Música de guitarrista, não apenas para guitarrista? Ouçam aqui!

    Autor Mensagem
    leandroantonioli
    Veterano
    # ago/13


    Fala, pessoal!
    Recentemente montei meu estúdio para trabalhar com gravações e produção musical em SP. E já estou aproveitando a oportunidade para gravar meu CD solo, logicamente. hehehe
    Pois bem, a ideia não é fazer um som apenas para guitarristas ou músicos curtirem. Quero produzir algo que agrade inclusive o público leigo em música, mas que sejam bons ouvintes.
    Nessa primeira música tracei as linhas mestras da produção. Boa parte do CD seguirá essa linha musical. Na verdade estou um pouco de saco cheio de ouvir CD de guitarrista onde o cara sola as dez ou mais músicas direto. Geralmente paro de ouvir já na terceira faixa.
    Claro que não pretendo revolucionar nada aqui, pois somos bombardeados por nossas influências quando estamos compondo. Mas espero conseguir fazer boas músicas sem adentrar na mesmice dos solos infinitos.
    Enfim, isso é só o começo, mas espero que gostem da música, e aprovem a produção.
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Crazy Song

    Filippo14
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    leandroantonioli

    Cara, achei bacana, mas dizer que está numa onda que não é de músicos já é querer demais na minha opinião. Essa música tem linhas mais ritmicas, mas tem solos também, meio foda alguém que não é músico se interessar.
    Toda música tem que ter uma melodia, então se for uma música instrumental alguém vai ter que fazer essa melodia, nem que seja na forma de um riff mais harmonizado ou propriamente um solo, a questão é que a melodia sempre está presente. Para uma música ser vista pelo público em geral ela tem que ter algo que uma pessoa que não estuda música entenda, ou seja, a letra. Todo mundo sabe falar, a letra é um dos poucos fatores que uma pessoa leiga realmente entende na música, portanto, para fazer sucesso, tem que ter letra e voz na maioria das músicas.

    A música ficou bem bacana, eu que toco guitarra achei ela bem bacana. Achei umas linhas de guitarra estilo do Satriani, mas não sei se foi impressão, parabéns pela música.

    Abração

    renatoff
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    muito bom msm! curti, quero ouvir as proximas musicas tbm

    mas como o Filippo14 disse, duvido q agm leigo se interesse.
    e (não querendo reclamar, ta mto bom) n achei nada muito diferente. Quando ouvi logo ja me veio satriani na cabeça, principalmente a musica "summer song" que segue uma linhagem mto parecida.

    ta de parabens!

    leandroantonioli
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Filippo14

    Cara, vc tem razão no que escreveu. Acontece que não to conseguindo editar o texto. Acabei me esquecendo de dizer que haverá músicas com participação de vocais. Mas baseado no que escrevi acima vc está certo em boa parte do que disse.

    Só vou descordar quando vc cita isso:

    "Todo mundo sabe falar, a letra é um dos poucos fatores que uma pessoa leiga realmente entende na música, portanto, para fazer sucesso, tem que ter letra e voz na maioria das músicas."

    Nem toda pessoa que não é músico gosta de músicas cantadas. Existem aqueles que não tocam nada, não sabem nada de teoria musical, mas têm um gosto refinado puxado para músicas instrumentais. Tanto no rock instrumental, quanto nas músicas clássicas, encontramos muitas pessoas leigas musicalmente que são grandes admiradores do estilo.

    Quanto às minhas músicas, realmente pretendo fugir um pouco dos solos infinitos. Mas também não sou pretensioso de dizer que terá algo inovador. Só não quero que soe guitarrístico/solísticos demais para os ouvidos.

    Muito obrigado pelas considerações, amigo.
    Abraço!!!!



    renatoff

    Fico feliz que gostou.
    Parece com Summer Song o começo? Pode ser viu, pois esse riff inicial tenho desde que comecei a estudar guitarra, por volta de 1998. Naquela época ouvia muito Sat mesmo,

    Abração, meu chapa!!!!

    jonas.hetfield
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Não consegui ouvir :(

    O sound cloud diz que o arquivo não existe mais..

    leandroantonioli
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    jonas.hetfield

    Sério?

    Aqui está td normal.......

    Shafik
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Parabéns cara! ^^
    Tua pegada me lembrou muito ACDC ^^

    leandroantonioli
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Shafik

    POxa, obrigado pelo elogio.

    Abração!!!!!

    Luke Strat
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Sonzeira!!!

    badari
    Membro
    # ago/13
    · votar


    muito bom, estou impressionado. apesar de achar o mesmo que os outros caras,que ficaria melhor com voz. se coloca-las, nao esqueça de mostrar pra gente

    Homem Cueca
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    leandroantonioli
    Entendo o seu ponto de vista. Mas vejo que no rock e estilos parecidos, quando a guitarra vira o instrumento melódico principal, invariavelmente vira música de guitarrista. Por melhor que seja, se for rock e for uma guitarra fazendo as linhas principais um baixista não vai querer ficar ouvindo. Vira música de guitarrista só porque a guitarra está em foco melódicamente. Quem faz esse crossover melhor que ninguém é o Joe Satriani, faz excelentes linhas melódicas sem ficar se preocupando em masturbar a guitarra.
    Quando saímos do rock e partimos para o Jazz, Fusion, entre outros, o instrumento melódico principal é apenas o instrumento melódico principal, não significa que a música vai virar música de "clarinetista" só porque o clarinete está em foco.
    Infelizmente esse estigma de "música de guitarrista" pegou. E não é porque nada não mas com razão. Que coisa chata as vezes ficar ouvindo virtuosidade alheia de guitarrista, ainda mais no rock que é quadradão.

    Gostei da sua música cara, embora eu sinta falta de uma linha melódica principal e predominante, falta aquele elemento pra você prestar atenção a maior parte do tempo. Uma voz aí ia encaixar como uma luva...uma linha melódica de guitarra também iria, óbvio.

    O que eu não gostei foi da mix e master, as coisas ficaram muito, mas muito comprimidas, chega a incomodar ouvir tudo no talo o tempo inteiro, principalmente o bumbo!

    Mas é isso ae cara!! Tentar desestigmatizar guitarra melódica no rock é difícil mesmo.

    Abração!!

    leandroantonioli
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Homem Cueca

    Com certeza esse é um tema bem peculiar. Eu, particularmente, estou saturado de ouvir músicas apenas solo no momento. Quando fugi de uma linha melódica nessa música foi de propósito. Foi uma forma de protesto. De questionamento. hehehe
    Vc citou Satriani, e concordo. Mas acrescento um cara que há muito tempo me chama a atenção: Tom Morello. Nossa, é impossível vc enjoar de ouvir esse cara tocar.


    Quanto à mix, é realmente uma coisa muito particular o modo como cada produtor trabalha seus projetos. Nesse música optei por deixar tudo em evidência mesmo. São poucos instrumentos tocando junto (guitarra, baixo e bateria), portanto entendo que ouvir cada um deles com nitidez é interessante. Mas esse é o meu modo de pensar como produtor. É bem particular mesmo.
    Na verdade sempre iremos encontrar algum aspecto que achamos um pouco alheio aos nossos gostos no que se refere à área de produção musical.
    Recentemente estive escutando o último CD do Van Halen, e a faixa de número 2 parece ter sido mixada pelo fabricante do chimbal. É o "instrumento" que mais se destaca nela. Chega a destoar do restante do álbum.
    Na minha gravação acabou sendo um pedido reiterado do baterista "destacar mais o bumbo". rsrsrs
    Não tive muita escolha.....


    Enfim, agradeço as considerações e obrigado por comentar.


    Abraço!!!!!

    leandroantonioli
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Luke Strat


    Valeu, mestre!!!!!





    badari

    Brigadão.
    Pode deixar que quando tiver outra gravada posto aqui, com vocal.


    Abraço!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música de guitarrista, não apenas para guitarrista? Ouçam aqui!