Jovens Guitarristas - Promessas para o futuro da Guitarra

    Autor Mensagem
    Raissamus
    Veterano
    # out/07


    Tava pensando aqui, tem uns guitarristas mais novos que são muito bons. Conheço poucos representantes dessa geração mais recente, mas desse pouco, concluo que o futuro em relação a guitarristas está bem encaminhado.


    Derek Trucks - Key to the Highway



    Conheci na transmissão do último festival de Crossroads. Vi somente sua apresentação na banda do Clapton. Me surpreendi muito. Lembro que no começo eu tava ansioso pra ver o Clapton tocando e fiquei um pouco irritado com o espaço que o Trucks tinha. Já no meio da apresentação, eu tava praticamente ignorando o Clapton. Na minha opinião, o Trucks roubou a cena.



    John Mayer & Eric Clapton - Crossroads



    Esse é mais conhecido. Já tinha visto alguns vídeos do Mayer. Não sou muito fã das músicas dele, mas acho ele um EXCELENTE guitarrista, tem uma pegada ótima, além de ser um blueseiro nato. Novamente, no festival de Crossroads 2007, me surpreendi com ele. Procurei o vídeo de um cover muito bom do Ray Charles que ele fez no festival, mas não encontrei. O desempenho dele foi ótimo. Eu até tenho o mp3, tá aqui pra quem quiser ouvir: http://www.4shared.com/file/25780270/2057937f/04_John_Mayer_-_I_Dont_N eed_No_Doctor__live__Crossroads_07_.html


    Citem guitarristas jovens que são bons, que prometem muito. Se possível, coloquem vídeos ou sugiram músicas. Acho interessante conhecer o trabalho deles, que muitas vezes são desconhecidos e não têm a merecida atenção.

    Leo_FS
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Depende da area que vc diz ...

    Futuro do jazz tem um nome : Bryan Baker
    Nao sou eu quem digo .. eh John Scofield quem diz , eh Mike Stern quem diz heheh .. eu acho que acredito neh



    Ja na guitarra rock nesse estilo instrumental tipo steve vai ... eu arrisco dizer que Dave Weiner eh o futuro qdo steve vai e satriani tiverem velhos. Talvez intuicao ... o cara tem crescido tocando a tanto tempo com steve vai.



    Curly
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Leo_FS

    Bryan Baker

    rapaz, não conhecia esse cara não mas achei fraco, pelo menos por esse solo, fraseado fusion inexpressivo mesmo, aqui na minha cidade (BH) tem caras que tocam jazz/fusion num nível muito, mas muito acima desse cara, se o Stern e o John Scofield elogiaram o cara algum motivo deve ter mas esse vídeo não mostra isso...

    Raissamus
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Leo_FS

    Não gostei tanto do Baker. Pode ser até ignorância minha, mas tive a impressão de uma certa aleatoreidade no fraseado dele. Bem, não sou conheceodr de Jazz, melhor eu parar de opinar pra não falar merda.

    Interessante esse Dave Weiner. Gostei do fraseado, principalmente mais pro final do vídeo. Ainda assim, aproveitando-me de sua comparação, acho o Satriani e o Vai bem superiores a ele, nada que seja irreversível.

    Leo_FS
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Raissamus
    se vc fala em aleatoridade eh pq vc nao conhece heheh melhor nao falar merda mesmo heheh

    Dave Weiner ta anos luz atras de vai e satriani logico ue , mais do que normal vc nao acha ??

    Curly
    http://www.youtube.com/watch?v=01gViLXPWKs
    http://www.youtube.com/watch?v=BYRY0HJb4yY
    http://www.youtube.com/watch?v=-R0ltySuI-k&mode=related&search=Bryan%2 0Baker%20fusion%20guitar%20music
    http://www.youtube.com/watch?v=n2Mj9tVy6kE&mode=related&search=
    http://www.youtube.com/watch?v=2bgF05oboDc&mode=related&search=

    Da uma olhada e posta ai denovo se realmente nao curtiu ou sei la

    Leo_FS
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Curly
    Sou de BH tbm

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Curly
    Não achei fraco o vocabulário dele, eu já achei o vocabulário muito "video aula" não sei se você me entende... Estão aparencendo muitos guitarristas assim hoje em dia, não só no fusion, mas no jazz e no blues, parece que decoraram 200 licks que Video Aulas e métodos de guitarra...

    Curly
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Leo_FS

    dei uma passada em todos os vídeos do cara, gostei da performance dele em "steps ahead" mas deu pra sentir que o lance dele é realmente o free jazz, mais do que o jazz puro ou o fusion, mas toca bem o cara sim, pessoalmente não curto muito o free jazz, gosto mais de um lance melódico, mais perto do blues, da bossa-nova e e do jazz tradicional

    Curly
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Atum Bluesman

    exato, o cara é bom mas o fraseado dele é, bem, digamos, "pointless" mas faz sentido se a proposta dele é mesmo o free jazz, parece que esse é o caso...

    ogner
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Maneiro é q a baixista do Bryan Baker
    é a Martinália...
    Hehe

    Ibanez GSA 270dx
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
    · votar


    tem um guirrista brasileiro, de Araraquara acho, chamado Diego Figueiredo... o cara toca Jazz (mais pra Fusion), mas com influencia de Bossa Nova e Choro e mt tecnica e virtuosismo tmb... o cara e mt fera!! vale a pena vcs conhecerem... as vezes aparece na TV Senado o programa que ele participou, aquele programa (nao me lembro o nome) que vai gente de QUALIDADE divulgar seu trabalho...

    segundo lugar no Montreux Jazz Guitar Competition... so isso

    http://www.diegofigueiredo.net/

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ibanez GSA 270dx
    O Diego Figueiredo é bom, mas descaracteriza alguns dos temas que toca, muitos não gostam disto.

    ps: eu acho muito legal o que ele faz.

    Exemplo:


    Ele mudou a dinêmica da "Sons de Carrilhões, tem muita gente que não gostou disso...

    Leo_FS
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Curly
    pode ser pointless para voce. como vc mesmo diz vc curte mais algo melodico . Faz todo sentido isso ser pointless pra vc. Talvez daki uns anos vc mude e ja nao curta mais essas coisas tao melodicas e isso ai fara todo sentido pra vc.

    Ibanez GSA 270dx
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
    · votar


    Atum Bluesman
    O Diego Figueiredo é bom, mas descaracteriza alguns dos temas que toca, muitos não gostam disto.

    ah cara, apesar dos que nao gostam, a minha opiniao e que a musica, como qualquer arte moderna é livre, portanto cada um pode fazer o q bem querer... e o Diego muda, mas com mt competencia... tmb gosto mt do trabalho dele... ele ate se apresentou na minha cidade na ultima Sexta e Domingo, mas nao pude ir em nenhum deles, uma pena...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ibanez GSA 270dx
    Cara mudar choro é embaçado, quem toca choro e música clássica se sente tão elitizado musicalmente que não permitem que ninguém ultrapasse as regras pré estabelecidas, ai sai sempre a mesma coisa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jovens Guitarristas - Promessas para o futuro da Guitarra