Como improvisar e como improvisar nesta base?

    Autor Mensagem
    Yamagari
    Veterano
    # abr/12


    Como vocês perceberam eu tenho duas dúvidas, eu olhei a busca e tou ainda sem entender, tou achando muito complicado, por favor, me ajudem a me esclarecendo melhor sobre improvisação.

    Primeiro = Eu tou com uma dúvida de que quais escalas eu posso improvisar nesta base: D, G, A, Bm (Tom de D).
    Eu só poderia usar a escala de D e a escala de Bm?

    Segundo = Para o improviso nesta base eu teria que tocar sempre a tônica, terça ou quinta quando fosse mudar de acorde? Eu poderia usar notas que não estão na escala pra fazer passagem de uma pra outra?

    Terceiro = Para cada acorde que eu fosse tocar eu teria que usar uma escala de oitava.

    Ex: A base nesse momento estaria em D. Eu teria que tocar só essas notas:

    e|--------------------------|
    B|-------------------------|
    G|-----------------4-6-7-|
    D|--------4-5-7----------|
    A|--5-7-------------------|
    E|-------------------------|

    Deu pra entender? Ir de D a D. Então, como a base estaria em D, eu só poderia tocar estas notas?

    Obs: Eu sei que tem outros D no braço, mas é só um exemplo.

    Espero respostas. Valeu!

    erick_guitar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Essa escala que você colocou é a natural de A, você pode usar outras escalas como pentatônicas (que é bem usadas em improvisos) no caso poderia trabalhar em cima do shape de F# menor que é a relativa de A, tem os modos gregos que com eles vc pode caminhar bastante pelo braço, ou seja para sair um improviso legal é necessário que vc tenha uma boa biblioteca de escalas em sua cabeça, que você tenha algumas técnicas na manga e que tenha dicernimento de dicernir se realmente é a hora de improvisar ou de estudar guitarra?.

    Espero ter ajudado, abraço

    erick_guitar
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Desconsidere o que eu falei sobre A, se o tom é D você usa Bm para a penta e essa escala que eu colocou é a natural de D.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Yamagari
    Como improvisar e como improvisar nesta base?

    Improvisa improvisando.

    Brincadeira!

    1 - Em princípio você poderia utilizar a escala de D e de Bm (que é a mesma coisa, só muda a ordem das notas).

    2 - Poderia utilizar outras notas, que não são do tom, como nota de passagem, sem problema. É comum o uso do cromatismo entre um grau e outro do acorde, ou dois acordes, por exemplo.

    3 - Se você tiver boas idéias dentro de uma oitava, não tem problema. Nada te impede ou te obriga a tocar em apenas uma ou mais oitavas.

    Outras regras:

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Tópico fechado.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como improvisar e como improvisar nesta base?