
· votar


mateusstarling
Exatamente isso que eu tentei dizer mas acho que não deu muito certo, os fãs de metal só me criticaram, e parabéns por se expressar tão bem, seus textos são ótimos.

joris_141
Veterano
# jan/12
· votar


Só conheço éssa banda, que consegue trocar o estilo de uma musica radicalmente para outro:



hehehe brincadeiras a parte, mas na verdade, gostaria de apresentar uma simples mostra, da técnica deste cara, na verdade, eu trocaria todos meus anos de guitarra para tocar o que o Kiko toca só nesses 8 minutos.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jovens guitarrista procurem ler isto!