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Unfeelingness Veterano |
# nov/11
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RennanGuitar
Gostei dos Licks. Bons exemplos de construção de frases e utilização dos Modos gregos.
Abçs,
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RennanGuitar Veterano |
# nov/11
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Unfeelingness obg espereva uma ressposta positiva sua agora e sua vez né ja testou os licks?
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Unfeelingness Veterano |
# nov/11
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RennanGuitar
Testei cara! Ficou muito legal.
Agora to sem tempo para criar licks e postar aqui. Á noite entro, e vou postar algo ok??
Abçs,
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RennanGuitar Veterano |
# nov/11
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Unfeelingness blz
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Unfeelingness Veterano |
# nov/11 · Editado por: Unfeelingness
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e--------------(7)--------------------------------------- B------------------10------------------------------------ G-------------------9----------------------------------- D--------------7---------------------------------------- A--------------7---------------------------------------- E--------0----------------------------------------------
e---------(7)--------------------------------------------- B-----------8------------------------------------------- G---------7--------------------------------------------- D---------7--------------------------------------------- A---------7--------------------------------------------- E-------0-----------------------------------------------
e--------(5)---------------------------------------------- B------------8------------------------------------------ G-----------7------------------------------------------- D---------5--------------------------------------------- A---------5--------------------------------------------- E-------0-----------------------------------------------
e----------(5)-------------------------------------------- B------------7------------------------------------------ G------------7------------------------------------------ D----------5-------------------------------------------- A----------5-------------------------------------------- E--------0----------------------------------------------
São acordes isso aí acima. Acordes que eu chamo de "acorde de tônica e quintas oitavadas". Você toca eles com o som sujo.
São acordes invertidos. Há um baixo E, e dois acordes A7/4.9 e G7M/9
E aí você usa o E dórico (Escala de Ré) para improvisar.
Veja aí se fica legal. O rítmo é um 4/4, Hard Rock.
Opa. Não consegui fazer lá na tablatura. Mas na casa sete e na cinco, o certo é você fazer uma pestana da quinta até a primeira corda da guitarra. Veja se dá certo aí, senão corrijo depois
Como perceberam, adoro improvisar em Dórico heheheee.
Até logo mais.
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RennanGuitar Veterano |
# nov/11
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Unfeelingness vc deve amar a sonoridade dorica
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leo2505 Veterano |
# nov/11
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Unfeelingness Valeu, vou dar mais uma estudada aqui...rsrs
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Unfeelingness Veterano |
# nov/11
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up...
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RennanGuitar Veterano |
# nov/11
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Unfeelingness cade os licks sua vez
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RennanGuitar Veterano |
# nov/11
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up
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Unfeelingness Veterano |
# nov/11
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RennanGuitar
cade os licks sua vez
Uhauhauhuahua. Já passei aí... esses acordes, que, uma vez encontrada a sua toada, é um bom Hard Rock. Os Modos utilizados podem ser Dórico, Frígio, Eólio e Mixolídio.
É a sua vez de postar licks rsrs
;)
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RennanGuitar Veterano |
# nov/11
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Unfeelingness blz
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Caio Holder Veterano |
# nov/11
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pessoal obrigado a todos que me ajudaram, compreendi completamente modos gregos, mas agora, estou embananado em campo harmonico. exemplo, uma base simples (patience GnR):
C , G , A , D C , G , C , Em , C , G ,D
Sei que tem dois campos harmonicos envolvidos, que seriam o de CM, e GM, mas como saber quando esta em cada um deles? exemplo, o Em pode ser tanto do C quanto do G.
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LeandroP Moderador |
# nov/11
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Caio Holder
Sei que tem dois campos harmonicos envolvidos, que seriam o de CM, e GM, mas como saber quando esta em cada um deles?
Pelas cadências. A música está em G maior o tempo todo.
O acorde A maior, que é "estranho" ao campo hamônico de G maior, é apenas uma preparação pro acorde D. Pense neste acorde como o Vº do D - Vº do Vº (dominante secundário) - não tem erro. Pensando em modos, o A mixolídio é o modo adequado pra este acorde.
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Caio Holder Veterano |
# nov/11
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LeandroP
ve se entendi
entaum na nota A, uso escala de D, como um mixolídio?
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Unfeelingness Veterano |
# nov/11 · Editado por: Unfeelingness
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Todo acorde do tipo V7 (no caso A7, com sétima natural) é necessariamente um Mixolídio.
É exatamente como o Leandro disse. Você entendeu sim. Se ele é um A7, é o quinto grau de algum CH, qual? Necessariamente o de D, como vc mesmo disse, logo, irá improvisar ou criar um lick sobre a escala de D.
Vocês está entendendo cara! Esqueça os tappings por enquanto hehehhe.
Abçs,
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Unfeelingness Veterano |
# dez/11
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Up...
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Unfeelingness Veterano |
# dez/11
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Up 2
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lkzone Veterano |
# nov/12 · Editado por: lkzone
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essa fórmula I7M(jonio) - IIm7(dorico) - IIIm7(frigio) - IV7M(lidio) - V7(mixolidio) - VIm7(eolio) - VIIm7/5- (locrio) server então para mim descobrir quais escalas tocar ? e segue sempre a mesma seguencia dos modos?
Essa fórmula só server para descobrir o campo harmonico de tons maiores ou tambem serve pra descobrir o campo harmonico de tons menores?
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ALF is back Veterano
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# nov/12
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lkzone nao cara... basicamente, cada modo grego tem uma sonoridade...cada modo tem um som típico graças a seus intervalos caracteristicos...vc usa o modo q quiser onde quiser, desde q saiba qual a intençao vc quer dar em cada momento...vc pode solar o tempo todo em jonio, vc pode solar em jonio pra cada acorde da base...pode solar em frigio o solo todo, alternar varios modos pra cada acorde...enfim...tudo é livre! vc tem q usar os modos, e nao deixar eles te usarem...tente desapegar deles e buscar o som q vc quer dar pro improviso... lembre-se q os modos nao são escalas...se fossem escalas, chamaria escalas gregas...modos gregos são 7 modos diferentes, intenções diferentes que vc pode usar pra caracterizar seu improviso...é interessante vc saber como cada modo soa...apesar de ser as mesmas notas, a ordem delas é diferente, portanto os intervalos sao diferentes e quando isso é jogado numa harmonia, a coisa fica COMPLETAMENTE diferente! nesse link tem uma BT de um piano...a cada 8 compassos vc tem uma mudança de modos q segue a ordem tradicional...repare bem como soa cada modo! apenas ouça, sem a guitarra em maos se quiser saber um pouco mais dos modos NA PRATICA, da uma olhada nesse topico abraço!
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lkzone Veterano |
# nov/12 · Editado por: lkzone
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<b>ALF is black</b> blz cara? então, eu to sacando os modos, mas quanto a campo harmonico eu tenho algumas duvidas. Por exemplo... uma musica que usa o TOM G os acordes são G7M - Am7 - Bm7 - C7M - D7 - Em7 - F#m7/5- correto? mas e quando o TOM é G menor (TOM Gm) ?
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LeandroP Moderador |
# nov/12 · Editado por: LeandroP
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lkzone
Quando o tom é menor, você pode pensar de duas maneiras.
Uma é a direta, harmonizando a escala de G menor:
Escala de Gm: G - A - Bb - C - D - Eb - F
Campo harmônico de Gm:
I II bIII IV V bVI bVII Gm7 - Am7(b5) - Bb7M - Cm7 - Dm7 - Eb7M - F7
Ou pela sua relativa maior. A relativa maior de G menor é Bb maior. Então você pega o campo harmônico de Bb maior começando pelo VIº grau, ou sexta nota:
Campo harmônico de Bb:
I II III IV V VI VII Bb7M - Cm7 - Dm7 - Eb7M - F7 - Gm7 - Am7(b5)
Note que o VIº grau de Bb maior é o G menor.
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ALF is back Veterano
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# nov/12
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lkzone quando o tom é Gm, vc usa outra "formula" pra extrair o campo harmonico: T s T T s T T
campo harmonico maior: T T s T T T s campo harmonico menor: T s T T s T T
T = tom s = semitom
nao sei se vc ja sabe disso, mas note q no CH de G maior o sexto grau é o Em...ele é o grau relativo...se vc buscar o campo harmonico de Em usando essa formula ai de cima, terá os mesmo acordes do CH de G maior
no caso do Gm, o relativo é o terceiro grau (Bb). Então a escala de Bb (maior) terá os mesmo acordes do CH de Gm
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lkzone Veterano |
# nov/12 · Editado por: lkzone
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LeandroP ALF is back Obrigado, ajudaram mesmo brigadao. Eu pude observar que no campo harmonico menor o I , II , IV, V graus são menores e o II grau é diminuto.. correto? tá correto mesmo?
Mas então essa formula eu nao posso usar em cima de um tom menor? I7M(jonio) - IIm7(dorico) - IIIm7(frigio) - IV7M(lidio) - V7(mixolidio) - VIm7(eolio) - VIIm7/5- (locrio)
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lkzone Veterano |
# nov/12 · Editado por: lkzone
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ajuda ai galera...pra eu aprende e pode ajuda tambem
[editado]vi no wikipedia que o 1º,4º sao menores, 2º e 7º sao diminutos e 3º aumentado[/editado]
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LeandroP Moderador |
# nov/12
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lkzone Eu pude observar que no campo harmonico menor o I , II , IV, V graus são menores e o II grau é diminuto.. correto? tá correto mesmo?
Tá quase certo. No campo harmônico menor, o I, IV e V graus são menores. O II grau é meio-diminuto.
Mas então essa formula eu nao posso usar em cima de um tom menor? I7M(jonio) - IIm7(dorico) - IIIm7(frigio) - IV7M(lidio) - V7(mixolidio) - VIm7(eolio) - VIIm7/5- (locrio)
Usar como? Não entendi a sua dúvida. Você pode harmonizar qualquer escala e terá um campo harmônico. Da mesma forma que você pode inverter as notas de uma escala, você também pode inverter os graus do campo harmônico.
[editado]vi no wikipedia que o 1º,4º sao menores, 2º e 7º sao diminutos e 3º aumentado[/editado]
Você deve ter visto o campo harmônico de outra escala menor (menor harmônica ou menor melódica). Essa não é a formação da menor natural (eólio).
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lkzone Veterano |
# nov/12
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LeandroP ah entendi ! obrigado
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krixzy Veterano |
# dez/12
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Algumas dúvidas:
Vamos supor que tem uma sequencia de acordes A > C > D.
Ai se eu for usar a escala de A menor de acordo com esse esquema:
C7M (Jônico) Dm7 (Dórico) Em7 (Frígio) F7M (Lídio) G7 (Mixolídio) Am7 (Eólio) e Bm7/5- (Lócrio).
Seria Eólio em A, mas se eu quiser uma outra escala menor de la, eu posso escolher Dórico com tom em A, Frígio com tom em A, ou Lócrio com tom em A, que também são menores, certo?
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Se tiver certo, vamos supor que eu queira Dórico em A, ai o esquema ficaria assim:
G7M (Jónico) - Am7 (Dórico) - Bm7 (Frígio) - C7M (Lídio) - D7 (Mixolídio) - Em7 (Eólio) - F#m7/5- (Lócrio)
Ai eu pergunto:
1º De acordo com esse esquema, quando a música ta tocando um acorde de A, eu devo usar o modo de Dórico com tom em A, quando mudar para C, tenho que usar o modo de Lídio com tom em C, e quando mudar para D, tenho que usar o modo de Mixolídio com tom em D?
2º Posso usar o modo Dórico pra todos acordes mudando só o tom?
3º Tenho que tocar as escalas sempre no tom da música, e vou mudando só os modos mantendo o mesmo tom, ignorando a troca de acordes?
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krixzy Veterano |
# dez/12
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up
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fabioche Veterano |
# dez/12
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krixzy
nesta sequencia de acordes A > C > D, vc pode mesmo tocar um Lá Dórico no primeiro acorde... mas aí vc dá uma intenção menor num acorde maior... fica uma linguagem meio bluseira...
do ponto de vista da harmonia, esse Dó eu encararia como um acorde de empréstimo modal do Ré mixo... se vc quiser improvisar e dar o movimento da harmonia, tocar na mudança de acorde, toca Lá mixo, Dó lídio e Ré jônio ou mixo...
Lá mixo: A -B -C# - D - E -F# - G Dó Lídio: C- D -E - F# - G -A - B Ré Jonio: D -E- F# - G -A -B - C# Ré Mixo: D- E -F# -G -A -B -C
Veja o tanto de notas em comum q vc pode explorar... O importante é vc conseguir ter essas opções na mão, e encarar essa harmona modal, e não tonal, e dar a intenção q vc quer...
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